Laços

Laços Domenico Starnone

Resenhas - Laços

Flávia Menezes 22/01/2024

??????? LAÇOS DE FAMÍLIA.
?Laços? é um romance do escritor, roteirista e jornalista italiano Domenico Starnone, publicado em outubro de 2014, e que traz em sua trama um drama familiar bastante provocativo e arrebatador, com uma narrativa tão repleta de honestidade, que ao final, nos sentimos como cúmplices de todo o sofrimento que os seus personagens experimentaram ao longo dessas páginas.

Dividida em três partes, primeiramente temos acesso às cartas que Vanda escreveu para o marido Aldo, logo após ele a ter surpreendido com uma confissão tão perturbadora, que mudaria completamente o rumo desse casamento.

A narrativa de Vanda é dolorosa, e ela não nos poupa de nenhum detalhe de tudo o que a revelação do marido a fez sentir. Tenho que confessar que por este motivo, essa é uma das partes mais difíceis da história, porque ver tudo o que aconteceu através dos seus olhos, e sentir toda a sua raiva, sua indignação e o quanto ela se sente decepcionada e ferida é algo bem intenso, muito embora não concordemos com tudo o que ela faz ou diz.

Já na segunda parte, entre passado e presente, conheceremos o lado da história contada por Aldo, o marido.

A parte dele é a mais longa, mas também é aquela em que compreendemos que realmente toda história tem dois lados, e que muitas vezes não existem culpados e inocentes, porque tudo o que acontece em uma relação não é por acaso, mas vem de um processo no qual os dois fazem parte e tem parte no ocorrido.

O mais profundo da parte narrada por ele, é que Aldo nos conta o que ele sente em relação a cada um dos envolvidos nesta história. Sendo assim, em um momento vemos o Aldo-marido, em outro o Aldo-pai, mas também compreenderemos os sentimentos do Aldo-homem.

Neste ponto do livro, não é sobre do lado de quem estamos, porque o que queremos mesmo é primeiro entender tudo o que aconteceu, e o que cada um tem a dizer, não para tomarmos partido, mas para entender o tamanho da dimensão que o ocorrido trouxe para essa família.

Já na terceira parte temos a libertação de todas as mágoas que Anna e Sandro, os filhos desse casal, guardaram durante muitos anos sobre o que houve. Suas dores, suas mágoas, seus traumas são profundos como é profundo tudo o que os pais acabam por trazer para os filhos quando os incluem nos problemas do casal. E esse efeito o autor vai nos mostrar com muita maestria.

?Laços? é uma história forte, intensa, e muito honesta de um drama familiar que (infelizmente!) já foi vivenciado por muitas famílias no mundo todo, embora não da mesma forma, e nem com o mesmo desfecho.

Para mim esta foi uma leitura que me prendeu tanto, e me deixou tão reflexiva que não pude largar o livro até terminá-lo.

E muito embora eu não tenha a mesma visão de vida que seus personagens têm sobre o ocorrido (que vontade que eu fiquei de falar com alguém sobre este livro!), foi interessante poder acompanhar a forma como essa família conseguiu lidar ao seu modo com todas as suas dificuldades, e ver como nem sempre a escolha que parece a certa é aquela que menos trauma traz. De fato, ou você escolhe tudo e vive feliz com sua escolha, ou então seu sacrifício só irá gerar mais dor (nunca será sobre ficar, mas sobre ?estar?).

Preciso dizer que o desfecho foi muito libertador, e que depois de tudo, me trouxe até um sentimento de reparação... de restabelecer a ordem na família. E ao meu ver, eu acho que realmente restabeleceu!
Craotchky 22/01/2024minha estante
Simplesmente adoro drama familiar e conflitos humanos no geral, então achei o enredo muito interessante; do tipo que imagino gostar. Só conhecia o livro de ter visto a capa e o título. Dois elementos cheios de beleza, diga-se de passagem...

Flávia Menezes 22/01/2024minha estante
Filipe, se gosta de um bom drama familiar?.esse é o livro perfeito! ??? E tem toda razão! Que capa e título mais belos. Exatamente os elementos que me chamaram a atenção de cara!

Dani 23/01/2024minha estante
Amiga, difícil te acompanhar nas suas leituras hein?! ?

Minha lista só cresce a cada resenha sua!

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Amiga, esse é forte, mas ele (o autor) escreve tão bem que não dá vontade de parar de ler até acabar!! E como é curtinho, dá pra ler mais rápido mesmo. Mas vale à pena, amiga! ??

Dani 23/01/2024minha estante
Já vou adicionar na minha lista! ?

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Adiciona sim, amiga! Esse livro rende boas reflexões viu? Fiquei desesperada pra comentar porque é só um ponto de vista de vários que podemos ter. ??

Dani 23/01/2024minha estante
Já vou começar assim que terminar esses em andamento? só você pra me aguçar desse jeito!

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Dani, amiga?vai começar mesmo? Precisamos conversar depois que terminar! ????

Dani 24/01/2024minha estante
Vou começar sim, amiga! Você pode mandar pra mim??? ?

Maíra 04/01/2024

Li o livro após ler Dias de Abandono, da Elena Ferrante, pois há rumores de que esse seria um "livro resposta" ao Dias de Abandono. As personagens são diferentes, mas o contexto dos dois é muito próximo de fato. Achei muito interessante ler histórias muito parecidas com perspectivas diferentes, lá da mulher, aqui do homem e dos filhos. Vale a pena ler os dois em conjunto.
Thay.Santos 10/01/2024minha estante
Não sabia sobre esse da elena vo ler pra ontem RS obrigado

Aline Parreira 02/01/2024

Logo nas primeiras páginas tive que parar.

Tinha pego o livro errado?

Estava vendo...ou melhor, lendo, a personagem Olga de "Dias de Abandono" ali.

A mesma mulher. Abandonada, traída pelo marido. Jogando toda sua amargura, toda sua tristeza, toda sua incapacidade de aceitar a separação, na cara do marido, aqui, através de cartas.

Mas não. Era outro livro, outra personagem.

Existem muitos boatos de que Elena Ferrante é pseudônimo da mulher de Domenico Starnone ou que é o próprio autor.

A partir de hoje, acredito totalmente nisso!

Toda escrita remete à "Dias de Abandono".

Sim, eu sei! "Laços" foi escrito antes que "Dias de Abandono". Mas como li o livro de "Elena Ferrante" primeiro, estou fazendo a comparação reversa.

"Laços" também expõe o ser humano por dentro. Sem filtro.

A infelicidade que entranha nas pessoas que vivem juntas por obrigação, por convenções sociais.

"Os infelizes podem ser cruéis". Domenico expõe isso.

"Os únicos laços que contam para nossos pais, são os que eles usaram a vida inteira para torturar um ao outro".

Rafa 31/12/2023

Da mesma forma que amei Segredos, também do Starnone, amei laços. Starnone nos apresenta personagens que por muitas vezes são intragaveis e mesmo assim faz com que a gente se afeiçoe a eles e queira ficar do lado dele pra saber como a história termina, e da mesma forma que acontece em Segredos a narrativa muda drasticamente de acordo com qual personagem tá narrando no momento e no fim nos surpreende com uma virada de chave que não esperavamos. Super recomendado!!!

Cris 26/12/2023

Pais e filhos
"Dos nossos pais ? digo ? só aprendi uma coisa: que é melhor não ter filhos. Depois, com calma fingida, estrangulando a voz na garganta, insisto: em todo caso, a gente sempre acaba fazendo mal aos filhos e, consequentemente, é preciso esperar que eles nos façam mais mal ainda."

Com esse trecho, vocês imaginam que tipo de livro se trata, um livro com uma história comum, nada de grandioso acontece, um casal comum, com suas vidas comuns, o começo do livro te leva a pensar que se trata de um livro tedioso, mas com o decorrer das páginas, toda a dor dos personagens de torna palpável. Adoro ler livros com personagens reais, com problemas que apesar de comuns, são avassaladores para quem o sente. A traição de um casamento, a chegada de filhos, a criação desses filhos, a infelicidade desses filhos para com os pais e dos pais para com os filhos, tudo isso temos aqui, é um livro fantástico que te faz pensar.

majuja 23/12/2023

Uma realidade desesperada
?Os únicos laços que contam para nossos pais são os que eles usaram a vida inteira para torturar um ao outro.?
Esse livro é puramente desconfortável, sobre uma família nada estruturada que possuí várias, se não todas, atitudes questionáveis. Dói ver os sofrimentos evitáveis, enraivece ver a forma como as mulheres são enxergadas pelos personagens masculinos e frustra não haver grandes consequências para o Aldo, que fez um mal absurdo em tudo isso.
A escrita é muito boa e a história cumpre o papel de servir como lição pra vida, fiquei com vontade de ler outras obras do autor.

Bi Bueno 22/12/2023

Laços
E se foi o primeiro livro da trilogia Sentimental, de Domenico Starnone. Esse é o escritor que especulava-se ser o verdadeiro autor dos livros da Elena Ferrante. Ele nega? independente da polêmica, é igualmente avassalador, igual a alguns da Ferrante.

Gaby 09/12/2023

Laços.
Perturbador. Um livro que senti desconforto do começo ao fim. Ele conta a estória de uma família, que é abruptamente forçada a participar de todos os tipos de provações por conta do desejo do pai de viver o novo.
O livro é dividido em 3 partes: cartas de uma mulher traída, o traidor, e a filha afetada por esse desarranjo.
A parte onde Aldo, ?explica? o porquê da traição, ele tenta culpabilizar a criação, Vanda, e dentre outras questões mas só mostrou sua imoralidade e nada mais. Ele tenta desumanizar Vanda, critica sua ?valorização? do dinheiro, mas logo no início do livro essa valorização é justificável, a todo momento ele tenta se pôr como o homem sofredor mas cravejando dardos na alma de Vanda. Aldo, apesar de italiano, é o típico homem brasileiro. Vanda, errou em aceita-lo de volta, e os filhos foram deformados pela imoralidade do pai, e pela dor da mãe.
[?Os filhos precisam dos pais não também, mas sempre.?]
Gaby 09/12/2023minha estante
Resumindo: a mãe uma coitada, o pai um gigolô e os filhos uns traumatizados.

Júlia 08/12/2023

Que escritor ótimo?
Essa é a primeira leitura que faço de uma obra do Domenico. Já tinha ouvido falar desse livro há bastante tempo, quando li o livro ?Dias de Abandono?, da Elena Ferrante, e soube dos rumores de que esses livros estavam, de alguma forma, conectados. Embora a escrita de Domenico e de Elena sejam bem parecidas, principalmente no estilo do fluxo de pensamento, achei que foram duas experiências de leitura totalmente diferentes. Laços foi uma leitura muito mais fluida, simples e rápida. Recomendo esse livro!

Bru 22/11/2023

Visceral
Um livro curto e rápido de ler, porém, o abandono e as infelicidades conjugais são sentidas por cada membro da família.

Ana Clô 07/11/2023

A dor estava sempre ali, não acabava nunca.
?Laços? foi a minha primeira leitura de Domenico Starnone e posso dizer que amei o que li!
Uma história perpassada pela dor, sofrimento e por laços de uma família a qual se desgastou com o tempo. As relações entre casais e seus filhos se constroem e destroem ao mesmo tempo em que a mágoa ressoa na existência de cada um. Amei? Senti? Perdoei? O que sinto agora? Ainda preservo com o tempo que me resta?
Domenico consegue com sua narrativa traduzir 3 vozes diferentes que se complementam em um círculo melancólico porém muito real da experiência de ser em meio ao caos que constitui uma essa família cheia de remendos.
Me identifiquei muito com a leitura e com essa vivência conturbada.
Leiam!

brenobebeto 06/11/2023

Fenomenal
Fiz uma resenha,contando as minhas impressões sobre esse livro maravilhoso no meu podcast, Teimosia literária: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/Laos--de-Domenico-Starnone-e2bf8gt

lari.fernan 04/11/2023

Estou pronta para ler o próximo livro do Domenico!
Não sei se "simplicidade" é a palavra correta para exemplificar a descrição dessa história, mas a primeira impressão que o Domenico me causou ao terminar de ler "Laços" é que os fatos corriqueiros, o cotidiano e as coisas "pequenas" quando observadas com atenção e interesse podem revelar monstros cruéis, mágoas e erros irreparáveis. Esse é o primeiro livro que leio do autor e estou animada para a próxima leitura!

Ps: alcancei essa leitura após inúmeras indicações/comparações do Domenico Starnone com a Elena Ferrante (especificamente a obra "Dias de abandono"). Indico a leitura de ambos os livros!

Caroline 16/10/2023

Apesar da narrativa repetitiva (quase inevitável), o livro traz pontos que te botam pra pensar MUITO! Recomendo!

?Pensei com frequência naquelas poucas palavras, às vezes não me dizem nada, às vezes, tudo. Tanto eu quanto ela conhecemos a arte da reticência. Da crise de tantos anos atrás ambos aprendemos que, para viver juntos, é preciso dizer bem menos do que calamos.?