Fortaleza Impossível

Fortaleza Impossível Jason Rekulak

Resenhas - Arqueiro

Dark_moon.ii 09/05/2023

A história é bem legal sinceramente, mais eu senti alguns traços de toxidade no decorrer do livro p que acabou degradando ele um pouco.

Breno.me 07/05/2021

Legal, mas chato
Eu amei o livro, mas o final foi tão nada haver que eu odiei ele inteiro. Se não fosse o final...

Urbano.Aires 05/12/2020

Livro se torna muito emocionante por se passa na década de 80, onde começar popularização dos computadores e videogames.

Garoto em Verso 24/09/2023

Anos 80, Uma Playboy & Três Semi Delinquentes
Sempre tive interesse em histórias centradas em "Vamos Fazer um Jogo" me amarro nesse conceito. Em Fortaleza Impossível centralizamos esse conceito nos anos 80, no início da revolução da computação.

Com um começo fraco, piadas machistas, gordofobicas, homofóbica e classistas que me deixaram com um gosto ruim na boca e não, os protagonistas terem 14 anos, não é desculpa, admito que não esperava muito da história, a decepção antecipada pairava como a lâmina de uma guilhotina, porém, bem rapidamente entramos no assunto que me fez ter interesse pelo livro, o jogo "Fortaleza Impossível", a alma da trama está aqui, na relação de Will, Mary e a jornada de criação de um jogo revolucionário.

Todo o drama do plot secundário não me interessou, não conseguia ver um bando de nerds tarados como delinquentes, por mais que o livro insistisse que esse era o rumo que eles estavam destinados com a missão Vanna White (não tem nada que grite mais "Escrito por um homem hétero" que essa missão, Amizade kk)

Teve um Twist bem inesperado no final, admito, e o desfecho foi bem satisfatório, especialmente para mim que só estava lendo pelo plot do desenvolvimento do jogo mesmo.

Enfim o enredo consegue ser agonizante e bem clichê quando quer, porém, tem um charme bobo que te faz perdoar alguns pecados morais, estou passando um pano enorme aqui só porque gosto muito de histórias centradas em código de computador.

O livro fica realmente bom lá para o primeiro terço narrado, não é uma história marcante nem revolucionaria, só uma distração para um fim de semana sem muita coisa para fazer.

Ellem - @colecionandoprimaveras 07/08/2017

Billy tem 14 anos e ama programar jogos de videogame. Ele faz uns jogos bem legais, mas seus dois melhores amigos, Alf e Clark, não estão nem aí, porque não entendem nada de programação.

Então, a revista Playboy publica umas fotos de Vanna White, uma famosa apresentadora de TV e os três meninos começam a arquitetar vários planos loucos e engraçados para conseguirem comprar a revista na única loja da cidade que tem pra vender.

Em uma dessas tentativas, Billy conhece Mary Zelinsky, a filha do dono da loja. Mary também tem 14 anos e é uma nerd brilhante e apaixonada por programação.

A partir de então, Billy e Mary começam a trabalhar juntos no jogo Fortaleza Impossível, para submetê-lo a um concurso super importante de videogames. E, entre disquetes, Commodore 64 e um fundo musical com "Todas as Suas Canções de Amor Favoritas dos Anos 80', começa a surgir um romance.

Porém, Mary é uma garota e é gorda, então, para que seus amigos não fiquem zoando, Billy faz com que eles pensem que o seu envolvimento com ela é apenas parte do plano para conseguir a Playboy. E, bem, é claro que isso não vai dar certo, né?!

Gente, esse livro é um amorzinho. Ele aborda o universo nerd adolescente dos anos 80, o que dá aquele clima nostálgico bem legal.

A história é narrada em primeira pessoa pelo Billy e a leitura flui super bem. Tem vários termos de programação e computação que eu não fazia nem ideia do que era, mas isso não atrapalhou em nada a leitura, pelo contrário, fez com que eu me sentisse mesmo dentro do mundo geek haha'

Os personagens são muito legais, engraçados e típicos adolescentes esquisitos haha', eu adorei a Mary, ela é bem diferentona das 'meninas normais'.

Mas o que eu mais amei mesmo foi o clima de anos 80 (pra quem não sabe, depois do século 19, os anos 80 são minha época favorita ❤). Eu passei a leitura toda ouvindo as músicas da playlist 'Todas as Suas Canções de Amor Favorita dos Anos 80'.

Mas lá pro final teve uma reviravolta que me deixou MUITO surpresa, mas não me agradou muito. Eu fiquei sem entender qual foi o objetivo daquilo na história haha'. Se tivesse seguido o clichê, eu com certeza teria amado muito mais.

site: https://www.instagram.com/p/BXbpI7agG5Z/?taken-by=colecionandoprimaveras

Guilherme6421 02/11/2022

Simples, mas diverte
Uma história muito simples típica de filme adolescente, nada fora do comum. Mesmo assim, foi divertido de ler, fica sempre na linha do "legal".

Arthur Peixoto 13/01/2021

Aventura nerd...
O livro retrata a história de Billy, que com seus dois amigos Clark e Alguém, todos nerds, tentam de tudo conseguir ver a Playboy de uma famosa que tanto "admiram". Nesse processo, se metem em confusões e dificuldades. Nisso, Billy conhece Mary, uma garota, no qual acaba se envolvendo. Juntos tentam conseguir criar um jogo para vencer uma competição. Porém, nem tudo é o que parece, e no final, Billy descobre que a vida não é tão simples como se imagina.

Emanuel.Max 28/01/2022

Um livro leve, divertido, de fácil leitura até que...
Que sensação estranha ao terminar o livro.

O livro até o plot final se desenha de uma forma bem filme sessão da tarde, mas não tira os méritos. Leitura leve, divertida, as páginas passam e você não vê, tudo correndo legal, até que de repente algo dá errado.

De algo dando errado a coisa vai ladeira abaixo. Mais erros cometidos em seguida, os personagens parecem ter mudado de personalidade do dia pra noite, um atrás do outro, burrice atrás de burrice, depois mais m**** sendo feita até que parece que tudo que podia dar errado deu. A história parece retomar um pouco e você pensa que aquele foi só um momento ruim do autor para o plot da história mas aí sim vem o plot "de verdade" que te mostra que você de fato não conhecia os personagens.

E não satisfeito depois de tudo isso o autor tenta acabar o livro de um jeito bonitinho, com tudo dando o mais certo possível e aparentemente zero consequências depois do desastre que aconteceu no plot.

Não sei mesmo que nota dar para o livro ou o que pensar. Até essas coisas acontecerem era um livro muito bom, embora talvez mais raso do q eu normalmente gosto, mas que de fato era algo que eu queria, uma leitura leve, tranquila, sem nada mirabolante e de repente me deparei com um plot que me deixou uma sensação agridoce que não sentia há tempos em uma leitura.

Apesar de tudo, recomendo muito a leitura, foi uma experiência e tanto e vale a pena.
Carlos398 28/01/2022minha estante
Acho péssimo quando tem deus ex machina

Anny 08/09/2021

Viciante, mas mediano
Ok, eu comecei esse livro sentindo que ele ia me desagradar demais, mas foi mais do que eu esperava. É viciante, a história prende e tem plot twists muito legais. Me conectei bem aos protagonistas, e gostei demais da história, mas os pontos negativos me incomodaram demais, o que limita esse livro a 3 estrelas.

Primeiro: as problemáticas. Sim, estamos nos anos 80, mas me incomodou muito a forma que os meninos tratavam a Mary. Na verdade, nem dá pra contar a quantidade de falas problemáticas que tem nesse livro, ainda mais falas gordofobicas. A parte que eles viam beleza nas meninas com imperfeições meio que compensou isso, mas não acho que tenha sido o suficiente. Foi superficial demais.

Não gostei do final desse livro, se é que pode se chamar de final né. Não foi um final em aberto, simplesmente não houve final. Parece que o autor comeu os últimos 5 capítulos do livro e publicou assim. Pra um livro que girou em volta de um romance e do sonho deles, até houve uma explicação do profissional deles, mas o sentimental foi jogado fora. Até agora não sei se a Mary tinha mesmo sentimentos pelo Will. O que eram aqueles sinais??? Tá certo que ela passou por uma experiência traumática (experiência essa que também foi tratada de forma rasa), mas o que ela sentia? Não foi explicado, foi só jogado as traças.

Enfim, não vou dizer que estou decepcionada, pq esperava bem menos desse livro e ele agradou bastante até. Mas o final foi de quebrar as pernas de qq um. Não vai ser um livro que vou levar como algo marcante, nem a pior coisa que eu li. Só é morno, sem nada a agregar, bem mediano...

Livrocitose 08/08/2022

Livro ótimo
Comentário: livro ótimo no que se propõe. Leitura divertida e cheia de reviravoltas, eu devorei o livro e senti as alegrias e as tristezas do Will como se fosse adolescente.

Laninha 28/10/2020

Impossível não gostar
Início de adolescência com suas paixões e amizades. É precisamente este tema que o romance Fortaleza impossível nos traz. Uma leitura leve, uma história que retrata a vida real, nada de perfeição exagerada, você consegue lembrar da sua adolescência, suas amizades, suas paixões, seus interesses.

Luan. 16/07/2020

Meu livro infanto-juvenil preferido!
Aquele livro que te dá um soco na boca do estômago e dá uma aula sobre o conto do verdadeiro amor.

Um livro simples, mas que emociona demais. Menos sempre é mais! ?

Geórgea 11/12/2017

Fortaleza Impossível
O ano é 1987. William Marvin ou apenas Billy, se você preferir, está no auge dos seus 14 anos. Ele vive na pequena cidade de Wetbridge, nos Estados Unidos. Assim como todos os jovens da sua geração, ele tem algumas peculiaridades. Billy é um nerd, apaixonado por programação e sonha em ser um grande programador de jogos. Juntamente com seus amigos, também nerds, Alf (gordinho e parecido com um ET) e Clark (que chama a atenção das garotas até elas olharem para a sua mão deformada), passam seus dias matando o tempo e fazendo tudo aquilo que garotos dessa idade fazem. Certo dia a revista Playboy do mês de maio publica fotos da musa desses garotos: Vanna White. A apresentadora do Roda da Fortuna está na capa. E é nesse momento que eles decidem tramar um plano para conseguir essa revista.

O trio cria a “Operação Vanna” e partem numa jornada atrás de alguém que os ajude. Acontece que o lugar que tem o seu objeto de desejo é guardado por Sal Zelinsky. Um homem sério e carrancudo que não deixa ninguém passá-lo para trás. Nessas inúmeras tentativas para concluírem seus planos. Billy conhecerá Mary Zelinsky, filha do dono da loja. Uma nerd como ele, gordinha e isolada. Com a desculpa de conseguir o código de acesso para a loja do pai, Billy se aproxima dela e uma grande amizade surge. Os dois passam a trabalhar no jogo que é um dos sonhos do jovem: “Fortaleza Impossível”. Juntos, eles passam semanas programando, compartilhando segredos e aprendendo um com outro. Dessa união pode nascer uma bela história, mas também podem surgir muitos problemas.

“E eis que acontecera. Após 14 anos de mau futebol, de basquete ruim, de notas deploráveis, e de fazer péssimas escolhas no quesito moda, após 14 anos sendo eu mesmo, eu não estava acostumado a elogios. Meu rosto ficou muito vermelho.”

Dentre diversos planos fracassados, segredos e computadores, embarcamos em uma aventura recheada de humor e juventude. Observamos um jovem dividido entre ajudar os amigos ou dedicar-se ao seu sonho. Billy passa seus dias com sua nova amiga programando o seu jogo, sob o olhar atento do seu pai e ouvindo um looping de uma seleção de músicas muito especiais. Será que eles vão conseguir concretizar o seu plano? Billy finalmente terminará o seu jogo? E qual o segredo que está escondido nessa história?

Minha Opinião

Esse livro é uma viagem ao passado. A cada entrada de capítulo temos códigos como se fosse uma programação. A capa e as referências encontradas dentro do livro servem para mergulharmos mais ainda nesse mundo. Toda o desenvolvimento nos lembra dos filmes dos anos 80. Por várias vezes tive lembranças do seriado Freaks and Geeks, que também conta com um trio de amigos nerds que me lembraram muito os desse livro. A referência a uma “fortaleza impossível” pode ser encontrada tanto no jogo, quanto para adentrar o local onde a revista se encontra e também no coração de alguém. Os capítulos são curtinhos e de muito bom humor.

Apesar de ser uma história bem diferente do que estou acostumada a ler, meio infantil e com um toque de romance, fiquei extremamente envolvida e tocada pelos seus personagens. Enquanto eu seguia minha leitura focada nos dilemas dos garotos e na aparição de Mary, nem percebi que o final escondia um grande segredo que me pegou completamente de surpresa. É claro que eu sentia que tinham peças faltando nessa trama, mas nunca imaginei que seria o que foi. Eu não estava preparada para esse plot.

Temos aqui uma narrativa doce, com toda a inocência encontrada no nosso primeiro amor. O livro tem aquele humor juvenil, mostrando a realidade do jovem da época. Com suas incertezas, erros e desejos. Todos estão com os hormônios à flor da pele, descobrindo o amor e o sexo. Algo que achei extremamente positivo nessa história foi a interação presente com as tecnologias existentes na época. Como os recursos tecnológicos eram extremamente limitados, acabamos tendo que esperar por respostas assim como os personagens.

Cada um dos garotos do trio possui algum defeito, algo que faz com que eles se sintam incomodados e deslocados no colégio. Billy se classifica como um desengonçado. Alto demais para a sua idade, sem jeito para os esportes e nem para os estudos. Sua paixão são os computadores. É neles que ele encontra conforto e uma válvula de escape para as dificuldades que passa em casa, com a mãe, e fora dela. Alf, o amigo mais exagerado do grupo, é constantemente comparado ao alienígena Alf, o ETeimoso. Por ser mais gordinho, baixinho e realmente lembrar esse ser. Enquanto Clark, mesmo sendo muito bonito e tendo porte, não faz sucesso com as garotas por possuir um defeito na mão, que faz com que ela pareça uma garra de um caranguejo.

Cada vez que eles sofrem algum tipo de ofensa, ficamos penalizados com a situação. Fato que acontece constantemente nas escolas de hoje e que não é algo exclusivo dos anos 80. Assim, percebemos, que não mudamos muito desde então. A aparência ainda conta muito, os mais fracos ainda são alvos de piada e aqueles que são mais tímidos ou deslocados ainda sofrem nas mãos dos outros. Isso nos leva a fazer uma reflexão sobre o quanto algumas atitudes negativas estão enraizadas nas nossas vidas.

“Eu era o aluno mais alto do nono ano, mas não o tipo certo de cara alto: cambaleava pelo colégio como um filhote de girafa, com minhas pernas esqueléticas e meus braços desengonçados, à espera de que o resto da minha figura encorpasse.”

Mary Zelinsky é muito inteligente, criativa e engraçada. Ela sempre supera as expectativas de Billy. Por ser muito isolada, ela dedica grande parte do seu tempo aos computadores e revela-se uma programadora muito superior a Billy. Isso, ao invés de gerar desconforto nele, acaba servindo como inspiração. Os dois se ajudam mutuamente, com suas paixões em comum. Unindo seus medos, dúvidas e incertezas.

Depois de um tempo a história fica parecida com todas as outras que encontramos por aí. O seu diferencial, são as referências aos anos 80 e termos tecnológicos. O mais interessante foi usar uma figura que realmente existiu, com um fato que realmente aconteceu, para dar o foco central da história. Isso parece dar certa credibilidade ao que é exposto, formando assim uma mistura emocionante de bom humor e a aquela sensação doce de quando nos apaixonamos pela primeira vez. Viajamos no tempo com essa história que lembra aqueles filmes da sessão da tarde, que estamos tão acostumados, mas que acaba tendo diferenciais que dão o toque que faltava para prender o leitor.

site: http://resenhandosonhos.com/fortaleza-impossivel-jason-rekulak/

Maria.Giih 12/07/2022

Fortaleza Impossível é um livro que eu julguei ser chato mas quando eu li, surto atrás de surto. O livro é muito bom, a história é muito engajada, é uma coisa que eu não imaginava que aconteceria. Por ser um livro focado em videogames, eu imaginara ser chato ou muito infantil, mas na verdade esse livro tem uma história inovadora e única dentre outros livros com o mesmo tema, e sua história te prende, eu mesma virei muitas noites por saber o que acontece depois de algum capítulo. Eu recomendo muito para quem gosta de livros com temas geek.