As fúrias invisíveis do coração

As fúrias invisíveis do coração John Boyne

Resenhas - As Fúrias Invisíveis Do Coração

Marcos Mateus 18/11/2019

Um livro que deixa marcas
O que dizer desse livro? Perfeito, nossa tem que ser forte para começar e mais forte ainda para terminar. Me apaixonei por personagens incríveis, Catherine, Cyril e Bastiaan, dois personagens incrivelmente fortes e um homem apaixonante, o livro me incomodou um pouco nos momentos chave que cortava a narrativa e mudava de assunto retomando-o depois, porém é uma experiência incrível, mas tem que ter coração forte. Espero algum dia poder ver essa historia nas telona, pois merece muito, fico curioso para saber quem interpretaria o lindo do Julian, o simpático Cyril, a forte Cacherine, o apaixonante Bastiann entre outros personagens que fazem dessa trama rica e especial, poucos livros me emocionaram tanto( terceiro travesseiro e um estranho dentro de mim), é triste como toda essa estória tem muita realidade por trás e sabemos que a luta é longa e muitos países ainda passam por isso, como disse Cyril a mudança é longa e lenta, mas aos poucos vamos lutanto pelos nossos direitos, recomendo essa leitura a todos, mas leiam com o coração preparado para fortes emoções, felizmente no final o autor nos agracia com momentos muitos lindos que acalma a turbulência q a estória tem, me identifiquei muito com Cyril e acredito que muitos também, queria que todos lessem esse livro, principalmente os preconceituosos na esperança que deixassem morrer esse preconceito q tanto afeta a todos em diversos âmbitos seja pessoal,profissional, saúde.

Jefferson Vianna 28/12/2019

Livro simplesmente maravilhoso!
Como leitor e fã de John Boyne, eu não esperava menos deste romance tão maravilhoso. "As fúrias invisíveis do coração" é de fato um livro muito especial. A escrita do autor é fluída e envolvente, li as 536 páginas em pouco mais de dois dias, ou seja, prendeu muito a minha atenção. Durante a leitura somos convidados a desvendar a história de Cyril, nascido na década de 40, filho de uma jovem solteira, expulsa e humilhada pelo padre de sua congregação, que após saber da gravidez não vê outra alternativa a não ser expurgar a jovem moça. Sem ter como criar o filho recém nascido, entrega-o para um casal excêntrico e bem sucedido, tornando-o assim um "Avery", mas não um Avery de verdade, como é sempre lembrado pelos pais adotivos. Já na adolescência, Cyril sofre muitos preconceitos por ser homossexual e luta arduamente para esconder a sua real identidade de todos os amigos e familiares. Ao longo da narrativa podemos notar a marcante atuação da igreja, que (assim como nos dias atuais) não media esforços para controlar a vida alheia, ditando as suas regras a qualquer custo e condenando à todos que se diferem dos modelos, dito normais. Trata-se de um livro arrebatador, com personagens envolventes e que narra de forma triste e verdadeira a realidade daqueles que aos olhos de uma sociedade hipócrita, homofóbica e cruel, não possuem os mesmos direitos ao amor e a felicidade. Leitura mais do que recomendada.

Quote do livro: "Os sonhos é a representação subconsciente dos nossos verdadeiros desejos.", "Nós detestamos aquilo que tememos em nós mesmos..." e "A vida precisa continuar apesar dos pesares. Escolher viver ou escolher morrer."

Carol.Caetano 18/07/2020

Livro incrível sobre intolerância, perdão, amor e que mostra que no final das contas só precisamos estar em paz e felizes com nossas escolhas. Fiquei completamente apaixonada. Leitura fácil apesar da quantidade de páginas. Com certeza irei reler!

Hebert Braz 08/01/2020

MELHORES DO ANO / 2020
(2º LUGAR) ?????

A jornada que foi esse livro, hein? A primeira leitura de 2020, tão marcante que está em segundo lugar nesse ranking.
Eu adoro romances e formação, e esse daqui está entre meus favoritos, definitivamente. Ainda hoje, um ano depois da minha leitura, pego-me pensando nesses personagens. Eles são simplesmente incríveis. E todas as questões abordadas nesse livro são TÃO RELACIONÁVEIS.
Simplesmente perfeito.

A história de um homossexual gay

As Fúrias Invisíveis do Coração foi um livro que me surpreendeu bastante.
Não sei exatamente a que pé estavam minhas expectativas a respeito desse livro, mas assim que comecei soube que essa seria uma boa história. E não deu outra, terminei o livro emocionado com toda a jornada que foi acompanhar a vida do Cyril do início ao fim. É incrível como a narrativa do John Boyne consegue prender o leitor de uma forma que a gente não quer largar o livro para nada, só ler essas 500 páginas de uma só vez.
A história em si é narrada em primeira pessoa pelo Cyril, na qual ele conta toda sua trajetória de vida, desde antes de seu nascimento até seus últimos dias. O tema mais evidente da trama é a homossexualidade e os percalços que ele teve de enfrentar por conta disso ao longo da vida, além de muitas reflexões acerca de qual o significado de família, amizade, amor e outras coisas.
É o tipo de livro que você tá rindo em uma página e chorando na outra.
Não sei nem mais o que dizer aqui, mas deixo essa forte recomendação para quem curte um romance de formação com protagonistas LGBTs.

Mirele 07/02/2020

A Irlanda e a homossexualidade
Seguindo a linha de sair da minha zona de conforto, As Fúrias Invisíveis do Coração trata como ser e crescer como um homem gay na Irlanda. E vai além disso. Esse livro te prende de um jeito maravilhoso. É difícil larga depois que você começa a ler. A forma como o autor dividiu os capítulos é genial. A construção dos personagens, tão miseravelmente humanos, falhos, docemente podres, em alguns aspectos. Todos carregam suas marcas. E o final é suavemente triste. Um final agridoce, como Tolkien gostava.

Pri 08/03/2020

Ilustração de uma luta!
Perfeito para nos mostrar a luta ao longo de tantos anos...

Bruno 30/04/2020

Tocante, uma leitura pra ser feita com calma
As Fúrias Invisíveis do Coração, esse calhamaço de quase 540 páginas, narra a vida de Cyril Avery do seu nascimento, em 1945 até os seus 70 anos, em 2015, com capítulos que avançam de sete em sete anos.

Acompanhar a trajetória inteira de um personagem exige, pra dizer o mínimo, uma conexão especial com esse. E, felizmente, o autor cria tal conexão com primazia; desde o primeiro capítulo, a vida de Cyril é apresentada ao leitor que se dispuser a encarar a obra, e aqueles que seguem até o fim criam por ele a mais profunda afeição.

Mas não espere que Cyril seja um herói. Ele, seus pais adotivos, seus pais biológicos, seus amigos e aqueles que cruzam seu caminho poderiam ser todos pessoas assustadoramente reais. E não há heróis ou vilões entre pessoas reais; a narrativa nos guia por um amontoado de personagens que tentam fazer o melhor para si e para os outros, mas que - como se espera de uma pessoa real - falham.

A habilidade de John Boyne em criar uma obra de excelência é digna de elogios, tanto quanto o trabalho incrível de tradução desse livro, que não peca em momento algum. A história alterna entre momentos trágicos e cômicos com uma leveza que tendo a pensar que nem mesmo seria apropriada, mas que encanta e apaixona.

O livro, mesmo que em seu decorrer tenda a nos fazer pensar o contrário, só traz esperança em seu final. Traz um sentimento de leveza e possibilidade de futuro que me enche de paz e - mesmo tendo terminado a leitura minutos antes de escrever essa resenha - saudade.

Já me sinto órfão de uma grande história de amor, sofrimento, dor, esperança, ressentimento, carinho... uma história de vida.

Gramatura Alta 20/06/2018

ALERTA: Este livro aborda temas fortes. Se você estiver deprimido ou passando por algum problema emocional, talvez este livro não deva ser lido por você neste momento.

Há uma teoria, chamada de A Teoria dos Seis Graus de Separação, que foi baseada num estudo científico que indica que são precisos apenas seis laços de amizade para que qualquer par de pessoas no mundo estejam ligadas. A explicação é longa, os exemplos inúmeros, contudo, o que esta tese levanta e confirma, e que traduzo em poucas palavras, é o fato de que o mundo é muito pequeno. Caso tenham ficado curiosos, vocês podem encontrar casos incríveis pela Internet, entretanto não é preciso muito para ver essa teoria tomando vida. As redes sociais e nosso constante ir e vir de relacionamentos mostram isso diariamente.

Esta teoria, o fato de estarmos mais próximos das pessoas do que imaginamos, é impressionante. Mas é impressionante na mesma medida em que é frustrante. É impressionante, pois há, agindo em todos os momentos, essa... imediação desconhecida; dando um exemplo comum, às vezes esperamos eras para encontrar alguém – seja um amigo, um amor, um familiar – que descobrimos, depois, que é primo de um conhecido, que estudou com aquele amigo de longa data, que trabalhou na empresa x, com o vizinho da casa ao lado. E é frustrante, justamente por haver essa imediação desconhecida, por podermos procurar alguém por anos, quando essa pessoa está tão perto, sem nunca percebermos, ou apenas percebermos tarde demais.

AS FÚRIAS INVISÍVEIS DO CORAÇÃO conta a história de Cyril antes mesmo de ele nascer. A narrativa é ambientada na Irlanda extremamente patriarcal, machista e homofóbica de 1945, logo após o encerramento da Segunda Guerra Mundial, e acompanhamos o desenvolvimento de nosso protagonista desde seus primeiros meses na barriga da mãe até os seus últimos dias de vida, décadas depois. Boyne mostra o conceito perturbador que se tinha dos relacionamentos homoafetivos, da AIDs, do pensamento da época quanto às mulheres, e a mudança (ou estagnação) dessas questões ao longo do tempo.

Por esses fatores e a somatória de alguns outros, esta foi uma leitura difícil de se fazer. Eu demorei quase três meses para finalizá-la, isso porque tinha de fazer pausas para conseguir digerir um acontecimento doloroso no livro, e então seguir em frente, seguir para o próximo acontecimento tão doloroso quanto – senão mais. Um dos aspectos mais horríveis – e mais consistentes, já que arquiteta os fatos para tornar a vida de Cyril concreta – nestas páginas, é o conhecimento de que todo o preconceito pontuado, todo o ódio descrito, cada atentado contra as pessoas, principalmente as medidas tomadas contra os homossexuais, ocorreram de verdade no século passado. E pior: que ainda ocorrem. Além disso, não havia um âmbito na vida do protagonista em que houvesse alegria: o contexto familiar dele é, na maior parte do livro, de relacionamentos superficiais; o amoroso é caracterizado por um amor obsessivo e sua impossibilidade de se tornar real e, quando tem uma perspectiva positiva, a supracitada alegria não é duradoura; o sexual é perigoso e abastado de saídas rápidas, homens desconhecidos, carregado com o medo de ser descoberto e punido. O livro não tem nada de leve, e as fúrias invisíveis, sem sombra de dúvidas, assolam o coração de quem lê.

É importante ressaltar que autor equilibra tal angústia constante com doses muito bem-vindas de humor, construindo uma narração irônica, com personagens que temperam ainda mais essa zombaria na contradição do ser, fazer e agir. Cyril é um personagem extremamente inocente, inocência que inspira preocupação e até raiva no leitor (em alguns momentos quis abraçá-lo e protegê-lo do mundo, em outros, quis chacoalhá-lo até que acordasse pra vida e percebesse o quê, de fato, estava acontecendo), e acaba por se meter em situações e conversas que dão certo alívio cômico à história. É dolorosamente engraçado, ou burlescamente doloroso, dependendo do ponto de vista.

A experiência de acompanhar toda a vida do protagonista é muito rica. Não sou muito adepta a livros que narram tanto tempo de história, já que os poucos que li no mesmo estilo, não foram lá grande coisa. A leitura da obra de Boyne fora muito boa, pois a transição de fases – infância, adolescência, vida adulta, meia idade, velhice – de Cyril foi congruente, recheada de fatos históricos, englobando personagens e uma sucessão de acontecimentos que enlaça a história como um todo, mostrando a conexão presente, embora nem sempre evidente, que existe entre os que fazem parte das muitas linhas desta leitura. Eu senti nessa evolução certa intimidade com o protagonista. A visão ampla de estar com um personagem durante todos os seus dias, dá a oportunidade ao leitor de refletir quanto a sua vida, quanto a seus amores, e possibilita observarmos o amadurecimento do protagonista, a resiliência inegável que ele demonstra, o aprendizado e ampliação de empatia e compreensão que ele pode causar em quem o lê.

Eu ri e chorei constantemente entre um capítulo e outro, mas os sentimentos hostis fizeram parte desse envolvimento, o que não facilitou a leitura. Senti raiva pelo protagonista, pelos personagens que lhe faziam mal (que são muitos), pelo desprezo e falta de importância que seus pais lhe davam e pelo desencontro e desconhecimento de Cyril para com alguém tão fundamental e que expressa tão bem quão impressionante e frustrante o mundo é. Portanto, este é um livro que indico para todos, embora não seja um livro que eu indique ser lido a qualquer momento, apenas por ler. É uma obra que requer preparo psicológico (e preparo do coração de quem pretende conhecê-la).

Há, nesta história de edição bonita, com letras grandes e diagramação impecável, uma tristeza desesperadamente esmagadora, embora jovial e com tons brilhantes entre os escuros. Com explanações sobre a passagem do tempo, sobre nossos amores (os bons e os ruins), nossas diversas e incansáveis dores e da ironia presente em nossas vidas, AS FÚRIAS INVISÍVEIS DO CORAÇÃO nos (re)conecta com os alicerces imprescindíveis que existem a nossa volta e em nós mesmos, quebrando a distância que impomos em nossas relações e evidenciando o amor, não importando o nível de separação (seja um, sejam seis), a quilometragem ou nossas preferências.

“– O mundo – comentou ele, algumas semanas depois de conhecê-la – é um lugar terrível e a nossa desgraça foi ter nascido nele.
– Mas está fazendo sol – sorriu ela. Portanto, nós contamos pelo menos com isso.”

site: http://www.gettub.com.br/2018/06/as-furias-invisiveis-do-coracao.html

Fabiano 15/05/2020

é a dramatização de milhões de histórias vividas
Obras como As Fúrias Invisíveis do Coração ultrapassam o caráter ficcional e, em tempos como o nosso, carregam um grande sinal de alerta contra o atraso. Na história, temos um menino que foi adotado ainda recém nascido, que cresceu sem muito afeto dos pais adotivos e viveu em um país marcado pelo preconceito e totalmente regido pela Igreja Católica.
Apesar do caráter absurdo dos acontecimentos, é possível enxergar verdade em todos eles. E isso é o que mais perturba: por mais surreais e, em alguns momentos, risíveis que sejam as situações, é possível imaginar a dramatização de milhões de histórias vividas.
O trabalho entregue pelo autor John Boyne é muito eficiente, não somente devido às camadas e arcos dramáticos dos próprios personagens mas também dando a nós um gostinho de esperança e otimismo pelo futuro.
Apesar da dor, morte, estigma social, preconceito e solidão, As Fúrias Invisíveis do Coração é uma bela narrativa sobre um período nefasto da história humana. Ler o livro é conhecer o lado mais pessoal de uma catástrofe coletiva: não apenas pela pandemia, mas também pelas lutas que se carregam nos corações.

Karini.Couto 14/05/2018

Bom dia pessoas lindas! Sentiram minha falta? Eu senti a de vocês!!! Hoje vim falar de um livro que li faz um tempinho e que me surpreendeu muito.

As Fúrias Invisíveis do Coração carrega um nome para lá de conhecido e aclamado por muitos.. John Boyne, com certeza já ouviram falar do autor e se não ouviram.. Corram para pesquisar!

Uma história fantástica, reflexiva e tocante! Trata de assuntos diversos, e tem como tema principal o amor e o preconceito. Nesta história impactante iremos acompanhar a vida de Cyril, um jovem que veio de uma mãe solteira. O livro é ambientado em meio ao século XX até os dias atuais em uma época muito conservadora e onde a religião dominava em grande parte - Irlanda do Norte. Cyril teve sua vida logo cedo revirada ao ser entregue a um orfanato e mais tarde à uma família que não cumpriu bem seu papel no quesito paternal amoroso ou fraternal amoroso; porém apesar disso, teve boa educação e não lhe faltou as demais coisas necessárias. Sua família se baseia em um pai que sonega impostos e pode ser preso, enquanto sua mãe adotiva parece alheia ao mundo se preocupando apenas com seu mundinho.
Em dado momento Cyril conhece Julian, filho de um advogado, nesse período, eles passam um tempo juntos e vão se conhecendo e acontece uma certa ligação imediata.
Eles acabam indo estudar juntos e com isso dividem um dormitório intensificando ainda mais a amizade que surgiu entre os dois anos atrás e logo Cyril passa a ter certeza que não é como nenhum outro. Ele é homossexual e seu amor se volta para Julian. Em tempos conservador ao extremo; imaginasse que a vida de Cyril não será fácil.. E ele terá de enfrentar muitas coisas e situações..

Voltando à ambientação da história.. O livro é narrado em primeira pessoa e se passa no pós guerra e em um período que a religião dominava a população com uma tirania e punho de ferro!

O que se pode esperar dessa história? Emoções a flor da pele, grandes reflexões e angustias e também sentimentos que extravasam às páginas atingindo o leitor em cheio e emocionando do começo ao fim! Apesar disso, não pensem que é apenas drama e sofrimento.. A história tem vários momentos de descontração genuínos e isso é uma coisa que achei mais que incrível em um tema como esse. John Boyne sabe distribuir cada item na medida certa e com isso nos presentear com uma história que certamente irá se tornar querida em sua estante.

Leiam!

shelukessonarry 26/06/2020

sem palavras, mas tenho 902 palavras a dizer
Esse é o livro pra você que tá com vontade de abrir a janela e gritar com o mundo. Que quer botar a boca na botija e denunciar toda a injustiça que acontece com todos, todo dia. Pra você que quer chorar, sorrir, gargalhar e gritar em menos de 10 páginas, pra você que ama a vida e que ama cada complexidade dela. Talvez o melhor livro que eu já li? Se eu não choro e me fez chorar três vezes, sim!

John Boyne eu to sem palavras meu deus
parece q eu vivi com o Cyril a vida toda dele e eu não consegui odiar um personagem por mais de 5 minutos, mas ao mesmo tempo são todos tão complexos e tão reais!!
Fez um trabalho tão bom em não só denunciar 17182839293 problemas do seu ponto de vista irlandês, mas que ressoam em todos os outros países do mundo. Trouxe a tristeza, não me deu o que eu queria, e por isso aplaudo de pé, porque a vida é assim, nem sempre acontece o que você quer que aconteça.

Ruan.Oliveira 28/06/2020

Emocionante e necessário
Desde o início, me vi tentaso a acompanhae Cyril em aua tragetória, houveram tantos momentos em que pude relacionar a minha realidade com a dele, mas o principal na história é perceber o quanto sou privilegiado hoje em dia. Ler sobre sua realidade em tempos de atitudes tão medievais, que infelizmente podem ser vistos em várias pessoas atualmente. Não tenho nem palavras, esse livro é uma leitura mais do que necessária para todos.

09/07/2020

Não consegui me prender no livro até quase a metade, parecia tudo muito enrolado apesar dos vários acontecimentos importantes. Da metade pro final achei bem melhor, consegui me envolver mais com a história. É um ótimo livro, retrata uma realidade muito forte. Não acho que seja o melhor livro do John Boyne mas, com certeza, vale a pena ser lido.