Belchior

Belchior Jotabê Medeiros

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vann.Deodato 21/06/2022

Quero lhe contar como eu vivi e tudo que aconteceu comigo
"Não sou feliz, mas não sou mudo. Hoje eu canto muito mais."

Eu sou fã de Belchior, e como fã, decidi ler a biografia de um dos maiores cantores do país. Suas composições são maravilhosas. Amo a grande maioria.

O livro conta a história de um Belchior Frei lá em Sobral, no Ceará, até o auge da fama, passando por vários momentos no mundo da música, shows, e a vida pessoal.

"Eu sou apenas um rapaz, latino Americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior. Mas trago uma canção do rádio em que um antigo compositor baiano me dizia: tudo é divino, tudo é maravilhoso."

Eu gostei muito da história do Bel e tal, mas não gostei tanto da escrita. Primeiro que existem informações irrelevantes, segundo que o que era para ser relevante, ele (o autor do livro) passou por cima sem dar a devida atenção.

Quero, no futuro, ler alguma biografia do Belchior escrita por outra pessoa. Mas mesmo assim foi maravilhoso saber mais de um dos meus ídolos brasileiro.
Fernanda1156 21/06/2022minha estante
Aaaaa amo biografias, amo Belchior, quero muito ler esta!!!

Vann.Deodato 24/06/2022minha estante
Eu tbmmmm. Leia sim ??

Shamila 21/06/2022

Uma breve história
Fiquei com o coração partido no final desse livro, por que a vontade que dá é começar a ler de novo só pra poder passar mais um tempo com essa pessoa querida que foi o Belchior. Ainda que de boa leitura, a bio deixa uma sensação de incompletude, o que - acredito - se deva pela fase intrigante do final da vida do cantor e também pelo fato de ter sido escrita póstuma.

O texto transparece o carisma do cantor, sempre muito querido por todas as fontes que deram seus depoimentos ao Jotabê. Exceto por Fagner, que o autor me pareceu interpretar como uma relação de ódio. Mas fiquei com a sensação de uma amizade entre dois irmãos que tanto se admiram que acabam se jogando íntimas verdades.

Enquanto lia, adicionei cada música citada em uma playlist (vou deixar o link) e fazia uma pausa na leitura pra ouvir e saborear as letras - algo que aconselho fazer caso queira ler. E pra conseguir me despedir totalmente dessa história, ainda vou passar uns dias ouvindo antes de abrir um próximo livro.

Apesar de curtir a veracidade do formato mais jornalístico do livro, acredito que a estrutura tenha dado um ar frio pra leitura, talvez não tão aprofundado. É que jornalismo sempre é um recorte, uma edição.

De modo geral, é uma boa pincelada da história do artista, mas deixa um gostinho de quero mais.

site: https://www.deezer.com/br/playlist/10443103922

Cilmara Lopes 17/06/2022

Tantas facetas para um homem
Cantor, pintor, compositor, um poeta, um intelectual, tantas facetas para um homem!
Quase se formou em medicina e quase foi padre capuchinho.

Mais conhecido na voz de nossa querida Elis Regina, afinal foi quando seu nome chegou então a fama.
Entretanto, esteve presente também nas vozes de Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Fagner, Vanusa, Erasmo Carlos e tantos outros.
Elis com seu jeito franco e espontâneo selecionou as emblemáticas: Como Nossos Pais e Velha Roupa Colorida. Pérolas da MPB!
Foi uma seleção certeira não só pela beleza das letras, mas pelo significado que transita entre gerações. Deveras, atemporal.
Belchior fala sobre seu tempo, traça o passado e o futuro, são letras longas e discursivas recheadas de referências. Tem de tudo, Bob Dylan, Edgar Alan Poe, Luiz Gonzaga, tem de tudo que ele sentiu.

Igor.Matias 31/05/2022

Palavra e som são meus caminhos para ser livre?
?Não quero o que a cabeça pensa, eu quero o que a alma deseja??. Putz, lembro que a primeira vez que ouvi esses versos fiquei tão encantado que queria gritar ao mundo minha nova grande descoberta. Belchior: Apenas Um Rapaz Latino Americano me fez reviver novamente essa sensação. Diferente de outros artistas ?doidões?  da época, Bel era um cara muito reservado e por esse motivo, como explica Jotabê: ?Belchior foi construindo uma biografia movediça, difícil de equacionar?.

De modo geral, o livro é bem estruturado e traz informações interessantes sobre o Bel, sua discografia, amores, sumiços e principalmente a época em que era frade capuchinho. Justamente por ser um cara reservado, há muito conteúdo associativo (análise de música, contexto histórico, o pessoal do Ceará, etc) e isso pode causar a impressão de falta de informação. Não considero uma falha, isso porque me interessa o Belchior compositor e certamente essas coisas foram importantes na sua carreira.

Durante o decorrer das páginas fica evidente como o Bel era um cara culto, bem humorado e muito inteligente. Sua obra, cheia de referências de todos os tipos, é processo desse universo de literatura, artes plásticas, cinema, música, etc. ?Não sou um cantor excelente. As pessoas estão interessadas demais no perfeccionismo. Acho um preconceito grande. Para mim, a beleza é um subproduto da arte?.

Admito que fiquei aliviado em saber que o Bel não tinha aquelas falhas morais impossíveis de relativizar ( não consigo separar bem artista/obra). Um artista completo, um homem do seu tempo, dos erros aos acertos. Como conta Jotabê: ?Não é o tipo de música que se possa ouvir e ao mesmo tempo fazer outra coisa em casa. Ela tem uma dimensão de reflexão - quase sempre?. Fugiu do barulho dos holofotes no fim da sua existência pois sabia que sua vida já estava imortalizada em suas canções

Carina143 26/05/2022

De Belchior, eu só conhecia as músicas e o lance de ter ficado sumido por bastante tempo. A biografia trouxe para mim uma nova imagem do cantor que me fez admirar mais o seu trabalho (apesar de alguns pesares). Achei o livro muito interessante, a escrita ótima, mas sinto que algumas partes daria pra ter aprofundado mais. Pra mim, o melhor capítulo é o que fala sobre seu sumiço.

Sophia 12/04/2022

Apenas um Rapaz Latino Americano
esqueci de atualizar esse aqui kkkkkkk. Acabei o livro tem tempo, mas confesso que até hoje sinto o gosto da história do Belchior na ponta da língua. Comecei esse livro tendo poucas informações da vida dele: ele é cearense, e canta Apenas um Rapaz Latino Americano. Desvendar sua trajetória foo um privilégio, e hoje Belchior é meu cantor brasileiro favorito. A similaridade de sua história com a da minha mãe fez com que a leitura se tornasse mais intensa, e vi meu maior exemplo em todos os desafios narrados ali. É uma honra poder dizer que ele é conterrâneo dos meus pais, nascido em uma cidade há 1hr de distância de onde minha mãe nasceu, e que venceu as barreiras impostas pelo preconceito como minha mãe o fez. O nome Belchior carrega o peso de uma geração, e mesmo após a morte, está eternizado na história da música brasileira e do povo nordestino eternamente.

Andre 16/03/2022

Entre altos e baixos, Belchior nas nossas mãos
A biografia de Belchior, um músico de letras complexas, que encantam até hoje, tem sua história contada em uma biografia com muitos altos e baixos.
Altos quando o autor consegue nos transmitir os sentimentos, os pensamentos, as relações e a história de uma forma que nos deixa emocionados.
Baixos quando o mesmo autor parece estar escrevendo de forma rasa para um tabloide qualquer.
Independente disso, o livro merece ser lido, seja pelos fãs do maravilhoso Belchior, seja pelos não iniciados. Conhecer vida e obra do cantador cearense engrandece o conhecimento sobre sua música e sua arte!

@beonquita 03/03/2022

Acho que tava esperando outra coisa..
Talvez eu gostasse mais e a leitura me prendesse mais se fosse uma autobiografia, vai saber kkkk

Gabs 03/03/2022

Que sorte a nossa viver num país em que viveu Belchior
Eu sou apaixonada por Belchior desde que ouvi Alucinação a primeira vez incentivada por um professor de Língua Portuguesa. Sempre achei suas letras geniais e carregadas de uma poesia e literatura tão ricas que o tornam um compositor sensível e certeiro como nenhum outro no Brasil. Esse livro me fez viajar por suas composições e contextos, conhecer outras que não conhecia e me apaixonar ainda mais por essa figura incrível que o Brasil produziu e cujo legado na música, dificilmente se perderá no tempo, em canções já eternizadas (vide Como os nossos pais).
Conheçam Belchior ?

May 28/02/2022

Ser humano delicadamente estupendo!
Jotabê nos apresentou aspectos bacanas sobre a história de Belchior, ser humano alegre,educado, inteligente e perspicaz. O aspecto jornalístico investigativo está presente na obra, que revela um apanhado sobre os cenários culturais e parcerias de Belchior, não se limitando a discorrer apenas sobre o músico.

drikamath29 22/01/2022

Um bom livro
O livro tem seus altos e baixos. Parece um pouco vago em algumas histórias e repetitivo em outras. O capítulo final não achei legal

Mima 06/12/2021

Ainda somos os mesmos..
Belchior, um homem muitíssimo à frente de seu tempo, revolucionou seu contexto com suas canções completas de um lirismo ora desesperançoso ora otimista em face à realidade. Um canto torto, que era um grito contra a opressão. Doído, triste, lastimoso. Sempre a poesia contra a força bruta. O canto celebrando o amor e eros, ora pq é preciso viver intensamente também as paixões, o que nos move como seres humanos.
Eu celebrei por demais este senhor bigodudo simpático, indo a tantos shows quanto eu pude, tenho autógrafo, tirei foto (em 1999, no primeiro show que fui, uma pena a foto não prestou, ainda não havia câmeras digitais e celulares disponíveis :/)
Ficou uma lembrança doce, da minha época de estudante, onde eu vivia fantasias e lirismos jovens..

Pra sempre Belchior ?

Andréia 20/11/2021

Deixando a profundidade de lado...
Belchior foi demasiadamente humano e como tal tinha várias questões internas e externas a serem resolvidas.
Uma vida de escolhas, com intercalços, amores e (de) sabores, viveu exatamente como escolheu.

Belchior era um gênio, especialmente por não precisar de nenhuma "tioria" nem fantasia para falar da existência humana, bastava sua experiência com coisas reais

Bi 12/11/2021

A 100km/h meu amor...
A vida de Belchior se tornou um mito inspirador para os jovens de algum tempo. Por onde anda Belchior? Foi perseguir um sonho. Foi devorado por ele.
A presente biografia nos conta como um artista do interior cearense se tornou um dos sois mais brilhantes da música brasileira.
Sobre a rítmica do texto, o biógrafo percorre diferentes histórias em diferentes lugares. Por vezes, perde um pouco o foco, enfatizando uma ou outra história paralela. Não considero essa dinâmica de todo prejudicial, apesar da pouca confusão, nos sentimos imersos no balanço da vida de Bel, que por meio de inúmeras voltas, chegou ao fim há 5 anos. Porém, temos com a leitura, a certeza de que o corpo artístico de Bel está manifesto em nossos olhos, ouvidos e coração!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6