Fortaleza Impossível

Fortaleza Impossível Jason Rekulak

Resenhas - Arqueiro

Jean.Artacho 27/09/2017

Que livro fofo!
Esse livro não tem o objetivo de ser uma obra que estraçalha sua mente nem o leva a ter grandes questionamentos. Li em um dia, numa ida e volta de ônibus.
Mas eh tão divertido! Sério, da pra dar umas risadas boas.

Billy, Alf e Clark são três amigos que dividem uma nerdice gigante, além de um empenho maior ainda de ver (só ver) partes íntimas de garotas. Até que um dia, uma grande estrela da TV faz fotos para a Playboy, e o trio se vê diante de planos mirabolantes para comprar a revista do único estabelecimento a comercializar, a loja do rabugento Sr. Zelinsky.

No meio disso, Billy conhece Mary, filha do Sr. Zelinsky. Acabam ficando amigos e traçam um objetivo: fazer um jogo de computador para concorrer num concurso de programadores amadores.

Li sem pretensão alguma, e me surpreendi. Prepare-se para muitas referências aos anos 80, e pra quem já leu os primeiros livros do Stephen King, irá sentir certa semelhança na escrita.

laliglossy 25/10/2022

o suco de um homem branco
Billy Marvin é um garoto de 14 anos que mora em uma pequena cidade em New Jersey. Com a mãe trabalhando durante a noite. Ele e seus amigos inseparáveis, aproveitam e passam noites, vendo filmes, assistindo programas de tv e comendo porcarias. Billy também passa as noites fazendo aquilo que mais ama: programar jogos. Mas, então a playboy pública fotos escandalosa de Vanna White a famosa apresentadora de tv por quem, eles são apaixonados. Como são menores de idade e não podem comprar a revista, eles planejam um ambisioso assalto. E é aí que Billy conhece a enigmática Mary Zalinsky que muda tudo.

Achei a estória muito boa, porém, a escrita do autor me incomodou um pouco. Existem algumas problemáticas na escrita do autor, como "normalizar" a gordofobia e o capacitismo. Me incomodei muito com os amigos de Billy acho eles insuportáveis. Os personagens não tem um grande desenvolvido e são bem rasos, nessa questão. Os capítulos finais são meio sem noção, na minha opinião, e plot que livro nos apresenta também. O último capítulo conseguiu consertar alguns erros, e melhou a estória nos 45 do 2° tempo

Fábbio (@omeninoquele) 13/02/2021

Uma celebração á década de 80.
#OMeninoResenhando

"Mary tendia a acreditar que tudo era possível desde que a gente se dispusesse a tentar."

Em 1987, Billy e seus amigos Alf e Clark gastavam boa parte de seu tempo entre a escola e as horas vagas em casa vendo filmes antigos, músicas e seriados. Billy fora criado desde novo só por sua mãe que se virava trabalhando numa lanchonete pra poder dar uma vida melhor a ele, e tudo o que ela sacrificou pelo filho esperava em troca dele apenas que o garoto se dedicasse a escola. Billy é um nerd feliz, e entre a rotina de escola e à noite sozinho com os amigos, programar vídeo games em seu computador é sua outra paixão.

Mas tudo muda quando a celebridade que ambos veneram, a apresentadora de TV queridinha da América, Vanna White posa à Playboy, e essas fotos sensuais se torna naquele momento um motivo pra eles conseguirem a revista, só que como farão isso, se ainda são menores de idade? E é a partir daí que os três bolam um plano pra lá de inusitado e perigoso pra conseguir um exemplar da revista e no meio disso tudo, Billy conhece Mary Zelinsky, uma garota nerd que o ajudará em um concurso de games que resultará no Fortaleza Impossível, e os planos iniciais dos três podem ficar meio que em escanteio.

Com uma ambientação na década de 80 e com os primeiros passos da internet e do avanço dos computadores, a história ganha um ar nostálgico muito forte, e nos relembra de objetos que muitas pessoas nem chegaram a conhecer, o disquete rsrs. Preciso dizer que a escrita do autor é super fluida e os personagens são muito divertidos também, o que me proporcionou ótimos momentos. Só achei um ponto negativo na história: há um grande preconceito dos personagens principais para com uma outra personagem gorda, que a meu ver poderia ser muito bem deixado de lado, pois certamente deixaria o livro ainda melhor. Fora isso, essa é uma ótima recomendação pra quem curte romances leves, com um ar super nostálgico da década de 80.

Uma história sobre amizade, sonhos, primeiros amores, sobre errar, acertar e sobre perceber que tudo isso contribui pra nosso crescimento pessoal e que por isso conversa muito com o leitor dessa faixa etária ou não. Um livro leve, divertido e cheio de ação que vai certamente te conquistar, como fez comigo.

#FortalezaImpossivel #JasonRekulak #EditoraArqueiro #EuLeioArqueiro

site: https://www.instagram.com/p/CLNOapbDWyQ/

Isabela 17/09/2020

Fortaleza impossível
A historia é narrada por Billy, um  garoto  nerd de 14 anos, que tem como melhores amigos Alf e Clark, que juntos compartilham muitos momentos juntos. Billy mora com a mãe, que passa a maior parte do tempo fora trabalhando. Ele  adora programar jogos em seu computador.

Tudo corria normal na vida dos garotos até que em um dia descobrem a nova edição da revista Playboy, que trazia como capa da edição, a famosa apresentadora Vanna White.  Desesperados para adquirir uma copia, os adolescentes acabam fazendo vários planos para tentar comprar a revista na loja do senhor Zelinsky (não podiam comprar por serem menores de idade).

Os garotos estavam dispostos a tudo para conseguir um exemplar, só que durante a execução do plano, Billy conhece Mary Zelinsky,filha do senhor Zelinsky, uma menina nerd que também gostava de programar jogos.

Haryane.Nunes 12/08/2020

Fortaleza Impossivel
No começo você tem várias teorias e o final te surpreende. Esse romance meio nerd que se passa em 1987, faz com que você se sinta no começo da tecnologia e a criação de games.

Bela 12/05/2021

Fortaleza Impossível
3 garotos, uma revista, computadores e uma menina. Tudo o que é necessário para criar um ótimo romance geek.
Primeiramente, achei muito engraçado todo o enredo dos meninos querendo roubar uma revista playboy de uma estrela de TV, e ao decorrer da leitura foi realmente ficando cômico.
Porém, o que mais me prendeu foi a amizade do Will e da Mary. Toda essa amizade/romance ocorrendo no fundo da loja onde eles programavam jogos de computadores, foi realmente muito fofo e divertido.
É um livro que com certeza você ficará com raiva porque realmente tem certas partes que você não consegue acreditar o quão ingênuos os meninos podem ser mesmo falando tanta besteira. Mas depois fica tudo certo, mesmo a raiva não passando, afinal eles são muito jovens e você acaba compreendendo.
Achei incrível o desenvolvimento da Mary e aquela explicação envolta do seu ?mistério?, não era o que eu esperava.
Gostei muito mesmo do livro e indico para todos que querem descontrair, já que é uma leitura leve, mas que também quer embarcar em um romance fofo e geek dos anos 80.

laiss 18/02/2021

olha, esse livro eu comprei sem pretensão alguma mas acabou de ser uma leitura maravilhosa, misturando um pouco de romance, amizade, e jogos, sério LEIAM

Rose 12/08/2020

Quando a Playboy de maio de 1987 chegou às bancas trazendo na capa Vanna White, uma famosa apresentadora de TV, o mundo de três adolescentes vistos como esquisitos, entrou em polvorosa.

Fãs da apresentadora e com os hormônios em ebulição, eles precisavam ter aquele cobiçado exemplar. Mas como conseguir isso se a revista era proibida para menores, e o único lugar da pequena cidade em que moravam que vendia a Playboy tinha um dono pra lá de ranzinza?

Billy, Alf e Clark começam a tecer mil planos para roubar a tal revista. Foi em um destes planos que Billy conheceu Mary, uma nerd que ajuda o pai na loja. Billy e Mary ficaram amigos por conta da paixão que tinham pela programação. Uma amor que Alf e Clark não compartilhavam com Billy.

É aqui que as coisas entram em conflito. Enquanto Billy tem a intenção de aproveitar a amizade com Mary e melhorar o jogo que criou para participar de um concurso, seus amigos querem que ele se aproveite da aproximação e roube o código de segurança.

Em meios a descobertas de linguagem de computador e disquetes, nasce mais do que uma amizade. Mas estamos falando de adolescentes, e claro que nada é tão simples, e este grupo de amigos se mete na maior confusão, o que pode acabar com qualquer pretensão que Billy possa ter com Mary.

Um enredo leve e engraçado, que fala de amizades, amor, perdão e escolhas. Tudo recheado de citações dos anos 80. Eu peguei o livro sem maiores expectativas e tive uma grata surpresa. Leiam e divirtam-se.

Nina 28/02/2018

Durante muitos anos ouvi a mídia taxando os anos 80 como brega e de mau gosto. Tudo daquela época era considerado cafona: as pessoas, a moda, as músicas; e por isso era muito comum que esses elementos acabassem ridicularizados. Mas nos últimos anos as coisas mudaram um pouco, especialmente depois do sucesso de Stranger Things, Dark e do remake de It. Eu particularmente gosto muito dessa onda de nostalgia, porque eu estava lá nos anos 80 e vivi todas essas coisas, e, apesar de concordar que não éramos nada bonitos, foram anos muito felizes! E foi nessa onda de nostalgia dos anos 80 que Fortaleza Impossível chegou em minhas mãos.

Estamos no ano de 1987 e Billy Marvin está no auge dos seus 14 anos, e não é nada popular na escola. Ele tem dois amigos inseparáveis, Alf e Clark, e juntos eles formam um trio de nerds desengonçados e excluídos. Mesmo não namorando, eles são fissurados no sexo feminino e a grande musa deles é a apresentadora da Roda da Fortuna Vanna White. Então imaginem o quanto eles não surtaram ao saber que Vanna estava na capa da revista Playboy! Eles precisam ter essa revista, mas como são menores de idade não podem comprar.

Eles começam a bolar planos mirabolantes para conseguir a revista, alguns bem ousados, outros bem engraçados, mas nenhum funciona, e é aí que eles conhecem um garoto mais velho que decide ajudar. Ele já trabalhou na banca e sugere que um dos meninos se aproxime de Mary Zelinsk, a filha do dono da banca, e a missão fica para Billy.

Billy se aproxima de Mary com o objetivo de conseguir a revista para os amigos, mas logo ele percebe que os dois compartilham da mesma paixão: a programação. Mary convida Billy para participar de um concurso de jogos digitais, em que o prêmio é um computador novinho! Enquanto se lançam elaboração do jogo Fortaleza Impossível, Billy percebe que Mary é uma garota incrível e vai ser ver dividido entre a nova amiga e os antigos.

Eu sabia que estava acontecendo algo extraordinário e, embora não soubesse que nome lhe dar, eu jamais deixaria que Alf ou Clark estragassem isso.

Eu gostei muito de ler esse livro! Primeiro por causa da narrativa super envolvente de Jason Rekulak, vocês não imaginam o quanto ele conseguiu me prender na história. Os personagens são muito reais e alguns são bem engraçados, gargalhei várias vezes lendo! Segundo por causa daquela nostalgia que falei no início da resenha. Em 1987 eu tinha 10 anos e vivi muito do que Billy descreve: os computadores, os jogos, a internet. Assoprei fita do Nintendo, aluguei vídeo cassete na locadora, usei o MS-DOS, entre tantas outras coisas e ler esse livro me deu uma saudade enorme da minha infância.

Por outro lado, eu não conseguia parar de pensar no quanto as crianças de hoje são diferentes das dos anos 80. Naquela época os meninos se matavam por uma Playboy e hoje ninguém nem liga mais para revista, eles têm acesso a coisas bem mais picantes no próprio celular, sem precisar criar planos mirabolantes para isso. Qualquer um tem acesso a jogos, e naquela época nós morríamos de inveja de quem tinha um Nintendo ou um Atari e juntava uma penca de moleques para jogar na casa do amiguinho rico, kkkkk.

Entretanto, tiveram algumas coisas que me incomodaram bastante durante a leitura. Os meninos fazem comentários extremamente preconceituosos e gordofóbicos, especialmente para Mary, e em nenhum momento eles parecem adquirir a noção do quanto estão errados. Sei que o bullying é bem recente e que naquela época nós achávamos essas brincadeiras até bem naturais, mas não há razão para se reforçar um mau exemplo né? Mas por outro lado eu achei interessante a oportunidade de observar o quanto melhoramos nesse quesito de lá para cá e perceber como é importante o combate ao bullying. Outro ponto que me incomodou foi o desfecho do livro, os meninos acabam fazendo uma escolha muito errada e em nenhum momento eles puderam se arrepender pelo que fizeram ou aprender com isso. O autor tirou um segredo da manga e tudo se resolveu quase magicamente.

Mas mesmo com essas questões, ainda posso dizer que minha experiência com o livro foi super positiva e não deixo que recomendar o livro. Ele é leve, divertido e, se você for um pouquinho mais velho como eu, vai te fazer sentir uma saudade enorme daquela época e, se você for da turma mais nova, vai ter a oportunidade de conhecer melhor a década de 80. Ah, e pesquisando eu descobri que a tal Playboy com a Vanna White na capa realmente existiu e ela está na mesma pose descrita no livro. E o autor também disponibilizou jogo Fortaleza Impossível desenvolvido por Billy e Mary

site: http://www.quemlesabeporque.com/2018/02/fortaleza-impossivel-jason-rekulak.html

Cami @leiturizar 27/09/2017

Gostei muito!
A vida de Will já era complicada pelo fato de ser somente ele e sua mãe para cuidarem da casa. Além disso, o garoto não ia bem na escola, mas sempre nutriu um gosto peculiar em programar jogos para computadores e quando seus amigos Alf e Clark sugerem um plano para pegar a Playboy do mês que continha fotos da queridinha dos Estados Unidos, a sua vida muda de ponta cabeça.

Acontece que Alf estava mais interessado em ver as partes íntimas da apresentadora e planeja um assalto, só que não é bem assalto se você invade o estabelecimento de madrugada e deixa o dinheiro na caixa registradora, certo? A ideia era se tornar amiga da filha do dono da loja, mas as coisas saem terrivelmente errado e como tudo na vida, haverá consequências.

"O herói se arrastava pela tela com os guardas se esforçando para persegui-lo, como se estivessem meio atolados na lama. Jogar o jogo era como escutar um disco de 45 em 33 rpm: dava para entender o conceito básico, mas, passado um minuto, aquilo enlouquecia a gente."

A história é leve, fluida e muito divertida. Faz o leitor viajar no tempo em uma época onde nem todos tinham computadores em casa e os códigos de programação eram muito mais complexos do que atualmente. Will nos leva a uma dimensão totalmente inesperada e envolvente. O clássico que todo fã de jogos gostará de ler!

Will é um garoto que nunca teve muitas expectativas na vida, mas então Mary, a filha do Sr. Zelinsky, o proprietário da loja, aparece com uma proposta de uma competição entre os maiores gamers da época e então os dois começam a trabalhar juntos em um jogo revolucionário e original, mas o que ele dizia aos amigos é que estava conquistando a moça para conseguir a senha e assim ter passe livre para a Playboy.

"De repente tive vontade de estar a léguas de distância de Mary. Eu me senti idiota por ter tentado, e mais idiota ainda por ter mostrado a ela o jogo. Planet Will Software! Onde eu estava com a cabeça?"
Os capítulos começam com códigos de programações antigas, algo bem temático e de acordo com os cenários. O projeto gráfico que a editora arqueiro desempenhou está fantástico! Outro ponto legal também é que em alguns momentos Will conversa com o leitor, quebrando a quarta parede, o que me fez gostar ainda mais da obra.

Não posso deixar de parabenizar o autor pela riqueza de detalhes na obra! Esse é o tipo de livro que cativa fãs de todos os públicos e tem um apreço especial para a comunidade geek. Qualquer semelhança com Stranger Things é mera coincidência (bem pouca mesmo, quase nada). A história é bem original, pelo menos eu nunca li nada parecido e adorei viver essa aventura ao lado de Will e seus amigos.

"E eis o que acontecera. Após 14 anos de mau futebol, de basquete ruim, de notas deploráveis, e de fazer péssimas escolhas no quesito moda, após 14 anos sendo eu mesmo, eu não estava acostumado a elogios."

Por falar em amigos, Clark e Alf são os amigos que todo garoto solitário sonha em ter! Eles são muito unidos e topam qualquer parada pelo bem da amizade. Foi muito sensível e interessante da parte do autor destacar esses laços e atenuar a importância da família também. Mas sou suspeita para falar, pois adoro livros juvenis.

Recomendo a obra a todos que se consideram geeks, ou que gostariam de ser, pois essa obra vai mudar a sua vida com certeza!

"Eu não sei onde ela arranjava aquela segurança. Era como dizer: a gente não precisa aprender todo o mandarim chinês; só precisa aprender o suficiente para traduzir o Discurso de Gettysburg. Mary tendia a acreditar que tudo era possível desde que a gente de dispusesse a tentar."

site: http://leiturize-se.blogspot.com.br/

Marriete 21/11/2017

Fortaleza Impossível ? Resenha Autor: Jason Rekulak Editora: Arqueiro ISBN: 9788580417487 Pág: 269
Billy é um nerd de 14 anos fissurado em programação, videogame e Vanna White, uma famosa apresentadora de TV. Tudo ia perfeitamente bem quando na primavera de 1987, fotos de Vanna White nua são veiculas pela Playboy. Então, Billy e seus amigos Alf e Clark enlouquecem, decidindo que precisam dessas fotos. Mas garotos de 14 anos não podem comprar revistas que estampam mulheres nuas em suas páginas, eles bolam um plano para roubar a revista e é a partir desse momento que as coisas desandam.

No meio dessa aventura, Billy conhece Mary, uma garota tão nerd quanto ele e que também tem a programação como paixão. Billy abre para Mary seus projetos de programação e começam a trabalhar juntos. Eles programam utilizando o Commodore 64, o famoso computador doméstico mas que poderá sucumbir perante o PS/2, que tem uma tecnologia mais avançada e não por acaso é o prêmio de um concurso que os dois pretendem participar.

Billy se aproximou da garota pelos motivos errados, mas, com o passar dos dias, a proximidade e a cumplicidade, seus sentimentos se modificam, colocando-o numa bela enrascada. Qual caminho escolher?

Fortaleza Impossível é um livro nostálgico que une minhas duas paixões: literatura e informática. Em 87 eu tinha apenas um ano, (exatamente em maio rs), mas poder ter uma breve visão do que era a programação naquela época é fantástico! O livro tem um enredo leve e divertido, sem deixar de ser sério. Fala muito mais do que somente sobre programação. O livro nos conta sobre como eram os jovens daquela época, suas motivações, dúvidas e transgressões.

A leitura é saborosa! Livro de cabeceira com certeza!

#FortalezaImpossível#JasonRekulak#Resenha#MarryAquinnah#AutorInternacional#LiteraturaEstrangeira#Programação#Anos80#Juventude#VideoGame#Arqueiro#AmoLer#Instabooks

Igor Izard // @igorizard 02/12/2017

Ganhar, perder... quem se importa?
Billy Marvin é um garoto de 14 anos apaixonado por videogames.

Com os amigos Alf e Clark, ele passa noites assistindo filmes e conversando sobre música.

Quando a playboy publica fotos íntimas da famosa apresentadora de TV Vanna White, eles bolam planos para adquirir a edição da revista, mas o fato é que Billy, Alf e Clark são menores de idade.

E mais, Billy acaba conhecendo Mary Zelinsky, uma garota apaixonada por música e que assim como ele, ama programar videogames.

Depois disso, a vida de Billy nunca mais será a mesma.

Fortaleza Impossível é um livro de leitura rápida, com uma narrativa leve e repleta de aventuras. Um livro que faz rir e emociona.

Abordando temas como amizade, confiança, o amor, sonhos e outros dilemas acerca da adolescência, Jason Rekulak nos faz suspirar e ansiar por mais. Toda a magia dos videogames, computadores e música dos anos 80 deixa a trama ainda mais envolvente.

Após algumas tentativas sem conseguirem ter a revista de Vanna, um novo plano surge.

É quando Billy promete para Alf e Clark que conseguirá o código de segurança da loja do pai de Mary.

Billy passa tardes nos fundos da loja produzindo o jogo eletrônico Fortaleza Impossível junto com Mary. Eles pretendem inscrever o jogo no Concurso Anual dos Jovens Programadores.

Billy ou Will, como Mary o chama, está apaixonado pela mesma.

Ele trairia a confiança dela para conseguir a código de segurança da loja?

Billy escolherá Mary ou os amigos?

A trama vai avançando, reviravoltas impensáveis acontecem e dilemas precisam ser resolvidos.

Billy e os amigos terão a playboy de Vanna White nas mãos?

Ele e Mary ganharão o tão esperado prêmio por Fortaleza Impossível?

Eles podem ter um futuro juntos?

Eu amei cada página de Fortaleza Impossível.

Na vida, nem sempre ganhamos. Mas não podemos desistir. É essa a mensagem deixada pelo autor.

Fortaleza Impossível é mais do que uma declaração de amor aos anos 80. É uma contagiante celebração do amor e aventuras adolescentes. Aqui, o espírito nerd não morre.

site: @igorizard no instagram