Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Marianna.Guse 13/01/2023

Essa não é uma leitura fácil.
Eu estava vendo o documentário dos Racionais Mc?s e eles falam o tempo todo que eles querem incomodar pessoas brancas. Pra mim, Ponciá Vicêncio também provoca esse incômodo. Mas acho que tem que ser assim mesmo, pra que as pessoas leem as palavras e entendam como elas se aplicam até hoje. É uma leitura completamente necessária, todos deveriam ler pelo menos um trecho dessa história.

Marcelle Reis 12/01/2023

É possível fugir do destino para nós traçado?
Desde pequena, Ponciá é comparada ao avô, que sofreu de ausências no fim da vida. Mas o que será que causara esse estado em seu avô? Como não se ausentar de uma existência tão sofrida, miserável, injusta e sem quaisquer perspectivas?
Todos diziam que o avô tinha deixando uma herança para ela, mas nunca soube muito bem do que se tratava.
Ponciá era uma artista distinta, tinha uma relação ancestral e especial com o barro, assim como a mãe, produzia peças únicas. Ao perder o pai, a quem muito admirava, decide sair das terras em que vivia, mas não lhe pertencia, e partiu para a cidade em busca de uma existência distinta daquela, deixando a mãe e o irmão, que não saíram de seu pensamento. Foi trabalhar em casa de família, sonhando em ter seu próprio barraco, um lugar para existir, sem nunca esquecer daqueles que deixara. Acaba se casando, e a partir daí, as ausências com as quais sempre lidara, passam a ser mais frequentes, assim como a saudade da família que lhe restara. Qual seria então sua herança?
Leitura fluída, cativante e triste, mas que retrata a vida de tantas e tantos.
Meu primeiro contato com uma literatura negro-brasileira, através da qual pude identificar a história de meu pai, avós e demais ancestrais e reconhecer suas histórias.

Caêmaa 10/01/2023

Elos de ternura
Ponciá Vicêncio é um livro de palavras bonitas. Uma prosa com toques de poesia.
Um livro que conta a história de uma família, brasileira, negra, que carrega na alma um passado escravocrata.
Um livro sobre o vazio. O nada. As relações com o passado e as possibilidades de liberdade.
Terno e sensível.

marina510 09/01/2023

"era preciso autorizar o texto da própria vida, assim como era preciso ajudar a construir a história dos seus. e que era preciso continuar decifrando nos vestígios do tempo os sentidos de tudo que ficará para trás. e perceber que que por baixo da assinatura do próprio punho, outras letras e marcas havia. a vida era um tempo misturado só antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. a vida era a mistura de todos e de tudo. dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."

elen5 04/01/2023

QUE LIVRO MARAVILHOSO.

A leitura desenrola muito bem, a história se passa de um modo tão dinâmico que eu mal percebi, me emocionei em diversos trechos do livro. Esse livro é extremamente importante e fácil de ler, principalmente por abordar temas tão importantes como o período "pós" escravidão, coronelismo, êxodo rural, racismo, desigualdades sociais, etc etc.
Li ele bem rapidinho e me encanto muito com a força e coragem de Ponciá e de sua família. Os laços familiares apresentados são tão reais, tão lindos. A dificuldade da perda de entes próximos é abordada muito bem, resultando na ausência de Ponciá em si própria. Amei a ponte entre ela e o avô terem perdido tantas coisas na vida e se parecerem tanto psicologicamente.
Esse livro é incrivel e eu amei e sofri demais com ele

leosperandix 31/12/2022

Leiam Ponciá Vicêncio
Ponciá Vicêncio é com certeza um clássico da literatura brasileira, e que por mim, seria leitura obrigatória a todos nesse país. Tem uma carga psicológica pesadíssima que remete aos tempos de escravidão e apresenta temas recorrentes na sociedade atual como o analfabetismo, a vida nas favelas e até mesmo a formação delas, sobre a igreja e os sem-teto e muitos outros que assolam o nosso país. Ponciá Vicêncio é uma obra prima que deve ser reconhecida.

Carol Lino 29/12/2022

bom livro é feito com vocabulário amplo, enredo imprevisível e sem furos, personagens tridimensionais

Isa 23/12/2022

Fala sobre ancestralidade, autoconhecimento e traça uma linha entre o literário e o que ainda é realidade na vida de muitos, numa narrativa única de Conceição. Obra muito boa!

Nadia.Duarte 22/12/2022

Caracterizo como uma prosa poética, daí pode-se identificar eu-lírico, uma entidade fictícia que toma as vezes da autora. Trata-se de uma narrativa construída por um narrador heterodiegético (queria só gastar a palavra cabulosa que aprendi outro dia hihi), qualifica o tipo mais comum de narrador aquele que não toma parte na história. Uma curiosidade é que no livro todo só tem um diálogo explícito. O tempo é uma questão importante tem uma mistura cronológica na história, exige atenção. Outros elementos marcantes são identidade, loucura e raça.
Os temas são pesadíssimos, mas tratados com muita leveza isso sem florear ou, tão pouco, reduzir e falsear a carga de dor. Também, merce ser ressaltada a beleza. Em minha opinião essas são as características mais marcantes da escrita de Conceição Evaristo: leveza, beleza e dor. A escritora das escrevivências é simplesmente formidável. Ou, geral precisa ler Conceição Evaristo, mas não são leituras simples têm que se está preparado e bem, os textos dela são recheados de ativadores de gatilho.

Duda Bock 15/12/2022

Leitura magnífica, explica muito como é a vida das pessoas negras, pelo olhar de uma pessoa negra, junta passado e futuro em personagens muito humanos, conseguimos simpatizar com todos, pois são muito reais.

anam4rias 13/12/2022

Ponciá Vicêncio
Simplesmente lindo, incrível e rico. A obra nos mostra o ponto de vista do negro sobre a história que o impeliu à marginalidade. É um romance
com um enredo que prende você do início ao fim. Amei mt 10/10. Parabéns Conceição Evaristo pela criação dessa obra impecável!! ??

Bella 08/12/2022

Herança
O que falar de um livro que fala por se só? Comecei a ler pela escola e acabei lendo por mim e por meus antepassados negros que por muito tempo tiveram sua história apagada e deixada de lado.
"Ponciá Vicêncio" conta a história de Ponciá, uma menina negra que carrega consigo um importante papel para sua comunidade, o da memória. O livro cumpre seu papel perfeitamente ao mostrar como passado presente e futuro estão relacionados, principalmente quando se tratada da história negra.
Conhecer esse livro através da lista de leitura obrigatória da escola mostra como os tempos estão mudando e como uma história que a muito tempo deixada de lado está ganhando cada vez mais visibilidade.
Entretanto, uma coisa não me sai da cabeça... Estudo em uma escola de elite onde a maioria das pessoas são ricas e brancas, e, no final desse ano, durante uma aula de literatura na qual meu professor (homem negro) comentava sobre o livro não pude deixar de reparar no olhar que ele me deu. Foi o mesmo olhar que recebi no início do ano do meu professor de sociologia (também homem negro) quando ele falava sobre negritude. Foi um olhar que dizia "É muito bom poder falar sobre isso em uma sala de aula como essa, mas não posso falar tudo que gostaria porque eles não entenderiam, mas eu sei que você entende."

Gabi 08/12/2022

Li esse livro para a aula de literatura, e assim como outros da autora, é muito bom. A história acompanhada Ponciá, Maria e Luandi Vivêncio.
Ponciá saiu do povoado para a cidade para tentar uma vida melhor, enquanto tenta entender o que é a "herança" que Vô Vicéncio lhe deixou.
Luandi partiu atrás da irmã, e acaba trabalhando como faxineiro em uma delegacia, enquanto sonha em ser soldado.
Maria espera o tempo ideal para ir encontrar os filhos, antes que a herança de Ponciá se apresente.

Flavia 01/12/2022

Ponciá Vicêncio é uma mulher que não costumamos ver protagonistas. E, quando são, são coitadas, vítimas.
É interessante ver a força resiliente dessa mulher atravessando a vida.
Aprecio essa beleza, mas não avalio melhor, pois não é o tipo de livro que mais me toca. Apesar da dureza, não é pesado e eu aprecio o sentimento pesado que a literatura às vezes emana em mim.