Nossa Senhora do Nilo

Nossa Senhora do Nilo Scholastique Mukasonga

Resenhas - Nossa Senhora do Nilo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Duda 23/02/2023

Uma história sobre um grupo de meninas ruandesas em um internato católico administrado por belgas. Tendo isso como pano de fundo, vamos presenciar questões de intolerância, racismo, muita religião, o genocídio em Ruanda e grandes amizades.
Os capítulos são quase independentes, a história não tem grandes reviravoltas, a autora te faz passar raiva em muitos momentos com as situações descritas, também tem uma escrita irônica na qual nos envolve.

Achei bem arrastado no começo, porém, a partir do terceiro capítulo, não tem como parar de ler.

Raquel 19/05/2021

O livro me interessou mais em vista do contato com a história e cultura da Ruanda, especialmente porque a obra tem características autobiográficas. Mas, em termos literários não me agradou tanto, porque os capítulos não têm muita conexão. Eles exploram características culturais do povo e da rivalidade étnica e no final fica mais interessante, com o relato do episódio ocorrido, em face desse enfrentamento.

Giulia29 25/06/2022

Nossa Senhora do Nilo
"Sempre me pergunto para que serve continuar os estudos nessa escola que forma, como eles dizem, a tal da elite feminina. Nunca vamos fazer parte dessa elite. Nós tiramos as melhores notas não porque somos mais inteligentes, mas porque somos obrigadas a ser as melhores e fingimos que as boas notas vão nos proteger e que, graças a elas, podemos ter alguma esperança no futuro."

Anatolen 09/01/2023

Nossa senhora do Nilo
Este é o terceiro livro que leio da Mukasonga e foi o que menos gostei. Apesar de ser baseado em sua experiência não é considerado um livro biográfico. É interessante para conhecermos um pouco mais dos costumes e da história de Ruanda.

1 | 2 | 3 | 4 | 5