Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

beca 24/10/2023

Matilda
Uma história muito fofa, contagiante e amável. Eu gostei bastante do livro, assim como gosto do filme! Confesso que me identifico muito com a Matilda e considero uma história de conforto :)

Stephanie 22/10/2023

Por que não ler se já vi esse filme tantas vezes?!
Eu tinha muita vontade de ler, então resolvi li com minha turma.
Foi uma leitura muito legal como é o filme e claro que temos algumas diferenças.
Eu gostei muito do final do livro ainda que a cena final do filme esteja lá.
É um livro infantil que indicaria sim.

Isadora 21/10/2023

Eu amei ler matilda, pois é o filme que eu mais amo, desde criança, mas o filme é melhor que o livros, primeira vez que digo isso, mas o filme é exatamente o que tem no livro e mais coisas, mas não deixa de ser uma leitura maravilhosa, que deixa o coração quentinho com saudade da infância

Luiza 20/10/2023

Matilda
Matilda é definitivamente um dos filmes que fizeram parte da minha infância. Acho que por sempre ter gostado de livros, me via um pouco na personagem e isso me aquecia o coração. Sentia uma grande admiração pela Matilda e por tudo que ela teve que enfrentar e, sempre me pegava pensando no que faria se estivesse no lugar dela. Ler esse livro foi como ter voltado à minha infância. Consegui relembrar das diversas vezes que assisti ao filme com a minha mãe e de como ficávamos nervosas com a Matilda entrando na casa da diretora e felizes com o final, mesmo sabendo de absolutamente tudo que ia acontecer. O livro Matilda é tudo que eu esperava que ia ser. Sinto que li no momento exato da minha vida. Foi como se eu precisasse sentir e relembrar tudo isso agora. Difícil explicar, apensa sinto. Leitura incrível.

victorialovespasta 16/10/2023

Que as crianças de hoje sejam como Matilda
Que livro maravilhoso. Mais nova assisti o filme e me apaixonei pelo enredo da menina doce e inteligente que adorava livros. Dona de um intelecto incrível, de uma perspicácia admirável e de uma mente criativa e engraçada. Matilda conquistou o coração de muita gente. sobretudo o meu, quando também era criança.

Tive muita sorte na minha formação quando era mais nova, pois tive um pai que não poupava meios e esforços pra me proporcionar conhecimentos. Desde pequena fui muito incentivada a ler, principalmente vendo o exemplo de quanto meu pai lia. No livro/filme de Matilda, acontece exatamente o contrário, seu pai a desencorajava ao hábito da leitura. Mas mesmo assim ela passava suas tardes na biblioteca se maravilhando com o mundo dos livros.

Hoje tenho 17 anos, e o quanto desejo que as crianças de hoje em dia, e também meus futuros filhos sejam como Matilda. Apaixonados pelo mundo da leitura e pelo cativante mundo da imaginação.

DearieSarah 14/10/2023

Matilda
Leitura muito leve e gostosa! Fiquei ainda mais encantada com o filme, porque a adaptação é perfeita! Matilda é uma criança incrível!

Sara Marinho 14/10/2023

Eu adoro o filme e o musical e agora também adoro o livro. Uma história mágica e engraçada que me levou de volta a infância.

bluespalet 10/10/2023

Mas um dia as coisas serão bem diferentes
"Matilda" é tão bom quanto você espera que seja. Pesado para um livro julgado infantil, mas muito cativante. É deprimente ver a realidade da menina, pois ela está sempre sendo maltratada sem motivo (e, mesmo se houvessem motivos, não justificaria os maltratos) e menosprezada. Por outro lado, a dinâmica de Matilda com seus amigos e com a Srta. Honey faz tudo parecer mais calmo, mais fácil. E ela, claro, é muito inteligente e não gosta de abaixar a cabeça pra ninguém. Depois de ler, fiquei com uma vontade imensa de ler os livros que ela leu, e olha que não sou muito fã de calhamaços e literatura clássica.

nelenatf 03/10/2023

O melhor clássico infantil!
?Matilda? é ótimo! Seja como livro, filme ou musical, eu adoro essa obra!
A história é sobre uma menina curiosa, que não recebe amor da família, mas o encontra em livros e na sede por conhecimento. Em sua jornada de auto conhecimento, ela descobre talentos que não havia percebido em si mesma, usando-os para mostrar para todos seus maiores desejos.
Já li o livro várias vezes, e sempre que o releio, penso sobre como uma pessoa tão pequena pode fazer tanta diferença em tantas vidas.
Avaliei o livro com somente três estrelas, porque acredito que existam obras melhores e que mereçam muito mais validação. Mas é uma leitura que vale muito a pena, indico, principalmente, pra quem está começando no mundo da leitura!

Wallace 01/10/2023

Triste
Sempre acho meio inapropriado ler para crianças histórias sobre crianças abandonadas. Uma coisa é ler sobre órfãos, mas essa história retrata expressamente e literalmente como os pais de Matilda a abandonam? sei lá? acho pesado.

min 01/10/2023

Fofoo
Li esse livro enquanto estava sem luz em casa e simplesmente ameii, desde pequena amava o filme e descobri esse ano só que existia o livro e eu simplesmente amei, igual o filme so mudam alguns nomes, achei os desenhos bonitinhos e a forma dos poderes de matilda tambem, simplesmente um amor?

yapeixoto 27/09/2023

Eu amo amo amo amo essa história. Amo tanto que choro de emoção quando estou lendo. Sei lá, é mais forte que eu. Gosto que é mais simples que o filme, mas apreciaria se o final fosse um pouquinho mais estendido também. Maravilhoso do início ao fim!

Morgoth Bauglir 27/09/2023

Todo leitor é uma Matilda.
Esse livro trouxe lembranças da minha infância. Pequeno Marcos que descobriu nos livros ótimos amigos. Marcos que aos oito anos sentou-se na cama e leu pela primeira vez O Mágico de Oz, livro que muitos anos depois se tornaria inspiração tatuada na pele.

Matilda vai muito além de uma página e outra ou mais um livro na estante. Matilda é representação transcrita em palavras do amor pelo conhecimento, da criança que vive em nós, da eterna procura por seu mundo mágico, procura por alguém igual a nós mesmos. Em um mundo cada vez mais intolerante, Matilda é um respiro, carinho no coração.

?Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para África com Hernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo, sentada em seu quartinho, numa cidadezinha inglesa.?

Marcella 18/09/2023

Bem fofo, quase idêntico ao filme.
A escrita do autor é bem característica, na minha percepção Matilda e a fantástica fábrica de chocolate tem uma estrutura parecida pois Matilda é separado em
1 milagre
2 milagre
3 milagre
(Acontece algo ruim e logo em seguida esses milagres)
Já a fantástica fábrica de chocolate é separado pelas desventuras que vão acontecendo com as crianças.