No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie




Resenhas - No Seu Pescoço


485 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Marcia 31/07/2022

Minhas impressões sobre o livro
Livro: "No seu pescoço" da escritora Chimamanda Ngozi Adichi.
Um grande aprendizado e muito a refletir sobre desigualdades sociais, racismo, vida de nigerianos nos USA, machismo, preconceitos, lutas/ brigas devido a religião,brigas política, desigualdade de gênero...
Um livro muito bem escrito ( como todos dessa escritora) que nos ensina e nos emociona a cada conto. Foi um enorme aprendizado sobre uma realidade que não conhecia.
Excelente leitura que deixo aqui minha dica de leitura.
Trechos do livro:
" ...não podia reclamar de não ter sapatos se a pessoa com quem estava falando não tinha pernas..."
" Nnedi se iluminando, seus lábios se movendo depressa, explicando que as ondas de violência não acontecem do nada, que a religião e as etnias muitas vezes são politizadas porque o governo fica a salvo quando os governados famintos matam uns aos outros..."
comentários(0)comente



Luc1l 21/07/2022

Não consigo escolher
Não consigo escolher qual foi meu conto preferido - esta é das minhas escritoras favoritas. Me enche os olhos de água e me faz sorrir na imersão de suas páginas. Quão imersivo é. A cada vez.
Eu gostaria de não ter lido este livro só para poder lê-lo de novo e me espantar com a preciosidade que é e agradecer tanto tanto tanto por existir na mesma época que Chimamanda - porque só a mera possibilidade de um dia conhecê-la e expressar a profunda gratidão que esmaga o meu peito já significa tudo.
comentários(0)comente



Erika 13/07/2022

Melhor do ano?
Li esse livro sabendo que iria me tocar imensamente e profundamente, amei cada página, me prendeu muito, a mulher que escreveu, Chimamanda, é uma inspiração pra todas as pessoas, todos deveria ler esse livro e dar uma olhada em todas as suas artes, ela fala com o coração, ela fala com vivência e ela fala com razão.
comentários(0)comente



luise 11/07/2022

é apenas a minha vida. e é isso que importa.
ler esse livro foi quase como fazer uma viagem, porque você conhece os mesmos lugares por tantos pontos de vista diferentes... com uma diversidade gigante de pessoas reais, passando por problemas reais.

infelizmente, eu não consegui me envolver tanto com quase nenhuma das histórias. alguns contos foram espetaculares e me deixaram com um gostinho de quero mais, mas a maioria me deixou cansada... com uma vontade imensa de dormir, mesmo.

não sei se isso aconteceu porque eu realmente não to acostumada a ler tantos contos de uma vez... ou se porque eu realmente não gostei. teria que ler outros livros do mesmo tipo para descobrir.

mas, num geral, eu acho que vale a experiência, pra poder enxergar as coisas de uma perspectiva que talvez você nunca irá conseguir vivenciar. mas acho que talvez você precise estar bem preparado pra jornada.
comentários(0)comente



Nati 03/06/2022

Muito bom ?
Livro rápido de ler, contos com reflexões importantes e ilustra bastante da cultura (boa e não tão boa) da Nigéria e da vivência que a autora já teve. Prefiro outros livros da mesma, mas achei o livro bom!
comentários(0)comente



Ivana 24/04/2022

Uma mulher africana na América
Em seus doze contos, a autora traz a história de mulheres que enfrentaram o peso do choque cultural entre a África e os EUA, fazendo imergir nesse contexto os conflitos pessoais femininos mais comuns atrelados a uma personalidade forte típica de suas personagens.
comentários(0)comente



Bia 15/04/2022

Esse livro é uma coletânea de contos da Chimamanda, contendo narrativas e temas diversos.

Uma coisa que eu achei diferente nesses contos é que a maioria deles termina de uma maneira muito abrupta. Eu fiquei meio decepcionada com isso em alguns momentos porque queria saber o que ia acontecer, mas achei esse um aspecto bem curioso e inovador.

Os contos carregam uma beleza incrível e a escrita é profunda e poética. Eles abordam assuntos e trazem reflexões muito importantes e atuais.

Gostei demais de basicamente todos, mas meus favoritos foram “uma experiência privada”, “Jumping Monkey Hill”, “a embaixada americana” e “a historiadora obstinada”. Acho que esse último conto fechou o livro com chave de ouro, foi impactante, triste e bonito.

Fico muito feliz de ter lido esse livro, porque foi uma experiência tocante e fascinante.
Nick 15/04/2022minha estante
Foi pra minha lista




Cacá 28/03/2022

Sensibilidade
Maravilhada com a escritora Chimamanda nesse livro de contos. Todos tem uma sensibilidade na escrita com personagens fortes, a maioria mulheres e negras. Permeia os costumes da Nigéria , as questões culturais, a imgracao para EUA , sempre com muita força e apaixonante leitura.
comentários(0)comente



Gabi 26/03/2022

Dois mundos
Eu nunca havia lido nada da autora, mas virei fã! Cada um dos contos aborda uma faceta diferente das relações entre as culturas nigeriana (e suas diferentes etnias) e americana (ou britânica). O viés político e auto-afirmativo do livro aparece em todos os contos, às vezes de maneira mais sutil, outras absolutamente escancarado. Um livro maravilhoso pra quem quer expandir um pouco seu universo!
comentários(0)comente



João Paulo 19/03/2022

Sou fã da Chimamanda Ngozi Adichie, e já perdi as contas de quantos livros da autora eu já li. Diferente dos anteriores que li esse livro é cheio de histórias diversas, porém com o mesmo tema que a autora sempre aborda em seus livros. Alguns contos me envolveram mais que outros. Mas no geral é um livro muito bom,com histórias reais, intensas, poético e rico em cultura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cy 16/03/2022

Não há título mais apropriado para esta coletânea de contos. "No seu pescoço" anuncia que estamos prestes a experimentar a alteridade pura, a ver o outro, identificar-se e compartilhar anseios, dilemas, emoções.
Gabriela 16/04/2022minha estante
Já leu o "Meio-Sol Amarelo"?


Cy 19/04/2022minha estante
Não, falta ele e Hisbisco Roxo. Lerei um dos dois ainda este ano, espero. Uma das minhas autoras favoritas, também.


Gabriela 01/05/2022minha estante
Só li os livros de não-ficção dela. Gosto da forma como ela se expressa. Aliás, foi você quem me apresentou àquela palestra dela que depois virou livro. Obrigada por isso!

Assisti o filme do 'Meio-Sol Amarelo" anos atrás e adorei, então tenho altas expectativas para o livro. A propósito, não estavam fazendo um filme do "Americanah"?


Cy 01/05/2022minha estante
Eu simplesmente amo aquilo. Revejo sempre que tenho oportunidade. ?




regifreitas 15/03/2022

NO SEU PESCOÇO (The thing around your neck, 2009), de Chimamanda Ngozi Adiche; tradução Julia Romeu.

Com esta, concluo a leitura da totalidade das obras ficcionais da nigeriana Chimamanda Ngozi Adiche publicadas por aqui. Foram três romances - AMERICANAH, HIBISCO ROXO e MEIO SOL AMARELO -, aos quais veio se somar este, de contos.

Mesmo em textos mais breves como estes, as temáticas abordadas por Chimamanda em suas outras obras também aparecem: as atribulações dos imigrantes nigerianos vivendo nos EUA; as relações familiares; as questões internas, sociais e políticas, do seu país natal. São ao todo doze contos, a grande maioria deles protagonizados por mulheres.

Chimamanda é uma das mais importantes vozes da literatura africana na atualidade. Seu texto é simples mas sempre traz uma carga enorme de reflexões e engajamento por trás. Sua produção contística não é diferente neste sentido. O que senti falta, entretanto, comparando com seus outros trabalhos, foi um aprofundamento maior em relação aos personagens. Mas devido à extensão das histórias isso não seria efetivamente possível.

Mesmo assim, ler Chimamanda é sempre um deleite! Lamentavelmente, por ser uma autora tão jovem, são poucos os títulos a que temos acesso. Só nos resta a espera pelo próximo. E a torcida para que essa espera seja breve.
comentários(0)comente



Suzart1 13/03/2022

Uma leitura sobre perspectivas
Sou suspeita para falar, por que amo livros de contos. Mas amei no seu pescoço, acredito que seja uma boa leitura para começar a ter contato com a escrita da Chimamanda, principalmente para quem (assim como eu) leu pouquíssimas vezes livros fora do eixo EUA/Europa.
As histórias trazem muita perspectivas sobre a imigração, a vida nos EUA, sobre a cultura e os constrastes com a vida em outros lugares, sobre a violência das guerras e como ela afeta as vidas das pessoas.
comentários(0)comente



485 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR