No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Mlluna 10/02/2024

?No seu pescoço? é um livro de 12 contos que tratam da vida na Nigéria, por meio de relatos de guerra e conflitos políticos, experiências cotidianas e memórias; da imigração aos Estados Unidos e de todo o processo sofrido, desde a obtenção do visto ao processo de adaptação à nova realidade. Confesso que dos 12, meus favoritos foram ?A historiadora obstinada?, ?Na segunda feira da semana passada?, ?no seu pescoço? e ?Jumping Monkey Hill?.

Jamayra Greyce 24/10/2020

EU TE AMO PRA SEMPRE CHIMAMANDA <3
De acordo com minhas estimativas, eu li, mais ou menos, 200 livros e umas 1000 revistas até hoje. Nessas andanças nunca percorri se quer um par de palavras que se aproximassem do estilo de Chimamanda. Essa obra foi extraordinária para mim, pq às vezes enxergo grandes semelhanças até entre Machado de Assis e outros autores - provavelmente pq maluco copia ele na cara dura msm kkkkk. Então é difícil eu ler alguma coisa que me pareça bastante inédita, diferente do que aconteceu com o memorável "No seu pescoço".

Não sou muito fã de contos, até pensei que não gostaria muito desse livro e tive receio disso, mas absolutamente todos eles foram inacreditáveis de tão bons!! Cada um me emocionou profundamente de uma forma diferente e agr mal posso esperar pelas minhas próximas leituras da brilhante Chimamanda Ngozi Adichie. STO TAUM APX *-*

Gabriel 27/10/2020

Surpreendente
É incrível como a Chimamanda consegue construir contos tão simples e curtos, mas ao mesmo tempo tão tocantes e cheios de significado.

Cada um dos contos presentes no livro "No Seu Pescoço" representa histórias muito próximas da realidade de algumas pessoas. Vivências de pobreza, miséria, negligência e abuso de poder na Nigéria, de preconceito e discriminação dos imigrantes africanos nos Estados Unidos e de apropriação cultural em relação aos costumes nigerianos.

Gostei bastante da leitura, foi meu primeiro contato com a autora e depois dessa experiência posso dizer com certeza que irei ler os romances da mesma.

Eliana 30/07/2020

No seu pescoço, primeiro livro de contos da escritora Chimamanda Ngozi Adichie e nele contém doze contos, que vão se passar na Nigéria ou nos Estados Unidos mas as protagonistas são sempre nigerianas com a excessão de um conto que é proagonizado por um homem. ?
Confesso que os primeiros contos não me chamaram tanta atenção mas a escrita da Chimamanda é bastante fluida e todos os contos são muito tocantes, a autora consegue nos envolver em cada conto mesmo sem nenhuma conexão abordando uma série de assuntos como racismo, imigração, machismo, desigualdade racial, conflitos familiares, a colonização da África e o preconceito religioso.??
??
Apesar de me considerar uma grande fã da autora ainda não tinha tido o contato mais aprofudado da sua escrita a autora não me decpecpionou em nenhum momento pelo contrario fiquei ainda mais fascinada de como ela consegue num mesmo conto falar sobre vários temas e nos presentear com um copilado de historias sobre a cultura nigeriana e suas opressões de uma forma realista e poética. São temas muito atuais e reais a dureza que alguns contos possuem me fizeram conhecer a realidade de um país que até então, pouco conhecia.??
??
Chimamanda traz uma realidade nos contos que acredito que poucos autores ja fizeram, ela mostra o que realmente acontece a várias pessoas que são impedidas de serem felizes em seus paises de origem. E de como essas pessoas são tratadas quando migram para os Estados unidos, essas pessoas acabam vindo pra esses paises como uma forma de encontrar abrigo e morandia, mas quando se deparam com a realidade totalmente daquilo que sonhavam antes um caminho duro de se percorrer que envolve preconceito, violencia, pobreza. ??
O que mais me deixou aflita enquanto lia os contos foi o fato de saber da aproximação das historias com a realidade que esse país ainda vive atualmente.??
??
Os meus contos favoritos foram Fantasmas, Jumping Monkey Hill, Embaixada Americana, O tremor, Os casamenteiros, A historia obstinada e Amanhã é tarde demais.?

Carous 28/07/2020

Nem só de decepção com autores negros foi marcado novembro. Tive a oportunidade de ler esta obra da Chimamanda Ngozi Adichie que ganhei no Clube do Livre da Saraiva do Riosul, em Botafogo - ou o clube mensal da Frini.

Na época, não tinha o hábito de ler contos. Achava que ler contos servia apenas para trapacear o balanço mensal ou anual de leituras. Até cogitei passar o livro adiante.

Tanto o Brasil quanto a Nigéria foram colonizados e saqueados por países europeus brancos, cujos reflexos dessa invasão são nítidos até hoje. Atualmente, os dois buscam recuperar a identidade desmontada pelos colonizadores. Porém o processo é diferente.

Notei similaridades entre a Nigéria e outros países latinos cujos cidadãos correm atrás de uma vida melhor para si e sua família migrando para os Estados Unidos. Apesar do choque de cultura, da dificuldade no idioma, de, às vezes , se submeterem a subempregos, há orgulho e alívio de buscarem sua parte do sonho americano.

Esse pensamento atinge de outra forma o Brasil, a meu ver. É outra classe social que sonha em morar na terra do Tio Sam ou na Europa. A recepção desses países com imigrantes brasileiros sempre soou para mim menos turbulenta.

Estou surpresa, mas não deveria, de saber que a Nigéria é um país tão machista quanto qualquer outro.

Comentei tudo isso porque nos doze contos deste livro encontraremos personagens que passam por essas situações, vivem conflitos pessoais sobre seu país natal, valorizar o estrangeiro mais que sua terra, sua cultura, seu país.

Acho que escrever gostei/não gostei dos contos é muito limitado e simplório. Eu refleti bastante enquanto lia as histórias. Nunca tive oportunidade de enxergar a Nigéria e gostei que a obra da Chimamanda me deu essa oportunidade.
Stefany 28/07/2020minha estante
Você tem algum conto favorito? Lembro que gostei muito daquele em que a moça se casa e vai morar nos EUA e mostra o marido sempre tentando "apagar" a cultura dela pra se adaptar aos costumes americanos

Lara 06/03/2024

Leitura obrigatória
Eu não tenho nem um vocabulário abrangente o suficiente pra conseguir colocar em palavras a perfeição desse livro. Dentre todas as obras literárias da Chimamanda que li até agora essa é sem duvida a melhor e a minha favorita. A autora tem uma habilidade e capacidade de expor a realidade do negro, do imigrante, da mulher, da perda e de todos os aspectos imagináveis que é absurda. A escrita é assustadoramente boa e envolvente, é um livro cheíssimo de reflexão social. Recomendo muito pra TODOS lerem, são crônicas absurdamente boas. Pretendo ler todos os outros livros da Chimamanda Ngozi Adichie que não li ainda. Só posso tecer elogios à ela, à escrita dela, e à maneira como ela nos mostra a verdade nua e crua dos humanos, em seus aspectos sociais, e da história

Queds 15/05/2021

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie me conquistou quando li Hibisco Roxo, abrindo uma nova jornada de leituras.

No seu pescoço é a reunião de 12 contos que narra a vida das mulheres nigerianas abordando temas como: relação familiar, marital, violência, imigração, desigualdade social e racial, conflitos religiosos.

Com sua característica similar de contar histórias, ela nos sensibiliza e nos trasporta para o universo dessas mulheres instigando, chocando, provocando empatia.

Tive uma relação de amor e ódio durante a leitura, impossível não sofrer perante o realismo em que essas mulheres nos são apresentada.

Super recomendo, foi uma experiência maravilhosa. Leitura para os projetos, #maratonamulheresnegrasnaliteraturapl organizado pela @praxe_literaria e @espere.eu.ler e meta pessoal lendo Autores Negros.

Sara Medrado 20/04/2020

Ótimo
São ótimos contos, alguns que tiram lágrimas dos olhos.
Auguri não ler todos de uma vez, para ter o tempo necessário para reflexão sobre eles.
Um livro super necessário e com reflexões tão profundas que dói saber que nunca tinha pensado sobre.
@rosaemiliabulhoes 20/04/2020minha estante
Amo chimamanda

Erika 13/07/2022

Melhor do ano?
Li esse livro sabendo que iria me tocar imensamente e profundamente, amei cada página, me prendeu muito, a mulher que escreveu, Chimamanda, é uma inspiração pra todas as pessoas, todos deveria ler esse livro e dar uma olhada em todas as suas artes, ela fala com o coração, ela fala com vivência e ela fala com razão.

Janaina.Borges 24/07/2023

Pequenos contos da vida cotidiana. Racismo, imigração, guerra, revolução. Histórias vividas dentro e fora do continente africano são sempre fortes.

Vitoria 30/07/2021

Amei cada conto
Amei cada conto do livro. As histórias me enredaram de tal jeito que finalizei cada leitura desejando saber mais das personagens

jessica.guabiraba 08/06/2023

"No seu pescoço" foi uma obra que li no período da faculdade, lá naquela época eu já amei e foi assim que conheci @chimamanda_adichie ?
Talvez eu seja tiete?! Sem dúvidas, mas, a culpa é dela hahahhaa
Junto com @edvania_guerra estou relendo e revisitando a obra, dessa vez com um gostinho mais especial, porque tem a participação dos nossos alunos ?
Esta obra reúne 12 contos cheios dor, luta, ancestralidade e história. A Nigéria e a ponte com os EUA são sempre os melhores cenários para a autora, que joga o igbo e nos faz ir procurar a pronúncia e tradução. Também nos faz refletir sobre família, sociedade e vários outros assuntos importantes.
O conto que mais gostei foi "Amanhã é tarde demais" ??
#literaturaafricana #literaturanigeriana #chimamandangoziadichie #noseupescoço #leituraemsaladeaula #leituracoletiva #leitura

Luciana 17/04/2020

Um bom livro de contos, alguns de extrema significância. Chimamanda não decepciona com sua escrita ao mesmo tempo realista e poética.

carol.pinheiro 03/02/2021

Contos inesquecíveis
Não tem como esquecer os contos que tem nesse livro. É só isso que eu quero falar.

Pasi 09/02/2024

Múltipla
Escritora que se sai bem em várias narrativas com assuntos como: imigração, desigualdade racial, conflitos religiosos e relações familiares. Mas não foi meu livro favorito dela!