História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Vania.Cristina 17/07/2023

Duas amigas e inúmeras cabeçadas
A Tetralogia Napolitana trata da história de vida de duas amigas: Lila e Lenu. Nesse segundo livro elas tem entre 17 e 20 anos. São inteligentes, batalhadoras e tem grande potencial. Estamos normalmente na cabeça da narradora, Lenu, o que não é nada fácil pra mim. Parte porque ela é irritantemente imatura, parte porque me vejo nela. Lila, a melhor amiga, tem um jeito impulsivo e apaixonado de conduzir a vida e por isso dá muitas e violentas cabeçadas. Por outro lado, Lenu pensa demais, não se vê como merecedora, então não luta por seus desejos. Nunca se entrega com paixão, nunca se abre com ninguém, guarda seus pensamentos e sentimentos íntimos a mil chaves. Quer manter a imagem de boa moça estudiosa e sensata a qualquer custo. Mesmo que lá no fundo saiba que não é bem assim. Mente tanto que mente pra si mesma. Lenu também dá violentas cabeçadas na vida. O livro fala de questões políticas, culturais e sociais, da condição da mulher, do machismo, da vida na Itália nos anos 60, das diferenças de classe, das fragilidades humanas. Os outros personagens, principalmente aqueles que nasceram e cresceram no mesmo bairro de Lila e Lenu, são importantes na obra porque o convívio com eles é fundamental na trajetória das duas. Nascidas sem privilégios, carregam sempre essa condição porque carregam o bairro nelas: o dialeto, os costumes, a violência e as inseguranças. O que não vem do bairro é só máscara. Aceitar as duas e entendê-las como verdadeiramente são pressupõe compreender suas origens. E entender do que estão buscando fugir.

Thaís 01/12/2021

História do Novo Sobrenome
Comecei esse livro logo depois de terminar A Amiga Genial, justamente pelo vínculo com os personagens. A escrita de Elena Ferrante é impecável e nos faz sentir imersos na história. Minhas expectativas eram altíssimas e foram totalmente atendidas.

Paula 22/01/2024

Lindo
Nessa continuação acompanhamos as amigas, uma casada e com filhos e a outra estudando.
Me apeguei bastante a Lila, e sofri com o desenrolar da história dela.
No fim estava certa sobre Nino, todos os homens são péssimos aqui.

Flavio.Vinicius 24/04/2022

Esse livro é a continuação de A Amiga Genial. Continua uma história belíssima das duas amigas, com toda a trivialidade, o encanto e a ironia do cotidiano e dos caminhos seguidos por cada uma. À medida que a história avança, pra mim vai ficando mais claro que um dos principais temas do livro é a desigualdade, a miséria e as violências do dia a dia. Já quero começar o terceiro volume.

Interessante notar como, no livro, sempre são as mulheres que se ajudam entre si, com raríssimas exceções, como é o caso de Enzo que ajuda Lila.

Bia Heckert 03/05/2021

história do novo sobrenome, mas qual?
eu estava obcecada, passava 80% do meu tempo falando sobre a tetralogia napolitana e nos outros 20% eu torcia pra que alguém falasse sobre pra eu poder falar mais... Elena Ferrante mais uma vez magnífica, a escrita parece mágica, flui demais! ansiosa pra ler o terceiro, essa mulher sempre puxa o gatilho do final pra te deixar nervosa pra ler a continuação AAA

Ana :) 26/05/2017

Sobre a relação entre mulheres? Amizade feminina?
Tem me incomodado a fala de que a série Napolitana trata "com realismo e crueza a relação de amizade entre mulheres". Claro que existem situações que são familiares, mas Lila e Lenu são personagens um tanto específicas, num contexto mais específico ainda. Se alguém desejou minha morte (mais de uma vez), que eu me machucasse, me desse mal (de verdade) só pra ela poder ter cinco minutos de alegria, então essa pessoa não pode ser chamada de amiga minha. E nem eu posso dizer o mesmo caso me sinta mal toda vez que estou perto dela. A inveja, o ressentimento, a amargura que as personagens (sobretudo Lenu) sentem uma pela outra, nesse segundo livro, realmente ganham ares romanceados, pertencem àquele mundo que Ferrante criou, mesmo que nesse mundo abundem reflexos da nossa realidade.
Longe de dizer que não gostei do livro - mal consegui largá-lo - ou que questiono sua qualidade, mas me incomoda que tantos leitores estejam levando o slogan da obra ao pé da letra. Sobretudo porque isso reduz as protagonistas a "vilã" e "mocinha", sendo que são é sobreviventes (com mais ou menos recursos) num contexto precário e violento.
Sobre a relação entre mulheres? Amizade feminina? Não. Sobre mulheres que sentem, que sonham, que pensam, que ferem, choram, desistem, se reinventam. Enfim, que são gente.
Lilian 20/06/2017minha estante
Concordo! Isso também me incomoda muito! Essa é uma 'amizade' doente, um caso específico que tem sido frequentemente tratado como uma generalizaçao... Credo! rs...

Lara.Santos 09/07/2017minha estante
Muito boa sua análise, principalmente à conclusão. Acho também que não se trata da "amizade feminina", mas sim da complexa relação entre pessoas, seres humanos. A autora trara com muito realismo esses meandros, e é isso que nos choca e igualmente nos toca, nos aproxima da narrativa!

Pati 16/04/2022

História do novo sobrenome
Simplesmente não sei o que escrever sobre esse livro, somente que estou completamente viciada na história de Lenu e Lila.
Em certos momentos senti vontade de entrar dentro do livro e estapear vários personagens, ou simplesmente de jogar o livro pela janela de tanta raiva de alguns e de outros e em outros momentos dava pra sentir o amor das duas personagens principais na pele.
Li em outra resenha que a leitora disse que há tempos não lia nada que a deixasse tão indignada e apaixonada ao mesmo tempo e é literalmente essa a sensação que senti.
Em resumo, a escrita de Ferrante é cativante, as personagens me prenderam do início ao fim e acabei esse livro já com o outro na mão. Simplesmente não da pra parar.

Nanda 06/07/2020

Viciante!
Essa continuação de Amiga genial conseguiu ser melhor que o primeiro. A história da amizade entre Lenu e Lila tem seus altos e baixos e se intensifica mais com a chegada da adolescência. Só vou dizer uma coisa uma delas não tem tanta sorte assim. Enquanto uma leva uma vida sofrida e conturbada a outra tem oportunidades e conquistas. A autora tem uma forma de escrever que te suga completamente para dentro da historia e no decorrer da leitura você sente empatia pelas personagens até raiva as vezes por tomarem atitudes que você não tomaria mas aí você analisa e se da conta de que no lugar dela talvez você faria sim. Amei muito a leitura e como era de se esperar vou começar logo o terceiro.

maria 01/09/2021

tenho nem palavras pra genialidade da elena ferrante, só consigo sentir tudo que os personagens e principalmente o que Lenu sente, impressionante como todas as decepções dela me tocam como se fossem minhas, é um dom é um talento sem igual da autora de escrever como se a história fosse minha.

Fabio 27/06/2021

Amei e não sei bem o porquê
Sim, eu fui pego e não consigo parar de ler Elena Ferrante. O livro é lindo, se você incluir uma música napolitana para tocar ao fundo, talvez sua imersão seja ainda mais tocante.

merillyn.andrade 05/04/2023

"A longa hostilidade em relação a Lila se dissolveu, de repente o que eu tinha tirado dela me pareceu muito mais do que ela jamais pôde tirar de mim."
Apesar de não ser uma amizade das mais saudáveis, eu simplesmente amo ver essas duas juntas, amo ver elas se ajudando, se apoiando. Como é bom ler uma história onde o amor de duas mulheres é o centro de tudo! ??