As fúrias invisíveis do coração

As fúrias invisíveis do coração John Boyne

Resenhas - As Fúrias Invisíveis Do Coração

Cintia_.Silva 17/09/2020

A vida e suas in(coincidências)
Ao começar a leitura, já me apaixonei pela primeira personagem que aparece. De fato, fiquei tão apegada a ela que gostaria que houvesse um livro apenas para contar a trajetória da grande personagem Catherine Coggin, pois de fato esta é uma mulher muito à frente do seu tempo, como é bem relatado já no primeiro capítulo e mais presente ainda no final.
Depois, é possível perceber que a história se trata propriamente de outro personagem, Cyril Alvery, e a construção (no meu ver um pouco já estigmatizada, mas não menos importante) de um homem gay em um país extremamente tradicional e homofóbico, bem como católica daqueles moldes característicos de uma igreja totalmente hipócrita.
Conversando com um amigo que também já leu esse livro, é possível fazer uma crítica ao estilo de escrita que John Boyne decidiu incrementar, uma vez que todos os acontecimentos marcantes do personagem Cyril acontece a cada sete anos. De fato, é uma crítica bem mais realista no quesito vida real, mas gostaria de deixar aqui frisado a grande (in) coincidência que ele deixa bem claro.
No mais, o livro me deixou muito satisfeita ao ver o quanto o personagem evoluiu e todos os momentos de grandes coincidências planejadas para que a leitura ficasse cada vez mais interessante e me fizesse ligar alguns pontos para que várias situações que foram explanadas no decorrer da leitura fossem percebidas ao conseguir ligar esses pontinhos. (faz sentido o que eu disse? Hahahah)

Arthur.Afonso 17/08/2020

Uma história completa.
Uma escrita incrível que nos envolve anos a fio sobre a história do Cyril, um homem gay que sobreviveu do meio do século XX até o início do século XXI. Passando por todas as dificuldades que esse período teve em relação a comunidade gay. Uma história de sobrevivência e de esperança por dias melhores, mas também de compreensão, amor, família, saudade, arrependimentos, enfim... No final das contas esse livro me traz o sentimento soberano de respeito. Pois é preciso ter respeito e admiração pelos nossos que vivenciaram momentos tão doloridos, para que hoje a gente possa ter um pouco mais de paz e segurança. Mais um exemplar que todo gay deveria ler para acrescentar no seu desenvolvimento como ser humano.

Matheus Figueiredo 02/08/2020

A completa história de uma vida.
Estou sem palavras com esse livro, minha terceira experiência com o autor.
Repeti uma coisa que fiz com o último livro do John, ler sem ter lido a sinopse, então não sabia para que caminho a história me levaria, mas fiquei impressionado com a narrativa.
Acompanhar a história da vida de Cyril Avery, que não era uma Avery de verdade, entra para a lista das melhores leituras que realizei nesse ano.
John Boyne conseguiu se superar novamente, leitura fluida, te prende de uma forma que incrível, conhecer todas as felicidades, tristezas e momentos que o protagonista passa no decorrer de toda sua vida definitivamente uma experiência única.
Que venha mais livros desse ilustre autor!

Carol.Caetano 18/07/2020

Livro incrível sobre intolerância, perdão, amor e que mostra que no final das contas só precisamos estar em paz e felizes com nossas escolhas. Fiquei completamente apaixonada. Leitura fácil apesar da quantidade de páginas. Com certeza irei reler!

Richardy 17/07/2020

JOHN BOYNE E SUA MANEIRA MAGNÍFICA DE ESCREVER
Incrível, triste, verdadeiro e real. Você acompanha um personagem desde antes do nascimento até a velhice de uma forma mágica que só o JB sabe escrever. Tratará de amor não correspondido, infância perturbadora, tristeza, início da ascensão da aids nos USA.

Ruan.Oliveira 28/06/2020

Emocionante e necessário
Desde o início, me vi tentaso a acompanhae Cyril em aua tragetória, houveram tantos momentos em que pude relacionar a minha realidade com a dele, mas o principal na história é perceber o quanto sou privilegiado hoje em dia. Ler sobre sua realidade em tempos de atitudes tão medievais, que infelizmente podem ser vistos em várias pessoas atualmente. Não tenho nem palavras, esse livro é uma leitura mais do que necessária para todos.

shelukessonarry 26/06/2020

sem palavras, mas tenho 902 palavras a dizer
Esse é o livro pra você que tá com vontade de abrir a janela e gritar com o mundo. Que quer botar a boca na botija e denunciar toda a injustiça que acontece com todos, todo dia. Pra você que quer chorar, sorrir, gargalhar e gritar em menos de 10 páginas, pra você que ama a vida e que ama cada complexidade dela. Talvez o melhor livro que eu já li? Se eu não choro e me fez chorar três vezes, sim!

John Boyne eu to sem palavras meu deus
parece q eu vivi com o Cyril a vida toda dele e eu não consegui odiar um personagem por mais de 5 minutos, mas ao mesmo tempo são todos tão complexos e tão reais!!
Fez um trabalho tão bom em não só denunciar 17182839293 problemas do seu ponto de vista irlandês, mas que ressoam em todos os outros países do mundo. Trouxe a tristeza, não me deu o que eu queria, e por isso aplaudo de pé, porque a vida é assim, nem sempre acontece o que você quer que aconteça.

Maria Bia 06/12/2020

Meu Deus...!
Sem dúvidas. O melhor livro do ano. O melhor livro do ano. O melhor livro do ano.

Grata pela atenção

Bruno 30/04/2020

Tocante, uma leitura pra ser feita com calma
As Fúrias Invisíveis do Coração, esse calhamaço de quase 540 páginas, narra a vida de Cyril Avery do seu nascimento, em 1945 até os seus 70 anos, em 2015, com capítulos que avançam de sete em sete anos.

Acompanhar a trajetória inteira de um personagem exige, pra dizer o mínimo, uma conexão especial com esse. E, felizmente, o autor cria tal conexão com primazia; desde o primeiro capítulo, a vida de Cyril é apresentada ao leitor que se dispuser a encarar a obra, e aqueles que seguem até o fim criam por ele a mais profunda afeição.

Mas não espere que Cyril seja um herói. Ele, seus pais adotivos, seus pais biológicos, seus amigos e aqueles que cruzam seu caminho poderiam ser todos pessoas assustadoramente reais. E não há heróis ou vilões entre pessoas reais; a narrativa nos guia por um amontoado de personagens que tentam fazer o melhor para si e para os outros, mas que - como se espera de uma pessoa real - falham.

A habilidade de John Boyne em criar uma obra de excelência é digna de elogios, tanto quanto o trabalho incrível de tradução desse livro, que não peca em momento algum. A história alterna entre momentos trágicos e cômicos com uma leveza que tendo a pensar que nem mesmo seria apropriada, mas que encanta e apaixona.

O livro, mesmo que em seu decorrer tenda a nos fazer pensar o contrário, só traz esperança em seu final. Traz um sentimento de leveza e possibilidade de futuro que me enche de paz e - mesmo tendo terminado a leitura minutos antes de escrever essa resenha - saudade.

Já me sinto órfão de uma grande história de amor, sofrimento, dor, esperança, ressentimento, carinho... uma história de vida.

Pri 08/03/2020

Ilustração de uma luta!
Perfeito para nos mostrar a luta ao longo de tantos anos...

moonrizein 24/04/2024

John Boyne é o escritor que eu leria até a lista de compras
Eu simplesmente amor em como ele aborda a temática de Guerras Mundias e outros assuntos são tão bem retratos com entendimento e maestria. A forma como ele escreve e o que escreve deixa o leitor fascinado do começo ao fim sem perder a essência da coisa. Entre centenas de livros e autores, eu sempre escolheria John Boyne.

Mirele 07/02/2020

A Irlanda e a homossexualidade
Seguindo a linha de sair da minha zona de conforto, As Fúrias Invisíveis do Coração trata como ser e crescer como um homem gay na Irlanda. E vai além disso. Esse livro te prende de um jeito maravilhoso. É difícil larga depois que você começa a ler. A forma como o autor dividiu os capítulos é genial. A construção dos personagens, tão miseravelmente humanos, falhos, docemente podres, em alguns aspectos. Todos carregam suas marcas. E o final é suavemente triste. Um final agridoce, como Tolkien gostava.

Hebert Braz 08/01/2020

MELHORES DO ANO / 2020
(2º LUGAR) ?????

A jornada que foi esse livro, hein? A primeira leitura de 2020, tão marcante que está em segundo lugar nesse ranking.
Eu adoro romances e formação, e esse daqui está entre meus favoritos, definitivamente. Ainda hoje, um ano depois da minha leitura, pego-me pensando nesses personagens. Eles são simplesmente incríveis. E todas as questões abordadas nesse livro são TÃO RELACIONÁVEIS.
Simplesmente perfeito.

A história de um homossexual gay

As Fúrias Invisíveis do Coração foi um livro que me surpreendeu bastante.
Não sei exatamente a que pé estavam minhas expectativas a respeito desse livro, mas assim que comecei soube que essa seria uma boa história. E não deu outra, terminei o livro emocionado com toda a jornada que foi acompanhar a vida do Cyril do início ao fim. É incrível como a narrativa do John Boyne consegue prender o leitor de uma forma que a gente não quer largar o livro para nada, só ler essas 500 páginas de uma só vez.
A história em si é narrada em primeira pessoa pelo Cyril, na qual ele conta toda sua trajetória de vida, desde antes de seu nascimento até seus últimos dias. O tema mais evidente da trama é a homossexualidade e os percalços que ele teve de enfrentar por conta disso ao longo da vida, além de muitas reflexões acerca de qual o significado de família, amizade, amor e outras coisas.
É o tipo de livro que você tá rindo em uma página e chorando na outra.
Não sei nem mais o que dizer aqui, mas deixo essa forte recomendação para quem curte um romance de formação com protagonistas LGBTs.

Edna 05/01/2020

As Fúrias que você pode transpor
#trechosdolivro
"Nós detestamos aquilo que tememos em nós"

"...o mundo é um lugar bem ferrado. A gente nunca sabe o que vai encontrar ao virar a esquina e geralmente é coisa ruim"

"Mas está fazendo sol" "Portanto nós contamos pelo menos com isso"

#Minhasimpressões
Palavras de Catherine Goggin enxotada da igreja aos dezesseis anos, e que o Leitor vai acompanhá-la em sua trajetória, vai se emocionar e se encantar também com Cyril Avery, embora nunca tenha sido um "Avery" legítimo e acredite Ele ouvirá tanto essa frase que ficará gravada em seu coração.

John Boyne te coloca na história, te faz perder o o chão nas primeiras páginas e nos presenteia com esse Hino de Livro que travará sua garganta, e fará você se emocionar até as lágrimas com essa emocionante história tendo como Cenário, um dos países mais dotado de preconceitos do planeta, Irlanda, o País onde nasceu o Autor, que narra como se tivesse caminhando pelas ruas e convivendo com a crueldade das pessoas, e mesmo em uma cidade maior Dublin não será muito fácil, uma decisão tão difícil, perdas, marcam a história e seguindo, passar alguns anos em Amsterdam com os Personagens, abre um leque que o Leitor se surpreende com as mudanças e sente-se abraçados pela humanidade, e se chocar com Cenas Brutais no Central Park em Nova Iorque, mas não bastará, terá que continuar a tentar entender a crueldade iniciada na infância de Ignac um Esloveno que fará parte da vida e família de Cyril.
??
Críticas s/a Igreja católica, sociedade hipócrita, preconceito contra a mulher, homofobia, política,
prostituição infantil são temas fortemente abordados, tantos temas fortes com uma narrativa leve e cativante.
??
Não foi surpresa que encontraria uma grande história escrita em sua maturidade, mas não imaginava que seria tão grandiosa e arrebatadora que Ele exemplifica e trás à lembrança Autores maravilhosos e tb presenteia o Leitor com Personagens marcantes há conhecidos em outras viagens.

#algumascitações
"Eu ñ era um órfão dickensiano"

"Ao estilo do do Steve McQueen em Papillon.."

"Tristan Sadler. É o meu nome....desde que eu nasci." #Opacifista

#Bagagemliteraria