Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Giovannac 20/09/2022

Não sou muito fã de poesia, pois nem sempre consigo captar a mensagem que o autor passa. Essa é uma obra muito usada em vestibulares.

Luiza 17/09/2022

Alguma poesia
Eu não vi o mar
Não sei se o mar é bonito,
Não sei se ele é bravo

Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande
E calma também.

jeesyoung 16/09/2022

perfeito
meu primeiro contato com as poesias de Drummond, e devo dizer que foi uma ótima experiência, leiam dms.

Lari 15/09/2022

Poesia de Carlos Drummond de Andrade
Amei a leitura! Adorei como Carlos Drummond de Andrade consegue ser lírico e praticar o antilirismo simultaneamente.
Além disso, foi muito boa a experiência de poder analisar e identificar nos poemas as características do modernismo e do eu lírico gauche.
Algo interessante que pude observar foi que em certos momentos, ele retrata um ser deslocado e imerso em suas angústias, porém, em outros versos, é possível perceber um sentimento de tranquilidade e saudosismo de uma vida simples e humilde que vivera no interior de Minas Gerais, na cidade de Itabira.

samilly 15/09/2022

Certas palavras não podem ser ditas em qualquer lugar
Conheci algumas obras do autor durante minha preparação pro vestibular mas nem de perto senti o mesmo prazer que foi ter lido esse livro. Amo poemas, sempre amei! Minha mãe lia poemas quando eu ainda era uma neném, então toda essa melancolia que me consome quando eu leio é culpa dela rsrs.
Destaco aqui alguns dos meus preferidos:

Explicação
Necrológico dos desiludidos do amor
Quero
Congresso internacional do medo
Mundo grande
Consolo na praia
Certas palavras
Memória

Uns já conhecia, e outros me fizeram ficar vários minutos pensativa. É isso.
samilly 15/09/2022minha estante
NECROLÓGIO ****

Beatriz 14/09/2022

ninguém liga pra pedra
mais um da fuvest lido, só digo q o poema do papai noel trombadinha maceta o da pedra

checklist fuvest 6/9??

Vi 13/09/2022

Meus trechos favoritos...
TOADA DO AMOR.

É o amor sempre nessa toada:
briga perdoa perdoa briga.
Não se deve xingar a vida,
a gente vive, depois esquece.
Só o amor volta para brigar,
para perdoar,
amor cachorro bandido trem.

Mas, se não fosse ele, também
que graça que a vida tinha?

CANTIGA DE VIÚVO.

A noite caiu na minh'alma,
fiquei triste sem querer.
Uma sombra veio vindo,
veio vindo, me abraçou.
Era a sombra de meu bem
que morreu há tanto tempo.

Me abraçou com tanto amor
me apertou com tanto fogo
me beijou, me consolou.

Depois riu devagarinho,
me disse adeus com a cabeça
e saiu. Fechou a porta.
Ouvi seus passos na escada.
Depois mais nada...
acabou.

EXPLICAÇÃO.

Meu verso é minha consolação.
Meu verso é minha cachaça. Todo mundo tem sua cachaça.

...

Meu verso me agrada sempre...
Ele às vezes tem o ar sem-vergonha de quem vai dar uma cambalhota (cambalhota,
mas não é para o público, é para mim mesmo essa cambalhota).
Eu bem me entendo.
Não sou alegre. Sou até muito triste.
...

Há dias em que ando na rua de olhos baixos
para que ninguém desconfie, ninguém perceba
que passei a noite inteira chorando.

ROMARIA.

... Sarai-me, Senhor, e não desta lepra, do amor que eu tenho e que ninguém me tem.

Mandinha Ferreira 13/09/2022

A escrita é muito simples, é tranquilo de ler e seus poemas deixam a gente refletivo, vendo como a vida é.

julie60 09/09/2022

Meu top 10 poemas favoritos dessa obra(Fora de ordem)
"Europa, França e Bahia"; "Política literária"; "Sentimental"; "Política"; "Poema do jornal"; "Sweet home"; "Epigrama para Emílio Moura"; "Anetoda búlgara"; "Sociedade"; "Explicação".

Anna 29/08/2022

meu primeiro contato com as obras do autor devido à fuvest. gostei, achei mto boas, algumas de fato me pegou e me deixou pensando, mas nd mto surpreendente. de qualquer forma, drummond é um ótimo escritor e espero ler mais obras em breve pra realmente ter uma opinião sobre.

tória 27/08/2022

gostei muito!
li simplesmente porque fui obrigada pela escola KKKKKKK mas gostei bastante desse livro! já conhecia algumas obras do carlos drummond, mas após conhecer mais algumas graças a essa leitura vejo que ele realmente era um ótimo escritor.

Daniele591 22/08/2022

"Meu verso é minha consolação"
A linguagem é simples, fácil e rápido de ler. É parada obrigatória para aqueles que gostam de poesia (brasileira ainda por cima). Contem bastante humor, ironias, reflexões sobre a vida e sentimentos, mas não daquela forma romantizada. É intimista, muitos poemas parecem uma conversa direta do eu lirico com o leitor, é como se estivesse aqui, falando comigo.
Meus poemas favoritos:
- Toada do amor
- Cantiga de viúvo
- Poema que aconteceu
- Poesia
- O sobrevivente
- Música
- Explicação

"Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado.
E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio"

Helena.tbo 09/08/2022

Bem rápido de ler
Eu tiraria uns 5 poemas que achei realmente interessantes, mas é como o próprio Carlos Drummond escreveu:

"Meu verso me agrada sempre...
Ele às vezes ten o ar sem-vergonha de quem vai dar uma cambalhota, mas não é para o público, é para mim mesmo essa cambalhota.
Eu bem me entendo."