Belchior

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luiza 24/07/2020

Inconstante
É um livro bom e muito bem escrito, porém às vezes há muita informação técnica, muitos nomes. A leitura é inconstante, entre partes muito emocionantes e partes entediantes pelo excesso de informação. É um bom livro, mas para contar a história de um "coração selvagem" como o de bel, faltou sentimento.

Davi 20/07/2020

Resenha com toques biográficos
O livro aborda a trajetória do grande Belchior. Da infância simples ao anonimato auto-imposto. A obra, porém, apresenta um ar de ensaio, mais do que biografia: muitas páginas são utilizadas para explicar as letras e colar grandes trechos de entrevistas. Não há problemas em utilizar-se de tais recursos em uma biografia. Entretanto, em tempos de Internet, esse conteúdo é facilmente encontrado.

O que poderia ser feito com mais primor aqui, exigiria uma tarefa bastante complexa, mas que seria necessária: vivência e entrevistas in loco com mais pessoas, acesso a material inédito, textos, cartas, áudios e documentos diversos. Isso exigiria ir aos locais, passar dias morando nas cidades, entrevistando cada irmão, parente, amigo íntimo e conhecido; leitura e obtenção de vasto material filmado e gravado e não-editado, não disponível na Internet. Isso precisaria de uma ação em busca documental. A exemplo, a biografia "Heavier than Heaven" dispôs de vasto material inédito e escrito: K-&, diários, pinturas, escritos.

Em muitos momentos a escrita passa um ara de uma reportagem sendo feita através de uma escrita alongada, com grandes ensaios acerca das letras recortando o material. Faltou uma aproximação realmente biográfica da vida do autor. Sem o acesso ao material secreto, pessoal, sem as entrevistas mais profundas com mais pessoas, com cada familiar a obra fica com ar de que falta algo. De que de Belchior sequer se aproximou. Ficou o gosto acre de que aqui nesse livro há mera superfície, aquém da magnitude do artista e de sua obra.

NatyNatalia 16/07/2020

Belchior sz
Uma história de vida muito interessante. Ele deixa muitas saudades. O sonho de minha vida era ir a um show dele. Pena que não foi possível. ?

Jú Rodrigues 02/07/2020

Imortal
Eu sou fã de Belchior desde que me entendo por gente, e isso faz 25 anos. Nasci e cresci ouvindo belchior, e foi um deleite imensurável mergulhar nesta biografia, que ainda que tenha sido bem organizada, não cobriu nem 5% da vida do artista incrível que Bel foi.
Caro leitor, você pode revirar a música brasileira de uma ponta a outra, e garanto que nao achará nada, nem ninguém como Belchior.
A biografia se baseia principalmente em entrevistas com pessoas que conviveram com belchior, mas ainda assim é relativamente bem organizada. Recomendo bastante a qualquer um que queira conhecer a vida da nata da Música popular brasileira.

Castro 01/07/2020

A Palo seco
Perde o foco em alguns momentos específicos, mas no geral, consegue levar a biografia com um fluxo bem legal. E minha admiração pelo Bel só aumenta, ainda que não esteja mais entre nós.

Emanuel.Laurenti 14/06/2020

Bom porém ainda não a altura de Belchior
A atitude de Jotabe ao escrever esta biografia é louvável, porém por certas vezes faz do livro vitrine pra sua opinião privada.

Belchior por si só é espetacular, sua história de vida já seria suficiente pra nos entreter, com risadas ou suspiros. A obra de Bel não só é espetacular pelas canções de transformação e pela riqueza lírica e literária, mas também por trazer nela uma verdadeira filosofia de vida. O livro traz nele sim uma boa pesquisa: fatos apurados, com entrevistas, pesquisas bibliográficas e tudo mais. Porém a mim parece que pouco exalta a obra de Belchior no seu merecido lugar, a genialidade do poeta latino americano não me parece bem reconhecida nesta biografia.

Por muitas vezes o autor coloca sua opinião sobre cenas da vida de Belchior e as desvirtua de certa forma. O nome de Caetano Veloso, artista no qual Jotabe mostra-se apaixonado, aparece um pouco demais e com muita euforia. Jotabe quase que deixa a entender que Belchior não estava a altura de Caetano, porém era também muito bom. O que é algo muito pessoal e meio desanimador pra todos aqueles que admiram e reconhecem a genialidade da obra única de Bel, digna de premiações literárias.

Porém como já disse, a leitura é válida principalmente porque a história de vida de Belchior é espetacular por natureza, realmente alguém diferenciado. Entender sua obra é um aprendizado de vida. Por último fica um agradecimento ao jornalista e autor da biografia pela iniciativa de escrever essa história.

Vale a leitura com toda certeza.

Frank 23/05/2020

Mais que apenas um rapaz
Belchior foi excepcional. Cultura e conhecimento. Parcimônia, paz, tranquilidade. Quase monge, quase médico, largou tudo isso pra gravar seu no na história. Segundo o livro, Belchior, junto a outros da mesma época, pôs em exposição a cultura cearense para o resto do país. Além de cantor, era pintor. Pena que o fim de sua vida desconstruiu sua história impecável de sábio. O livro atribui essa derrocada à sua última companhiera. Não sei até que ponto isso é verdade, mas isso me fez ter antipatia por essa persona.
Com relação ao livros,a escrita do autor não é perfeita, há tentativas e jogos de palavras q poderiam ter sido evitadas. Os capítulos parecem colagens feitas por diversas pessoas diferentes, onde não há linearidade e há repetição e até contradição de informações. Faltou uma revisão apurada ou até mesmo uma melhor interconexão entre os capítulos.

Edja 21/05/2020

Um livro pra quem gosta da música popular brasileira. Narra uma boa parte da história desse cara icônico que foi Belchior e seus feitos pra mpb

Mari 14/05/2020

O homem que via o óbvio antes de todos
Começo essa resenha honesta. Conhecia pouco, pouquíssimo de Belchior até sua morte. Meu marido ficou tão consternado na época, falando que perdíamos um gênio. Fiquei curiosa. ?ôxi!como é que não sei nada desse homem??
Pois bem.
Passeando na livraria ano passado, me deparei com este livro. Não tive dúvidas ao comprá-lo.
Fiquei um pouco perdida na leitura em termos de cronologia. jotabê não se preocupou muito com isso. Mas fez questão de demonstrar em cada linha a força da personalidade desse cara imenso que era Bechior. O motivo de seu sumiço é algo que pode dividir opiniões. Eu fico com a minha, construída depois de ler o livro e tomar uma garrafa de vinho nessa quarentena: Belchior era absolutamente inteligente e, como toda pessoa dotada desse tipo de qualidade, conseguia ver e, (pq não?) prever determinados acontecimentos em nossa sociedade. A nossa própria política marcada por momentos cíclicos de avanço e regresso. Algo cíclico que nos consome. Golpe em cima de golpe. Belchior não resistiu e desistiu de assistir de camarote esse espetáculo trágico que é ser brasileiro. Fique em paz, Bel.
Taissa 20/05/2020minha estante
Adoro suas resenhas! Eu tb mal conhecia Belchior antes do seu falecimento, mas Neto ficou arrasado com a morte. Tenho muito o que aprender ainda sobre a cultura nordestina.

Mari 25/05/2020minha estante
Somos duas, amiga! O nordeste é muito rico ??

Guilherme 16/04/2020

Belchior faz muita falta.
"Fosse um Chico, um Gil, um Caetano...", como diz a pesquisadora Josely Teixeira, (outra leitura que recomendo sobre o compositor) é como eu gostaria de iniciar meu pensamento.

O livro de Jotabê Medeiros é uma excelente pincelada sobre a vida do compositor, tendo como pedra angular a análise de suas obras. Do nascimento à morte.

O que isso quer dizer? Os capítulos exploram mais o contexto, as situações. O ponto de vista que constrói a figura do compositor é quase sempre desenhada por outros interlocutores. O livro presta muita atenção à obra construída e composta por Belchior, o que é compreensível visto que a alma do poeta e seus escritos são proporcionalmente intrínsecos.

É uma leitura que recomendo muito. Qualquer que ame Belchior gostará. Desnude-se da expectativas de saber detalhes ou uma sucessão de passos do poeta. É uma boa porta de entrada.

Carlos Duarte 11/04/2020

[ Resenha ] Belchior - apenas um rapaz latino americano
Uma leitura que em muitos momentos desnorteia-se em sua ordem cronológica e explora com certa subjetividade alguns episódios sobre a trajetória de Belchior.
Entretanto, a biografia é muito rica por tratar-se de uma leitura relativamente rápida, explorando todos os momentos de vida do artista - desde uma época pouco conhecida, como no mosteiro dos Capuchinhos, até sua obscura relação com Edna, já no final de sua trajetória.
Sua contribuição para a arte é inegável e imensurável, sua arte junto ao Pessoal do Ceará, Elis Regina... seus conflitos com Fagner e com a arte da Tropicália, de Caetano Veloso. Vale a leitura! Recomendo a todos os fãs.

Bruna Fortunato 18/02/2020

Belchior Apenas um rapaz latino americano
O livro conta a história do cantor Belchior desde sua infância até o dia de sua morte. Passando pela época de seus sucessos e também de seu desaparecimento.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

A morte de Belchior, em abril de 2017, foi uma comoção nacional. Dez anos antes, o artista desaparecera. Foi quando Jotabê Medeiros iniciou a pesquisa para um livro sobre o autor de clássicos como “Velha Roupa Colorida”, “Alucinação” e “Como nossos pais”. Foram dezenas de entrevistas com parceiros musicais, amigos de infância, familiares e produtores de seus discos. APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO traz períodos pouco conhecidos de sua vida, como os anos que passou em um mosteiro, na adolescência. Foi ali que o artista teve seu primeiro contato com literatura e filosofia e habituou-se ao silêncio e à introspecção, características marcantes até o fim da vida.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788593828126

Yan 09/02/2020

Vai perdendo o peso
É uma biografia contundente, explana os fatos cruciais da vida de Belchior e delineia até bem sua vida com citações de entrevistas, isso ajuda a provar as verdades que o autor levanta, como se Belchior estivesse concordando.

É notável que o artista realmente tinha uma percepção de mundo ímpar e suas análises são sempre contundentes, ele sempre foi bem consciente do alcance sociopolítico de sua arte.

O texto se ampara nos depoimentos dos artistas e amigos próximos, mas depois que o biógrafo esgota os temas, o livro vira um compilado de comparações sem sentido da figura de Belchior, como se o cantor não tivesse grandeza, me incomodou bastante a exaustiva e até forçada confrontação entre Bel e Dylan (e muitos outros artistas gringos, nos mais variados assuntos).

Assim, esse é um bom trabalho sobre a vida de um dos maiores da MPB, mesmo pecando em alguns aspectos que de alguma forma diminuem o peso do compositor na cultura brasileira.

gbarreiros 02/01/2020

Belchior: apenas um rapaz latino-americano - Jotabê Medeiros
A leitura é eletrizante e não é possível desgrudar os olhos das páginas. Li esse livro em apenas dois dias, dado a sua fluidez. A história de Belchior é épica; e conhecê-la um pouco mais a fundo me fez perceber o grande ser humano que nasceu, cresceu e morreu por essas bandas tupiniquins. No entanto, a narrativa torna-se intensamente hiperbólica em alguns momentos, o que chateia um pouco. Acho que é um legado inerente à carreira de jornalista do autor, que exige um pouco de exageros. Contudo, não é nada que prejudique a leitura. Recomendo para aqueles que desejam desvendar a trajetória dessa grande ícone da música brasileira.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6