Rebecca

Rebecca Daphne du Maurier

Resenhas - Rebecca

Ana 30/11/2022

Vontade de dar uma nota mais alta, pois apesar de algumas várias muitas forçações de barra para desenvolver a trama, acabou sendo uma leitura agradável para mim. Achei bonito o estilo de escrita da Daphne, sem se exceder. Porém, a questão do plágio, ainda mais com uma autora BR, deu uma esfriada gigante na minha relação com o livro.:/

Rosemary 06/11/2022

Rebecca

Sinopse: Todo o estranho encanto de Manderley tinha sido obra de Rebeca, a primeira mulher de Max de Winter. Max voltara a casar. E a sua segunda mulher, jovem e indefesa, sentia-se uma intrusa. A cadeira em que se sentava pertencera a Rebeca, o serviço de louça que utilizava também havia sido de Rebeca, os rododendros, de um vermelho-vivo, no jardim, eram as flores preferidas de Rebeca. Apesar de ter morrido, Rebeca continuava presente como um fantasma, a dominar a enorme casa e, pouco a pouco, à medida que o tempo passava, a jovem e tímida recém-casada sentia que o destino tecia uma trama de mistério e perigo iminente que ameaçava toda a sua vida e mesmo o seu casamento.

Rebecca conta a história de uma jovem Mr. de Winter (o nome dela não é mencionado na história) que trabalhando como dama de companhia de uma senhora em um hotel em Monte Carlo conhece o viúvo misterioso Max de Winter e rapidamente eles criam uma pequena conexão, não vou dizer que é atração porque o encontro deles foi peculiar e a autora não deixa o leitor saber muito dos sentimentos deles principalmente do misterioso Maxim. E numa virada do destino ele à pede em casamento, e mesmo assustada ela aceita. Aí eles se mudam para a Inglaterra e para a sombria mansão Manderley, um lugar misterioso, singular e sombrio. Agora já casada e como Mr. de Winter a jovem se depara com empregados taciturnos e uma governada nada amigável a Mrs. Danvers uma senhora que deixa claro que não agrada nada que a nova esposa de Maxim venha ocupar o lugar da sua antiga ama a Rebecca.

E assim que a jovem esposa passa a conviver na casa tudo parece se remeter a Rebecca, e a megera da Mrs. Danves faz questão de lembrá-la a cada segundo e apronta muita com a coitada. A história é narrada através da visão de Mrs. de Winter já um pouco mais velha. E é assim que ela vamos conhecendo os segredos da mansão Manderley.
No princípio os relatos são do dia a dia dela, nada de muito misterioso, depois um pouco mais da metade é que começa a dar algumas pistas, mas nada que vá te dar algum parecer do que realmente aconteceu com a Rebecca, sabemos só que ela morreu afogada. Então quase chegando ao final é que a autora nós brinda com que realmente aconteceu com Rebecca e o que acontecia na mansão Manderley, porém outros segredos vão sendo revelados e a autora não corre com os fatos, ela vai deixando a gente na expectativa a cada linha.
Bom o que achei do livro e dos personagens: no começo o livro tem uma escrita bem lírica, com um rico vocabulário às vezes até poético, mas com uma atmosfera melancólica. Já a jovem que nunca é mencionando o nome. Ela era sonhadora, um pouco romântica e inocente, mas muito crua, ela não tinha vivacidade eu não consegui enxergar alegria nela, mesmo quando já no futuro que ela começa a narrar à história ela é simplória parece que não é feliz. E o tempo que ela passa na mansão ela não faz nada pra mudar a vida, o ambiente, ela se perde e se resigna no papel de mulher humilde, pobre, sem berço, e começa ficar obcecada pela Rebecca e a se comparar o tempo todo com a mulher que morreu, eu até endento que os empregados faziam questão de colocar a Rebecca em um pedestal, mas momento algum ela dá o “grito” ou expõem sua opinião e etc. Eu custei a sentir simpatia por ela. Já Maxim como estamos na visão da jovem conhecemos pouco dele e só quando é revelado o que aconteceu com Rebecca é que vemos um pouco dos sentimentos dele.
Então a trama é diferente apesar de haver ali um romance o foco mesmo é o mistério o suspense. Eu me surpreendi porque não leio muito romance com suspense, e vou confessar que não gosto muito. Mas eu recomendo a obra, porém é uma trama pra quem gosta mesmo de suspenses, mistérios e crimes. Lembrando que este livro foi escrito em 1938 e que foi adaptado para o cinema. Boa Leitura!

site: https://leituracomigo.blogspot.com/

Amanda 09/02/2023

Eu tinha expectativas bem altas para essa história, e acabei me decepcionando um pouco. Achei a escrita excessivamente rebuscada e tive bastante dificuldade de focar, tentei ler fisicamente e não estava fluindo e troquei para o audiolivro. O audiolivro é bom, bastante atmosférico.

Ester 08/09/2022

MEEEEUUU DEEEEEUUUUS

Esse livro é só surto e plot twist, não tenho palavras o suficiente para explicar Manderley

Loly Camilo 25/07/2022

Me apaixonei pela escritora
Quando assisti a adaptação do filme pela netflix, jamais imaginei que se tratava de um livro escrito por uma mulher em 1938. A autora com toda certeza, cria uma atmosfera perfeita, para quem gosta de crime e romance (com uma pitada de drama aristocrático), levando o leitor a criar suas próprias teorias, sobre quem é Rebecca e por que ela pertuba tanto a protagonista da história. A mistura de elementos góticos na narrativa, foi o que mais me prendeu ao livro. Simplesmente amei, e vou procurar mais livros da autora...

Gabriela 24/12/2023

Rebecca foi uma grata surpresa de 2023. Não esperava do livro nem metade do que ele entregou. É uma história envolvente, rica em detalhes e nuances - o enredo mergulha fundo nas motivações e questionamentos da protagonista e as pequenas sutilezas da narrativa foram escolhas inteligentes que enriqueceram a leitura e que fazem todo o sentido dentro da história (a exemplo, o fato de jamais nos ser apresentado o nome da personagem principal). Todo o caminhar do livro é acompanhado de um leve ar gótico que remete às irmãs Brontë - penso que Rebecca se assemelharia muito a algo que Emily e Anne escreveriam se tivessem vivido no século 20. O final é agridoce para o leitor - exatamente como teria de ser, tendo em vista todos os acontecimentos que foram esclarecidos na parte final da história (para quem gosta de um bom plot twist, Rebecca é muito eficiente nisso). É um ótimo livro.
PS: não vou falar sobre o suposto plágio de A Sucessora pois não o li, então fica minha experiência com Rebecca por si só.

Jessica1248 04/11/2020

Surpreendente
"Acha mesmo que ele está apaixonado por você? Você foi apenas uma distração."

"Como acontece nos sonhos, atravessei minhas lembranças como se fossem uma ponte."

"Estranho, não? Algumas pessoas são felizes sozinhas, já outras precisam de alguém, seja quem for."

Maitê 24/07/2017

Maravilhoso
Acho um daqueles livros que nunca esquecerei. Não consegui parar de ler as ultimas 200 páginas, era impossível imaginar fazer qualquer coisa que não fosse terminar o livro. O estilo da autora é simples e envolvente, você se perde na história, se vê imerso nela como um dos personagens. As vezes lembra um romance gótico, as vezes um Thriller psicológico. Até que o mistério se vai e a trama se desenrola de uma foram inesperada.

Matheuzices 24/03/2024

Entrei a cegas nesse livro de Daphne du Maurier, só porque vi em uma entrevista da Taylor Swift que ela se baseou no livro para escrever uma das minhas músicas preferidas dela 'Tolerate it', então quando ouvi isso, tive que ler.
E que obra, uma mistura de mistério com terror psicológico, onde nunca sabemos o que devemos sentir, pena da personagem principal, raiva ou simplesmente indiferença.
A obra conta a história de uma narradora sem nome, que conhece Maxim de Winter em uma viagem para Monte Carlo, ela nada mais é do que uma dama de companhia para a Sra. Von Hopper, e Maxim de Winter se vê ligado a ela, e por conta disso, ela acaba se conectando profundamente com ele. O que nos termos de hoje seria um erro, pois somente duas semanas após se conhecerem Max a pede, quer dizer dá uma escolha para ela, como se ela fosse filha de pais divorciados! Parafraseando, ele diz, 'Ou você pode ir a Nova Iorque com a Sra. Von Hopper, ou pode voltar para Manderley comigo!' no qual a garota responde, 'Como sua secretária?' 'Não, estou te pedindo em casamento, bobinha'. Esse é o pedido de casamento, só isso já seria um red flag. Mas ela acaba aceitando, e ai que conhecemos um dos personagens principais, a casa Manderley!
Manderley é uma personagem própria do livro, bastante vista em temas góticos e livros desse estilo, onde a casa em si é o grande personagem do romance.
Lá descobrimos coisas incríveis e é onde o mistério do livro se desenrola. Nunca imaginei que iria gostar tando de um livro igual gostei desse e posso dizer! Daphne me supreendeu muito!

Bianca 09/05/2023

Gostei bastante da leitura, por ser um clássico pensei que não ia fluir tanto!
É muito bom acompanhar as reviravoltas, mas as vezes fiquei com raiva dos personagens. Difícil acreditar numa mulher tão abestada como a protagonista ou tão doida como a velha lá da casa KKKKK

Alcione13 27/06/2017

O livro
Sabe aquele livro?É esse.Te prende,cativa e te dá um soco no estomago!!Bem escrito,empolgante e surpreendente.Uma mansão,um herói,uma mocinha boba e a mulher fatal.E aí,a revelação,a bomba!!Muito bom.Super recomendo!!

caroldearrascaeta 07/10/2023

Bota inesquecível
No começo não entendi direito do que se tratava esse livro (com medo de ser sobre fantasmas) e demorei quase um mês pra terminar de ler ele e foi uma experiência bem interessante.
O livro acontece num período curto de tempo do luto do recém viúvo até os conflitos da mansão, e enquanto isso vai acontecendo com a narradora falando no passado, você fica bem curiosa pra saber onde isso vai levar, porque é uma perspectiva muito pessoal de uma eu dela ainda bem jovem e inexperiente.
Eu gostei bastante do plot do meio pro final, apesar de ser uma coisa que dava pra ter raciocinado, por estar na perspectiva dela você meio que descobre junto com ela e se choca com ela.
É uma boa leitura, recomendo.

alekele_ 12/12/2021

Suspense do começo ao fim
Várias resenhas que eu li, diziam que no começo era meio parado. E, de fato, é verdade. Mas depois a história chega em Manderley.... Meu Deus, impossível largar o livro.
Não sei como escrever mais, sem dar revelar algo importante na história.
Portanto, apenas insisto: LEIAM!!!

Este livro superou minhas expectativas.
Agora tô curiosa para ver o filme.

Gláucia 06/04/2010

Ao acaso
Peguei esse livro por acaso na biblioteca, há mais de 15 anos e só depois vim a saber que Hitchcock fez dele um filme. A obssessão e a certeza da protagonista em relação à Rebecca me enganou direitinho e o final foi uma grande surpresa.