Fortaleza Impossível Jason Rekulak

Resenhas - Arqueiro

Lisa.Vieira 18/04/2018

Que maravilhoso!
Amores, esse livro é perfeito se você quer se divertir.
Super recomendo para todos os públicos.
É narrado pelo Will, um garoto de 14 anos que sonha em ser programador de games, isso em 1987, quando eram raros os computadores!
Ele é criado por uma mãe solteira que trabalha a noite, tem 2 amigos inseparáveis e junto com eles acaba se metendo em uma confusão e tanto por causa da revista playboy do momento!
É muito hilário o plano mirabolante que eles inventam para poder ter em mãos essa revista. E no meio desse plano, Will não contava em se apaixonar pela filha do homem de quem eles querem enganar-comprar-roubar a tal revista.
Mary é uma nerd e assim como Will ama programar nos computadores do showroom da loja de seu pai. Ela ajuda Will a programar um jogo, sem perceber que ele escondia outras intenções. Mas a amizade deles se aprofunda e acaba migrando para algo mais.
Óbvio que muita coisa acontecerá. Segredos virão a tona e muitas reviravoltas serão vistas!
Esse livro se passa nos anos 80 e adorei as referências da época. Músicas, séries de tevê, o que vestiam na época... Comportamento. Enfim, achei fantástico!
Eu adorei que o autor bolou um monte de surpresas da metade pro final. Foi realmente imprevisível a virada que ele deu!
Ah! E o jogo que Will e Mary fazem juntos, acaba sendo vivido de certa forma e achei isso tão incrível! Sério! Esse autor me deixou maravilhada.

E tem como jogar esse jogo no site dele! O cara mandou criar para os leitoras brincarem de graça! Está comprovado. Eu estou apaixonada por Jason Rekulak!

5 estrelas!

Augusto Queiroz 03/02/2022

Uma história que me fez rir e me surpreender
Comprado numa promoção das Lojas Americanas, a R$ 9,90, este romance pequeno e que prometia muito pela capa, mostrou-se completamente satisfatório, se tornando um dos favoritos da minha estante.

Billy, com apenas 14 anos, se junta a Alf e Clark, desperdiçando dias na frente da TV. Quando a Playboy anuncia que sua próxima modelo será a Vanna White, apresentadora na qual os três têm verdadeiro fascínio, tem-se início uma trama que resulta em muita confusão para tentar conseguir esse exemplar da revista. Billy tem um hobby, programar games durante a madrugada. É neste contexto que ele conhece a misteriosa Mary Zelinsky, que se torna a responsável por virar sua cabeça (e seu mundo) de cabeça para baixo.

Uma leitura que me deixou boas impressões, me deu momentos de risadas, mas quando precisou falar sério, eu entendi o recado. Há algumas surpresas depois da metade, às quais o leitor atento já poderá saber do que se trata. Uma leitura que me surpreendeu.

Laninha 28/10/2020

Impossível não gostar
Início de adolescência com suas paixões e amizades. É precisamente este tema que o romance Fortaleza impossível nos traz. Uma leitura leve, uma história que retrata a vida real, nada de perfeição exagerada, você consegue lembrar da sua adolescência, suas amizades, suas paixões, seus interesses.

Felipe.Goularte 17/01/2018

A Nostalgia de Quem Não Viveu os Anos 80
No momento atual em que vivemos (início de 2018), estamos saturados com obras se passando nos anos 80 (Stranger Things, Remake de IT: A Coisa,...). Os anos 80 são "cool" e não há como negar. Nesse ambiente surge Fortaleza Impossível de Jason Rekulak, que já chega estampando na capa brasileira: "Uma declaração de amor aos anos 1980". O que deveria atrair na verdade me deixou receoso, já que não desejava passar precioso tempo de minhas férias com 272 páginas de mais do mesmo. Já adianto, fui surpreendido positivamente.
A história é realmente uma grande homenagem aos anos 80 e seus filmes, cheia de referências esfregadas na sua cara (não vivi os anos 80 então a maior parte passou desentendida por mim), porém não se limita a ser apenas uma ode a década. Sim, a história é a clichê aventura do grupo de garotos deslocados da escola, porém existem pontos que o tornam único e diferenciado das obras do gênero que consumi até hoje. Como primeiro ponto positivo há o destaque que o autor dá a programação nos tempos de computadores dinossauros (na época eles não eram dinossauros claro). É curioso e divertido acompanhar a criação do jogo pelos jovens, entendendo como é complexa a arte de criar games.
Como já admiti antes nesse texto não vivi a década de 1980, portanto foi uma grande surpresa ver como o autor conseguiu me transportar novamente para quando eu tinha apenas 14 anos. Na metade do livro eu já estava completamente imerso naquele universo jovem, e foi bom me sentir novamente rodeado por amigos nos quais se pode contar, passando horas jogando jogos e falando porcaria. Até mesmo se sentir o excluído da escola novamente foi bom. O fato do autor conseguir trazer um sentimento tão grande de nostalgia, em uma história que se passa em um tempo que o leitor jamais viveu é de grande mérito.
Além disso, o que o livro apresenta como clichê é bem feito: a trupe dos garotos estranhos é feita de personagens cativantes e únicos entre si, as aventuras pelas quais eles passam são cativantes, e o deslocamento proposital dos adultos em relação a história é trabalhado eficientemente.
Ao terminar a leitura percebe-se como a história na verdade não traz uma grande aventura única no qual se apoiar. Parece tratar mais sobre a vida de um adolescente (mais próximo da realidade masculina exclusivamente) e como o próprio leitor já teve seus próprios dramas adolescentes. Nesse quesito o livro se destaca mesmo em um mar de obras tão parecidas.

Fernanda309 16/02/2023

Me surpreendeu
E eu novamente subestimando livros baratos. comprei esse livro por 10 reais na americanas e fui ler sem grandes expectativas.
nas primeiras páginas tinha certeza de que essas expectativas iam se concretizar: um bando de adolescentes, com falas bem toscas, querendo uma playboy ?.
mas me enganei, a história se desenvolve muito bem! a evolução dos personagens (em especial a dos meninos, porque a da mary foi meio no sentido contrário) e o relacionamento do billy e da mary é lindo de se ver. fiquei torcendo muito por eles.
fiquei chateada com a reação da mary à investida do billy, já que os sinais foram bem confusos, e esperava um pouco mais do final, em relação aos dois.
mas de qualquer forma, me diverti muito com a leitura, os meninos são muito idiotas e me peguei várias vezes rindo da idiotice deles.
indico super a leitura, principalmente se você gosta da área de programação, ou se você só quer uma leitura leve e juvenil.

Wendell3 18/07/2023

Anos 80 +Juventude envolvida software de um amor platônico.
É UM LIVRO QUE POR PARTES,ME INTERESSOU BASTANTE, PRINCIPALMENTE NO CLIMA QUE, A HISTÓRIA FOI SE DESENVOLVENDO QUANDO A IDÉIA ERA APENAS ROUBAR UMA REVISTA, NO FINAL TODO CONTEXTO SE FEZ ATRAVÉZ DE UM HOBBY ENTRE AMBOS,SE TORNANDO MUITO ALÉM DE APENAS AMIZADE, E CLARO! TODOS OS MOMENTOS ENGRAÇADOS QUE A JUVENTUDE NOS TRÁS ATRAVÉZ DESSE FILME TÍPICO E HILÁRIO AO ESTILO DE CURTINDO A VIDA ADOIDADO A STRANGER THINGS NO CLIMA DA ADOLESCÊNCIA SEM REGRAS E LIMITES.??????

Luan. 16/07/2020

Meu livro infanto-juvenil preferido!
Aquele livro que te dá um soco na boca do estômago e dá uma aula sobre o conto do verdadeiro amor.

Um livro simples, mas que emociona demais. Menos sempre é mais! ?

Geórgea 11/12/2017

Fortaleza Impossível
O ano é 1987. William Marvin ou apenas Billy, se você preferir, está no auge dos seus 14 anos. Ele vive na pequena cidade de Wetbridge, nos Estados Unidos. Assim como todos os jovens da sua geração, ele tem algumas peculiaridades. Billy é um nerd, apaixonado por programação e sonha em ser um grande programador de jogos. Juntamente com seus amigos, também nerds, Alf (gordinho e parecido com um ET) e Clark (que chama a atenção das garotas até elas olharem para a sua mão deformada), passam seus dias matando o tempo e fazendo tudo aquilo que garotos dessa idade fazem. Certo dia a revista Playboy do mês de maio publica fotos da musa desses garotos: Vanna White. A apresentadora do Roda da Fortuna está na capa. E é nesse momento que eles decidem tramar um plano para conseguir essa revista.

O trio cria a “Operação Vanna” e partem numa jornada atrás de alguém que os ajude. Acontece que o lugar que tem o seu objeto de desejo é guardado por Sal Zelinsky. Um homem sério e carrancudo que não deixa ninguém passá-lo para trás. Nessas inúmeras tentativas para concluírem seus planos. Billy conhecerá Mary Zelinsky, filha do dono da loja. Uma nerd como ele, gordinha e isolada. Com a desculpa de conseguir o código de acesso para a loja do pai, Billy se aproxima dela e uma grande amizade surge. Os dois passam a trabalhar no jogo que é um dos sonhos do jovem: “Fortaleza Impossível”. Juntos, eles passam semanas programando, compartilhando segredos e aprendendo um com outro. Dessa união pode nascer uma bela história, mas também podem surgir muitos problemas.

“E eis que acontecera. Após 14 anos de mau futebol, de basquete ruim, de notas deploráveis, e de fazer péssimas escolhas no quesito moda, após 14 anos sendo eu mesmo, eu não estava acostumado a elogios. Meu rosto ficou muito vermelho.”

Dentre diversos planos fracassados, segredos e computadores, embarcamos em uma aventura recheada de humor e juventude. Observamos um jovem dividido entre ajudar os amigos ou dedicar-se ao seu sonho. Billy passa seus dias com sua nova amiga programando o seu jogo, sob o olhar atento do seu pai e ouvindo um looping de uma seleção de músicas muito especiais. Será que eles vão conseguir concretizar o seu plano? Billy finalmente terminará o seu jogo? E qual o segredo que está escondido nessa história?

Minha Opinião

Esse livro é uma viagem ao passado. A cada entrada de capítulo temos códigos como se fosse uma programação. A capa e as referências encontradas dentro do livro servem para mergulharmos mais ainda nesse mundo. Toda o desenvolvimento nos lembra dos filmes dos anos 80. Por várias vezes tive lembranças do seriado Freaks and Geeks, que também conta com um trio de amigos nerds que me lembraram muito os desse livro. A referência a uma “fortaleza impossível” pode ser encontrada tanto no jogo, quanto para adentrar o local onde a revista se encontra e também no coração de alguém. Os capítulos são curtinhos e de muito bom humor.

Apesar de ser uma história bem diferente do que estou acostumada a ler, meio infantil e com um toque de romance, fiquei extremamente envolvida e tocada pelos seus personagens. Enquanto eu seguia minha leitura focada nos dilemas dos garotos e na aparição de Mary, nem percebi que o final escondia um grande segredo que me pegou completamente de surpresa. É claro que eu sentia que tinham peças faltando nessa trama, mas nunca imaginei que seria o que foi. Eu não estava preparada para esse plot.

Temos aqui uma narrativa doce, com toda a inocência encontrada no nosso primeiro amor. O livro tem aquele humor juvenil, mostrando a realidade do jovem da época. Com suas incertezas, erros e desejos. Todos estão com os hormônios à flor da pele, descobrindo o amor e o sexo. Algo que achei extremamente positivo nessa história foi a interação presente com as tecnologias existentes na época. Como os recursos tecnológicos eram extremamente limitados, acabamos tendo que esperar por respostas assim como os personagens.

Cada um dos garotos do trio possui algum defeito, algo que faz com que eles se sintam incomodados e deslocados no colégio. Billy se classifica como um desengonçado. Alto demais para a sua idade, sem jeito para os esportes e nem para os estudos. Sua paixão são os computadores. É neles que ele encontra conforto e uma válvula de escape para as dificuldades que passa em casa, com a mãe, e fora dela. Alf, o amigo mais exagerado do grupo, é constantemente comparado ao alienígena Alf, o ETeimoso. Por ser mais gordinho, baixinho e realmente lembrar esse ser. Enquanto Clark, mesmo sendo muito bonito e tendo porte, não faz sucesso com as garotas por possuir um defeito na mão, que faz com que ela pareça uma garra de um caranguejo.

Cada vez que eles sofrem algum tipo de ofensa, ficamos penalizados com a situação. Fato que acontece constantemente nas escolas de hoje e que não é algo exclusivo dos anos 80. Assim, percebemos, que não mudamos muito desde então. A aparência ainda conta muito, os mais fracos ainda são alvos de piada e aqueles que são mais tímidos ou deslocados ainda sofrem nas mãos dos outros. Isso nos leva a fazer uma reflexão sobre o quanto algumas atitudes negativas estão enraizadas nas nossas vidas.

“Eu era o aluno mais alto do nono ano, mas não o tipo certo de cara alto: cambaleava pelo colégio como um filhote de girafa, com minhas pernas esqueléticas e meus braços desengonçados, à espera de que o resto da minha figura encorpasse.”

Mary Zelinsky é muito inteligente, criativa e engraçada. Ela sempre supera as expectativas de Billy. Por ser muito isolada, ela dedica grande parte do seu tempo aos computadores e revela-se uma programadora muito superior a Billy. Isso, ao invés de gerar desconforto nele, acaba servindo como inspiração. Os dois se ajudam mutuamente, com suas paixões em comum. Unindo seus medos, dúvidas e incertezas.

Depois de um tempo a história fica parecida com todas as outras que encontramos por aí. O seu diferencial, são as referências aos anos 80 e termos tecnológicos. O mais interessante foi usar uma figura que realmente existiu, com um fato que realmente aconteceu, para dar o foco central da história. Isso parece dar certa credibilidade ao que é exposto, formando assim uma mistura emocionante de bom humor e a aquela sensação doce de quando nos apaixonamos pela primeira vez. Viajamos no tempo com essa história que lembra aqueles filmes da sessão da tarde, que estamos tão acostumados, mas que acaba tendo diferenciais que dão o toque que faltava para prender o leitor.

site: http://resenhandosonhos.com/fortaleza-impossivel-jason-rekulak/

Ana 17/02/2023

Consegui o livro em uma promoção das americanas por 10 reais, achei meio duvidoso mas comprei mesmo assim, e não me arrependo. Demorei um pouco para criar ritmo na leitura, porque não tinha gostado muito, mas depois de alguns capítulos não consegui parar de ler. Muito legal o livro

Jean.Artacho 27/09/2017

Que livro fofo!
Esse livro não tem o objetivo de ser uma obra que estraçalha sua mente nem o leva a ter grandes questionamentos. Li em um dia, numa ida e volta de ônibus.
Mas eh tão divertido! Sério, da pra dar umas risadas boas.

Billy, Alf e Clark são três amigos que dividem uma nerdice gigante, além de um empenho maior ainda de ver (só ver) partes íntimas de garotas. Até que um dia, uma grande estrela da TV faz fotos para a Playboy, e o trio se vê diante de planos mirabolantes para comprar a revista do único estabelecimento a comercializar, a loja do rabugento Sr. Zelinsky.

No meio disso, Billy conhece Mary, filha do Sr. Zelinsky. Acabam ficando amigos e traçam um objetivo: fazer um jogo de computador para concorrer num concurso de programadores amadores.

Li sem pretensão alguma, e me surpreendi. Prepare-se para muitas referências aos anos 80, e pra quem já leu os primeiros livros do Stephen King, irá sentir certa semelhança na escrita.

Bela 12/05/2021

Fortaleza Impossível
3 garotos, uma revista, computadores e uma menina. Tudo o que é necessário para criar um ótimo romance geek.
Primeiramente, achei muito engraçado todo o enredo dos meninos querendo roubar uma revista playboy de uma estrela de TV, e ao decorrer da leitura foi realmente ficando cômico.
Porém, o que mais me prendeu foi a amizade do Will e da Mary. Toda essa amizade/romance ocorrendo no fundo da loja onde eles programavam jogos de computadores, foi realmente muito fofo e divertido.
É um livro que com certeza você ficará com raiva porque realmente tem certas partes que você não consegue acreditar o quão ingênuos os meninos podem ser mesmo falando tanta besteira. Mas depois fica tudo certo, mesmo a raiva não passando, afinal eles são muito jovens e você acaba compreendendo.
Achei incrível o desenvolvimento da Mary e aquela explicação envolta do seu ?mistério?, não era o que eu esperava.
Gostei muito mesmo do livro e indico para todos que querem descontrair, já que é uma leitura leve, mas que também quer embarcar em um romance fofo e geek dos anos 80.

laiss 18/02/2021

olha, esse livro eu comprei sem pretensão alguma mas acabou de ser uma leitura maravilhosa, misturando um pouco de romance, amizade, e jogos, sério LEIAM

Ramos 13/12/2020

Um romance geek que preenche nossos corações. Amei o desenrolar da trama em si. Acho que esse gênero tem nos surpreendido muito.

laliglossy 25/10/2022

o suco de um homem branco
Billy Marvin é um garoto de 14 anos que mora em uma pequena cidade em New Jersey. Com a mãe trabalhando durante a noite. Ele e seus amigos inseparáveis, aproveitam e passam noites, vendo filmes, assistindo programas de tv e comendo porcarias. Billy também passa as noites fazendo aquilo que mais ama: programar jogos. Mas, então a playboy pública fotos escandalosa de Vanna White a famosa apresentadora de tv por quem, eles são apaixonados. Como são menores de idade e não podem comprar a revista, eles planejam um ambisioso assalto. E é aí que Billy conhece a enigmática Mary Zalinsky que muda tudo.

Achei a estória muito boa, porém, a escrita do autor me incomodou um pouco. Existem algumas problemáticas na escrita do autor, como "normalizar" a gordofobia e o capacitismo. Me incomodei muito com os amigos de Billy acho eles insuportáveis. Os personagens não tem um grande desenvolvido e são bem rasos, nessa questão. Os capítulos finais são meio sem noção, na minha opinião, e plot que livro nos apresenta também. O último capítulo conseguiu consertar alguns erros, e melhou a estória nos 45 do 2° tempo