Fortaleza Impossível Jason Rekulak

Resenhas - Arqueiro

Cheiro de Livro 14/08/2017

Fortaleza Impossível
Fui adolescente em um período pré mundo conectado, era um mundo vasto e analógico. Vi a chegada dos computadores, da internet e toda a modificação que eles causaram. “Fortaleza Impossível” fala desse momento em que os computadores começavam a chegar na vida das pessoas e, mesmo assim, o mundo ainda era analógico. A pequena aventura de Will, Clark, Alf e Mary é nostálgico e carrega todo o clima de clássicos como “Goonies” e “Uma noite de Aventuras”.

Jason Rekulak pega um trio de amigos adolescentes, um deles, Will, um nerd antes de ser nerd virar cool na década de 00, e os coloca diante de um desafio: a playboy da Vanna White. Para nós brasileiros pode não dizer nada o nome de Vanna White, mas nos EUA ela era a musa e, em 1987, a playboy era A fonte de fotos sensuais de mulheres. A revista não podia ser vendida por ninguém com menos de 18 anos, com isso o trio elabora um plano que mais se parece com os planos infalíveis do Cebolinha para conseguir a revista. Não, esse não é um livro sobre garotos querendo uma revista de mulher pelada. A parte do plano que cabe a Will, ele se oferece na verdade, é seduzir Mary. Will não quer seduzir Mary, Will, um programador em formação, quer é trocar seus conhecimentos de computação com ela, quer aperfeiçoar o seu jogo Fortaleza Impossível para concorrer a um prêmio.
Tudo no livro é nostalgia, o inicio dos capítulos com códigos em BASIC, as referencias aos jogos de texto, o desconhecimento da maioria das pessoas sobre computação, está tudo nas páginas. Tenho que admitir que cada vez que se falava em programação e jogos de computação dos primórdios eu lembrava do meu irmão e o seu TK-85 e de jogar Carmen Sandiego no meu super moderno 286. Em meio a tanto anos 1980 o que faz desse livro algo tão divertido é que esses adolescentes podem estar no mundo analógico mas seus sentimentos, confusões, brigas, amores, tudo é igual em qualquer época.

Vou dizer apenas que tem um segundo plano infalível que acho bem mais legal do que o da playboy, não falarei mais do que isso para evitar spoiler. É nesse momento do livro que surge uma reviravolta que causa bastante estranheza. Não chega a estragar a experiência como um todo, mas que é uma reviravolta estranha é. Mesmo assim recomendo a leitura, ainda mais para as crianças e adolescentes da década de 1980 mas não só para elas.

Ah, já ia esquecendo. Se você, como eu, quer ver como ficou o jogo do Will é só entrar aqui e se viciar. Estou lá tentando melhorar meu recorde! Venha

site: http://cheirodelivro.com/fortaleza-impossivel/

Carol 29/08/2017

ahhh, os anos 80

Bill Marvin é um nerd de 14 anos apaixonado por programação que vira suas noite jogando e programando novos jogos. Ele, assim como todos os adolescentes da sua idade, quando querem uma coisa, fazem de tudo para conseguir e o novo alvo de Bill e seus amigos, Alf e Clark, é a nova revista publicada pela Playboy da famosa apresentadora de TV Vanna White. Como são menores de idade arquitetam um plano para conseguir adquirir um exemplar na única banca da cidade.

E é assim que Bill conhece Mary Zelinsky, filha do dono da banca, nerd e ama programação. Bill finge para seus amigos que só está iniciando uma amizade com Mary afim de conseguir a revista da Playboy, mas é claro que o motivo não é esse. Será que Bill conseguirá mentir para todos, inclusive para si mesmo?

O livro "Fortaleza Impossível" vem nos trazer toda a nostalgia que sentimentos ao falar dos anos 80. Não nasci nessa época, mas foi impossível não terminar esse livro nostálgica após tantas referências e um enredo muito bem escrito.

Mary foi aquela personagem que deixou impossível não admirá-la e amá-la, foi a melhor parte do livro. Ela foi crescendo e me surpreendendo a cada página e eu terminei o livro querendo abraçá-la forte, levar pra casa e passar a minha senha do Wi-Fi para ela.

É uma obra que não retrata apenas jogos, mas sim amizade, lealdade, amor e amadurecimento. Não espero diálogos incessantes e chieos de carga emocional, pois é um infanto juvenil leve e gostoso de ler, que mesmo sem possuir uma carga pesada consegue te fazer enxergar os personagens e seus sentimentos.

Recebi a prova do livro da Editora Arqueiro e mesmo não sendo a impressão oficial já fiquei surpresa com todo o cuidado e carinho da editora com seus leitores, é lindo de ver uma editora tão grande como eles, mas ao mesmo tempo tão atenciosa. Obrigada pelo envio dessa prova, foi a minha primeira e eu me emocionei demais.

Desireé (@UpLiterario) 02/09/2017

Inocência, amizade e uma tela em DOS. (@UpLiterário)
Se você se apaixonou com pelo menos uma dessas duas séries nostálgicas: Anos Incríveis e Stranger Things, você precisa ler Fortaleza Impossível!
Will, Alf e Clark são grandes amigos e como todo garoto de 14 anos ou mais são apaixonados por Vanna White, uma famosa apresentadora de TV. Quando a Playboy lança uma edição com fotos exclusivas de Vanna, os meninos bolam um plano mirabolante para conseguir um exemplar. Mas no meio de todos os desafios que eles terão que vencer para finalmente colocarem as mãos na revista, Will jamais poderia esperar que teria que superar os percalços do primeiro amor.
Recebi a prova desse livro da Editora Arqueiro, em um pacote cheio de amor e carinho (e chocolate!) e amei! Queria muito ler essa história, pois amo os anos 80 (afinal nasci nessa década - em novembro de 89, maaas, ainda anos 80) e adoro leituras e séries que mostram um pouco desses tempos tão próximos, mas tão tecnologicamente distantes de nós. E eu não podia ter amado mais esse livro. Ele foi perfeito do início ao fim.
Com uma narrativa empolgante e os relatos de Will, aquele típico nerd que ninguém dá bola na escola, mas que esconde uma genialidade impressionante, deixam a leitura com o sabor doce do início da adolescência, umas das fases mais difíceis do jogo da vida. E as aventuras e os sonhos dos garotos vão te lembrar daqueles dias mágicos em que os pequenos problemas pareciam grandes enigmas a serem desvendados, e quando cada pequena conquista é uma enorme vitória.
Impossível parar de ler e, mais ainda, não se emocionar com Will e Mary. Não percam o lançamento, apertem o play e boa leitura!

site: www.instagram.com/upliterario

Barão 05/09/2017

Um livro sobre amizade, primeiras escolhas, diversas inteligências e amor, inclusive o amor pelos anos 1980.
"Olhei-a nos olhos, para que visse que eu estava dizendo a verdade; fiz força para que acreditasse em mim. A Fortaleza Impossível era verdade. A Radical Planet era verdade. Tudo o que eu sentia por Mary era verdade." - pág 235

O ano é 1987, Billy, Clark e Alf são garotos na faixa dos 14 e 15 anos, apaixonados por jogos de computador (a super novidade da época), musicas, filmes e programas de TV, completamente nerds e felizes. Billy é filho de mãe solteira e passa a maior parte do seu tempo sozinho em casa programando seus próprios jogos de computador feitos a 8-bits, mas ele vem apresentando sérios problemas na escola por não acompanhar a sua turma, o que acabará apresentando sérios problemas ao garoto.

Outro entretenimento que era auge naquela época era a revista Playboy, que acaba publicando fotos escandalosas de uma das apresentadoras de TV que o trio de nerds adora, Vanna White. Porém, por serem de menor e não possuírem amigos mais velhos para comprar a tão desejada revista, Billy, Clark e Alf planejam um "assalto" para conseguir a revista. Mas, até onde é um assalto se você pretende pagar pelo produto?

Contudo os garotos vão ter que conseguir se livrar de vários obstáculos para conseguir invadir a única loja da cidade que vende a Playboy, sendo eles: um policial; um cachorro escandaloso; atravessar dois prédios e conseguir o código de alarme da loja. É aí que entra na jogada a enigmática e super inteligente, Mary Zelinsky, filha do dono da loja que o trio quer invadir, e sobra para Billy a tarefa de conseguir o código do alarme. Porém, tudo começa a mudar a partir do primeiro contato de Billy com Mary.

Com uma escrita incrível, repleta de referências aos anos oitenta, Fortaleza Impossível é um prato cheio para quem morreu de amores por Os Goonies, ou por Stranger Things, vocês precisam ler esse livro, sério! Por mais que no meio do livro tenha muito assunto sobre computadores e programação eu não senti dificuldade na leitura. Enfim, vale a pena conferir esse livro!

site: https://www.instagram.com/meninatecaria/?hl=pt-br
CAMILA 05/09/2017minha estante
''Suponho que esta leitura, deva trazer novamente o passado bom que não se presencia mais no cotidiano". interessante livro!

Barão 13/09/2017minha estante
Sim! Arrasou na frase.

CAMILA 13/09/2017minha estante
Obrigada! Aline. Beijos!

Lucas 12/09/2017

"Decepção" define esse livro
Um livro repleto de personagens machistas e com comentários gordofóbicos. Insisti com a leitura até o fim, na esperança de que houvesse uma evolução e amadurecimento, mas na verdade, os personagens só são babacas mesmo. A história é boa, porém o que motiva ela acontecer é algo tão ridículo, e com proporções tão absurdas, que simplesmente não dá para comprar a ideia. O final foi bem ok, possui um plot twist legal, mas infelizmente não foi o suficiente para salvar o livro todo. Desculpa quem gostou, mas para mim, não deu!

Letícia 17/09/2017

Resenha para o blog Série Myron Bolitar - Harlan Coben
Em ‘Fortaleza Impossível’ a gente viaja aos anos 80, com um grupo de amigos nem um pouco uniforme, mas que nos faz reviver nossos anos de escola e relembrar todas as escolhas e sonhos loucos que temos durante esse período de nossas vidas.

Você consegue imaginar um mundo sem computador? Ou pior sem smartphones e sem redes sociais? Doideira, né? Então, só que isso nem faz tanto tempo assim, logo ali nos anos 80 todas essas tecnologias, que hoje não vivemos sem, ainda nem existiam e é onde o livro é ambientado. Eu sou 90’s kid, então peguei um pouco desse mundo sem internet tão acessível, mas mesmo assim, em vários momentos me peguei pensando: ‘ah, manda um áudio no whats pra ela e pronto’, foi muito legal mergulhar nesse mundo sem wifi por alguns dias.

Billy Marvin é um daqueles garotos meio zero a esquerda na escola, com seus 14 anos não gostava de jogar futebol, não tinha notas altas, mas em uma coisa ele era bom: programar, seu sonho era ser um programador de jogos, mas este também era o seu segredo, que não ousava dividir nem com seus melhores amigos: Alf e Clark, o primeiro é aquele amigo louco que todo mundo sempre tem um, que tem as ideias mais insanas e Clark seria o galã da escola, se não tivesse nascido com um problema na mão, seus dedos de uma das mãos são colados, então eles e seus amigos chamam uma de suas mãos de garra e é claro que Clark acreditava que todas as meninas se afastavam dele ao ver a garra, então sempre tentava ao máximo escondê-la.

A aventura dos três se inicia quando Vanna White, uma das apresentadoras da TV mais famosa e favorita deles sai na revista Playboy. Eles e todo garoto de 14 anos ficam loucos para ver as fotos, mas como eram menores de idade não podiam simplesmente ir lá e comprar um exemplar, então eles bolam alguns planos para ter Vanna White em suas mãos.
E um desses planos, os leva até a loja do pai da Mary Zelinsky, uma menina gordinha da vizinhança, que sabia muito de programação, ela ao ver Billy interessado nos computadores Commodore 64, o entrega um panfleto de uma competição de games, onde o vencedor além de ganhar um prêmio em dinheiro poderia conhecer um super programador, ídolo do Billy, Fletcher Mulligan.

Quando Clark e Alf decidem que para conseguirem uma playboy precisariam seduzir Mary, Clark intervém dizendo que ele mesmo iria seduzir Mary. O que Clark e Alf não sabiam era que Clark e Mary formariam uma dupla de programadores, ele tinha feito o ‘Fortaleza Digital’, mas não achava que estava perfeito, o achava muito lento, quando vira que Mary sabia muita coisa de programação, não perdeu a oportunidade de pedir algumas dicas, mas rapidamente os dois formam uma equipe inusitada numa corrida contra o tempo para deixar o jogo perfeito para a competição.

Billy e Mary vão se tornando cada vez mais próximos, no meio de códigos e mais códigos de programação, Vanna White vai se tornando cada vez menos importante para ele, diferentemente de seus amigos, que já haviam montado um grande esquema de venda de xerox das fotografias, para depois que conseguissem ter a revista em suas mãos.

O que Billy não poderia imaginar é que Mary escondia um grande segredo, que o seu jogo tão importante se tornaria um fardo e que teria a tão desejada revista a sua disposição, mas ficaria com raiva de colocar as mãos nela.

Esse livro foi uma viagem deliciosa aos anos 80, tem muitas referências e é impossível não se identificar, nem que seja um pouquinho com esses adolescentes, porque fazer escolhas erradas e não dizer o que realmente está sentindo está no dna de todo mundo durante essa fase, o que posso dizer é que vale muito a pena se aventurar por todas as fases desse livro, para no final conseguir resgatar a princesa na fortaleza e receber de brinde uma ótima história.

site: https://myronbolitarloversbr.blogspot.com.br/2017/09/resenha-da-semana-fortaleza-impossivel.html

Cami @leiturizar 27/09/2017

Gostei muito!
A vida de Will já era complicada pelo fato de ser somente ele e sua mãe para cuidarem da casa. Além disso, o garoto não ia bem na escola, mas sempre nutriu um gosto peculiar em programar jogos para computadores e quando seus amigos Alf e Clark sugerem um plano para pegar a Playboy do mês que continha fotos da queridinha dos Estados Unidos, a sua vida muda de ponta cabeça.

Acontece que Alf estava mais interessado em ver as partes íntimas da apresentadora e planeja um assalto, só que não é bem assalto se você invade o estabelecimento de madrugada e deixa o dinheiro na caixa registradora, certo? A ideia era se tornar amiga da filha do dono da loja, mas as coisas saem terrivelmente errado e como tudo na vida, haverá consequências.

"O herói se arrastava pela tela com os guardas se esforçando para persegui-lo, como se estivessem meio atolados na lama. Jogar o jogo era como escutar um disco de 45 em 33 rpm: dava para entender o conceito básico, mas, passado um minuto, aquilo enlouquecia a gente."

A história é leve, fluida e muito divertida. Faz o leitor viajar no tempo em uma época onde nem todos tinham computadores em casa e os códigos de programação eram muito mais complexos do que atualmente. Will nos leva a uma dimensão totalmente inesperada e envolvente. O clássico que todo fã de jogos gostará de ler!

Will é um garoto que nunca teve muitas expectativas na vida, mas então Mary, a filha do Sr. Zelinsky, o proprietário da loja, aparece com uma proposta de uma competição entre os maiores gamers da época e então os dois começam a trabalhar juntos em um jogo revolucionário e original, mas o que ele dizia aos amigos é que estava conquistando a moça para conseguir a senha e assim ter passe livre para a Playboy.

"De repente tive vontade de estar a léguas de distância de Mary. Eu me senti idiota por ter tentado, e mais idiota ainda por ter mostrado a ela o jogo. Planet Will Software! Onde eu estava com a cabeça?"
Os capítulos começam com códigos de programações antigas, algo bem temático e de acordo com os cenários. O projeto gráfico que a editora arqueiro desempenhou está fantástico! Outro ponto legal também é que em alguns momentos Will conversa com o leitor, quebrando a quarta parede, o que me fez gostar ainda mais da obra.

Não posso deixar de parabenizar o autor pela riqueza de detalhes na obra! Esse é o tipo de livro que cativa fãs de todos os públicos e tem um apreço especial para a comunidade geek. Qualquer semelhança com Stranger Things é mera coincidência (bem pouca mesmo, quase nada). A história é bem original, pelo menos eu nunca li nada parecido e adorei viver essa aventura ao lado de Will e seus amigos.

"E eis o que acontecera. Após 14 anos de mau futebol, de basquete ruim, de notas deploráveis, e de fazer péssimas escolhas no quesito moda, após 14 anos sendo eu mesmo, eu não estava acostumado a elogios."

Por falar em amigos, Clark e Alf são os amigos que todo garoto solitário sonha em ter! Eles são muito unidos e topam qualquer parada pelo bem da amizade. Foi muito sensível e interessante da parte do autor destacar esses laços e atenuar a importância da família também. Mas sou suspeita para falar, pois adoro livros juvenis.

Recomendo a obra a todos que se consideram geeks, ou que gostariam de ser, pois essa obra vai mudar a sua vida com certeza!

"Eu não sei onde ela arranjava aquela segurança. Era como dizer: a gente não precisa aprender todo o mandarim chinês; só precisa aprender o suficiente para traduzir o Discurso de Gettysburg. Mary tendia a acreditar que tudo era possível desde que a gente de dispusesse a tentar."

site: http://leiturize-se.blogspot.com.br/

Diane Ramos 09/10/2017

FORTALEZA IMPOSSÍVEL (Jason Rekulak)
Uma das grandes vantagens do universo literário é que podemos viajar por outras épocas que não tivemos a oportunidade de conhecer, e esse fato foi o que mais me motivou a solicitar Fortaleza Impossível, pois, o livro se passa nos anos 80, uma época não tão distante, mas, que possui muitas diferenças dos dias atuais, a começar pela internet que nesse período crescia de forma tímida e era uma raridade encontrar computadores nas residências.
O livro se passa em 1987 e traz a história de Billy Marvin, um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey e definitivamente é um nerd feliz. Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema, seriados e games. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.
A rotina desse trio segue tranquilamente até que a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os garotos são fascinados. Como ainda não são maiores de idade pra comprar a revista, eles planejam um ousado e perigoso assalto para roubá-la. E é aí que Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar...

Fortaleza Impossível é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Billy e, desta forma, acompanhamos bem de perto todas as incertezas que o garoto carrega consigo. A narrativa é encantadora, fluída, envolvente e, mesmo não entendendo muito sobre os assuntos tratados, terminei a leitura super rápido e achei tudo muito delicioso e agradável! O livro possui muitas menções sobre músicas, filmes e termos sobre programação e computação, o que achei muito interessante e me fez sentir como se já tivesse vivido nessa época. Achei interessantíssimo também o fato de toda a história se passar numa época próxima a nossa, mas, distante o suficiente para não existir smarthphones, redes sociais e coisas do tipo. Hoje em dia somos tão dependentes dessas ferramentas que achei curioso o fato dos personagens não terem acesso a nada disso, sem dúvida, foi muito divertido adentrar num mundo sem essas modernidades dos dias atuais.
Os personagens são bastante carismáticos, achei que teria uma dificuldade em me envolver com eles devido a sua pouca idade, mas, estava completamente equivocada, o autor os construiu tão bem que já nas primeiras páginas queria me tornar amiga deles. Billy é um garoto bem legal que sonha se tornar um programador de games e quando ele conhece Mary ele sente aquela fagulha lhe mostrando que está bem perto de realizar seu sonho. Porém, na minha opinião, o grande destaque do livro é Mary, ela é uma garota doce, surpreendente, interessante e é simplesmente impossível não torcer por ela. Mary é uma personagem que conquista com sua história de vida e, sem dúvida, ela foi a melhor parte do livro, inclusive, em alguns momentos desejei que o livro tivesse também o seu ponto de vista para que o leitor pudesse conhecer melhor seus sentimentos.
Apesar de trazer muito conteúdo geek, o livro não é só sobre isso, nele encontramos uma história repleta de demonstrações de amizade, lealdade, amor e muito amadurecimento também. Gostei bastante de acompanhar a evolução dos personagens ao longo da trama e o autor inseriu uma surpresa no final do livro que me pegou totalmente desprevenida e me fez entender mais a família Zelinsky.
Enfim, Fortaleza Impossível é um livro adorável sobre os anos 80! Me apaixonei, me diverti, me emocionei e, agora, guardo esse livro num cantinho especial no meu coração. Super recomendo a leitura pra vocês!!!

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Beta Oliveira 10/10/2017

A obsessão de três amigos pela Playboy de uma famosa apresentadora de TV é o mote para embarcar no túnel do tempo, mas não esperava a sequência de “como”, quê?”, “hein?”, “eita!”, “peraí” tudo ao mesmo tempo! E um livro que cita Phil Collins é pra respeitar! Só não dei nota máxima, porque fiquei um pouco perdida na parte técnica que ele cita da programação de computador, mais falha minha (admito) que do livro. Mas a leitura compensa muito.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha:

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2017/10/cap-1396-fortaleza-impossivel-jason.html

Livroseliteratura 11/10/2017

Resenha do blog Livros & Literatura
Uma atmosfera um tanto noir e um mote envolvente: ingredientes perfeitos para um romance de sucesso.

Na minha opinião, no entanto, o autor se perdeu no meio do caminho.

A estória é interessante, mas a escrita não é envolvente (só nos primeiros e nos últimos capítulos).

O desenvolvimento da trama é prolixa e insípida. É bastante evidente o que ocorreu nos bastidores: Jason Rekulak criou um jogo no estilo da década de 80 e, a partir daí, moldou o enredo em torno de sua principal atração.

Fiquei um tanto confusa em relação ao público alvo: a nostalgia dos anos 80 é voltada para quem vivenciou a época, mas o desenrolar é juvenil demais para esse público.

Foi difícil concluir, cheguei a abandonar a leitura. Mas, apesar da decepção durante o desenvolvimento da obra, os capítulos finais foram divertidos.

Minha aposta é que os fãs de programação irão se deliciar com os detalhes sobre a criação do game e os trechos que discorrem sobre linguagem de computador (nada muito técnico, apenas entretenimento). Os rapazes que roubavam Playboy na infância, também.

site: www.instagram.com/livroseliteratura

Nath Correia @bibliotecadanath 16/10/2017

Fortaleza impossível l @jrekulak l @editoraarqueiro l 269 páginas l 4’
O ano é 1987, Billy e seus melhores amigos – Alf e Clark – levam uma vida tranquila em New Jersey. Os garotos dividem seus dias entre as obrigações escolares e os momentos de diversão na casa de Billy. Além disso, Billy é um nerd que passa suas madrugadas programando jogos de computador. Um belo dia, a Playboy publica fotos comprometedoras de uma famosa apresentadora de TV por quem os garotos são alucinados. Por serem menores de idade, os três resolvem bolar um plano para roubar a revista. E, é nesse momento, que Billy conhecerá a programadora nerd Mary e tudo começará a mudar...

Fortaleza impossível é, antes de tudo, um livro sobre amizade, primeiro amor, amadurecimento e companheirismo. Com uma narrativa divertida e cheia de reviravoltas e percalços no meio do caminho, o autor apresenta ao leitor os diversos planos mirabolantes dos garotos para conseguir as tão sonhadas fotos. Em meio isso, acrescente uma ótima homenagem aos anos 80 com suas músicas, filmes, astros da TV e os primórdios dos computadores e da programação de jogos.

É um livro com temática juvenil, então espere aqueles comportamentos estereotipados dos adolescentes, onde tudo ganha proporções dramáticas e gigantescas e onde tudo tenta ser resolvido com um belo toque de impulsividade e uma grande dose de ingenuidade e imaturidade. Confesso que o grande segredo do livro não me agradou muito e o final poderia ter sido diferente e melhor explorado, porém, tais detalhes não tiraram o brilho da história que aqueceu bastante o coração nerd dessa leitora compulsiva.

Junior.Silva 23/10/2017

Resenha: Fortaleza Impossível – Jason Rekulak
Hoje é dia de voltar aos anos 80, uma excelente época para ser retratada em livros, filmes e séries, com milhares de fãs, e conhecer três jovens nerds que se aventuram para roubar uma edição da revista playboy de 1987, com a apresentadora Vanna White, a queridinha da America naquela época. Na apresentação do livro podemos esperar uma história leve, engraçada, emocionante e totalmente nostálgica, mas na realidade só encontramos uma história cheia de polêmicas, um enredo cansativo e, em algumas partes, bem forçado e confuso, mas a história tem seus méritos.

No romance de estreia de Jason Rekulak, tecnicamente o autor seguiu bem a cartilha pra prender o leitor: capítulos curtos, boa apresentação, personagens interessantes… o problema começa justamente nessa primeira etapa da história, quando você começa a ler cheio de vontade a história não se desenvolve, com três adolescentes inventando mil coisas para comprar, acredite, uma revista playboy de 4 dólares. Dando um crédito à licença poética, continuamos a leitura e os personagens vão ganhando seu espaço, criando um plano bem mirabolante que servirá de base para todo o desenvolvimento do restante da história.

Curiosamente o livro vem causando polêmica na blogosfera literária, já que em diversos momentos os personagens adolescentes são extremamente preconceituosos. Confesso que fiquei incomodado em alguns momentos, apesar de saber que na década de 80 não havia muito pudor para comportamentos como esse. Onde o agressor falava qualquer coisa livremente e a vítima se comportava como culpada pelo preconceito alheio. Porém, se tem uma coisa que eu aprendi nesses últimos anos é que ao resgatar algo tão nostálgico como a década de 80, o autor deveria preservar o que realmente valeu a pena. Comportamentos como vimos nos personagens do livro não precisavam ter sido incorporados tão gratuitamente, sem um propósito evidente.

O autor tem potencial para cativar os leitores, mas nessa estreia ficou devendo. Se inicialmente a coisa demorou a andar, o final foi um tsunami de acontecimentos, com desenvolvimentos corridos, previsíveis e meio sem sentido, entrelaçando uma série de novas histórias que deram mais a sensação de estarem ali só para causar um efeito “caramba, que surpresa!”, mas na verdade a única sensação que conseguiu foi “jura que você fez isso?”.

O grande mérito está na criação, por Rekulak, para o nosso mundo real, do jogo Fortaleza Impossível, você inclusive pode acessá-lo e jogar acessando o site do autor.

O livro tinha tudo pra ser uma viagem incrível e fazer com que o autor marcasse um golaço na sua primeira publicação, mas acabou sendo apenas decepcionante e previsível. De toda forma, é importante destacar que essa é uma impressão pessoal minha e se você quer relembrar (ou conhecer) todo o universo dos anos 80, esse livro pode valer a pena e a sua opinião do livro pode ser outra.

site: http://leitorcompulsivo.com.br

Carla 24/10/2017

Será que ser adolescente é fazer muitas escolhas estúpidas?
Em Fortaleza impossível Billy é um garoto nerf que ama programação de jogos de computador. Ele e seus amigos, Clark e Alf, são fãs da apresentadora de um programa de tv, a Vanna White e ela acabou de sair na revista Playboy. Os garotos tem apenas 14 e não podem comprar a revista, mas eles bolam planos mirabolantes para comprar essa revista. Aí é que eles começam a fazer muitas escolhas erradas e acabam se metendo em muita confusão.

Esse é um daqueles livros juvenis onde os personagens são garotos na pré-adolescência/ adolescência que fazem muitas escolhas ruins. Onde um arquitetas os planos que certamente darão errado e todos vão no embalo. E, no fim, todo mundo acaba se dando mal. Aí você percebe como é confusa a mente de um jovem, o quão impulsivo eles são e o quanto são movidos pelos seus desejos momentâneos. A adolescência é uma fase realmente difícil e as vezes algumas escolhas podem marcar o resto da caminhada.

É o que acontece com os personagens, desde o início eles só fazem escolhas nitidamente ruins, de mal gosto e que claramente darão erradas e encrencarão eles bem feio.

Os personagens, sinceramente, são bastante irritantes e adolescentes bem chatinhos hahahaha, mas normal, eles normalmente são. Mas eu gostei bastante da representatividade de Mary, a única garota que aparece no grupo. E fala de mulheres marcantes na programação/computação, que faz as leitoras mulheres se orgulharem.

"Você é a primeira pessoa que conheço que tem um 64. E é uma garota."
"Acha estranho?"
"Achei que garotas não gostassem de programar."

Essa é uma leitura para passar o tempo. Ela é bem rápida, bem fluida e com capítulos pequenos (Graças a Deus)

Não achei esse um livro ruim, mas também não me encantou. Aos que gostam de ler histórias mais juvenis e estudar o comportamento dos jovens, recomendo. Mas para mim, por exemplo, não funcionou muito bem, apenas por não ser meu estilo de leitura. Mas solicitei ele justamente por isso, para tentar algo novo.

"Existe uma porção de coisas que um garoto adolescente não conta a mãe. Conforme envelhecemos, escondemos cada vez mais coisas, coisas que são muito difíceis de falar ou constrangedoras de explicar. Fazemos isso para proteger tanto nossas mães quanto nós mesmos, pois, sejamos francos, a maioria de nossos pensamentos é realmente inconcebível."

site: http://www.sharingbooks.com.br/2017/08/fortaleza-impossivel-jason-rekulak_28.html#.We8tjLVrzow/ @sharingbooks2

thamirisdondossola 25/10/2017

Fortaleza Impossível
Fortaleza Impossível, escrito por Jason Rekulak e publicado pela editora Arqueiro, foi uma linda surpresa! Solicitei este livro por conta da sinopse e não sabia exatamente o que esperar dele, mas me surpreendi bastante, e foi de forma positiva.

A história, que se passa em 1987, gira em torno de Billy Marvin, um jovem garoto de 14 anos que é apaixonado – assim como todos os garotos – pela apresentadora de TV, Vanna White. Num dia qualquer, Vanna aparece na capa da revista Playboy e Billy e seus amigos querem muito adquiri-la, porém, eles são menores de idade e não podem comprar a revista. Assim, eles bolam um plano maluco de invadir a loja de Zelinsky, que é a única da cidade que vende a revista, para “roubá-la” (na verdade, segundo os garotos, não será um roubo, pois eles vão deixar o dinheiro da revista, como se estivessem comprando). E é aí que entra Mary, a filha de Zelinsky.

Billy faz amizade com a garota, pois assim como ele, ela também é viciada em criar jogos de computador. Fica a cargo dele, portanto, a partir de sua amizade com a garota, de conseguir o código do alarme da loja, para que o alarme não soe e estrague tudo quando eles invadirem a loja. Mas assim que conhece Mary, Billy passa realmente a nutrir uma bela amizade com ela. E tem mais: eles começam a trabalhar juntos num jogo, o Fortaleza Impossível, para uma competição. Será que Billy manterá a ideia de invadir a loja e correr o risco de magoar Mary? Ou ele desistirá do plano de “roubo” por respeito a nova amiga?

A verdade é que esse livro é inusitado do início ao fim. Nas primeiras páginas, tive alguns pressentimentos e desanimei, pensando já ter matado toda a charada do que acontecia no decorrer do livro, mas meu pressentimento foi falho, eu não acertei nada, me surpreendi com tudo, e melhor ainda: amei tudo!

Billy é um bom garoto, só precisava acreditar mais nele mesmo e não ir atrás dos seus amigos bobões. Tive vontade de socá-lo diante de algumas atitudes, mas as circunstancias o levaram a agir assim. Mary é adorável! Fiquei cho-ca-da com o segredo que ela escondia, jamais imaginei se tratar daquilo. E os demais personagens foram muito bem construídos, desde os amigos de Billy, Alf e Clark até a mãe de Billy, o polícia Tack e Zelinsky. Quero dizer que o autor tomou cuidado em dar características especificas e relevantes para cada personagem e achei isso muito bacana.

Fortaleza Impossível é um livro gostoso de ler. Você pode lê-lo em muito pouco tempo, acredite! O livro tem uma boa dose de humor, mas também aborda de forma sutil o preconceito, além de tratar de bullying. Há um outro lado, além do Billy programador que imagina um futuro nessa profissão: o lado do garoto que tira notas baixas na escola e que tem medo de falar sobre a profissão que quer seguir, apesar de sonhar com ela todos os dias.

Adorei! Do início ao fim: adorei! É um romance adolescente muito bem escrito, todas as partes se encaixam perfeitamente e o melhor de tudo: somos surpreendidos do início ao fim. Em algum momento, eu afirmo, você irá se surpreender! E, bem... Irá adorar!

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/