Belchior

Belchior Jotabê Medeiros

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Priscila.Vaisman 29/01/2019

O livro é bastante irregular. Como pontos positivos, destacam-se a identificação das influências do Belchior e das principais referências encontradas em suas canções. Como pontos baixos, acredito que não ficam evidentes quais as referências e/ou fontes que o autor usou para reconstruir cada pedaço da história. Tampouco, essas referências estão expressas no final do livro, sejam elas outras obras bibliográficas, jornais, revistas, entrevistas com parentes, amigos, músicos... Nada disso fica claro. Também senti falta de alguma imagem do trabalho do Belchior como artista plástico, pois essa faceta tem grande destaque no livro.

isa.dantas 12/01/2019

Essa biografia de Belchior tem seus altos e baixos. É interessante saber o contexto e as influências de suas canções mais importantes, mas para mim, por vários momentos, falta um pouco de paixão na escrita de Jotabe. Ainda assim, acho que faz jus ao grande compositor.

Jaflety.Pedro 19/07/2018

Belchior sempre foi, no mínimo, uma figura única no mundo dos grandes nomes da MPB. O bigodão, a voz anasalada e as letras repletas de genialidade e filosofia única, foram e ainda são suas marcas registradas. Ao meu ver, mesmo antes do seu badalado e misterioso desaparecimento, Belchior já tinha uma aura mística e peculiar.

O livro escrito por Jotabê Medeiros (Jornalista, escritor e crítico musical) tem como propósito não apenas biografar, mas também fazer uma análise sobre o método de criação e obra do cantor. Belchior (Bel para alguns), nasceu em Sobral no Ceará em outubro de 1946. E em 1964 entrou pra Ordem dos Capuchinhos, ficando no mosteiro até meados de 1966 quando concluiu que não tinha vocação para vida sacra. Ainda na vida no mosteiro ele já era considerado um homem bem humorado, centrado, estudioso e culto. O biógrafo analisa ainda que a sagacidade filosófica de suas composições deve-se muito aos estudos e ao clausulo dessa época.

O livro é bem escrito e tem uma dinâmica legal. A obra passa por todos os momentos da vida do cantor e compositor: a infância onde era criador de galinhas; a adolescência entre as descobertas literárias, a dissolução religiosa e a busca do “tempo perdido no mosteiro”; a vida na cidade grande e a busca do seu lugar ao sol na música brasileira; seus diversos amores até chegar no seu desaparecimento e ao seu fatídico fim.

Ainda não acho que essa seja, enquanto obra literária, a biografia definitiva de Antônio Carlos Belchior, mas isso não quer dizer que ela não tinha sido feliz na sua proposta.

Phablo Galvão 08/05/2018

Sumindo do mapa
Cara, que legal esse livro ter me encontrado. Que bacana poder conhecer um pouco mais da Música Popular Brasileira através da história desse grande cantor. Mês passado completou um ano que o desaparecido mais famoso do Brasil se foi e essa biografia tenta desvendar quem foi o Belchior. E o mais interessante é que responde sem a pretensão de transforma-lo em herói. A primeira biografia que leio não poderia ter sido outra. Gostei muito. Além da história de Belchior em si, também me agradou o passeio que é feito pela MPB. Os festivais, os outros cantores. As musicas de Belchior. Recomendo...

Bruno Garcia 16/04/2018

Quem foi, afinal de contas, Belchior?
Aquela figura de bigode proeminente, cabelos ao vento e voz anasalada cantando músicas longas sem refrão fácil destoava dentre o cancioneiro popular brasileiro. Um canto meio torto para um jovem pautado pelas músicas da Jovem Pan e clipes da MTV. Tem que se viver um pouco antes de ter a carne cortada pelos versos do poeta, que tem a vida e obra abordada nesse livro. Não uma biografia tradicional daquelas grandes que um biografado deste geraria, e sim um estudo de personagem e suas obras com teor investigativo e analítico. Esse livro ajuda a desvendar aquele que se dizia apenas um rapaz latino-americano.

site: http://iradex.net/14103/caca-aos-fatos-belchior-apenas-um-rapaz-latino-americano/

@lendocomacamis 06/01/2018

Espetacular
Alguém que se dispõe a falar de alguém como Belchior, o cearense que abandonou seu público e virou um mito, que virou apenas uma voz de protesto diante da política é alguém que realmente sabe a boa escolha que fez.

Amei o livro!

Admiro a obra de Belchior e fiquei muito feliz por ser encontrada por esse livro. O livro que se destacava em meio a tantos outros. Só vi esse exemplar e não quis sair da livraria sem ele. Escolha certa.

O autor conta bem a trajetória do homem que teve muitas facetas: quase religioso, quase médico- total artista.

Obrigada, Jotabe Medeiros, por esse livro incrível!

Gustota 26/11/2017

É um livro bem competente, com um formato que lembra os livros da Rolling Stone magazine e um autor com profundidade no universo da música pop. Ele faz um esforço para retratar um artista que é mais lenda que tácito.O Belchior real é bem mais prosaico e desinteressante que o lendário Belchior Revival de jukebox universitária. Entre a adolescência monástica, com o abandono e o boom da carreira artística no circuito universitário ao exílio enigmático (que nem foi tão enigmático assim), Belchior viveu como simples mortal sem as agruras malucas e hedonistas de outros astros nacionais já biografados, como Lobão, por exemplo.
Duas críticas que eu faço a esse livro:

1 - Destaca a predileção de Belchior, já afastado da música, à carreira nas artes plásticas, mas em nenhum ponto do livro mostra ilustrações dessa produção.

2 - Achei o livro bem caro para o formato convencional e uma narrativa que tem, na prática, 192 páginas.

No mais, devorei em um final de semana chuvoso e entediante o livro.
Letícia 17/08/2018minha estante
Ótima resenha, também tive um pouco dessas impressões.

Suerllen 02/11/2017

Não sei o que pensar a respeito
O livro tem os seus altos e baixos. Em alguns momentos ele fica muito frio e raso, histórias mais a fundo são pouco exploradas e ficamos com aquele gostinho de quero mais. Positivamente eu destaco os capítulos dedicados ao Belchior no mosteiro, a briga entre ele e o Fagner e a parte final do livro, que conta a saga de um Belchior sendo (manipulado?) por sua companheira em busca de uma paz interior e um pouco de tranquilidade e paz, longe dos holofotes e dos problemas do dia a dia. Como um bom fã de Bel, eu esperava um pouco mais do livro, porém, aplaudo a iniciativa de Jotabê Medeiros em retratar alguns momentos, até então desconhecidos, da vida de Antônio Carlos Belchior. PS: fiquei muito emocionado com o último capítulo do livro, e com as fotos finais. Que essa biografia seja a primeira de muitas outras que o mito merece. Viva Belchior!

@lendocomacamis 06/01/2018minha estante
Eu acredito num Belchior manipulado, a história é batida. O Jotabe não é o primeiro que fala sobre isso.

@lendocomacamis 06/01/2018minha estante
Suerllen, existe um livro de Ricardo Kelmer: Para Belchior, com amor. Vale a pena a leitura!

Suerllen 06/01/2018minha estante
Eu tenho esse livro, Camila! Depois vou dar uma lida.

Suerllen 06/01/2018minha estante
O problema é que o Jotabe correu pra terminar o livro só para lança-lo pós morte de Bel.

Suerllen 02/11/2017

Não sei o que pensar a respeito
O livro tem os seus altos e baixos. Em alguns momentos ele fica muito frio e raso, histórias mais a fundo são pouco exploradas e ficamos com aquele gostinho de quero mais. Positivamente eu destaco os capítulos dedicados ao Belchior no mosteiro, a briga entre ele e o Fagner e a parte final do livro, que conta a saga de um Belchior sendo (manipulado?) por sua companheira em busca de uma paz interior e um pouco de tranquilidade, longe dos holofotes e dos problemas do dia a dia. Como um bom fã de Bel, eu esperava um pouco mais do livro, porém, aplaudo a iniciativa de Jotabê Medeiros em retratar alguns momentos, até então desconhecidos, da vida de Antônio Carlos Belchior. PS: fiquei muito emocionado com o último capítulo do livro, e com as fotos finais. Que essa biografia seja a primeira de muitas outras que o mito merece. Viva Belchior!

Suerllen 06/01/2018minha estante
Eu tenho esse livro, Camila! Depois vou dar uma lida.

Karina.Agra 27/09/2017

Decepcionante
O mistério na vida de Belchior talvez tenha atrapalhado o trabalho do escritor de desvendar sua vida, pois ele se perdeu em vários momentos numa narrativa que deixou bastante a desejar.
Li alguns artigos sobre o cantor na internet que se mostraram muito mais completos.
Jim 27/09/2017minha estante
Mude a sua classificação das estrelas,porque não marcar ,conta como zero! abç.

Carlos 04/09/2017

Competente estudo sobre uma biografia impressionante
Na difícil tarefa de biografar um personagem singular e inclassificável, com vida intensa e percursos nem sempre previsíveis e motivos impalpáveis.
O texto mantém reverente respeito às importantes lacunas sobre a vida do gênio, fornecendo elementos de conjecturas, evitando especulações baratas. Desmitificar alguns falsos fatos construídos a partir de posturas artísticas ou mesmo do humor inteligente do próprio artista e dá nome e endereço a outras passagens verdadeiras de aura para sempre míticas.
É muito competente ao explorar o imenso arsenal de referências e citações na obra do culto compositor.
E tem, na dosagem correta, as pitadas de histórias pessoais e artísticas que nutrem o folclore e a fofoca.
E se não soluciona, naturalmente não poderia, os mistérios por trás desta história fascinante, lança e organiza muitas luzes tantas vezes lançadas sobre Belchior, este gênio e um dos mais completos artistas do nosso tempo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6