Belchior

Belchior Jotabê Medeiros

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Auricélia 25/01/2021

Tudo é divino, tudo é maravilhoso!
Para quem é fã de Belchior o livro é um achado, conta sua história de vida e a história de algumas músicas, de maneira leve e cheia de particularidades.

Denise Ximenes 13/01/2021

Autenticidade nordestina
Termino essa leitura com a sensação de perder um familiar.

Belchior é uma fusão encantadora de música, poesia e militância... Jamais o imaginei um artista tão completo: conhecedor dos dogmas católicos, defensor da liberdade de expressão, leitor ávido de João Cabral de Melo Neto e tão fã de Drummond que chegou a musicar alguns de seus poemas. Além disso, metido a ilustrador de obras icônicas, como a Divina Comédia. Uma explosão de cultura e "nordestinidade".

Sua obra foi considerada patrimônio histórico imaterial do CE. Justo, muito justo. Justíssimo. Mas falta... falta um reconhecimento no âmbito nacional para que se faça justiça, de fato, a esse que era apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso...
Katia Rodrigues 13/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Parabéns. Fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre a história desse grande artista.

Denise Ximenes 13/01/2021minha estante
Que bom que gostou, Katia! A leitura é muito válida! ?

maria 06/01/2021

história incrível e escrita cativante
gostei muito da escrita do autor que, claramente, possuía grande admiração por belchior.
em muitos momentos senti como se fosse personagem da vida de belchior, me encantei por cada fase e passei a admirá-lo mais ainda.
além de suas letras impecáveis, belchior também era uma pessoa maravilhosa que, apesar de as vezes parecer de difícil convívio, era um grande amigo muito divertido e um ídolo admirável e carinhoso com o público.
fico triste pelo fim que teve a sua carreira, acredito que se não fosse pela sua esposa teria continuado cantando até o fim da vida e não teria deixado tantas dúvidas. mas, principalmente, não teria abandonado seus filhos.

Sergio.Machado 15/12/2020

Que livro...
Belchior foi sem dúvida um dos maiores artistas brasileiros que já existiu. Seu jeito simples e humilde conquistou as pessoas com sua poesia, sua música que mesmo não sendo a principal, foi pano de fundo para suas letras diretas e inteligentes. Cearense que conquistou ?o mundo? foi considerado o Bob Dylan brasileiro até mesmo pelo próprio. Impossível ler sua biografia e não ficar chocado, triste, feliz, chorar.

Alessandro 11/11/2020

Uma vida cheia de aventuras e um fim um tanto melancólico.
O livro é muito bom, faz relações muito boas sobre eventos e as fases do artista com os álbuns de cada época e da detalhes acerca da misteriosa vida do músico, poeta, pintor... Porém como li em algumas resenhas o único ponto negativo é que as vezes sobre algumas situações específicas o leitor vai querer mais detalhes que não são expostos ali. No mais recomendo fortemente.

Patresio.Camilo 01/11/2020

Muita água com açúcar
Esperava mais deste livro.
O livro foi muito água com açúcar.
Falar de Belchior, penso que não é tarefa fácil.
Devido à sua grandeza, costuma falar que ele foi mais que um cantor e um poeta, mas um verdadeiro profeta. Suas músicas estão mais atuais que nunca.
E infelizmente o livro não captou a grandeza deAntonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, como ele mesmo dizia: o maior nome da música brasileira.
Por vezes, o livro se perdeu em assuntos paralelos e se esqueceu do biografado.
Creio que existe muito material que poderia ter sido melhor aproveitado, como a icônica entrevista com Miele por exemplo.
Enfim, eu esperava mais.
Mas ainda assim, continuo sendo apenas um rapaz latino-americano.

Daniel.Cardiano 02/10/2020

Esperava mais
Belchior encantou e cativou antes de seu sumiço. O livro detalha pouco, sem conseguir aprofundar muita na figura emblemática que foi Belchior. Porém, o cenário é muita bem comentado, inclusive abriu minha visão pra artistas do mesmo meio e período.

João Vitor Schulte 26/09/2020

A vida e obra de um dia maiores poetas do país
Muito interessante conhecer mais a fundo o processo de criação da gigantesca obra, de um artista enigmático como Belchior. Conhecer de onde veio toda essa cultura e genialidade desse poeta que deixa muitas saudades e aí mesmo tempo se mantém vivo e sempre será atemporal. Inmemorial.

Carla Menezes de Almeida 28/08/2020

A espera foi longa e a decepção era certa, mas...
Como fã de Belchior que sou já estava esperando uma biografia desde o momento em que ouvi o poeta pela primeira vez. Com certeza a qualidade da obra foi afetada pela morte do Bel e a pressão da editora para lançar logo enquanto o assunto estava em alta, mas mesmo assim a leitura foi boa, principalmente quando conta sobre as histórias das músicas e os e sua vivência em certos momentos da história do Brasil. Gostei também de ver escrito sobre as partes polêmicas da vida privada dele, tanto porque a gente tende a endeusar nossos ídolos e essa é uma maneira de mostrar como no fim das contas é mais um humano falho.

Jackson60 28/08/2020

Essa foi a primeira biografia que li, logo não tenho referenciais para compará-la, contudo, senti algumas ausências no texto que acabam deixando ele menos rico. Livro razoável, mas recomendo para quem, assim como eu, seja fã do Belchior e da sua obra.

Bruna 26/08/2020

Esse livro é um abraço carinhoso no coração dos fãs de Belchior. Foi maravilhoso descobrir um pouco mais sobre a história desse rapaz latino-americano.
Em tempos tão difíceis como esse, em que apesar de tudo que fizemos, ainda somos como os nossos pais, Belchior e sua poesia cantada é a lembrança presente do sempre desobedecer e nunca reverenciar. Belchior vive!

anita 04/08/2020

Sempre adorei as musicas do Belchior, e acho que o livro deu uma boa noção por trás de tudo isso. A parte do sumiço dele ficou meio confusa, mas acho que é porque é muito difícil de entender mesmo. No geral achei um livro bem bacana.
Matheus.Lopes 04/08/2020minha estante
Gênio

Victor.sz_ 30/07/2020

Sobre um rapaz latino-americano
A obra tenta retratar a vida de Belchior através de relatos de pessoas próximas, entrevistas e letras das suas músicas. O livro já vale por falar da vida de Belchior, sua persona carismática, serena e acalorada atraí muito e só de ler sobre ele você já se sente próximo, porém o livro é superficial em diversos momentos, não aprofunda na personalidade, relações afetivas e o que ele achava sobre o mundo. Isso se dá pelo fato de Belchior ser muito reservado sobre sua vida particular, em todo momento, levava uma vida leve, sem muitas entrevistas e exposições sobre seu lado pessoal, isso dificulta a pesquisa, que acaba criando a visão de um homem além do seu tempo, com muita sabedoria e quase um santo. De fato muito sobre Belchior é verdade, e tudo que ele fez quando vivo leva a essa canonização, ele era um grande músico, poeta e um ser humano amigável e bom. Saudade de Belchior e de como ele seria importante na atual realidade brasileira, mas suas músicas são eternas e tão geracionistas que em qualquer momento e em qualquer época Belchior será lembrado, tocado e estará vivo.

Fran 29/07/2020

Bonito ensaio, mas longe de ser uma biografia. Muito raso... Belchior era a treta em pessoa e pouco se fala sobre no livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6