O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Jéssica Santos 28/05/2020

Um livro muito triste, cheio de traumas carregados por toda uma vida. Como consequência? Solidão.
Aline Casellato 28/05/2020minha estante
Nossa eu amei esse livro, me impactou muito. O que você achou sobre o final daquele encontro?

Mayara945 24/03/2020

Triste, triste
Essa é a história de uma mulher, narrada dos 8 aos seus 52 anos de idade. É uma vida marcada por perdas, tristezas e alegrias muito singelas. A personagem leva a vida de maneira tão simples, tão anônima, que vejam só: não ficamos sabendo ao menos o seu nome.

É um livro muito curto, mas capaz de tocar de uma forma muito profunda.

O final do livro me incomodou bastante, já que todo ele é escrito em primeira pessoa mas o último capítulo é explicado em terceira pessoa. Achei que quebrou um pouco o ritmo da leitura. Mas nada que o desabone no geral.

Atenção aos leitores desavisados, pois é um livro que contém cenas bem fortes e expõe de forma muito clara algumas cenas impactantes. Então pode conter alguns gatilhos.

lolo :) 30/08/2023

Difícil de engolir. Li com lágrimas nos olhos e certas partes me deu ânsia. A escrita da autora é uma delícia e ornou com a história que conta. Um livro que circula mais no emocional da personagem e como ela se relaciona com alguns eventos da sua mórbida vida. O livro bebe e nos mostra como foi lidar com a morte. Realmente, dolorido. Mas o que mais me impactou foi ter experimentado uma vida que não concluiu suas expectativas e metas, uma vida triste com sua realidade que não era ruim, não era difícil, mas que mesmo assim não era belo, feliz, ao seus olhos. E como uma boa jovem sonhadora que sou, sofri com a personagem, pensando na possibilidade de minha vida ser assim, seca.

Isadora1472 30/03/2024

Que escrita!!
Não sabia o que esperar desse livro, nem sobre o que ele abordava, só que tinha muitas recomendações..

Comecei a ler com a intenção de serem somente algumas páginas até o sono vir, não consegui parar até terminar.

Que escrita, que poesia, que forte!! Leiam!

Priscila Furtado 04/04/2021

O peso do pássaro morto - Aline Bei
Um livro que você termina com uma lágrima correndo pela face.

Curto, objetivo. apresenta uma mulher que não foi citado o nome. Ela não fez grandes coisas na vida. Tinha grandes sonhos, porém, não os realizou.

Um livro poético que relata a vida de uma mulher dos seus 8 aos 52 anos.

É um livro que nos faz pensar na vida. Nas nossas relações como seres humanos. Desde as coisas mais simples, até as piores tragédias da vida de uma pessoa, que tinha como o objetivo ser feliz.

Não tenho muito a falar, só me resta uma lágrima e um vazio após ler esse livro. Acho que isso resume bem a minha experiência com essa história.

_minyard 11/08/2023

"a cura não existe"
Queria que ela tivesse contado pra alguém o que aconteceu, e como ela via o Lucas
mas mesmo assim é muito bom o livro
Kairo 11/08/2023minha estante
Esse livro é uma pancada tremenda no estômago

dandara 27/12/2022

Triste e reflexivo
"Porque morrer é não poder mais escolher o que farão com a sua carne. Quando estamos vivos, muitas vezes também não escolhemos."

O livro parecia bem bonitinho até a morte da Carla, que aconteceu do nada e fez com que o rumo da história mudasse, assim como a morte do seu Luís. Logo eu entendi que as idades que iniciavam os capítulos representavam mais uma morte da própria protagonista que morreu com a morte da amiga de infância assim como morreu quando foi estuprada e quando o Vento, que transformou a vida dela, foi atropelado. O livro tem momentos bonitos que vão ficando cada vez mais escassos, apesar de que perto da morte do Vento houveram vários momentos que me fizeram acreditar que a protagonista poderia ter uma bela vida, mas infelizmente a sensação de que perdeu tudo foi maior e o final do livro foi tão triste quanto o meio.

Willsp 13/02/2023

A cura não existe.
Aline Bei que escrita poderosa é essa que você possui minha filha? Soube trabalhar todas as dores, os traumas e todo clima fúnebre de forma poética extraindo significados tão complexos a partir de palavras tão simples.

Eu nem ia falar nada sobre o livro, só iria dar 5 estrelas e cabousse. Achei essa a análise mais difícil de se fazer, porque o livro não é de review, é de sensações. Uma leitura difícil, densa, mas digo em relação sentimentais. Me tocou profundamente, me fez sofrer muito em poucas páginas, término de folheio rápido, mas que acabou me acompanhando por horas.

O peso do pássaro morto me deixou tão reflexivo no que diz respeito a vida, a experiência da lida foi um tanto quanto pesada para mim, pois sou uma pessoa que não lido muito bem com a morte. Só de imaginar que ela pode chegar a qualquer momento e entrar sem pedir licença, me faz ter 8915928 tipos de ansiedade diferentes. A obra expõe não somente essa morte propriamente dita, mas também a morte em vida. Outro ponto é que não tem elo no mundo que consiga fazer uma conexão onde ambos sentem-se aliviados por estarem longe um do outro, por mais que haja um esforço unilateral o laço nunca irá se transforma em nó, muito pelo contrário, irá se desatar num piscar de olho. Tudo escorre e tudo é perda
mesmo quando estar se fazendo algo que imaginou que gostaria de estar fazendo. Por fim, é um livro duro, reflexivo e melancólico que mostra o quanto a vida pode ser insuportável. Eis aqui uma boa leitura com altas doses de realidade, bom para quem quer levar um choque, não esquecer tão cedo e ficar no canto do quarto chorando sem reação.

Imaginar o mundo deve ser mais bonito mesmo.

Tata 31/03/2023

Não tem uma página desse livro que eu não li chorando, cada palavra desse livro é tão melancólica, ainda estou tentando entender tudo porquê senti muito.
Giovanna1920 31/03/2023minha estante
Terminei agora e estou chorando horrores. Meu deus!!! Eu morri junto com ela. ??

Tata 01/04/2023minha estante
Vai levar um tempo pra superar esse livro, ou talvez a gente nunca supere

Toledo15 25/04/2022

Devorei, e depois tive uma crise de choro.
Cada parágrafo, linha, palavra e letra desse livro são uma avalanche de maravilhas. Cheio de metáforas perfeitas.

"O peso do pássaro morte" caio sobre mim como uma reflexão sobre a morte, vidas e perdas. De uma forma leve e ao mesmo tempo esmagadora.
Laura 25/04/2022minha estante
esmagadora é a palavra perfeita pra definir essa leitura

helocaum 16/06/2021

O peso do pássaro morto
Lindo e doloroso. Visceral, triste, angustiante.
Não sei bem como definir a experiência de ler esse livro, ainda estou digerindo.
Muito bruto, muito marcante. É o tipo de livro que você vai acabar carregando, inevitavelmente, para sempre
belaa 16/06/2021minha estante
amg qual a classificação indicadiva ??

helocaum 16/06/2021minha estante
amiga não sei ao certo, mas diria 16+ por ter gatilho de abuso sexual

belaa 16/06/2021minha estante
aaaaaa, obg :))

Emilyn moretwopages 16/06/2021minha estante
Quero

@LuanLuan7 11/10/2022

Dor e sofrimento
A obra foi escrita em (quase) versos que, também, são quase poesias - sem rimas.

É dessa perspectiva que somos apresentados à vida da mulher sem nome.

Lindamente escrito, o texto conta desde a adolescência até tornar-se mais velha. Insegurança com o corpo, maternidade, violência, desamparo, morte, impotência e abandono. Essas são algumas das temáticas que encontramos em cada uma das pequenas histórias de vida da personagem.

Esse é mais um daqueles livros contemporâneos que tem pegada poética, com uma ou outra frase bonita, dor física, sofrimento psicológico e fluxo de consciência que leva o leitor a quase sentir as emoções e a prever os pensamentos da personagem.

Muito gostoso de ler, sendo mais um exemplar do que parece ser um bom momento para a literatura nacional.

fireheartevelyn 15/03/2022

dolorosamente belo.
esse livro me tocou de uma forma? mal acabei e já quero reler. me apeguei demais a personagem, tomei suas dores e aprendi muitas coisas. já sinto falta dela ??

Ray 02/04/2022

Ótimo pra chorar
Esse livro tem muitos gatilhos, ainda mais pra quem for mulher. É doloroso dms.
Me identifiquei com a infância e o bullying, quase não consigo continuar a leitura.
Esse livro merece muito mais reconhecimento!