História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Marina516 13/05/2024

Lenu uma sonsa, Lila uma frustrada, Nino um babaca.
Mais uma prova que elena ferrante escreve bem demais. você fica presa numa história que não é a mais diferente de todas, mas o que faz prender é a escrita.

o primeiro livro da série todos os personagens me causavam um mix de sentimentos, mas que pela idade eu relevava as babaquices e leva como reflexão de como é a mente dos adolescentes, as comparações, inseguranças, etc.

mas nossa senti tanta raiva nesse segundo livro! foi até difícil de ler porque vc se envolve muito com os personagens e fica toda hora confusa se ama ou odeia. perdi muito o ritmo lá pros 60-70% do livro e apelei pro audiobook pra conseguir terminar.

em resumo é isso: nesse livro você vai sentir amor, ódio e pena da Lila tudo ao mesmo tempo. e você vai sentir pena e orgulho da Lenu tudo ao mesmo tempo. Lenu vai conquistar o reconhecimento e pertencimento que sempre quis, mas ainda vamos ver as dificuldades e diferenças sociais apesar disso.

como foi uma leitura difícil, falei que ia ser o último livro que eu leria por enquanto da série, mas Elena Ferrante não dá sossego e tem que terminar todos os livros de um jeito que faz você *precisar* saber a continuação.

Laisy.BArbara 12/05/2024

Gostei de vários plot twists
Confesso que as vezes fiquei um pouco entediada com algumas informações que foram jogadas

ruane 07/05/2024

?Isto, grosso modo, foi o que me aconteceu em Pisa do final de 1963 ao final de 1965. Como é fácil falar de mim sem Lila: o tempo se aquieta, e os fatos salientes correm pelo fio dos anos como bagagens na esteira de um aeroporto; você os apanha, os coloca na página, e está feito.
Mais complicado é dizer o que naqueles mesmos anos aconteceu com ela. Nesse caso a esteira retarda, acelera, faz uma curva brusca, sai da rota. As malas caem, se abrem, seu conteúdo se espalha aqui e ali.?

larissa.liz 06/05/2024

Puro suco do determinismo
Comecei a tetralogia por este, foi meu primeiro contato com a Elena Ferrante. Acompanhei juntamente com a série da hbo e foi muito especial.

Que história! Me vejo muito em Lennu, mas fiquei com muita vontade de ler os livros com a perspectiva da Lila.

Se antes, elas viam o bairro como um lugar a ser explorado, agora o que elas mais querem é se desvincular desse espaço de miséria, mas, o inevitável vence; podemos ir embora, mas o meio sempre nos acompanha. Puro suco do determinismo literário. Amei, amei, amei.

Estou ansiosa pro 3° livro.

iaia 05/05/2024

Pqp como pode isso ser ficçao
Demorei muito pra ler (problema meu mesmo) mas nossa senhora!! obcecada com o desenvolvimento das personagens- palpáveis, brutas, cruas, reais.

vitória 04/05/2024

A principal mensagem de ?História do novo sobrenome? é, talvez, da tetralogia napolitana, que o meio em que nos colocamos (e temos a oportunidade de estar) afeta o que somos e onde chegaremos, história potente, contada de um ponto de vista privilegiado, que nos faz desejar ter, também, o outro lado dessa história contada por Lila.

?Compreendi que eu tinha chegado lá cheia de soberba e me dei conta de que ? de boa-fé, claro, com afeto - fizera toda aquela longa viagem sobretudo para lhe mostrar o que ela havia perdido e o que eu havia conquistado. Mas ela percebera isso desde o momento em que eu tinha aparecido em sua frente e agora (?), estava reagindo e me explicando que de fato eu não tinha vencido coisa nenhuma, que no mundo não havia nada a ser vencido, que sua vida era cheia de aventuras diversas e insensatas assim como a minha, e que o tempo simplesmente deslizava sem nenhum sentido, e era bom encontrar-se de vez em quando só para ouvir o som disparatado do cérebro de uma ecoando no som disparatado do cérebro da outra.?

Thamiris Flor 04/05/2024

Gostei tanto quanto o primeiro. Me pergunto por que essa série ficou tanto tempo na minha lista, por que eu não li antes.
A escrita da Elena Ferrante é muito cativante e a cada capítulo, nos tá sentir parte da história, da vida de Lenu e Lila, de toda a trajetória e a amizade conturbada dessas duas meninas/mulheres.

Deisianemn 01/05/2024

Aaaah eu estou viciada nessa série, não esperava gostar tanto. Lenu e Lila são inspiradoras e tão humanas que as vezes as amo e outras detesto-as. Nino está batalhando firmemente para garantir um lugar no pódio dos personagens que mais detesto nesse livro e olha q tem candidatos fortíssimos na briga.
Ps: pq raios escolheram essas capas tão feias?

Natália Holanda 01/05/2024

Livro extremamente cativante e envolvente desde as primeiras páginas. As trajetórias opostas de Lila e Lenu fazem com que a cada minuto do dia tenhamos a curiosidade de saber o que vai acontecer com elas em Nápoles. Melhor ainda que o primeiro livro

Amanda Milani 29/04/2024

A história continua boa. Inclusive acho que existem alguns plot twists bem interessantes no livro.
Esse foi o volume que me fez me identificar mais com Lenu e criar cada vez mais raiva de Lina. Nao consigo entender porque a Lenu nao se livra dessa amizade toxica

Amanda.Lemos 29/04/2024

Elena Ferrante escreve sobre e para mulheres, tudo tão detalhado e tão claramente saído da nossa mente que chega a ser bizarro.
Nesse livro, Lila e Lenu seguem caminhos diferentes na juventude, mas sempre esbarram nas suas versões crianças.
Admito que demorei para ler, mas foi mais culpa minha do que do enredo! Esse livro vira um respiro no nosso dia-a-dia, diversas vezes tive a mesma sensação de assistir Friends.
Vale muito a pena a leitura(e a fama)!