Laços

Laços Domenico Starnone

Resenhas - Laços

julinha_wtf 13/06/2023

Certas coisas são inevitáveis
É o segundo livro do Domenico que eu leio, e preciso confessar que gostei mais desse do que de assombrações.
O primeiro fato que me fez gostar muito foi ter diferentes pontos de vista da mesma situação, do mesmo momento, ter essa visão de 3 personagens distintos acredito que fez muito pelo livro, enriqueceu demais.
Também pude ler algo que vejo muito no dia a dia e que é uma contrariedade sem fim, por exemplo, a Vanda, entendo as motivações dela, o que fez ela se tornar assim, mas também não entendo como ela se sujeitou a isso, e acho que esse livro se resume a isso, entender e não entender, nem sempre estar na pele no momento do outro é bom.
Livro também trata de assuntos pesados, abandono paterno, traição e ate mesmo Aldo levando uma segunda vida, e como isso afeta em todas as outras áreas de sua vida, principalmente em seus filhos, contrariando Aldo que pensava mais em sua esposa e em como isso afetou ela.
Muitas vezes há essas questões familiares em nosso dia a dia, pequenas coisas feitas por membros da família respigam em outros de forma inimagináveis e não cabe a nos julgarmos.
Por fim, é um livro bom, que me prendeu, apesar do meio ter sido meio arrastado.

GiuLaganá 10/06/2023

Quais laços?
Narrado por três pessoas, o livro mostra diferentes visões sobre uma mesma história familiar. As dores geradas pelo abandono da esposa, o abandono da nova mulher e retorno para a antiga esposa, os traumas dos filhos.
Lembranças trazidas à tona por uma desordem gerada no apartamento.
O gato Labes e o significado de seu nome.

Leila 30/05/2023

Laços, obra do autor italiano Domenico Starnone, é um romance que desperta reflexões profundas sobre os relacionamentos humanos e as complexidades das dinâmicas familiares. Embora tenha apreciado a leitura, devo admitir que não fui cativada da mesma forma que muitos outros leitores. Particularmente, fiquei perplexa diante do tipo de relacionamento a que a personagem Vanda se submete ao longo de sua vida. A narrativa me deixou indignada, pois não consigo compreender como alguém pode se submeter a uma situação tão dolorosa.

O enredo de "Laços" gira em torno de Vanda, uma mulher que encontra-se aprisionada em um relacionamento disfuncional, à meu ver, onde o marido a trai constantemente e mesmo assim ela aceita. A obra aborda as nuances dessa relação e aprofunda-se na dinâmica do casal, explorando o lado sombrio e destrutivo do vínculo matrimonial.

Ao longo da leitura, somos confrontados com as várias facetas da vida conjugal de Vanda e do seu marido. A autenticidade da escrita de Starnone é inegável, pois ele retrata de forma crua e realista o sofrimento de Vanda e suas tentativas frustradas de construir um relacionamento "normal". Através de diálogos afiados e descrições detalhadas, o autor nos mergulha na complexidade dos sentimentos dessa personagem, despertando uma série de emoções contraditórias no leitor, porque mesmo Vanda sendo uma "sofredora", não é lá uma personagem que nos gera muita empatia.

Ao longo da história, somos confrontados com a subserviência de Vanda e sua aparente aceitação da situação abusiva em que se encontra. Embora entenda que a obra visa retratar a realidade de muitas mulheres que vivem em relacionamentos tóxicos, não consigo compreender como alguém pode se submeter a isso durante toda uma vida.

Apesar de minha indignação e desconforto em relação ao relacionamento apresentado em Laços, não posso negar que a obra possui qualidades literárias significativas. A escrita precisa e aprofundada de Domenico Starnone, juntamente com sua habilidade em criar personagens complexos, são pontos fortes do livro, vide também os dois filhos do casal, ambos completamente impactados com esse relacionamento estranho dos pais.

Enfim, é um bom livro, mas bem indigesto, e há que se tomar cuidado quanto ao momento que se vá lê-lo, porque se você já estiver meio de bode com a vida, vai sair chutando muitos baldes por aí, rs.

Giovanna1242 29/05/2023

Uma leitura leve e rápida sobre dinâmicas familiares e relacionamentos. A escrita é muito envolvente e prende do começo ao fim, e o livro traz algumas reflexões e questionamentos interessantes. Achei o final bastante significativo pra história. Gostei muito!

JessicaLage 17/05/2023

Como "cadarços" se tornam um "laço"
O Livro é muito bem escrito, leitura leve e rápida. Uma história sobre 'Laços' familiares e sobre como pequenas coisas podem ser na verdade enormes, em outro ponto de vista. Gostei de como os temas propostos foram abordados (porém a escrita tem um viés um pouco machista), mas gostei principalmente do final que foi bastante surpreendente. Vale a leitura!

Dayse.Dias 16/05/2023

O nome da obra é Laços por causa de uma memória de infância de Anna e Sandro. A primeira lembra como o pai tinha o jeito peculiar de amarrar os cadarços, tal como faz o seu irmão. O que conecta (e desfaz) laços são memórias muito simples. Mas é na complexidade humana e nas dificuldades da relação familiar é que se sustenta essa história. Uma mulher fálica, uma figura paterna fraca, uma traição (ou uma vida secundária?), filhos e suas respostas ambivalentes à ruína da família padrão (odeio a ideia de família ou multiplico oportunidades de fracassar?). Como guardar o passado? Nas cartas, fotos, nomes de gatos, amarguras ou ressentimentos. Qual é o momento em que optamos pela infelicidade? Quando abdicamos de nossos desejos para viver o ideal do outro? Quando admitir o fracasso de uma relação e seguir em frente (para o bem de todos os envolvidos)?

Anny50 16/05/2023

O outro ?Aldo? de uma história
Uma suposta resposta ao maravilhoso e potente ?Dias de Abandono? da Elena Ferrante, este certamente não é um livro incrível, mas é interessante ver o outro lado da história, do marido adúltero e fraco que só pensa em si e abandona a família pelos prazeres com uma justificativa estúpida e como isso impactou os filhos

Renor.Bernardo 10/05/2023

Sofre com uns probleminhas de ritmo no meio e trata de assuntos bastante pesados, mas muito bom no geral.

13marcioricardo 07/05/2023

Laços que amarram..
Laços conta a história de uma família. Aborda temas vários e a complexidade das relações humanas.

Um casal que cai em desgraça pela traição do marido. Uma esposa que não desiste. O marido que regressa e, frouxo, se torna submisso à mulher. Os filhos que sofrem com tudo isso. Até o gato.

Obra boa, mas não tenho paciência pra narradores idosos, dão-me sono. Já tinha achado um porre o Memórias de minhas putas tristes, do Gabriel Garcia Marquez, e aqui quando foi a vez do patriarca, não foi diferente.

Fabi.Filippo 05/05/2023

Potente
Vanda e Aldo são casados há 52 anos e quando voltam de uma viagem de férias encontram o apartamento todo revirado e destruído . E no meio daquele caos com móveis destruídos , Aldo encontrou antigas cartas de Vanda , escritas com muita mágoa durante o período em que ele saiu de casa para viver com outra mulher.

Dividido em três capítulos trouxe primeiro a perspectiva de Vanda , depois de Aldo e por fim dos filhos dos dois.
Enquanto eu lia o livro a impressão que eu tinha é que ele estava derrubando tudo pela frente , tal qual uma onda gigante de tsunami.

É muito interessante ver o mesmo acontecimento sob o olhar das diferentes pessoas envolvidas nele.
Faz refletir sobre quais são os laços que sustentam não só os casamentos como também as relações interpessoais de marido e mulher , de pais e filhos. E da mesma maneira que podemos ter o laço como união , ele também pode ser aquele que aperta e sufoca , não apenas o outro mas às vezes você mesmo.

E o plot do final ? Chocadaaaaa.

Eu adorei o livro ! Segundo do autor que leio este ano .

Leticia 17/04/2023

Lindo. O autor apresenta a narrativa sobre a otica de três protagonistas ( a da mulher , a do marido e a dos filhos) de como a história impactou a vida de cada um. Livro muito intenso.

caromitts 05/04/2023

Estou quase sem palavras para a experiência que foi ler este livro! Uma escrita potente, íntima, densa. Sem nenhum aviso, te colocam no meio dessa tragédia familiar e você se aventura nos destroços. Quantas reflexões sobre a liberdade garantida pelo privilégio masculino, o amargor da infidelidade que não é só física, mas emocional, a abdicação feminina em prol do matrimônio, além dos traumas geracionais que moldam a identidade de quem somos. Sensacional!