Dear Aaron

Dear Aaron Mariana Zapata

Resenhas - Dear Aaron

Kamila Silva 07/11/2022

Mais parado de Zapata
Ainda na missão de ler todos os livros da Mariana Zapata e fui surpreendida, não tão positivamente, com Dear Aaron.
O esquema cartas, e-mails, mensagens de texto e depois o texto corrido é interessante. O desenvolvimento amizade antes de se conhecerem também. É um slow burn e Zapata sabe fazer isso de olhos fechados. Mas o fechamento desse livro? Que tristeza.. Aparentemente precisariam de mais umas 300 páginas para ela abordar o que realmente faltou na história. E tirar umas 200 que poderiam ficar sem. Passei momentos querendo pular alguns trechos e é isso. Óbvio que é interessante ser do mesmo Universo que a Jasmine, mas não aborda nada além das rasas crises da personagem. Talvez releia Lukov só pra ver se dá um fechamento melhor para Dear Aaron que o próprio livro dele deu, mas não me recordo de nada que comprove isso. Aaron e RC mereciam um tratamento melhor, é como pegar bons personagens e simplesmente desperdiça Los.

Fefa_ 08/11/2022

Me curando de uma ressaca
De Natal eu só queria um personagem masculino escrito pela Mariana.
Eu falo isso de todos os livros dela, mas esse... Esse superou todas as minhas expectativas. Cada capítulo me identifiquei mais com a Ruby, sério parece que ela foi feita pensando em mim mesmo, a diferença é que eu não tenho um Aaron na minha vida ?
O começo fico pesado pelo formato se você não estiver acostumado vai penar pra continuar, mas é persistindo que se encontra o ouro.

Maria3122 10/11/2022

Mariana Zapata nunca erra
ela escreveu a versão dela de querido john e ficou mil vezes melhor lol imagina ser iconica e talentosa assim?! melhor autora de romance sim claro e com certeza!

Onde estão? 16/11/2022

Mariana meu amor, obrigada por mais um livro que eu amei. Sério, estou muito apegada por eles. Gostei de acompanhar esse relacionamento começando por mensagens.

sophia171 20/11/2022

eu achei tão bobo,achei tão sem graça
é bom?é,mas sla ,demorei uma eternidade pra ler porq ele é mt blé
realmente esperava mais

celina.laura 26/11/2022

uma obra prima de livro!!! Aaron e Ruby perfeitos. acho que nunca li um livro cem por cento focado no casal como esse, a construção deles é incrível, me manteve muito focada. é um daqueles livros que me faz lamentar ser tão sozinha.

Cianthe 06/12/2022

Na falta de adjetivos, vai "fofo" mesmo
Eu tô convencida de que nenhum outro livro da Mariana Zapata vai superar "Wait For It" e só precisei ler mais 1 livro dela pra reafirmar essa convicção.
Eu gostei de "Dear Aaron", é fofo. Mas é só o que eu tenho pra falar sobre ele também.
Eu gostei da Ruby, ela é insegura e ansiosa, mas muito engraçada. O Aaron... Não sei o que falar dele porque eu terminei o livro e ainda sinto como se não conhecesse ele de verdade, profundamente. Pra ser sincera, eu senti isso com os dois e com todos os outros personagens (que nem são relevantes aqui). Em "Wait For It" (que já virou parâmetro pra julgar os outros livros da Mariana) os personagens são todos muito bem trabalhados e ou desenhados, inclusive os figurantes. Aqui eu senti como se tivesse sempre navegando "no raso" com os personagens, por mais que eles estivessem literalmente contando sobre a vida deles através das mensagens que trocavam.
O que me leva a outro ponto: que maneira preguiçosa de se fazer um slow burn, hein, Mariana? A graça do slow burn é a convivência do casal ali no dia a dia, dos pequenos detalhes sendo descobertos e observados e etc etc etc... Mas aí a Mariana vem e me coloca os protagonistas trocando correspondências e chama isso de um romance slow burn?! Ok, quem sou eu pra julgar como e porquê as pessoas se apaixonam (inclusive no livro tem uma frase sobre isso que eu marquei e vou colocar aqui no final). Mas quando eu tô lendo um romance, eu quero ser convencida e conquistada, e alguma coisa aqui não funcionou comigo. Toda essa coisa deles se conhecerem virtualmente, aprenderem tudo (ou quase tudo) um sobre outro através de e-mails e se apaixonarem no meio dessa dinâmica... Soou muito mecânico pra mim. Eu não tô falando que não acontece, até porque estamos em 2022 e o webnamoro está aí. Mas, sei lá, sabe? Acho que foi a maneira como foi conduzido. Pra mim, não teve toda a magia do "conhecer um ao outro", porque é muito fácil/confortável criar um slow burn entre dois personagens que se conectam sob uma dinâmica Q&A (perguntas e respostas). Não colou pra mim. Entendo a mensagem de que "o interior importa mais", mas... É.
A narrativa do livro também fica no formato de e-mails por um BOM tempo. Quando eu começo a achar maçante, a Mariana muda a métrica e começa a narrar a história da forma convencional, mas aí eu percebi que também tava começando a me acostumar com o estilo "narrativa e-mail". ?
Acho que o ideal teria sido intercalar entre os dois estilos de narrativa desde o início. Aí depois fiquei pensando: e se a Zapata mudou o estilo da narrativa repentinamente de propósito pra que nós, leitores, compartilhássemos do mesmo sentimento que a Ruby? Esse sentimento de sair da zona de conforto pra encontrar algo que você sabe tanto sobre mas na verdade não conhece ainda (Aaron ? estilo de narrativa)?
Sim, eu queria muito ter gostado muito desse livro e tentei criar um significado menos básico pra tudo.
Enfim... É fofo, temos vislumbres da Jasmine de "From Lukov With Love" que é irmã da Ruby e é isso. Eu senti como se fossem muitas páginas e, ao mesmo tempo, poucas páginas. Um pouquinho de tudo foi pouco desenvolvido, eu diria. O ritmo lento, que deveria ter sido o atrativo, me deixou desejando que as coisas pudessem dar uma acelerada, uma resolvida, uma alavancada...
Ah, e eu também senti a atmosfera muito mais juvenil, bem mais adolescente mesmo, tanto as problemáticas do plot, tanto a personalidade dos personagens, quantos as falas, as piadas, as interações e... Tudo.
Não leria de novo, mas também não tô (totalmente) arrependida de ter lido. Teve lá seus momentos fofinhos.
E eu não queria (porque amo muito essa música), mas "Snow On The Beach - Taylor Swift feat. Lana Del Rey" poderia facilmente ser a trilha sonora desse livro.
Citações (3):

"What was love if it wasn't just a single word people used to try and describe something that wasn't easily explained or grown in one action or declaration?"
? RUBY

"Even before I saw your face or heard your voice, Rube? I don't want you with anybody else. You're my Ruby, and you have been for a long time."
? AARON

"Looking back on it, it's weird thinking about the moments you don't realize are important. The sentences, the touches, the actions that seem so innocent in that second, you take them for granted. The words that make water into wine in the course of your life. But I would never forget the way his words made me feel. The way he made me feel right then."
? RUBY

AVALIAÇÃO: 3,5 / 5

Ana Maria 12/12/2022

?Já te disse hoje que estou feliz que você está aqui??
Confesso que estava enrolando para ler esse, visto que mais da metade do livro é escrito em formas de e-mails, e imaginei que não fosse ser fluido. Porém me enganei, pois o livro me prendeu desde o início, e eu não via a hora deles se encontrarem.
O romance é focado totalmente no casal, já que boa parte do livro é composto apenas por mensagens deles. Particularmente eu adorei, mas não posso deixar de dizer que ficou faltando muita coisa ainda, pois mesmo sendo uma característica da autora ter poucas páginas dos protagonistas como um casal formado, nesse livro ela correu muito mais com o final, e o epílogo foi fraco também.
Acho que para quem quer começar ler a Mariana Zapata, é sempre bom ter em mente que é muito slow burn - o casal fica só lá para os 90% -, e eu não acho que esse seja o melhor livro para começar, eu sempre recomendo iniciar por ?A Muralha de Winnipeg e Eu? e ?Espere Por Mim?.

Tata 20/12/2022

Simplesmente perfeito
Bom recentemente descobri que a mariana zapata dificilmente erra, e minha gente que livro perfeito e bem escrito foibedse, serio estou sem palavras.

Gabriella 28/12/2022

Fofinho
É um romance bem água com açúcar. Achei legal o formato do livro em grande parte ser os email que eles trocam. Como disse, é um romance bem gostosinho, apesar de que me cansou em alguns momentos. E também tem algumas falas problemáticas do Aaron e da Ruby (na minha opinião). Mas como um todo é bom para passar o tempo.
E eu levei um ano para perceber que era a Ruby irmã da Jasmine do livro ?De Lukov, com amor?, que eu li primeiro. ?????

sarah370 01/01/2023

meio blé
gosto muito da escrita da mariana zapata mas achei esse livro MUITO arrastado, não tinha vontade nenhuma de terminar.
o casal é fofo porém só ficaram juntos nas últimas páginas. não mostrou muito do futuro deles, mas aparece em from lukov with love.

Lisa 10/01/2023

Você é a minha Ruby, e tem sido por um longo tempo.
No começo não me senti tão conectada com os personagens, por isso demorei tanto para finalizar este livro. Mas como todo livro da Mariana eu me apaixonei pela Ruby e pelo Aaron. É fácil se apegar a esses dois, ainda mais quando você entende os sentimentos de cada um, a Mari sem dúvidas desenvolveu os dois muito bem, não foi uma coisa rápida e apressada foi lenta e acolhedora. Esse não é o primeiro livro que eu leio desta autora e sou suspeita a falar, mas amo a escrita dela é algo fácil de entender.
Ruron para sempre ?

Nalu 12/01/2023

Ruron forever.
Bom, poderia ser melhor. Queria ter visto o Aaron conhecendo a família dela, queria ter visto eles morando juntos, queria ter visto a Ruby conhecendo a família dele. Queria ter visto ela começar seu próprio negócio. Queria ter visto tanta coisa acontecer que não ficasse só em cartas e em mensagens.Não me leve a mal, eu amei o conceito, mas queria que tivesse tido mais coisas ao vivo e a cores.
Eu gostei muito do Aaron, mas o Aiden ainda é o Aiden, sorry. A Ruby também é uma boa protagonista, gosto de que ela sabe o quer e não aceita mixaria. Em relação aos outros livros da Mariana que eu já li, acho que esse junto com o do Rhodes também foi fraquinho. Eu sinto que os livro dela é muito família, no sentindo de que sempre tem o envolvimento da família, e esse eu achei que não teve. É um aspecto dos livro dela que eu acho legal.

Como sempre, apesar de ser longo para caramba, li muito rápido. Gosto do slow burn. ?