Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Juba 27/11/2022

Muito dramática, mas não tão envolvente
Eu não costumo ler clássicos da literatura brasileira, inclusive, li Ponciá Vicêncio por ser uma das leituras obrigatórias da UFRGS. Mas eu admito que me surpreendi até certo ponto.
O livro é uma aula sobre história e racismo, ambientando um contexto antigo de muito sofrimento por parte das pessoas negras que ainda lidavam com os resquícios da escravidão do império, destacando muito bem seus traumas e suas dores. Sendo uma coisa que me chamou muita atenção o carinho da escritora ao escrever um pouco sobre tradições perdidas africanas entre a resistência negra, mesmo que nos detalhes entre poucas linhas.
Mas não é porque é um clássico que eu vou dar nota alta, por favor. Tenho que lembrar que é um livro antigo, com diálogo indireto e meio perdido na cronologia dos fatos. Se você é como eu, viciado em fantasia e ficção, talvez não se apaixone pela obra também. Apesar disso, é um livro bom pra se ler se quiser entrar no universo de literatura brasileira por ser curto e fácil de acompanhar.

Lilo15 20/11/2022

A Conceição Evaristo é fada!
Mano, eu gostei taaanto desse livro, caraca! É o tipo de leitura que te agrega um monte de pensamentos, reflexões, dúvidas, questionamentos, curiosidade e também te deixa intrigado no tocante ao místico, às religiões e aos entendimentos africanos. A narrativa não é nada linear, e analepses são recorrentes. Pensei muitíssimo também sobre o legado e todo o sofrimento por que os negros passaram. É um livro forte e muito marcante, recomendo muuito! *--*

alice 17/11/2022

gostei
li por causa da escola. achei legal, a história foi bem interessante. as vezes acabava me perdendo para entender que parte era passado e que parte era presente.

Beatriz.Alves 14/11/2022

Ponciá Vicêncio
Livro terno,quase um conto grande. Narrativa sobre ancestralidade desencontros e encontros consigo mesmas. Apesar da dureza da vida, o livro é leve.

Yuririn 06/11/2022

Adorei a narrativa, é interessante ver como as coisas progridem, a escrita é boa e todas as simbologias em meio a esse "pós-escravidão" são legais de ler. O final foi bacana, porém pra mim terminou meio aberto, gostaria que tivessem umas poucas linhas a mais pra contar de fato como ficou quando eles foram pro lugar lá, mas td bem, não foi ruim. No todo, apesar de achar que podiam ter alguns detalhes a mais durante o livro, gostei da leitura, da trama e da escrita.

Larissa1218 02/11/2022

Ponciá Vicêncio é uma história curta, mas muito tocante sobre família, luta, a escravidão que se perpetuou mesmo após a Lei Áurea, e bastante sobre memórias.

Fernanda 30/10/2022

Ponciá...
Que livro!
Que mistura de sensações.
Que mistura de emoções.
Tantas dores.
Ponciá...

matheus656 23/10/2022

atônito
Realmente não tenho palavras para descrever a grandiosidade desse livro e a tamanha geniosidade de Conceição Evaristo, apenas leiam.

Ais 19/10/2022

Ponciá
foi de fato uma leitura muito boa! Achei incrível ler algo uma literatura e de fato gostar, comecei por obrigação, mas agora indico para todos. Ótimo livro!

Thami 10/10/2022

Um livro sobre memória
Que livro! Diferente de Olhos d?água, meu primeiro contato com a autora, esse não traz a violência tão em evidência ainda que esteja lá, sobretudo achei um livro feliz. Fala sobre a importância de ser raiz, ser memória, com muito afeto e verdade. Uma heroína que não sabe que o é, sentimos junto com ela seu vazio. Mais ainda apaixonada pela escrita de Evaristo!

Bia 09/10/2022

Gostei muito desse livro. Li para o vestibular almas acabei curtindo ele. Me lembrou muito ?quarto de despejo? nas questões de serem mulheres negras, pobres, que fala sobre família.

helo 09/10/2022

muita crítica social!!
no posfácio tem alguns trechos que resumem muito bem o livro e que eu não saberia colocar tão bem com as minhas palavras:

"discute a questão da identidade de ponciá, centrada na herança identitária do avô, e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado. ponciá é uma pessoa que, como o avô, foi acumulando partidas e vazios até culminar numa grande ausência."

"analisa tal fato (as ausências) como uma consequência de grandes abalos emocionais, de profundas ausências e vazios, mas também como o resultado de fatores sociais (extrema pobreza, desamparo e injustiças sociais) que levam a situações extremamente estressantes."

"ainda que Evaristo retrate com pinceladas bem reais o comportamento violento do marido, também busca explicar as razões que o levam a proceder assim. mesmo que tal explicação não seja uma justificativa para a seus atos, serve para mostrar que ele também é uma vítima do sistema social."

tetezinha 08/10/2022

ponciá vicêncio
conceição evaristo administra com maestria o passado e o presente, nos fazendo entender as motivações dos personagens, a literatura brasileira é simplesmente fascinante!

Alyne Lima 07/10/2022

Assuntar a vida
Acho que já é a 4° vez que leio esse livro e sempre encontro detalhes e encantos entremeados em suas entrelinhas... Ponciá Vicêncio me encanta, me ensina, me dilacera... Com certeza esse é um dos melhores livros que já li na minha vida. Se não, O melhor livro que já li em minha vida. Que me fez amar Conceição Evaristo, tentar entender a Escrevivência e o seu "assuntar" da vida. Estudar Conceição Evaristo me faz parar. Me faz desacelerar o peito. E isso é muito importante para mim, já que sou extremamente ansiosa. Conceição Evaristo me pede um tempo de escuta, e eu dou. Conceição Evaristo me pede que eu ouça, e eu simplesmente paro para ouvir. Ler Conceição Evaristo me faz querer entender mais e saber mais dos meus... Daqueles que não vieram, daqueles que não conseguiram chegar e aqueles que por duras penas viveram nessa terra. Conceição Evaristo me fez entender que existe um punho de ferro que segura a população negra, mas que com muita teimosia e resiliência nós podemos ir pelas brechas... Não sei quantas horas eu já me dediquei a essa autora nos meus últimos 4 anos. O que eu sei é que eu não canso de ouvir Conceição Evaristo, eu não me canso de tentar entender Escrevivência, eu não me canso de ler sobre Ponciá Vicêncio, sobre Maria, sobre Ana Davenga, sobre Luamanda...