As fúrias invisíveis do coração

As fúrias invisíveis do coração John Boyne

Resenhas - As Fúrias Invisíveis Do Coração

Alan Furiati 10/12/2022

A beleza da rotina traduzida pelas palavras de Boyne, essa beleza da existência que se apaga para nós ou que fica tão coberta, soterrada pelos nossos problemas, pela nossa pressa.
As pessoas precisam mudar, evoluir constantemente e é importante ser capaz de ver através dos véus que ajustamos sobre nossos rostos e nem mesmo percebemos muitas vezes.
Eduardo1274 14/12/2022minha estante
Esse livro acontece tanta coisa, eu nunca li algo tão incrível do tipo "meu Deus". É um sofrimento real e que pode ocorrer. Gostei de tudo, pelo menos acabou bem. Foi uma evolução extraordinária

Jardim de histórias 01/12/2022

Simplesmente incrível, inesquecível, arrebatador!
Hannah Arendt havia dito certa vez a respeito do poeta Auden: que a vida manifestara no seu rosto as fúrias invisíveis do coração.

Uma baita reflexão, uma leitura maravilhosa, um livro com voz ativa extremamente obrigatório. A capacidade de John Boyne de transmitir ao leitor o néctar de assuntos tão difíceis em tempos difíceis, faz com que, enxergamos a beleza contidas em alguns dramas. Simplesmente, a obra invade nosso coração, deixando a janela de nossa alma escancarada. Esta é a sensação que a obra nos permite construir. Construção de sentidos, e sem ambiguidade, simultaneamente, desconstrução de muros ou barreiras. A leitura é muito fluída e envolvente, abordando conscientemente toda a hipocrisia, ignorância e sordidez que habita no submundo do comportamento misógino e homofóbico. Certamente a resiliência e superação que encontramos na história, não se limita somente nas páginas, ela ecoa. O livro nos ajuda a olhar para o mundo de forma mais inclusiva, desperta na gente um sentimento de mudança, o mundo necessita de mudança e essa mudança começa pela humanidade. ??
Jardim de histórias 01/12/2022minha estante
Esse é um dos romances mais incríveis que já tive a oportunidade de conhecer.

eu, eu mesma e os livros 02/12/2022minha estante
Já estava na minha lista, mas com sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler!

Jardim de histórias 02/12/2022minha estante
Foi uma experiência única, favoritei esse livro. Ainda estou conectado a narrativa fantástica, aos personagens. Tentei expressar através da resenha, o impacto causado. E lhes digo minhas amigas, o livro é simplesmente esplêndido! Leiam e me digam. Já havia lido do autor: O Palácio de inverno que é maravilhoso e o Pacifista que também refleti muito. Mas esse livro "Às fúrias invisíveis do coração"...

Fernanda.Rettore 25/11/2023minha estante
????

Denise.Salla 25/11/2022

É bem difícil escrever sobre o sofrimento das pessoas, principalmente quando se trata de opressão por causa das opiniões impostas pela sociedade. Fico bem triste pensando o quanto ainda o preconceito destrói o ser humano.
Cyril teve uma vida sofrida por tentar esconder seu eu verdadeiro, ou seja, por ser homossexual.
Desde seu nascimento já marcado por tragédias, Cyril buscou seu lugar na vida, mesmo passando por várias situações difíceis que poderiam tê-lo feito desistir.
Angustiante, sofrido, triste, mas nos mostra que mesmo diante das dificuldades, é possível sim seguir em frente. Muitas vezes difícil, mas quase nunca impossível.

Schulz3 20/10/2022

simplesmente maravilhoso
cara, esse livro aborda TANTAS coisas, TANTAS e tudo sai tão amarradinho; é simplesmente incrível de muitas maneiras.
Eu li sem ler a sinopse, fui no escuro, mas acho que fiz bem pq tornou a leitura ainda mais emocionante. Indico esse livro a qualquer pessoa, sério, é impossível parar de ler.
Se alguém souber me dizer se a ambientação e realidade da Irlana é inspirada realmente na Irlanda daquela época, agradeceria

Cohene 12/10/2022

Que livro
Amei acompanhar a jornada de vida de Cyril Avery, nascido na Irlanda pós-guerra, e adotado por casal bastante peculiar.
Os conflitos internos que o Cyril passa, principalmente na juventude, são muito bem representados em minha opinião. Os acontecimentos na vida dele é uma montanha russa de emoções, chega um ponto que não da para acreditar, mas infelizmente são coisas que aconteceram com muitas pessoas. Cada detalhe e cada acontecimento, volta na vida do Cyril de alguma maneira, por mais que algumas coincidências sejam difíceis de acontecer, achei muito legal e necessário.
Esse é meu primeiro livro do John Boyne, e com certeza irei ler mais obras dele. Espero que algum dia este livro seja adaptado em um filme bem feito.
Livro mais que recomendado.

Manú 11/10/2022

Magnífico
A complexa e muito louca vida de Ciryus Avery. Irlandês nascido logo após a segunda guerra, criado por uma família pouco convencional, gay num país onde homossualidade era crime manter segredo de sua orientação, apaixonado por seu melhor amigo desde infância se mete em muita confusão, no fim da vida volta as origens e reencontra e faz as pases com o passado passado.

Faluz 25/09/2022

As fúrias invisíveis do coração. - John Boyne
"E esse é o meu pai, acrescentei, mais comigo mesmo que com ela, palavras graves e tranquilas. Eu não sabia o que sentir. Não sabia como devia me sentir. Nunca tinha visto aquele homem. Mas, a julgar pelo relato de minha mãe, não era necessariamente o vilão da história. Talvez não houvesse vilão nenhum na história de minha mãe. Apenas homens e mulheres tentando agir da melhor maneira possível uns com os outros. E fracassando." pag. 517

Ficção irlandesa, de leitura muito boa. Através dos ciclos de 7 anos, o autor nos apresenta a história de Cyril Avery desde 1945. Ligada a momentos históricos tão importantes apresentando as questões sociais de uma sociedade fortemente influenciada pelo catolicismo e seus valores. Mas a transformação da sociedade acontece lentamente com sinais sufocantes de tanta rejeição.
Leitura interessante, flui muito bem.

Tales 17/09/2022

"Espirituoso e extremamente triste"
Incertezas de sua origem, sexualidade em uma sociedade intolerante. Perpassa a história da Irlanda de 1940, ao século 21.
Emocionante, trágico, e um pequeno(muito pequeno) pacote de felicidade.

28laura 13/09/2022

Bom demais!!
A última frase do livro me pegou demais. A história é incrível, pesada e triste, mas no fim é possível entender tudo o que aconteceu e, por mais que seja cruel tudo que ele passou e a forma que ele agiu em certas situações, foi muito bom ver o desenvolvimento!

Amei!!

Paulolins 02/09/2022

Incrível
Esse é um dos melhores livros que eu li! Cyril é um grande herói e realmente me emociona toda sua história e trajetória de vida.

skuser02844 21/08/2022

Impossível não gostar de tudo que o Boyne escreve!
No ano de 1945 na Irlanda, algum tempo depois da Segunda Guerra, Catherine Goggin de 16 anos que recentemente descobre uma gravidez inesperada, fruto de uma paixão enlouquecedora, é humilhada pelo padre de sua pequena cidadezinha, Goleen, além de ser humilhada na frente de todas as pessoas que conhecia, é expulsa da cidade e da própria família. Catherine então, pega seus pertences e vai embora para nunca mais voltar, indo parar em Dublin com dois amigos no caminho.
Assim que Catherine ganha o bebê, ela percebe que o mais sensato será dá-lo para um casal que realmente dê uma vida de conforto para ele. E assim é feito, Maude e Charles Avery o adotam e é batizado como Cyril Avery. Maude sendo uma escritora que não gosta de fama e Charles uma banqueiro que dá golpe atrás de golpe, são um casal excêntrico que gostam da ideia de ter um filho, mas sempre lembrando-o de que não é um Avery de verdade. Cyril nunca se incomodou de verdade por não ter pais afetuosos, pois sempre teve uma vida confortável.
Aos 7 anos, Cyril conhece o menino que iria ser seu melhor amigo ao longo dos anos, Julian Woodbead, um garoto precoce para a idade que sempre pensou em sexo, que mais para frente iria se tornar um mulherengo de marca maior. Cyril desde que conhece Julian e logo aos 14 anos indo para uma escola para meninos, foi descobrindo que era diferente deles, que não pensava em meninas como eles, mas sim, em garotos.
O renomado autor John Boyne, escreve com detalhes sobre a vida de Cyril, sendo narrado pelo próprio protagonista, vemos Cyril ao longo de cada etapa da sua vida, escondendo avidamente quem é até quase os 30, tentando entender o por quê de seu país, sua tão adorada Irlanda ser tão preconceituosa até os anos 80 e tendo sua liberdade em outro lugar, longe de sua família na Holanda, com seu primeiro namorado e o amor da sua vida, Bastiaan. Até o momento em que encontra sua mãe biológica aos 50 anos de idade.

Pedro Aires 20/08/2022

Gostei da leitura, mas o livro tem alguns problemas que me incomodaram. São muitos momentos convenientes que precisei me esforçar para achar crível, o livro poderia ter menos páginas e tiraria algumas personagens e, sinceramente, achei que o autor não soube a hora de terminar. Mas falando do protagonista, ele é muito interessante e foi difícil não me solidarizar com seu sofrimento.

Caroline.Mestanza 14/07/2022

Demorou pra deslanchar, mas depois valeu muito à pena
Livro sensível que conta sobre a vida de um menino que é adotado por uma família não muito ?tradicional? e que no meio de pais que não ligam muito pra ele se descobre homosexual, em uma época em que ser homosexual era considerado crime!

Vinícius 17/06/2022

Devastador e Necessário
Você não pode imaginar a dor interna, aquela do sentimento, da ansiedade e da dúvida permanente de quem é oprimido.

Para não dar um pingo de spoiler, saiba que a história aqui conta a vida de Cyril e as pessoas ao seu redor enquanto vive sua descoberta e enfrenta toda consequência (não justa) dentre todas as épocas da sua vida.

Se você tiver o mínimo de empatia vai sentir a dor e angústia durante toda essa história.

Leia e depois me agradeça.

Kaprãn 09/06/2022

Uma leitura que nos prende do início ao fim. Fiquei aflito, fiquei com raiva, fiquei revoltado. A maneira que o autor dividiu a história, deixa mais interessante.