Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Bianca 30/05/2023

Matilda, you talk of the pain like it's all alright.
É Harry, acho que voce nunca esteve tão certo.
Eu amei esse livro que apesar de ser curtinho me fez sentir tantas coisas.
I know they won't hurt you anymore as long as you can let them go.
Tão feliz que a Srta Mel e Matilda os deixou..

isabela.ibrahim 29/05/2023

"os homens nem sempre são tão espertos quanto imaginam."
Um livro levinho e muito gostosinho de ler! É muito fluído e dá para acabar em menos de um dia! Recomendo!

lalu 28/05/2023

O que eu achei de Matilda?
Este livro é muito bom, não é atoa que ele é um clássico.
A obra se aprofunda muito em assunto, como: a negligência/influência dos pais sobre seus filhos, o fato das escolas serem "ditaduras" que "tiram" a criatividade das crianças, a importância da futura geração ter acesso a livros e querer conhecer mais sobre o mundo, etc.
Apesar de "Matilda" ser infantil, todas as idades deveriam ler, o que ela ensina é para o público geral.
Sobre a escrita, há alguns erros de português, está faltando travessão em umas falas, entretanto, nada que agente não possa superar.
As ilustrações do livro dão aquele ar infantil, de forma que todas as faixas etárias gostem, de um jeito bastante original. Eu achei uma ou duas confusas, mas eu abracei esse simples defeito, algumas dão muita nostalgia.
Agora, o desenho da capa, creio que deveria ser mais fiel as ilustrações do livro, mas, eu considerei que há outras edições com capas leais as imagens originais e que resolveram fazer algo diferente.
O roteiro do livro é esplêndido. Ele se aprofunda muito mais em algumas relações de Matilda do que no filme, por exemplo, deixam bem mais claro o motivo do pai dela odiar tanto a filha.
O romance também dá uma vibe mais medonha para a Sra. Taurino, apresentando mais castigos que a vilã faz com os alunos do que na adaptação.
É deixado mais claro o medo que a Srta. Mel sente pela Agatha Taurino (não vou me aprofundar para evitar spoilers).
Realmente a maioria das relações de Matilda estão melhores em relação a produção cinematográfica. Todavia, senti falta das amizades dela, com o Bruce, a Amanda, etc, eles estão aí só que a protagonista não é amiga deles.
O poder dela tem uma explicação do porque existe, mas, não me convenceu, na minha opinião o dom dela é um milagre para resolver um certo problema e depois que ele é solucionado acontece algo com a habilidade dela (quem leu entendeu).
A forma como explica como acontece o dom dela é legal, entretanto, como a espertinha lida e entende ele é mil vezes melhor no filme.
Conclusão: eu amei o livro, apesar das comparações.

I.Moon_ 25/05/2023

Nostalgia
Quem não assistiu o filme na infância e não adora a Matilda ne? O filme é muito bom, e o livro também é incrivel, a adaptação foi bem fiel ao livro, foi nostálgico ler.
Recomendo super!!

Milena Karla - Mika 25/05/2023

Eu comprei um kindle e esse foi o primeiro livro que li nele. Eu já havia lido Matilda, alguns anos atrás, então sabia que ia ser uma boa estreia para o meu e-reader.

Li Matilda pela primeira vez com um livro emprestado da biblioteca. Era o que a Matilda fazia sempre, e eu também. Então nem preciso dizer que me identifiquei muito com ela por causa disso. Mas me identifiquei com a Matilda também por várias outras razões. E em outras coisas, ela simplesmente me inspirou.

É um clássico maravilhoso, que eu amo muito, e sempre vou amar.

E sobre a história em si, uau, a senhorita Taurino é terrível, e eu fiquei muito feliz (spoiler alert!!) que a Matilda e a senhorita Mel se livraram dela, ah, e dos pais negligentes da Matilda também.

“Já e ruim quando os pais tratam as crianças comuns como se fossem cascas de ferida ou joanetes, mas é muito pior quando a criança em questão é incomum, ou seja, sensível e inteligente. Matilda era as duas coisas, principalmente inteligente. Tinha a mente tão ágil e aprendia tudo tão depressa, que mesmo os pais mais medíocres teriam percebido sua capacidade.”

Matilda é uma carta de amor a todas as pessoas inteligentes e sensíveis que já foram maltratadas e desprezadas injustamente. Roald Dahl escreveu esse livro com o coração.

Msouzarc 24/05/2023

Como é possível eu amar a Matilda com todas as minhas forças?

Ler essa historia de novo era tudo que eu precisava nesse momento de correria da vida adulta. Me faz lembrar da infância, onde não havia todas essas preocupações, e as coisas não pareciam tão sérias, dá um quentinho no coração.
Uma história tão boa, com um final feliz e ao mesmo tempo abordando tantas coisas.
Amo tanto tanto tanto.

Nicole 23/05/2023

Tudo por causa da escola
Tive que ler esse livro pra fazer um resumo para a minha escola, é um clássico, então não tem muito o que dizer

Juh 21/05/2023

Lindo
Sério que leitura incrível e adorável! Escrita excelente, os capítulos não são grandes e são divertidos de ler, leitura obrigatória para todas as idades!

Jason925 13/05/2023

Maravilhoso
Como os filmes esse livro tb é perfeito, a história é incrível, personagens são muito fofos e a escrita é muito boa

William 12/05/2023

Interessante
Interessante ler o livro após ter visto o filme várias vezes na sessão da tarde, então o livro traz a tona uma nostalgia legal que domina toda a leitura.
Li com o intuito de apresentá-lo a crianças e/ou pré adolescentes porém em alguns aspectos envelheceu mal, a forma como a violência é tratada hoje não aceita a forma como é demonstrada explicitamente no decorrer do livro. Sim, o mundo hoje é muito chato e não sei até onde o livro teria espaço para adolescentes e crianças, é algo que teria que ser analisado mais a fundo.
É mais um clássico de Dahl, que gerou tantas obras cinematográficas décadas atrás e que seu sucesso tem um porque, de fato.
Como quebra entre leituras, foi de certa forma excepcional para o momento em que estava após a leitura de um calhamaço.
E novamente retorno a nostalgia, quem assistiu ao filme durante a infância, vai amar.

Maria Fernanda 12/05/2023

Matilda
Meu amorzinho, a filha que eu queria ter. Mesmo sabendo que nunca vou ter uma assim. Matilda é um dos meus filmes favoritos, se brincar o favorito, já vi diversas vezes. Mesmo assim, amei ler, foi tão mágico como assistir.

Nado 10/05/2023

Obra do autor Roald Dahl e publicado em 1988, que conta a história de uma menina muito inteligente chamada Matilda, que descobre poderes telecinéticos e enfrenta a tirania de seus pais e da diretora da escola.
A garotinha aprende a ler sozinha aos quatro anos e se torna uma leitora voraz. Seus pais não valorizam sua inteligência e passam a ignorá-la, dedicando todo o seu tempo e atenção ao irmão mais velho da criança.
Quando começa a frequentar a escola, se depara com a diretora, a terrível Sra. Taurino, que é conhecida por suas punições cruéis e desumanas. Contudo, Matilda não se intimida e usa seus poderes telecinéticos para se defender e proteger seus amigos.
O livro é considerado um conto de fadas moderno, com personagens cativantes e uma história divertida e emocionante. A escrita de Roald Dahl é simples e eficaz, conseguindo criar um mundo fantástico e envolvente que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Além disso, é uma história inspiradora para crianças e adultos, mostrando que a inteligência e a coragem são poderosas armas contra a injustiça e a opressão. Entretanto, não considero um livro que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades. Apesar da indicação infantil, alguns comportamentos no livro são violentos e a própria protagonista faz algumas travessuras questionáveis. Caso for entregue para uma criança ler, talvez seria interessante o acompanhamento de um adulto.

karolinekelly 06/05/2023

Recomendo demais
Li super rapidinho, foi uma leitura maravilhosa e descomplicada, além de ter seus pontos de reflexões, gostei muito.

Mi 05/05/2023

Legal!
O livro é bem legal e divertido!
Achei legal também ver outros livros que a Matilda leu.

No geral eu só achei meio agressiva a linguagem dos pais, da professora para um livro que é infantil.