Tartarugas até lá embaixo

Tartarugas até lá embaixo John Green

Resenhas - Tartarugas até lá embaixo

Rittaoliveira 30/04/2024

Gostei bastante da leitura, fluida e curiosa.
Confesso que o final me pegou, mas achei que poderia ser mais trabalhado.
De maneira geral, gostei bastante, recomendo.

deza 30/04/2024

Eu amei tanto esse livro! Fiquei pensativa em muitos momentos durante a leitura e amei a história. Eu amei a Aza! Amei os personagens, a conexão entre eles, a relação entre a Aza e a mãe, ela com a psicóloga, a amizade dela com a Daisy (em alguns momentos odiei ela, mas já perdoei kkkk), a Aza com o Davis, a amizade da Aza com a Daisy e o Mychal. Gostei muito da escrita do John Green, foi o primeiro livro que li dele e foi uma ótima escolha. Estou muito feliz com a minha última leitura de abril!
Camilly 30/04/2024minha estante
sou apaixonada nesse

Ian.Luc 30/04/2024minha estante
Esse livro é tudo de bom ?

gabriela 30/04/2024

Muitoo bom
Confesso q no começo n tava gostando tanto assim da aza (e nem da daisy mas dps q ela se resolvem eu passo a amar elas) KKKKK porém, eu fui criando uma empatia por ela e acabei amando ela. realmente é muito louco tá na mente dela e ver como ela lida com a parada dos micróbios e tals. sobre o final, achei perfeito até pq esse livro N É SOBRE O ROMANCE (mas sim, eu sei, os dois são uns fofos juntos!!) e sim sobre saúde mental e gostei bastante e tô ansiosa pra adaptação KKKK espero q seja tão boa quanto.

surrando 30/04/2024

Li por causa do filme
Eu li pelo lançamento do filme e gostei muito da experiencia, gosto muito do john green e das breguices das obras dele mas acredito q esse saiu bastamte da "breguice" e foi um livro muito pessoal.

a aza é uma personagem real que é inspirada na propria vivencia do autor, daisy é crucial para historia e traz um humor divertido com as suas referencias de fanfic mas a sua seriedade e davis eh um fofo (queria mt um endgame melhor p ele.

estou ansiosa pro filme ?
caroline 30/04/2024minha estante
O filme já está disponível???

brendabaroli 29/04/2024

Ah! Aza, que vontade de te abraçar.
Aza Holmes, uma adolescente que vive com a ansiedade e todos os pesos que ela pode trazer. Além disso, a Aza vive com medo de ser infectada por alguma bactéria. Logo, os pensamentos dela vivem a um milhão.

Com uma amiga fiel, Aza se junta a ela numa aventura para descobrir o que aconteceu com um engenheiro famoso da cidade que desapareceu, que é pai de um antigo amigo de infância de Aza, Davis.

Relendo o livro 4 anos depois e mais madura quanto a ansiedade e seus pesos, eu entendo muito melhor agora a vida de Aza, e por vários momentos eu queria entrar na história e abraçá-la e dizer que aquilo tudo ia ficar bem.

Com certeza não é um livro para qualquer pessoa, ou você compreende a Aza, ou você irá julga-la, mas o importante aqui, para entender a história é ter solidariedade com a dor dela e seus pensamentos.

Espero que Aza tenha se livrado dessa tempestade em um futuro literário.

Ramires.Nathany 29/04/2024

Gostei bastante da temática do livro. Dá pra perceber que John Green fala com propriedade acerca do TOC, colocando sua experiência pessoal.
Os personagens são bem construídos e tem toda aquela filosofia e profundidade características do autor. Não tem o final que a gente espera. Mas a história é emocionante e vale super a pena a leitura.
Ansiosa pela adaptação ?

(Melhor personagem: Daisy RAMIREZ haha amei)

Nicolly521 29/04/2024

Deixar claro que ele só recebe 5 estrelas pq eu tenho apego emocional. O final é decepcionante e eu normalmente daria uma nota horrível por isso mas enfim

Li esse livro pela primeira vez quando ainda nem sabia o que era ansiedade, resultado? Descobri o que era toda minha paranóia e probleminhas na cabeça.

A protagonista é tão bem desenvolvida, o casal poderia ser melhor mas as cenas deles são todas gostosinhas, os personagens secundários são incríveis e eu amo cada parte desse livro (até o final brochante)

Sinceramente, eu leria de novo e de novo porquê pra sempre eu vou ser cadelinha da escrita e dos universos criados pelo nosso mano John.

Maria20674 28/04/2024

Gente, que livro BOM. Você sente o desespero de Aza e entende exatamente como ela se sente. Esse livro é uma mistura de sentimentos, paixão, ansiedade, desespero. Tudo o que acontece na vida de Davis e de Aza te comove muito e a amizade entre Aza e Daisy é muito bonita de se ler. A escrita do Jonh Green torna sua leitura fácil e flui naturalmente, o livro me prendeu do início ao fim, o final me deixou triste, não é um daqueles livros que tem o "felizes para sempre" mas aborda muitas coisas reais.

Amanda Bia 28/04/2024

São só tartarugas até lá embaixo
Aza é uma adolescente que tem TOC. Ela fica pensando constantemente em bactérias, micróbios e doenças e sente que a qualquer momento vai ficar muito doente e morrer. Esses pensamentos intrusivos que vão se tornando uma espiral infinita em sua cabeça acabam por afetar a forma como ela se relaciona com todos a sua volta. E apesar de fazer terapia e tomar remédios, ela não vê melhoras em sua vida.
Um dia, sua melhor amiga Daisy, conta que o bilionário da cidade está desaparecido e que a recompensa para quem souber dele é muito boa. E o filho do bilionário já foi amigo de Aza na infância. Elas então resolvem entrar em contato com o garoto para entender a situação e Aza acaba percebendo que talvez tenha sentimentos adormecidos por ele. Mas como se envolver com alguém com todo o medo que ela sente o tempo todo?
Essa não é uma história de amor, não é uma história de amizade e nem do desaparecimento de alguém. Essa é uma história sobre doença mental. Sobre como ela pode ser incapacitante e impactar de forma assustadora a vida de uma pessoa.
Acompanhar os pensamentos intrusivos da Aza é no mínimo angustiante. Parece que chega a dar falta de ar. A gente começa a se sentir ansiosa junto com ela e querendo fazer alguma coisa pra ajudar. Mas não tem como.
É uma história sensível e imagino que bem realista, que talvez não tenha o final que a maioria espera, mas tudo bem, porque ela não é sobre aquilo. Também encontramos diversas reflexões que nos faz parar pra pensar. Deve ser lido com calma e atenção. E se você não estiver bem mentalmente, sugiro ler em outro momento da vida.

jjyschn 27/04/2024

Tomem seus tarjas preta
Achei de uma delicadezas muito bonita a forma como john green abordou a saúde mental nesse livro, representando perfeitamente o espiral que são as crises de ansiedade e como é difícil conviver com isso, não só quem tem como quem acompanha essa pessoa.
acima de tudo gostei de como ele encarou o final, descartando o felizes para sempre, mas reforçando que a vida continua - apesar dos pesares, nós continuamos.

sandy 27/04/2024

Quase um serviço social
Ler esse livro pela primeira vez em 2020 não foi tão grandioso quanto ter lido ele agora, foi uma verdadeira experiência.

a única crítica que tenho sobre ele é que claramente adolescentes não conseguem falar/recitar coisas tão fortes assim, é claramente uma carta aberta do autor.

e foi de uma coragem admirável ele registar tanta coisa real sobre saúde mental como fez aqui, é tão útil ? principalmente pro seu público-alvo ? e realmente capaz de salvar vidas.

esse livro salva vidas.

Jamily.Alves 27/04/2024

Esperava mais
Eu comecei a leitura com bastante expectativa, pois eu ouvi umas resenhas positivas sobre, mas já de início eu tive muita preguiça de ler, eu sentia muito sono, e acho que isso aconteceu por que eu não gosto da escrita do John Green, esse foi o segundo e o último livro que eu li dele. A personagem principal me deu muita agonia e eu não gostei de estar na cabeça dela, não consigo nem imaginar como seria viver o que ela vive na realidade. Uma das poucas coisas que eu gostei foi da amizade da Aza e da Daisy, são pessoas diferentes que se completam e formam uma amizade bacana, mas é isso, tomem seus remédios e façam terapia!

vinizambianco 27/04/2024

[sobre ansiedade, micro biomas e o sofrimento de sempre estar com saudade de alguém

A primeira vez que li “Tartarugas Até Lá Embaixo”, lembro de ter gostado muito da obra por completo, e agora com essa releitura só cresceu e além disso consegui ter muitos vislumbres que eu não havia tido da primeira vez. O livro conta a história de Aza, uma garota que sofre de ansiedade, ela juntamente com sua melhor amiga resolve ir atras de um bilionário desaparecido para conseguir a recompensa, para isso ela precisa reatar laços com o filho dele que vem a ser também um ex-crush.

A narração em primeira pessoa feita por John Green é simplesmente fenomenal, só essa palavra faz jus, toda a trajetória e o modo como é construída a personalidade de Aza é soberba, em vários momentos dá pra sentir a ansiedade pingar das páginas do livro, e isso é um elogio enorme para um jovem adulto.

Tem três cenas em especificas que merecem um destaque: a primeira é quando a psicóloga da protagonista fala sobre como não existem palavras para descrever dores físicas e psicológicas, e por isso em todas as vezes precisamos usar metáforas, a segunda é quando acontece o grande breakdown da protagonista, a cena dela bebendo álcool em gel é dolorosamente relacionável e em terceiro o grande desfecho do livro, e em como Aza percebe sobre a infinidade e finidade das coisas, o capítulo final é de uma delicadeza e de uma esperteza que dá orgulho, você sabe que ganhou John.

Para finalizar, creio que não existem palavras suficientes para descrever o livro, e se houvessem seria mais como um artigo ou uma monografia, pois aqui senhoras, senhores e aqueles no meio está um estudo sobre ser jovem, ter medo e estar sempre sentido a falta de algo, pois assim como o escritor fala em determinado momento, estar vivo é sentir saudade.

PS¹ - O livro conseguiu empatar com A Culpa é das Estrelas em primeiro lugar na bibliografia do autor

alanxdn 26/04/2024

MUITO IMERSIVO
Primeira vez que o li foi em 2019, estarei relendo ele esse ano, ele me marcou bastante, a Aza é uma protagonista muito interessante e todo o núcleo de personagens são perfeitos, vamos ver o que esse filme irá trazer, com certeza merece atenção!
anapaulamarinhoa 28/04/2024minha estante
É porque é meio que inspirado no TOC e outros transtornos do próprio autor. Meio que um relato pessoal.