Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Cazuz0 30/07/2022

"O poeta, esperto, sabe fazer de seu verso cambalhota".
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Período: modernismo (geração de 30)
Gênero: poesia

Comentários gerais:
Eu acho incrível o tanto de personalidade colocada nestes 49 poemas. É o verdadeiro significado de ter que conhecer o autor para assim poder fazer uma boa análise da obra.

Ao ler Alguma Poesia, você vai se deparar com poemas não metrificados (pois é uma característica do modernismo que se opõe ao romantismo e parnasianismo, por exemplo), poemas sem compromisso estético, poemas piada e principalmente IRONIA! A palavra chave que se deve ter em mente ao ler os poemas. Todos eles, sem exceção, contam com um pingo de ironia do autor, seja explícita ou implícita. Há sempre uma crítica, um deboche por trás destes poemas, seja à questões sociais, à modernidade, amor, etc. Críticas e ironias essas que vez ou outra aproximam-se do grotesco, desconstruindo totalmente certos ideais.

Falando em modernidade, além das características já citadas, e comum encontrar traços das estéticas modernistas como o futurismo e o cubismo, que configuram formas completamente diferentes do fazer poético.

É uma leitura que só se pode aproveitar ao máximo se tiver noção dos aspectos citados anteriormente.

O posfácio de Eucanaã Ferraz (o qual tem uma de suas citações como título desta resenha) é extremamente pertinente à interpretação dos poemas e aos aspectos que citei. Novamente, recomendo estudar bem estes aspectos antes de mergulhar na obra e tirar o maior proveito.

julia3518 25/08/2021

tendi nada mas amei, tinha umas coisas q n faziam sentido mas eu achava super engraçado, mundinho drummond br os poemas curtinhos, a revolução de usar versos brancos e livres enquanto todo o resto era obcecado com a formulação perfeita da poesia, affffff gostei muito

Maycom 21/03/2022

Esperteza
Poema do jornal
Nota social
Poesia
Jardim da praça da liberdade
Cidadezinha qualquer
Papai Noel às avessas
O sobrevivente
Balda do amor através da idade
Epigrama para Emílio Moura
Sociedade
Outubro 1930
Explicação
Romaria

Gabi 09/09/2021

fofo :(
Pretendo ler Carlos Drummond de Andrade por escolha própria no futuro.
Foi uma experiência melhor do que imaginava.

Aline.Sacramento 15/01/2022

Gostava muito de ler Drummond na adolescência, mas fazia muito tempo que não pegava nada dele pra ler. Descobri que contínuo achando incrível.

EduardaMarquess 27/10/2022

Meu interesse em ler a obra partiu do fato de Drumond ser o queridinhos dos vestibulares pela sua inovação, o contexto que está inserido e a ruptura que sua poesia representa. Não gostei tanto da leitura porque esperava mais e também porque sou acostumada à valorização da forma e sinceramente prefiro. Outra questão foi não pegar algumas referências, outra falha minha. Contudo, essa edição traz no final a cronologia e o que rolou de marcante no Brasil e mo mundo naquele ano. Isso fez uma diferença positiva. Recomendo a leitura!

Igaço 29/12/2023

Grande livro
Livro complexo, nada perto da complexidade de Claro Enigma, mas muito bom. Muito bom para quem quer começar a leitura de Drummond de um livro mais compreensível, claro, com a ajuda de resenhas e análises para entender a maior parte dos poemas.

Ana Brison 22/06/2022

Drummond fofinho
Esse foi o mais rápido e o mais tranquilo dos livros da lista da Fuvest, talvez por ter visto antes de iniciar a leitura o vídeo do canal "leio, logo escrevo" no YouTube, tudo ficou mais claro.
Recomendo!

Prof. Edivaldo 15/02/2020

Drummond
Livro curto mas com poemas sensacionais! Recomendo

thais 18/12/2022

amei as poesias mas não quis ler toda a história de publicação do livro no final não. estou numa fase que estou amando livros mais clássicos e consagrados então gostei muito e indico. bem rapidinho e fácil de ler.

Gabi 18/12/2022

Li somente por estar na lista de leituras obrigatórias do vestibular da fuvest, mas até que é legalzinho

Valdir.Lopes 17/01/2023

ALGUMA POESIA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Livro publicado em 1930, conjunto de poemas que desnuda visão sensível do poeta sobre o pequeno mundo mineiro que descortina a sua alma. "Infância" traz a descoberta da grandeza de um menino e sua realidade, fugindo assim do romantismo de Robinson Cursoé. Amadurece "No meio do caminho" constatando que em toda realidade há um "pedra" e dessa pedra, talvez, constrói, quase que de forma cristã, "Igreja": "Tijolo", "areia", "andaime", "água", "tijolo", pedindo perdão "quirieleisão".
Drummond alerta que a poesia uma vez publicada torna-se propriedade do interpretador.
Acredito que o tipo de texto mais difícil de interpretar é o texto poético e por isso é necessária leitura sucessiva, incansável, metódica e embriagada para chegar a composição de alguma crítica. Crítica que não serve para muita coisa, nem para mim, nem para Drummond.

Leitura 1 - 17/010/2023

lucasamtaylor01 20/05/2021

Leitura para vestibular que eu gostei
Primeira leitura, alguns poemas eu já sabia até de côr hahahaha.

Mas eu curto o estilo do Drummond de poesia, mas entre esse e o Claro Enigma, para mim, o Claro Enigma é mais legal

annabemarum 21/05/2021

virei fã do Drummond!!
gostei demaaaaais do conceito de escrever sem se preocupar com as rimas e todas as burocracias que requer poesia. amei com força, me incentivou a ler mais livros de poemas!!!

leti 19/06/2021

Alguma poesia
Não se deve xingar a vida, a gente vive, depois esquece.

A cronologia do livro me faz pensar, de certo modo, no ciclo da vida: o ser criança, crescer, amar, ficar velho, reclamar de tudo, etc.
E alguns poemas são tão bobinhos, assim como as passagens no nosso dia a dia.

Alguma Poesia é um livro legal e fofo, que te faz dar risadinhas. Gostei bastante!

E como disse Carlos Drummond de Andrade: eta vida besta, meu deus.