No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Patty 06/09/2020

Primeiro livro de contos que leio de Chimamanda e me impressionou como eu perdi tanto tempo protelando essa leitura. Cada conto te faz pensar um pouco sobre a vida, se irritar, sentir pena, torcer pela protagonista além de te transportar para uma Nigéria ou outro país que se passe a história em época diferentes e você percebe isso em cada história de cada mulher que mesmo vivendo momentos diferentes em suas vidas, tu vê a força de mudar seus destinos continuar com seus costumes apesar dos pesares

Angel 03/09/2020

Importante
Bora lá, esse aqui é o livro "No Seu Pescoço" da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie li ele no mês passado em epub.

Ele é um livro com uma coletânea de 12 contos, onde seus personagens tem diferentes classes sociais e são de ambos os sexos. Sua leitura nos remete a pensar sobre diferentes temáticas por pontos de vistas diferentes, e a linha central comum que liga todos os personagens é a nacionalidade. Todas as histórias centram-se em pessoas nigerianas, sejam imigrantes, mais precisamente da etnia Igbo.

Detalhe, cada conto é independente então você pode ler na ordem que desejar.
Um dos meus contos preferidos foi "Uma Experiência privada" que conta a história de uma jovem estudante de medicina da cidade de Lagos que ao visitar sua tia em Kano, acaba sendo surpreendida por uma onda de violência no mercado local, e na busca por um lugar seguro se perde de sua irmã, e acaba dentro de uma loja abandonada junto com uma senhora muçulmana.

Ademais, os pontos comuns que ligam todas as histórias são as temáticas que tratam de imigração, preconceito racial, e relações familiares. A autora traz uma mescla de carga emocional com a crítica social que enriquece a obra. Além de ser um livro que traz reflexões acerca da importância da valorização da cultura africana.

Bruna Antonieta 02/09/2020

Se você nunca leu Chimamanda, No seu pescoço pode ser uma boa opção para começar, já que, em seu primeiro livro de contos, a autora traz temas centrais que também perpassam outras de suas obras. A escrita da autora carrega um tom extremamente fluido, que não te prepara para a força dos contos e te atinge profundamente ao abordar dilemas próprios da essência do ser humano e de nossa sociedade. Os nigerianos e nigerianas protagonistas de suas histórias trazem aqui questões sobre raça, imigração, machismo, permeados, muitas vezes, pela própria história da Nigéria e de regimes opressores, por histórias e sonhos desfigurados ao encontrar um EUA muito menos colorido do que parece ser pintado nas telas do imperialismo norte-americano.

Aqui, Adichie também traz, em alguns contos, um tom experimental, que coloca você no centro da narrativa, como que para experimentar o sentimento da alteridade e empatia em níveis mais profutos. Por exemplo, no conto que dá título ao livro, a autora nos apresenta como protagonistas em uma história de uma imigrante e sua condição ao encarar um Estados Unidos muito distinto do que fora idealizado.

E a conclusão que tenho ao terminar mais um livro da autora é: ler Chimamanda só me faz querer conhecer ainda mais a autora.

RoberK 01/09/2020

Em nosso pescoço
Livro de contos maravilhoso, a história que dá título ao livro tornou-se uma de minhas favoritas.

Gabslareine 31/08/2020

Uma viagem através da Nigéria
Quando tive disciplina de África na faculdade de História uma das primeiras figuras que me foi apresentada foi a Chimamanda Ngozi Adichie. Guardei na memória que ela seria uma das primeiras autoras do continente africano que eu procuraria ler.

Demorou um pouco mais do esperado, mas esse mês me propus a ler mais autores mulheres e ela me veio na mente. Peguei o livro as cegas e me surpreendi por perceber que na verdade se tratava de uma coletânea de histórias. Li e li interessada pois cada história era uma versão de uma Nigéria que se mostrava plural, contraditória, muito diferente da história única contada sobre os povos africanos, de que são gente pobre/miserável. Existe na Nigéria gente pobre sim, assim como gente rica, e a autora passa essa leitura maravilhosamente! A Nigéria não é tão diferente do Brasil, assim como não tão diferente dos Estados Unidos (comparação que a autora faz, graças a sua própria experiência do choque cultural que a mesma sofreu).

Eu amei! E meu conto preferido é o último, ?A historiadora obstinada? que fecha de forma maravilhosa uma coletânea de história e vivencias nigerianas.

Gabi 30/08/2020

Esse foi meu quarto contato com a escrita de Chimamanda, e como sempre fiquei encantada com todos os ensinamentos. Não gostei de alguns contos, mas na grande maioria são todos muitos bons. Meu favorito foi 'Os Casamenteiros', que me mostrou como é fácil se deixar levar pela opinião de outros sobre que cultura é melhor só pra ser aceito.

nathymjp 28/08/2020

Eu imaginei que fosse gostar desse livro, pois acompanho Chimamanda há alguns anos e adoro as obras dela, mas nunca pensei que fosse amar tanto.
Recheado de histórias duras e sensíveis ao mesmo tempo, a coletânea de contos trata de assuntos complexos (imigração, preconceito, feminismo, religião...) e que me tiraram completamente da minha zona de conforto ao longo da leitura.

thamaralho 20/08/2020

os contos "jumping monkey hill", "no seu pescoço" e "a historiadora obstinada" foram os meus preferidos, nunca vou esquecer como me senti enquanto lia eles.

Flá Costa 18/08/2020

Ela é demais
Foi bom conhecer este outro lado de Chmamanda.... Ela é boa em tudo o que faz e com os contos não foi diferente. Senti vontade de continuar a maiorua das histórias.

Victoria (Vic) 17/08/2020

No seu pescoço, para mim, não é um livro para ser lido rápido. As histórias são extremamente intensas, dolorosas e te deixam com uma sensação horrível de injustiça, tristeza e solidão.

É uma leitura tocante e necessária, trazendo diversos temas importantíssimos como racismo, colonialismo, religião violência sexual, violência policial, imigração, relacionamentos abusivos, entre outros.

Os contos que mais me marcaram foram Uma Experiência Privada, No seu pescoço, O tremor e Uma historiada obstinada, com o destaque para o último, que teve o melhor final de todos os contos e fechou o livro com chave de ouro.

Alguns contos não me prenderam muito, achei que tiveram menos destaques do que outros fortíssimos, outros achei com algumas partes um pouco confusas, mas a principal coisa que me incomodou foram que alguns contos terminavam na melhor parte, no clímax, na epifania, e eu precisava de mais! Eu queria saber mais!

Chimamanda tem uma escrita poderosa e belíssima. Apesar de não gostar muito do gênero Contos, lembrarei sempre desse livro por ter sido uma obra que me tocou enormemente. Já quero ler outros livros da autora e conhecer mais do seu trabalho fantástico.

Bia 17/08/2020

Excelente
Livro perfeito, alguns contos são leves e outros mais pesados, mas que te fazem ver a realidade, boa e ruim, da vida na Nigéria. Chimamanda escreve com muita leveza dando uma aula sobre a cultura Nigeriana e os problemas que esse povo enfrenta. Simplesmente incrível.

Kikibel 15/08/2020

Se houvesse na escola a disciplina de "ensinamentos fundamentais/intermediários para a vida", esse livro seria uma das leituras obrigatórias. Cada conto narra dificuldades e dilemas comuns e, ao mesmo tempo, ignorados por nós. A questão é que, no geral, ainda cometemos o erro de achar que o problema do outro não é nosso problema e de virar o rosto ou fingir não ver quem nitidamente está passando por maus bocados.

Ler No Seu Pescoço é sentir incômodo, frustração, as vezes medo, receio, de vez em quando algum alívio, mas é sempre um exercício de se colocar no lugar do personagem. Para tentar compreender de verdade seus sentimentos, é preciso ler sem fechar os olhos, sem pular, é preciso digerir e continuar. Ao final, quem realmente pode dizer "eu sei como é" é alguém que já esteve em lençóis parecidos, mas se você terminar as leituras com essa sensação distinta, provavelmente conscienciosa, creio que o livro cumpriu seu propósito (e você também, por ora).

Ivandro Menezes 12/08/2020

A Nigéria e a outra Nigéria
?No seu pescoc?o? conte?m 12 contos que constroem cena?rios de desolac?a?o, autoritarismos, machismo, deslocamentos e desolac?a?o cultural, poli?tica e afetiva na vida de suas protagonistas e protagonistas tendo sempre a Nige?ria como horizonte e/ou cena?rio.

A viole?ncia do peri?odo ditatorial, os desequili?brios de ge?nero, o sufocamento das crenc?as, das vozes e da pro?pria identidade nigeriana e africana pelo olhar e cultura estrangeira, sobretudo inglesa e norte-americana, a solidariedade dos imigrantes, as viole?ncias simbo?licas e fi?sicas, tudo se mistura e e? trabalhado com destreza e maturidade.

Chimamanda segue a? risca a regra de que nada no conto pode ou deve ser desperdic?ado.

Destaco os contos Cela Um, Fantasmas, Jumping Monkey Hill, Os casamenteiros e o o?timo Amanha? e? tarde demais.

Vale a leitura.

Wintruff 10/08/2020

Para pessoas que assim como eu nao tiveram contato com a cultura africana, mais expecificamente nigeriana, é um livro encantador em cada conto que mostra uma face dessa cultura rica e linda que nos foi privada!

Mulheres muito fortes e inspiradoras são a maioria dos protagonistas

O ultimo conto em particular me tocou muito e me emocionou mais que os demais.

Júlia 07/08/2020

Cada conto, uma lágrima.
Emocionante, triste e reflexivo.
Mais uma vez, fico apaixonada pela forma simples que a autora lida com temas tão importantes.