Fortaleza Impossível

Fortaleza Impossível Jason Rekulak

Resenhas - Arqueiro

@livrosdaraissa 03/06/2020

Surpresa!
Fui com poucas expectativas , e cara, livro muito fluido divertido e com um final que amei

De Olivato - @olivatobooks 26/05/2018

Romance com uma pegada tecnológica - Parte 2
Este livro se passa em 1987 e fala sobre a história de três garotos – Billy, Alf e Clark – adolescentes excluídos que ficam obcecados ao saberem que uma famosa apresentadora de TV saiu na revista Playboy do mês. Por serem menores de idade, eles não podem ir até a banca e simplesmente comprar. Vários planos são bolados e nenhum acaba dando certo, até que eles decidem que podem simplesmente planejar um assalto para roubá-la.

O local onde eles planejam entrar é protegido por um sistema de alarme, mas eles não sabem a senha desse sistema e para tentar conseguir, Billy então se voluntaria para tentar conseguir a senha da loja com a filha do dono que fica o dia todo trabalhando em um computador no fundo da loja.

Billy conhece Mary Zelinsky e percebe que assim como ele, ela adora programação de computadores, os dois então se juntam para tentar fazer com que um jogo elaborado por Billy chamado de Fortaleza Impossível tenha a chance de entrar em um concurso que poderá abrir muitas portas para o futuro de programador deles.

Deixando um pouco de lado o motivo inicial que o levou até a loja, Billy acaba se tornando amigo de Mary e reparando que nunca se sentiu tão à vontade ao falar de computação com outras pessoas, essa amizade começa a despertar sentimentos no nosso protagonista. Como conseguir a senha do sistema, continuar sendo amigo da Mary e finalizar o jogo para o concurso sem que nada dê errado?

É um livro divertido de ler por se passar no passado em uma época que as animações não eram tão avançadas quanto as de hoje em dia, mas não foram só mil maravilhas, o bullying pelo fato de Mary ser uma garota gorda está muito presente no decorrer de várias páginas, o final também não foi tão desenvolvido, mas me deixou querendo saber mais da história desses dois.

No Skoob, eu dei 3 estrelas, recomendo para quem busca um romance sem grandes dramas que não vai deixar uma ressaca literária.

site: https://www.instagram.com/p/BiSXUWiHRo9/?taken-by=olivatobooks

Jessica 19/06/2018

Fortaleza impossível
Foi legal terminei em poucas horasemanas.

Carol 24/06/2018

Um coisinha deliciosa
O que me convenceu a pedir esse livro foi o fato de Felipe, alguém que respeito em absoluto as opiniões, ter tido que quem gostava de Stranger Things, poderia fácil gostar dele. E não há nada que me convença tanto a testar alguma coisa como me dizer que se assemelha a Stranger Things. Então acabei pedindo o livro.

Então temos a história de Billy, um adolescente que junto com os dois amigos, Alf e Clark, decidem roubar uma Playboy de uma loja local, porque naquele mês a capa veio com a mulher que eles achavam mais linda no mundo. E com o pensamento empreendedor de Alf, eles pensaram na possibilidade de vender cópias das fotos para os meninos da escola.

Só que o plano era ultra mirabolante e exigia que Billy se aproximasse e ficasse amigo de Mary, a filha do dono da loja que sacava muito de computadores, algo semelhante ao próprio Billy. Juntos eles pensaram em criar um jogo para concorrer num concurso. E mesmo com a pressão dos amigos para Billy conseguir o código do alarme da loja, ele cada dia mais se aproximava de Mary, colocando o plano em risco.

Já viram por essa sinopse que na verdade o que Felipe quis dizer com Stranger Things foi basicamente a ligação aos anos 80 e a questão high tec dele, não é? Não há nada sobrenatural nessa história, e nem a relação de amizade dos meninos é tão bem explorada que mereça a comparação com o grupo incrível que o pessoal de Stranger forma. Mas tudo bem, porque o livro tem muita coisa interessante.

De fato se você viveu os anos 80 sendo um adolescente, vai se identificar bastante com a história. No meu caso era só uma menina, então não entendia muita da cultura pop que era falada aqui. Principalmente porque nossa realidade no Brasil era bastante diferente das deles. Por exemplo, eu vim ter acesso a um computador com catorze anos já era ano 2000. Essa galerinha nos anos 80 já tinha um em casa. Então não posso dizer que conheço ATARI ou BASICS. Mas num contexto geral não é tão difícil de se inserir.

Desde o início eu não parava de pensar como o plano deles era imbecil. Que era só falar com um cara mais velho que ele compraria. Não era tão difícil assim, visto que muitos desses caras passaram pelos mesmos problemas que eles, falta de acesso a material pornô por causa da idade, e ajudariam só porque sabem como é sofrido (rsrs). Sério, eu achei tudo muito exagerado, só por causa de uma revista pornô. Mas vai ver que é porque sou mulher e hoje em dia você pode ver um vídeo pornô apenas abrindo sites da internet. Simples assim.

O fato é que o começo do livro vende bastante, porque você acha tão bizarro tudo aquilo que quer ver como eles vão resolver, mas o meio fica frio, que é quando Billy e Mary estão trabalhando na construção do jogo, que se chama Fortaleza Impossível. Porque você logicamente vê que eles estão começando a se gostar, e o livro passa daquele frenesi louco para esse romancezinho que faz a gente revirar os olhos de impaciência. Sem contar que o melhor personagem do livro, que é Alf, fica sumido junto de Clark. Ou seja, a estrutura dos melhores amigos se desfaz.

Eu achando que o livro iria acabar nisso mesmo, até que o autor joga um “boom” lá no final do livro que me fez parar, ir beber uma água, e só então voltar para a história e ler com calma. Sério, ele ousou em níveis alarmantes e de uma forma que eu super respeitei. Talvez eu quisesse ter visto um pouco mais daquele momento, mas fiquei totalmente grata por ele ter acontecido.

Enfim, é um livrinho muito legal. Acho que a galerinha nova pode gostar bastante, ainda que ache que podem se perder na parte de programação do jogo. Eu, com meus 32 anos me perdi. Mas, em defesa dele, achei o conjunto da obra incrível!

site: www.terradecarol.blogspot.com

Kath 12/07/2018

Nem mais, nem menos.
Então, assim como O Livro dos Espelhos já resenhado aqui, esse foi um daqueles livros que eu não fazia ideia da existência e que trouxe pra casa das Americanas numa tarde marota com a minha irmã. Não li nenhuma resenha desse livro antes de ler pra criar minhas próprias conclusões, principalmente por ser um autor que não conhecia ainda. E, sendo bem sincera, pra mim foi como um "livro neutro", nem gostei, nem desgostei.

Bem, a história é narrada por Will/Billy um garoto de 14 anos que sonha em ser programador de jogos. Ele e seus melhores amigos Clark e Alf ficam em polvorosa quando sai uma revista Playboy com fotos de Vanna White, uma apresentadora de um show de sucesso nos anos 80 (que eu tive que pesquisar sobre porque não conhecia), acontece que, mesmo querendo desesperadamente ver as fotos, eles não podem comprar a revista porque são menores de idade. O único lugar onde vende exemplares perto de onde moram é na loja do senhor Zelinsky que vende máquinas de escrever e artigos de escritório.

Em uma primeira empreitada para conseguir a revista, eles pagam para um carinha qualquer entrar e comprar a revista para eles, mas acabam calculando mal e sendo roubados. Contudo, o ladrãozinho dá a eles uma ideia até interessante, a de vender as fotos da revista para os outros alunos da escola e, assim, conseguir dinheiro. Alf, o "empreendedor" da turma acaba achando a ideia o máximo e, tendo em vista que ainda precisam pegar a revista, investem no plano 2 (que, sem me permitem, é bem idiota!) eles se vestem com roupas de "gente grande" e entram na loja para pegar coisas estúpidas que não precisam e, na hora de pagar, pedir a playboy despreocupadamente como quem pede chiclete (saudade dessa inocência haha), mas esse plano é frustrado por Mary, a filha do dono da loja.

Mary Zelinsky era uma garota genial e Will percebeu isso desde o primeiro momento que a viu. Os dois engataram em uma conversa interessante sobre programações e as coisas que ela conseguia fazer com as músicas do Phil Collins em um Commodore 64, ele lhe conta sobre o jogo que tentou fazer e ela acaba lhe mostrando uma grande oportunidade de participar de um concurso de programadores e conhecer o dono da Digital Artists, além de conseguir o prêmio de um computador "avançadíssimo" com vinte megabytes de memória! Isso coloca abaixo os planos dos três garotos de conseguir a revista, mas abre portas para um novo plano mais audacioso.

A tarefa de Will é seduzir Mary para conseguir o código do alarme da loja e, assim, conseguir roubar a revista, quem auxilia nesse plano genial é Tyler, um jovem problemático que, aparentemente, conhece Mary bem o bastante. Will sabe desde o início que o plano não vai dar certo então tenta ganhar tempo para trabalhar com Mary no jogo e enviá-lo a tempo ao concurso, mas o que fazer quando se quer ajudar seus amigos, mas acaba se apegando às pessoas que tem que enganar?

O grande mérito de Fortaleza Impossível é ser aquele livro escrito de forma tão simples que a gente voa pelas páginas e nem percebe. Não é um livro que se destaca no seu gênero, mas ele é montado de uma maneira que consegue deixar a gente preso à história.

Não tive muita identificação com a história com exceção das fitas, eu sou da geração 90 e só vim pegar num computador no início dos anos 2000 na época do Windows XP, quando o word tinha aqueles assistentes fofos (saudades). Então não passei por essa fase de digitar comandos e não era muito de jogar, acho que só comecei a jogar no nintendo quando Mortal Kombat estava em auge.

Outra coisa foram as personagens. Me lembro bem pouco da minha adolescência (a maior parte eu deletei por motivos de autopreservação) então não consigo me lembrar muito como é agir como um idiota, coisa que Will se formou com louvor. Ele tomava cada decisão que era digna de uma estupidez por 25 anos e não 14, a pior parte é que em algumas delas ele tinha plena consciência que ia dar errado e fazia mesmo assim. Era irritante. Alf para mim foi o pior de todos, além de ser um puta de um bully babaca, nem vou entrar nas questões religiosas porque não quero me estender em discussões paralelas. Clark é aquele tipo "maria vai com as outras" por causa da sua baixa estima causada por uma deficiência física na mão. Mary foi a única que pareceu ser um pouco legal, mas ainda assim não convenceu muito, sabe?

Como disse, num cômputo geral, o livro nem foi bom e nem foi ruim, para mim a leitura fluiu quase que entorpecente, é uma história boa, ainda que não seja muito original, mas escrita de uma maneira realmente indutiva que não deixa a gente parar e nem perceber que as páginas estão passando depressa. O fato de os capítulos não serem longos também é outro fator que ajuda muito. É uma história sobre escolhas, amizade e sonhos, poder-se-ia dizer, meio como aqueles filmes americanos de sessão da tarde, sabe? Como história mesmo, não me cativou muito, achei bem simples, na verdade, ainda que simples não queira dizer raso. Mas como construção textual sim acho que tem muito a acrescer, a forma de induzir o leitor a ir para a próxima página, os ganchos entre um capítulo e outro, a montagem da história, acho que tudo isso agrega bastante em um estudo de narrativa. 3/5 é a minha nota final.

Felipe Miranda 09/08/2018

Fortaleza Impossível - Jason Rekulak por @ohmydogestolcombigods
O ano é 1987.

Nas rádios? Whitney Houston e U2.
Na Tv? Ursinhos carinhosos e Levada da Breca.
Na internet? Bem. Ela não existia. Não como a conhecemos hoje.
É nesse cenário que Billy Marvin descobre que ter 14 anos pode ser incrivelmente perigoso e emocionante. Aliás, tudo o que li em quase 300 páginas de boas risadas e incredulidade me inseriu numa vibe nostálgica muito forte. Desejei ter vivido um passado onde minha maior preocupação seria ter um exemplar da playboy.

Porque é isso o que move toda a narrativa em primeira pessoa que Jason Rekulak criou. Billy, Alf e Clark são melhores amigos. Perdedores, nada populares e vivendo tudo o que a década de 80 tem a oferecer: locadoras de filmes, rolês de bike pela vizinhança e a era dos videogames em plena movimentação. Quando a mulher mais bonita dos Estados Unidas, também apresentadora do “Roda da Fortuna”, estampa a capa da revista +18 mais popular de todos os tempos, o trio decide que precisa, a qualquer custo, ter um exemplar.

Eles precisam ver de perto o que todos andam comentando sobre essas fotos. Eles são garotos, na flor da idade e aquele velho ditado faz sentido em qualquer época: o proibido é mais gostoso, certo? Como eles não podem apenas ir à banca de revista e comprar um exemplar, elaboram uma série de planos mirabolantes para conseguir o feito. Tudo dá errado até eles chegaram a uma estratégia derradeira: invadir, na calada da noite, uma loja e roubar os impossíveis exemplares da Playboy.

Como se isso não fosse surreal o suficiente, também faz parte do plano seduzir uma garota chamada Mary, filha de Zelinsky, dono da loja alvo do assalto, para conseguir o código de segurança e evitar uma possível ficha suja, acá prisão.

Dito isto, voltemos às apresentações. Billy é um nerd viciado em programação. Ele cria jogos de computador em seu commodore 64 naquele velho estilo linhas de código BASIC. Jurássico dizer isso, né? O sonho de sua vida é trabalhar com Fletcher Mulligan, gênio por trás dos jogos best-seller da Digital Artists. Alf é o cérebro por trás dos grandes golpes e desafios que os três amigos se metem. Preciso dizer que ele vai tirar a paciência de qualquer leitor? Clark é o boa pinta do grupo, cheio de boa oratória e charme, mas esconde um problema de saúde. Ele nasceu com sindactilia e uma de suas mãos tem formato de garra. Isso meio que afeta totalmente sua autoestima. Nenhum deles é má pessoa, mas ser um pré-adolescente pode ser bem complicado.

Billy aceita enganar Mary como parte do plano. O que ele não esperava é que a garota estranha e acima do peso que todos zombam pudesse ser apaixonante e mais inteligente que ele no quesito programação de jogos de computador. Sim, nosso jovem protagonista vai ser um legítimo embuste em incontáveis momentos. Enquanto a dupla desenvolve o jogo que dá nome ao livro para concorrer em um concurso de videogames, Alf e Clark fazem parcerias sinistras para o roubo à loja de Zelinsky.

Tudo sai um pouco do controle e a noite do assalto será épica. E sabe o melhor? Todo o livro caminha para esse ponto, mas a história não acaba quando o roubo acontece. É eletrizante a forma como o autor consegue inserir um plano criminoso tão mirabolante ao mesmo tempo em que debate sobre a importância de Billy não repetir a nona série, por exemplo.

Trata-se de uma aventura sobre redenção, perdão, amor e amizade. É sobre o despertar de sentimentos novos, fugas e interrogatórios policiais. É sobre família também. A relação de Billy e sua mãe é algo tocante de acompanhar. Tudo é muito gostoso de acompanhar. Se eu pudesse ser bem radical ao fazer comparações, diria que os fãs de Stranger Things e Jogador #1 possuem um novo livro predileto (sem o tom distópico e sobrenatural de ambos, ok?).

Uma das melhores leituras de 2018. Recomendo!

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com.br/2018/04/resenha-fortaleza-impossivel-jason.html

Clara Rodrigues 26/08/2018

Gostei, uma leitura rápida.
Vamos lá.
O livro é bom leve é rápido "eu demorei pq nao tava em um clima legal ai buguei em tudo"

Achei o livro engraçadinho, não achei sentimental e tals
Nao e um livro que eu possa dizer que é um dos meus favoritos mais ele foi muito original e saio da mesmisse de sempre, o segredo da mary foi sim surpreendente porquê não me veio a mente esse acontecimento mais também achei meio sem nexo mesmo tendo uma conexão na história "talvez alguém que leu também entenda doque eu estou falando".
27/01/2019minha estante
Concordo planemente, fiquei perdida depois da revelação, o que me fez até descer minha nota sobre o livro e perder meu encanto pela mocinha.

Desireé (@UpLiterario) 02/09/2017

Inocência, amizade e uma tela em DOS. (@UpLiterário)
Se você se apaixonou com pelo menos uma dessas duas séries nostálgicas: Anos Incríveis e Stranger Things, você precisa ler Fortaleza Impossível!
Will, Alf e Clark são grandes amigos e como todo garoto de 14 anos ou mais são apaixonados por Vanna White, uma famosa apresentadora de TV. Quando a Playboy lança uma edição com fotos exclusivas de Vanna, os meninos bolam um plano mirabolante para conseguir um exemplar. Mas no meio de todos os desafios que eles terão que vencer para finalmente colocarem as mãos na revista, Will jamais poderia esperar que teria que superar os percalços do primeiro amor.
Recebi a prova desse livro da Editora Arqueiro, em um pacote cheio de amor e carinho (e chocolate!) e amei! Queria muito ler essa história, pois amo os anos 80 (afinal nasci nessa década - em novembro de 89, maaas, ainda anos 80) e adoro leituras e séries que mostram um pouco desses tempos tão próximos, mas tão tecnologicamente distantes de nós. E eu não podia ter amado mais esse livro. Ele foi perfeito do início ao fim.
Com uma narrativa empolgante e os relatos de Will, aquele típico nerd que ninguém dá bola na escola, mas que esconde uma genialidade impressionante, deixam a leitura com o sabor doce do início da adolescência, umas das fases mais difíceis do jogo da vida. E as aventuras e os sonhos dos garotos vão te lembrar daqueles dias mágicos em que os pequenos problemas pareciam grandes enigmas a serem desvendados, e quando cada pequena conquista é uma enorme vitória.
Impossível parar de ler e, mais ainda, não se emocionar com Will e Mary. Não percam o lançamento, apertem o play e boa leitura!

site: www.instagram.com/upliterario

Lucas.Campos 11/12/2018

Leitura gostosa e leve
É um livro super leve, mas repleto de cenas legais, descritas muito bem pelo autor e contém uma surpresa muito agradável no final.

Italo Marques 04/01/2019

1/30?: "Fortaleza Impossível" Jason Rekulak 3/5?
O livro se passa nos anos 80 e narra a história de três adolescentes, o Billy, o Alf e o Clark. Eles ficam obcecados pela edição de maio da revista playboy, que tem na capa fotos escandalosas da apresentadora Vanna White. Considerada por eles a mulher mais sex que existe.
E para conseguir a revista eles darão início a uma série de planos má sucedidos. Na tentativa de conseguir a revista Billy conhece Mary Zelinsky, filha do dono da loja. Assim como Mary, Billy é fascinado por computadores, e logo Mary conta a Billy sobre um concurso para jovens programadores que acontecerá em breve.
Nesse meio tempo surge um novo plano, no qual será necessário conseguir o código do alarme da loja do Sr. Zelinsky, Billy tomará a frente para conseguir o código, já que ficando próximo a Mary ele consiguirá ajuda para programar o seu jogo.
Essa aproximação entre os dois põe em risco todo o plano, já que Billy fica num dilema sobre o que é mais importante, a playboy ou o seu jogo, e consequentemente, Mary.
Uma leitura super rápida e leve, perfeita para quem quer começar a ler. O livro precisa de uma continuação já que a revelação no final não foi bem aprofundada, o que é uma pena pois teria acrescentado muito a história, e com certeza eu teria dado às cinco estrelas que o livro merecia.
A impressão que tive foi que o autor escreveu o final as pressas, como se estivesse cansado de escrever mas precisa-se entregar o livro para a editora.

Mael 15/05/2019

O livro relata a descoberta de si, a adolescência nada de inovador, é uma leitura discorrida simples e prática não deixa de ser um bom livro, frustrando somente em alguns pontos como maior esclarecimento de certos ocorridos. Fortaleza impossível foi feito com carinho pelo autor "como uma fantasia que esconde um passado" pessoal por isso ambienta um cenário agradável e imersivo. Com um final que garanto ter me pego de surpresa, embora não fora como o esperado.

Senpai 07/07/2019

Fortaleza impossível
Esse livro é extremamente perfeito se a ideia do autor era fazer o leitor viver a época dos anos 80 ele conseguiu com perfeição, eu nunca vivi essa época porém nesse livro eu me senti imerso nos acontecimentos, você sente que realmente é parte do livro, o romance do livro é muito bem trabalhado, e eu vi um grande desenvolvimento do nosso personagem principal o que é realmente muito bom em um livro, temos um grande plot twist no livro que foi encaixado na hora certa e da forma certa e um final épico que o livro merecia.

Espada Literária 19/12/2019

Nostálgico
"Um olhar vintage e nerd sobre o amor nerd. O romance de Rekulak terá efeito nostálgico sobre os mais velhos[...]" - Publishers Weekly
O livro conta uma história de três amigos como se fosse os três mosqueteiros - amigos inseparáveis, que estão juntos no melhor e no pior, eles que são Alf, Clark e Billy (nosso protagonista). Tudo está seguindo normalmente, quando chega Alf com uma notícia: Vanna White, a queridinha da TV tinha saído na Playboy e como qualquer adolescente, eles ficaram loucos para ver.
Eles bolam um plano digno de cinema, um plano infalível, um roubo a loja de Zelinsky para conseguir a revista, até que eles conhecem a filha do rabugento Zelinsky, a estranha Mary e tudo começa a mudar...
O livro é extremamente nostálgico para os nerds/geeks dos anos 80, ano em que a tecnologia era algo relativamente nova, eu que sou dos anos 2000 ainda consegui sentir um pouco desta nostalgia que o autor quis transmitir por meio do livro.
De leitura fluida e narrativa engraçada, Fortaleza impossível é um livro excelente com uma boa construção e em meio às brincadeiras entre os amigos ainda é possível encontrar um romance em meio a tudo isso. Recomendo muito, a quem for dos anos 80 será uma otima leitura principalmente se você for nerd.

Kia 25/01/2020

O drama do primeiro amor sempre rendem boas histórias, adicione problemas adolescentes, uma competição de programadores e um pouco de ação que teremos Fortaleza Impossível. Um livro gostoso de ler, com um ótimo enredo e uma trama surpreendente.