Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Tiii 07/08/2022

Sem defeitos
Foi meu primeiro contato diretocom as obras do Drummond e eu não poderia ter ficado mais satisfeita. Eu adorei o fato de a linguagem dos poemas serem simples, fáceis de entender. Drummond escreve sobre vários aspectos da vida e sociedade de uma forma muito sensível e bonita.

Gybak 06/08/2022

Cativante e instigadora
Alguma Poesia é uma obra prima. Cada poema cativa mais que o outro. Impossível não se identificar com o eu lírico. Ele é humano: não tem pretensões de ser perfeito tampouco de ser o mais desgraçado dos homens... Carlos Drummond de Andrade possui uma empatia em sua escrita que transparece em cada verso. Após ler Alguma Poesia, todos nos sentimos, assim como o eu lírico, um ser gauche na vida... entre desejos reprimidos, sentimentos de incompreensão para com o mundo, uma tristeza, uma nostalgia e um pesar para com os defeitos irremediáveis de tudo...

Cazuz0 30/07/2022

"O poeta, esperto, sabe fazer de seu verso cambalhota".
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Período: modernismo (geração de 30)
Gênero: poesia

Comentários gerais:
Eu acho incrível o tanto de personalidade colocada nestes 49 poemas. É o verdadeiro significado de ter que conhecer o autor para assim poder fazer uma boa análise da obra.

Ao ler Alguma Poesia, você vai se deparar com poemas não metrificados (pois é uma característica do modernismo que se opõe ao romantismo e parnasianismo, por exemplo), poemas sem compromisso estético, poemas piada e principalmente IRONIA! A palavra chave que se deve ter em mente ao ler os poemas. Todos eles, sem exceção, contam com um pingo de ironia do autor, seja explícita ou implícita. Há sempre uma crítica, um deboche por trás destes poemas, seja à questões sociais, à modernidade, amor, etc. Críticas e ironias essas que vez ou outra aproximam-se do grotesco, desconstruindo totalmente certos ideais.

Falando em modernidade, além das características já citadas, e comum encontrar traços das estéticas modernistas como o futurismo e o cubismo, que configuram formas completamente diferentes do fazer poético.

É uma leitura que só se pode aproveitar ao máximo se tiver noção dos aspectos citados anteriormente.

O posfácio de Eucanaã Ferraz (o qual tem uma de suas citações como título desta resenha) é extremamente pertinente à interpretação dos poemas e aos aspectos que citei. Novamente, recomendo estudar bem estes aspectos antes de mergulhar na obra e tirar o maior proveito.

sopadebanana 21/07/2022

Bom bom bom
Gostei muito desse daqui, meu segundo favorito dessas coletâneas que são muito bonitas por sinal. Espero ler mais dele

Grazi 20/07/2022

Boa experiência
"Há dias em que ando na rua de olhos baixos para que ninguém desconfie, ninguém perceba que passei a noite inteira chorando."

Li Alguma Poesia para as leituras obrigatórias de vestibular, e devo dizer q estava com absolutamente zerada de empolgação e expectativas, mas, porém todavia, entretanto, foi uma experiência bem agradável. O gênero lírico é um dos que eu mais gosto, mesmo lendo bem pouco dele, e é claro q nessas coletâneas sempre há aqueles poemas q gostava mais e outros q gostamos menos, e aqui não foi diferente.

Drummond nos carrega não só para sua infância no interior, como também a nossa própria, por meio de poemas cotidianos e saudosistas, com leveza e doses sutis de bom humor e seriedade. Admito que as partes em que mais gostei foram aquelas no qual a reflexão e o pessimismo se misturam, até não saber mais discernir se são as angústias do autor, ou se são as suas próprias refletidas nos versos.

Por mais q eu tenha gostado da obra, tive q ir a procura de textos e vídeos de apoio para entender mais a fundo, já que o contexto histórico/social q o autor estava inserido importa consideravelmente para q seu tom de escrita muda conforme o momento. Assim, senti falta de alguma nota mais explicativa por parte da edição. Depois dos vídeos de apoio, reli o livro mais uma vez para conseguir pegar algumas coisas q não tinha pegado numa primeira leitura, e recomendo fazer o mesmo caso forem ler.

Enfim, estava com saudades de ler uma boa poesia.

lumelowb 17/07/2022

Grande Drummond
Não tenho muita familiaridade em ler poemas, mas AMEI esses! A linguagem é bem simples e tranquila (a cara do modernismo).

Vale a leitura e as boas reflexões da vida que estão presentes nesses versos!

Duda 16/07/2022

Não sou fã de poesia, mas esse livro não é dos piores não. Tive que ler por conta da escola e foi uma leitura bem leve e tranquila. Leria de novo? Não, mas é só porque eu não gosto de poesia.

enzopalacio 09/07/2022

?Alguma Poesia? é, sem dúvida, uma das melhores obras da lista da FUVEST. Superou minhas expectativas.

Paulo 08/07/2022

Bom dia, Fuvest (Pt. 3)
O livro apresenta 49 poemas, sendo um deles dividido em 8 partes. Todos são bastante objetivos e de fácil compreensão e por isso acaba não sendo desgastante.
Os poemas tem uma certa variedade de sentimentos muito grande. Por exemplo, no mesmo poema em que temas profundos sendo abordados, também há humor, te levando de altas reflexões a risos.
Além disso o livro não é grande, não demandando, portanto, um tempo gigante dedicado a ele.
Muito conceitual.
Danica0 06/12/2022minha estante
Eu amei que você fez resenha de diversos livros obrigatórios para a Fuvest. Não parei de ver até agora.

Paulo 07/12/2022minha estante

rafaela1791 06/07/2022

eu só li por conta da escola... mas achei legal a interpretação dos poemas e foi um livro que eu curti estudar.

Triz Beleth 06/07/2022

ano de vestibular
infelizmente como é ano de vestibular a gente tem q ler umas coisas assim, n sou MT fã desse tipo de livro

Yuririn 03/07/2022

gostei dos poemas, tinham uns que eu já conhecia, mas gostei da escrita do Drummond, porque pelos outros que li (e não conhecia) fui cativada bem rápido, tem uns engraçados e o coloquialismo é bom de ler.

Bruna 28/06/2022

Uma bela amostra do Modernismo
Livro que aquece o coração, o meu preferido do Drummond. Um verdadeiro deleite para quem gosta de poesia!