Rebecca

Rebecca Daphne du Maurier

Resenhas - Rebecca

duda 25/10/2020

Incrível
Esse livrou me prendeu muito, fiquei um final de semana inteiro grudada nele. A escrita é muito boa, amei!

Ticy 29/04/2024

Rebecca
Para ser sincera, eu comprei achando que essa seria uma história de assombração, então é claro que, a princípio, eu me decepcionei quando descobri que era só uma maluca com ciúmes de um cadáver.

Doce engano o meu. Embora eu tenha perdido um pouco o interesse em dado momento da história, Rebecca logo começou a me assombrar da mesma forma como assombrava a protagonista e Manderley.

A história prendeu o meu interesse logo no início, principalmente pela sua semelhança com Jane Eyre, um dos meus livros favoritos. Também me preocupa um pouco que agora eu tenha dois livros favoritos com age gap e sugar daddies.

Apesar desse interesse inicial, a primeira metade da história me irritou muito. A protagonista, cujo nome não é mencionado, se sentia perseguida por uma ex-esposa morta e o seu novo marido não fazia absolutamente nada. Sinceramente, os dois precisavam de terapia, não de um casamento.

Mas a história acabou por prender muito o meu interesse da metade em diante. A atmosfera de Manderley começou a parecer cada vez mais sombria com os seus mistérios e segredos, e a própria Rebecca me deixava cada vez mais intrigada.

Eu quero evitar spoilers, mas quanto mais eu descobria mais intrigada eu ficava. Gostei bastante dos comentários da editora nas primeiras páginas, me ajudaram a entender algumas coisas.

Também descobri sobre os boatos de que Rebecca seja na verdade um plágio de um livro escrito por uma autora brasileira, o que me deixou muito curiosa e com vontade de comprar o livro.

Eu sei que a maior parte da resenha foi criticando Rebecca, mas eu não posso explicar todas as coisas que eu amei sem dar spoilers, mas eu prometo que o livro é muito bom!!

Emanuel Xampy Fontinhas 28/02/2021

...
Esse livro, para os olhos atuais, está um tanto quanto anacrônico. Tendo isso em mente na hora de ler e evitando colocar valores que não estavam presentes nos tempos de sua concepção, momentos bastante agradáveis advirão desta leitura. Acho os personagens principais excessivamente obtusos e presos em suas próprias idiossincrasias, mas fora isso é um ótimo romance, que eu conheci através da obra prima de 1940 dirigida por Hitchcock.

Raquel 23/06/2021

"Rebecca" é narrado em primeira pessoa. A protagonista não tem nome, sendo chamada apenas de Mrs. de Winter, alcunha que recebe após se casar com o aristocrata Maxim de Winter. A moça é uma simples órfã, dama de companhia de uma dondoca de férias em Monte Carlo, onde conhece o viúvo milionário. Os dois se casam rapidamente e ela se muda para Manderley, a grande propriedade dos de Winter na Inglaterra. Contudo, logo ao chegar, ela se sente pressionada pela memória da falecida Rebecca de Winter, especialmente cultivada pela sisuda governanta da casa, Mrs. Danvers. A jovem Mrs. de Winter se sente a todo tempo inferiorizada pela lembrança da ex mulher de seu marido, por não ser uma cria da alta sociedade e não dispor das mesmas qualidades tão celebradas na finada Rebecca.
"Rebecca" conta com um plot twist no meio da história, um recurso inesperado e muito agradável. Porém, a partir daí, a trama se desenvolve de uma forma no mínimo polêmica para os dias atuais. Procurei ler inserindo a obra no contexto de 1938, ano em que foi publicada. Nesse sentido, entendi que o entrecho foi necessário para o amadurecimento da personagem, uma espécie de "batismo de fogo" no mundo da aristocracia inglesa. Mas acredito que quem ler hoje muito possivelmente vai se incomodar com as atitudes do Mr. de Winter e principalmente da Mrs. de Winter.

site: https://www.instagram.com/p/CKWGK8pjx5c/

Bruna Peixoto 25/07/2021

A leitura é muito fluida e sempre queremos saber o que vai acontecer no próximo parágrafo, acompanhando o desenvolvimento da história junto com o desenvolvimento pessoal da protagonista.

amandagraciadio 06/01/2022

Bom mas confuso
Rebecca é extremamente envolvente, mesmo com o ritmo mais lento, além de ter várias sacadas geniais (a protagonista jamais é nomeada, mas a falecida da título ao livro, por exemplo). Realmente após os primeiros 50% o livro engrena em um ritmo bem mais acelerado, o que por um lado faz parecer outra história.
As motivações dos personagens me confundem muito, nenhum deles parece ter uma personalidade muito forte (além de Rebecca).
Acho que com menos descrições, mais desenvolvimento dos personagens, e um capítulo a mais, seria um ótimo 5 estrelas.

Lorena 08/01/2022

mais ou menos
metade do livro foi super monótona e as divagações da mrs de winter (o primeiro nome dela nem eh mencionado no livro) são mto chatas meu deus parecia uma coisa infinita. quando teve a reviravolta principal o livro até que ficou bem legal mas dps teve de novo a maior enrolação da investigação e do julgamento pra dps ter aquele final?. taylor swift vc me paga!!!

taypyx 31/10/2023

Como um bom vinho!
Esta é a história de um viúvo chamado Max de Winter que se casa com uma jovem que está servindo como companheira de uma mulher americana rica. A nova Sra. de Winter chega à sua nova casa, quando começa a se aperceber que o fantasma de Rebecca, a falecida Sra. de Winter, ainda permanece.
O final do livro é perfeito e os plot twists são simplesmente incríveis.

ClAudia 16/12/2023

Atmosfera intrigante
Uma história com muito mistério, em que o titulo do livro é uma mulher que sequer está viva mas continua "assombrando" a todos a sua volta.

A pobre da moça que casou com o ex da Rebecca não conseguiu se impor e isso me deu nos nervos. A governanta lá cheia de autoridade faltava pisar na cabeça da coitada.

E uma falta de comunicação que deixou tudo mais confuso ainda.

Eu gostei médio do livro, talvez por ser audiobook. Acho que esse livro merece ser lido da forma original hehe

Márcia 23/12/2023

Rebecca - Daphne Du Maurier
Essa é a beleza de Rebecca, um suspense/thriller psicológico escrito em 1938, considerado um dos melhores livros do século XX.
Muitos leitores consideram que o romance Rebecca tem a mesma premissa que o livro a Sucessora, considerando como plágio. Após a leitura dos dois livros, penso que se trata de abordagens diferentes mesmo tendo a mesma premissa.
O livro inicia com a segunda senhora de Winter, já mais velha e madura, relembrando alguns fatos m sua vida quando era mais jovem. Ela tem um sonho que ela esta retornando a Maderley, a propriedade da família do senhor de Winter e onde ele morou com sua primeira esposa, Rebecca.
Nossa protagonista não tem nome. Sabemos que ela é uma jovem britânica bem inexperiente, que trabalha como dama de companhia para uma senhora detestável. De férias em Monte Carlo com essa senhora, ela conhecerá Max De Winter, um viúvo rico e charmoso que ganha seu coração. O relacionamento evolui rapidamente, eles se casam, e ela vai morar com ele no interior da Inglaterra, em um famoso casarão chamado Manderley.
A primeira mulher de Maxim, ou Max, era a extraordinária Rebecca — aos olhos de muitos, a verdadeira e insubstituível Mrs. De Winter. Há dois momentos bem demarcados no livro de Du Maurier. Assim que os recém-casados chegam a Manderley, a propriedade de Max na Cornualha, o vazio deixado por Rebecca se revela abismal. É sobretudo a governanta, Mrs. Danvers, quem compara a jovem sem nome à bela, desenvolta e sofisticada Rebecca. Todas as expectativas em torno da jovem passam a ser, graças ao padrão estabelecido pela falecida Mrs. De Winter, inatingíveis; ela nunca será uma anfitriã, amazona ou velejadora tão competente.
Em Maderly, Mrs.de Winter conhece a irmã e o cunhado de Max. Apesar de Beatrice achar a nova esposa e Max muito diferente de Rebecca, ela considera isso muito bom para casamento deles. Um outro personagem muito importante na história é Franklin, funcionário de Max e muito leal a ele.
Mrs. de Winter vive a sombra de Rebecca, mesmo Rebecca estando morta , ela é uma presença viva em Maderley. A cozinheira segue os menus que Rebecca aprovava, os móveis continuam da mesma forma quando Rebecca ainda era viva, as roupas dela continuam nos armários. Nada mudou depois da morte de Rebecca em Maderley.
Um dia um navio fica encalhado na baía perto de Maderley e é necessário um escafandrista para desencalhar o navio. Durante a operação encontram um barco afundado com um corpo na cabine. Todos estão certo de se tratar do barco e corpo de Rebecca.
Se o corpo encontrado é de Rebecca , de quem era o corpo que foi reconhecido por Max um ano atrás?
Devido a essa descoberta, Max conta toda a verdade para Mrs. de Winter. Ele descobriu após o casamento com Rebecca que ela tinha vários amantes e não iria romper sem relacionamentos , mesmo após o casamento.
Ela vivia com intimidade com seu primo, e os encontros era entre os muros de Mederley. Max cansado da situação e sem a menos perspectiva de uma separação, acaba por matar Rebecca e simular um acidente com o barco dela.
Mrs. de Winter ouve tudo horrorizada , mas mesmo assim, fica ao lado de Max e diz que fará todo o possível para ajudá-lo.
O caso vai a julgamento, e devido a uma testemunha a desconfiança que ela pode ter sido assassinada vem a tona.
O veredito final é suicídio, mas o primo de Rebecca contesta e decide provar que ela foi vitima de um homicídio.
Encontram na agenda de Rebecca o contato de um médico que a atendeu dias antes de sua morte e descobre que Rebecca estava condenada a morte, ela estava com câncer avançado.
Por causa dessa descoberta, a possibilidade de suicídio é concreta e é encerrada as investigações. Primo de Rebecca não aceita esse veredito e decide atear fogo em Maderley e se vingar de Max.

Rebssss 30/12/2023

Enrolei bastante pra ler porque achei um pouco difícil e exigiu da minha concentração e da minha imaginação, mas quando engatei não consegui parar mais! Porém, o filme me trouxe uma visão diferente