Laços Domenico Starnone

Resenhas - Laços

FellipeFFCardoso 12/10/2023

Um livro rápido, com uma prosa bem amarrada, ainda que por vezes repetitiva (o recurso de trazer uma mesma experiência através do olhar de três narradores diferentes é engenhoso, porém exaurido ao extremo já que nas duas primeiras partes, as intenções e consequências não mudam substancialmente o fato originador). No entanto, gostoso de ler, fácil de projetar, alguns pontos catárticos possíveis para quem for filho de pais divorciados, um bom argumento para o audiovisual. Não mudou minha vida, mas também não me fez entender o tempo de leitura como um desperdício dela.

Gabriela.Andrade 12/10/2023

O retrato das consequências de um casamento infeliz para todos os integrantes da família!

Adorei, se Elena Ferrante for parecida com o Domenico quero conhecê-la também

Paulinha 11/10/2023

Laços
?Não lembro mais nada de nós.?

?De nós quando??

?Sempre: desde o momento em que nos conhecemos até hoje, até quando eu morrer.?

Evitei rebater ... Pensei com frequência naquelas poucas palavras, às vezes não me dizem nada, às vezes, tudo. Tanto eu quanto ela conhecemos a arte da reticência.

Há uma distância que conta mais do que os quilômetros e talvez mais até do que os anos-luz: a distância das mudanças.

O livro é maravilhoso, adorei!!!

LuMaia 01/10/2023

Li 'Laços' por ser fã de Elena Ferrante e, como tal, descobri que este livro possuía alguma relação com 'Dias de Abandono'. Não me arrependi da escolha. Assim como 'Dias de Abandono', 'Laços' é uma leitura concisa. A história apresenta similaridades, mas desta vez sob a perspectiva masculina. Apesar de ter apreciado o livro, devo conceder uma nota ligeiramente menor em comparação a 'Dias de Abandono', que me impactou de forma mais intensa. Afinal, não pude deixar de sentir uma certa reserva em relação ao homem que abandona sua família para ficar com uma mulher mais jovem. É claro que naquela família todos têm suas peculiaridades e problemas, até mesmo as crianças, mas isso também recai sobre os pais.

Fabiana 06/09/2023

Marcas
Mostra as marcas que alguém pode carregar para a vida inteira, de acordo com as atitudes de terceiros.

francezju 04/09/2023

Criei expectativa e me decepcionei com esse aqui. A narrativa não é ruim, mas esperava muito mais da história. O livro é sobre um casal e o trauma que eles geraram na família quando o pai os abandonou para viver com uma mulher mais nova. Em cada parte do livro vemos o ponto de vista de um deles sobre o acontecido.
O livro começa com cartas da Vanda pedindo para que Aldo volte para sua família, e depois pula muitos anos, quando ele já voltou, e está relembrando o passado.
Os personagens são chatos, Aldo e os filhos são egoístas, e Vanda não soube seguir a vida sem o marido. Resumindo: faltou terapia pra
todo mundo nessa história.

Lila 30/08/2023

É muito bom mas é impossível não comparar com Dias de Abandono e gostei muito mais de Dias de Abandono por isso 4/5.

Luci_books 22/08/2023

Laços é uma obra que vai te cativar aos poucos e quando percebe está ali totalmente envolvido com aquela família, com os problemas, as dores, personalidades, etc. Domenico Starnone é cirúrgico em suas palavras, faz com o leitor compreenda e abrace as dores dos personagens presente, desde Vanda, Aldo, Sandro, Anna e até Lídia. A leitura é tão fluida que arrisco dizer que é excelente para se ler em períodos de ressaca literária.

Marcella Fleury Berquó 29/07/2023

A complexidade humana nas relações amorosas e familiares
A obra se desenvolve a partir de um cenário caótico em que casal protagonista encontra sua residência após uma viagem.
A trama se concentra na complexidade das relações humanas e os conflitos que surgem quando estas relações entram em confronto com os desejos individuais, retratando escolhas que se transformam em sombras que consomem qualquer sopro de vida e um passado que se torna o grande ditador dos comportamentos.

Rodrigo 29/07/2023

Rapazzz
Não tem um personagem feliz nesse livro. todos são miseráveis, rancorosos, cheios de defeitos, e gostei muito como mostram que a relação caótica dos pais afeta muito os filhos até suas vidas adultas

Cassia.Valadares 22/07/2023

Uma leitura rápida
Eu gostei da leitura. O livro mostra diferentes visões sobre uma mesma história familiar. Achei a questão do abandono bem pesada. Gostei do final. Achei sensacional o nome do gato e significado.

carolina :) 06/07/2023

Os fragmentos que falam.
Crus e expostos, os laços que são apresentados ao leitor falam diretamente com as nossas feridas e sobre o impacto que os pais têm nas vidas dos filhos e vice-versa. A relação que acompanhamos no livro vem cheia de mensagem nas entrelinhas, senti à fundo as dores dos personagens e o esquema de ódio que se cria através da traição.
A virada de chave do livro me fez pensar muito, a casa que foi bagunçada e revirada era o de menos, a possibilidade de segredos e bagunças muito mais sérias sobre o passado virem à tona era o que realmente assombrava. Como podemos ser capazes de manter uma relação que se cavada, ali só se encontrará mágoa e dor? Como podemos conviver ao lado de alguém que não pode ousar conhecer de verdade quem nós somos?
Refleti também em como a confusão que temos por dentro causada pela traição e pelos sentimentos ruins pode nos transformar, como aquilo que corrói pode apodrecer o que existiu um dia de bom sobre algo. A destruição que podemos causar uns aos outros (e a nós mesmos) é drástica.
As cartas que lemos no livro reserva uma coisa gigante pra mim, a responsabilidade que existe em ser mãe. E quando um marido abandona uma esposa porque se sente cheio daquilo que diz ser culpa de alguém, se escondendo da própria escolha, a mulher têm de carregar o peso do abandono, da traição, da criação dos filhos, do manter o lar. Que grande catástrofe ter de assumir a irresponsabilidade de alguém que deveria estar ali, e ainda perguntar-se aonde errou ou como podia ter evitado um fardo quando não se percebe que ela mesma está quase explodindo. Sua mudança depois da volta dele, uau, que força tem a raiva e o ressentimento de uma mulher que se viu obrigada a ser selvagem porque maltrataram sua vulnerabilidade.
Starnone traz forte as profundidades de uma relação que na verdade, nem existe mais. E as ações daquele homem alugaram uma reflexão em mim, eu fiquei imersa tentando entender as engrenagens do que estava acontecendo, o cenário da culpa, da raiva, do desespero extremamente bem colocadas que te deixam em chamas pra acompanhar.
Sobre o final, grandioso, ele que me fez pensar mais ainda sobre o impacto da relação dos pais na vida de seus filhos, como as feridas ficam expostas assim como o que vemos em casa, como esses laços tem força.

Camila 17/06/2023

Laços
Tinha grandes expectativas sobre esse livro. Reza a lenda que o autor, Domenico Starnone, pode ser o marido ou um alter ego de Elena Ferrante e o livro, em si, conversa com Dias de Abandono, de Elena.
Pode ter um fundo de verdade pois a construção da narrativa se faz sobre um contexto muito similar, ainda que os nomes dos personagens sejam outros. Os dois autores são napolitanos e a cadência da história se assemelha.
Dito isto, não gostei tanto do livro. A historia gira em torno de um casal idoso, Aldo e Vanda, obrigados a enfrentar o passado após ter a casa invadida. Surge aí um passado de traição e conflitos do casal com pitadas de egoísmo dos filhos. Fiquei com uma baita raiva da postura de Aldo e dos filhos. Falta uma boa terapia para todos ali.

Carolina335 16/06/2023

Gostei
Esse livro me fez refletir muito enquanto eu lia, é pequeno mas diz muito em poucas páginas. o startone nesse livro consegue fazer nós refletirmos sobre casamento, as estruturas da sociedade principalmente sobre os papéis de gênero e também refletir sobre maternidade e paternidade.