Belchior

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dayane 04/11/2021

Um Erudito, um Músico, um Poeta...um Incorrigível
Um livro revelador sobre uma figura fascinante da MPB que merece ser mais conhecida do público. Um artista às vezes enigmático, sempre refinado e imensamente popular.

Jimmy Deyvid 03/08/2021

Legalzinho
A obra de Belchior é destrinchada aqui, se você pensa em ler esse livro querendo saber detalhes íntimos da vida de Belchior vai bater de cara, porque o foco maior aqui é destrinchar suas letras e dimensionar o alcance da sua obra, vale por esse quesito

Giovana 25/07/2021

Achei que faltou Belchior e sobrou muito contexto. Entendo que para uma biografia existir as vezes é necessário contextualizar situações, épocas, pessoas, e nesse sentido o livro não peca e até pesa demais a mão.

Fez parecer que tudo era importante, quando o importante mesmo era o Belchior.

Naina Barros 23/07/2021

?Vivo sem viver em mim?
Uma biografia muito bem escrita que retrata a vida de belchior sem idolatria e sim a sua trajetória de vida e ressaltando a relevância das suas músicas para o contexto histórico que foram escritas, assim como, continuam impactando gerações. É um grande mergulho na história da música brasileira, e possibilita vários gatilhos de curiosidades que acaba saindo da obra e pesquisando e se relacionando com outros artistas, festivais, movimentos... você começa viver o belchior!

Guilherme - @literalmente.oficial 23/07/2021

Poeta, músico e pintor... Um artista! ????
Belchior se fez presente em meu crescimento através de meu pai, que apesar de não ter nenhum disco do artista, gosta de suas músicas e aumentava o som quando tocava nas rádios.

Quando mais velho, aumentou o meu interesse por suas músicas e fiquei vidrado em "Alucinação", sendo um dos álbuns mais tocados em meu Spotify.

Jotabê Medeiros relata a vida de Belchior de forma verdadeira. Mostra seus acertos, erros e seus devaneios sobre a vida através de amigos, conhecidos e até mesmo de falas do próprio artista.

Sua obra crua, direta e com referências em grandes obras da literatura, como a Divina Comédia de Dante Alighieri, revelou ao mundo seu estilo próprio e conquistou muitos fãs.

Gostei de ler o livro pois passei a conhecer mais sobre Belchior. Porém a leitura é um pouco vagarosa, o autor abre muitos "parênteses" paralelos à história de vida do artista e fez eu me perder em datas pois não seguiu uma ordem cronológica dos fatos.

Pedro Oliveira 20/07/2021

Sou super suspeito pra avaliar qualquer coisa ligada a Antonio Carlos Belchior, tendo em vista que sou réu confesso das alegorias musicais e da mitologia em torno da história desse rapaz latino-americano. Mas deixando a profundidade de lado, o livro foi um passeio divertidíssimo pela vida e obra do artista e pessoa Belchior, e vejo na exposição de testemunhos de amigos e familiares das impressões e situações com o artista os pontos mais altos na obra. Senti falta de mais fotos para ilustrar os momentos da vida do artista (queria ver mais vezes aquele bigode maravilhoso hahah) . Acabo o livro com o imenso desejo de querer tudo outra vez e devo dizer que sou um sujeito de sorte por ter um pai que me apresentou as belezas desse homem de coração selvagem. Leitura super recomendada para tudo e todos. Viva Belchior!!!!!

Chimango 06/07/2021

É uma homenagem bem linda para o Belchior, confesso que para mim foi bem revelador porque não sabia de muitas partes de sua vida, principalmente antes do Belchior se tornar quem ele era.

Claudio 05/07/2021

Nossos ídolos ainda são os mesmos
Já tinha lido a biografia do Roberto Carlos, escrita pelo mesmo Jotabê Medeiros e adorei. A do Belchior não fica atrás. Um dos maiores ícones da música brasileira destilado em uma história muito bem escrita, mas guardando todo o mistério do biografado. Vai-se lendo e cantando.

Ju Fioroto 30/06/2021

Resolvi degustar o livro sem pressa, parei várias vezes para ouvir as músicas ali citadas.. Em dado momento Belchior pareceu não ser o assunto principal durante várias páginas, mas um pouco mais adiante ele ?voltou?, dono da história. Confesso que gostaria que algumas passagens fossem menos rasas. Recomendo a leitura para saber mais sobre algumas histórias de Bel.

Hono 11/06/2021

O misterioso caso do "Último Trovador"
Se existe alguém que possa ser literalmente caracterizado como "latino-americano" no Brasil é o Belchior. Com uma linguagem única, suas músicas são pura poesia, sensual, dramática e revolucionária.

Nasceu no Ceará, viveu em Sobral, cresceu em um mosteiro religioso nos cumes cearenses. Depois do despertar, passou a viver de música pelas capitais do Sul, passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná...

No meio disso tudo, uma rixa digna das trovas de cavalaria portuguesas se instalou entre ele e Fagner por conta de uma música e um casaco.

Belchior almejava uma vida de eremita, traduzia a Divina Comédia de Dante do latim para o português e vivia um relacionamento extremamente conturbado com suas amadas e filhos.

O livro de Jotabê faz um trabalho mediano com o mínimo que tem sobre a história de Belchior.

Amanda1172 22/05/2021

Para quem curte o cantor e tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a sua história é um livro muito interessante para isso

lara rayssa 20/05/2021

parece que, ao terminar esse livro, eu me tornei ainda mais apaixonada por esse rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior.

João Paulo 24/03/2021

Poeta
As músicas do Belchior foram eternizadas para sempre. Um artista que trazia em suas canções assuntos polêmicos para sua época e que são discutidos até hoje. Moço simples, de sorriso manso, apaixonado por arte e sonhador. Grato por conhecer melhor seu trabalho com essa biografia. Espero que um dia alguém transforme sua história em um belo filme. Que história!

Katia Rodrigues 12/02/2021

Coração Selvagem
" Se hoje colocamos canções como Velha roupa colorida, Como nossos pais, Apenas um rapaz latino-americano, Comentário a respeito de John, A palo seco, entre outras, na perspectiva do tempo, veremos que essas músicas se mantêm até hoje não só como referencial estético, mas sobretudo como portadores de uma poética cujo peso se refaz a cada vez que é tocada", pondera Graccho.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6