O Peso da Glória

O Peso da Glória C. S. Lewis

Resenhas -

Paulo @paulocorrea.br 02/08/2020

Ótimo
Reflexões que ao estilo de Lewis são tão profundas quanto o mar e tão importante como a música para os que dançam. Até mesmo aqueles que não ouvem este tipo de música como crença ficarão impactados positivamente ao sentir a vibração concernente ao seu estilo livre de falar a todos.

Ótimo.

Mateus.Gomes 01/08/2020

O pouco que aprendi
O livro contém 9 sermões, sobre variados temas, uns eu pude entender um pouco melhor, outros nem tanto.Vou falar um pouco sobre aqueles que eu melhor absorvi.

Peso da Glória - nos dá uma visão diferente da Glória prometida aos salvos, nos leva a enxergar a importância das nossas interações nessa vida como algo que "afeta" na eternidade de cada um.

Aprendizado em tempos de Guerra - Mostra como devemos dedicar as coisas naturais e passageiras ao sobrenatural e eterno. Mesmo tendo a urgência da salvação e perdição nas nossas vidas, ainda assim tem utilidade as coisas passageiras da nossa vida terrena.

Membresia - Ensina como o Cristianismo é uma religião que preza pelo coletivo, que o Cristão não é chamado para o individual, mas sim parar viver em comunhão com outros cristãos, somos membros de um corpo, complementares uns dos outros, e que o nosso relacionamento com os irmãos tem que ter como base o nosso relacionamento com Cristo

Ato falho - Nos alerta contra o comodismo e estagnação na vida cristã, devemos sempre estar buscando fazer mais, tentar mais. Os nossos fracassos são perdoados, a nossa acomodação não.

O livro é bom, meio difícil pra mim em algumas partes, mas nas partes que entendi é bom, é bem como ele trás umas observações sobre alguns temas que nunca passariam pela minha cabeça, me ajudam a compreender mais sobre o cristianismo e buscar crescer mais.

Jose.Soares 31/07/2020

O peso da gloria
Leitura um tanto quanto pesada, e difícil, porém uma leitura gostosa, se gostar de saber sobre o autor.

Taty 31/07/2020

Edificante
Lewis como sempre edificando nossas vidas e nos mostrando infinitas possibilidades de pontos de vista diferentes e que não tinham passado por meus pensamentos. Este livro ? comparado com outros que já li foi bem mais tranquilo e a leitura fluiu bem. Ele trata de assuntos como perdão, o que significa ser membro de algum lugar, círculos exclusivos de pessoas, poesia e o peso da glória. Já está como favorito sem dúvidas ? - A promessa da glória é a promessa, quase que incrível e somente possível pela obra de Cristo, de que alguns de nós, que qualquer um de nós que realmente escolher, realmente sobreviverá a esse exame, e encontrará aprovação, isto é, agradará a Deus. Agradar a Deus, ser um ingrediente real da felicidade divina, ser amado por Deus, não apenas objeto de sua clemência, mas ser agradável a Ele, ... parece ser algo impossível, um peso ou fardo de glória que nossos pensamentos dificilmente podem aguentar. Mas é assim. - fico só imaginando conversas e mais conversas com ele ... como é bom conhecer Deus assim ?

Christofaro 25/07/2020

Teologia doce e educativa
Em O Peso da Glória temos uma compilação de manifestações teológicas de C. S. Lewis. Com linguagem agradável e delicada o autor expõe suas visões sobre a relação entre o Homem e Deus, tanto na sua esfera individual como no agir coletivo .

FLemos 21/07/2020

Artigos clássicos do Lewis
Este livro contém um total de 9 pregações, palestras ou artigos de Lewis, sendo que 5 delas foram reunidas por ele mesmo e lançados em 1949, e as demais foram agregadas à coletânea por seu amigo pessoal Walter Hooper, em 1980. Apesar de não ser um ministro ordenado da igreja anglicana, pelo que parece ele era esporadicamente chamado para pregar em eventos ou datas especiais das capelas de Oxford e Cambridge, além de falar para associações da cidade e escrever para revistas conforme demanda.
Os textos tratam de assuntos realmente variados, desde vida eterna até pacifismo, passando por pecado e perdão. A maioria foi lançada ou durante da II Guerra Mundial, ou logo no pós-guerra, e como o livro segue a ordem cronológica em que Lewis escreveu ministrou as os sermões, conseguimos ver claramente as influências do contexto de guerra nos primeiros capítulos.
O texto principal, O Peso da Glória, possui 21 páginas e faz uma belíssima análise sobre as implicações de se ter uma visão latente da alegria eterna prometida aos cristãos, ao encararmos nosso modo de ver as alegrias temporais. Além disso, parte para analisar a glória prometida a nós e ao nosso próximo (um potencial glorificado), e como isso deve nos levar a encarar as nossas relações com mais respeito e temor. O artigo em si é meio longo, e ele dá várias voltas (que quem está acostumado com o Lewis já conhece), mas o fechamento do sermão tem me impactado até hoje, anos após eu ter lido pela primeira vez.
Nos outros artigos há muita coisa boa também. Há alguns que ele divaga bastante, por exemplo o capítulo 4, Transposição, que até agora não sei como tirar um proveito dele direito, ou então o capítulo 5, Teologia é Poesia, mas não é nada de outro mundo, somente maçante mesmo. O Lewis algumas vezes faz isso mesmo de dar várias voltas, você até gosta das sacadas dele nos assuntos intermediários e tudo mais, mas quando vai chegando no final você fica com a impressão de que poderia ser muito menor o argumento.
Com exceção do Transposição, todos os demais capítulos eu aprecio bastante, com destaque para o Membresia, capítulo 7. Da primeira vez que eu li, não me saltou aos olhos, mas agora que reli para fazer a resenha, diria que está no mesmo nível do Peso da Glória. Fala sobre os perigos do individualismo, do chamado secular à coletividade sem um propósito eterno, critica a visão secular de que a vida espiritual deve ser reservada a ambientes privados e de culto e também fala um pouco sobre o conceito de igualdade. É nesse artigo que está a posição mais clara dele em relação à democracia, que ele considera uma questão necessária, mas só por causa da queda. Sim, é uma salada de críticas, mas no final das contas tá tudo conectado. Ele contrapõe todos esses problemas com uma solução que resolve a todos: participar como membro do corpo de Cristo, cada um com sua função e bem ajustado. Essa identidade em Cristo, como membro distintos, mas unidos eternamente com o Cabeça é a resposta tanto para a solidão, individualismo e coletividade secular sem sentido.
Vale muito a pena a leitura, quem está acostumado com outros artigos ele vai gostar muito, com certeza. Sem falar que nesse livro há muitas das frases de efeito que vemos por aí do Lewis. Achá-las e entendê-las no seu contexto sempre me dá uma alegria a mais durante as leituras!
Se quer ver mais resenhas como esta, me siga no Instagram: instagram.com/lemosecremos

site: instagram.com/lemosecremos

Felipe.Teixeira 07/07/2020

C.S. Lewis puro e simples
O livro é uma coletânea com 9 ensaios de Lewis sobre variados temas. Nesses ensaios vão estar presentes assuntos que C.S aborda em outros livros, assim, existe uma boa conversa com outras obras do autor. Os meus preferidos foram: O peso da Glória, Teologia é poesia? e O círculo íntimo, com menção honrosa para Sobre o perdão. Lewis é um escrito e pensador fora de série, livros muito edificantes.

Claudio Rosa 06/07/2020

Livro Glorioso
Sem dúvida alguma, um dos melhores livros que já li. Quando você começa a folhear suas páginas percebe que pouco sabe a respeito da glória de Deus e de outros temas cristãos como o que é ser membro, como opera o perdão e o que significa na verdade ser um pacífista.

Uma obra indispensável em qualquer biblioteca particular.

Marcus Martins 03/07/2020

O Prof. C. S. Lewis
De todos os livros que eu já li de C. S. Lewis esse foi o primeiro onde eu pude ver um lado diferente do autor, o lado mais acadêmico que desenvolve argumentações fundas e ao mesmo tempo extremamente práticas sobre a vida cristã que são capazes de tocar o coração e por vezes até arrancar lágrimas quando aborda temas tão comuns a existência humana como a aflição, a sensação de irrelevância, dentre outros.
Ao meu ver é um das maiores obras de Lewis fora do Universo da facção onde você se conecta com o autor e com a sua mensagem.
Um livro para todo acadêmico amante do conhecimento, principalmente dentro das comunidades cristãs.

Gabs 20/06/2020

Um vislumbre da glória e conselhos para uma vida melhor:
O Peso da Glória é um compilado de sermões de C.S Lewis, autor conhecido mundialmente por suas incríveis Crônicas de Nárnia. Em seus sermões, Lewis desenvolve muito mais do que um estudo teológico, nos dá conselhos para um vida melhor: Principalmente a vida espiritual.
Por meio de sermões escritos com o rigor esperado de um professor de Cambrigde e a humildade apaixonada de um devoto da fé cristã, nos são apresentadas incontáveis páginas que ajudam a reflexionar sobre o recorrente (e tentador) hábito de apenas molhar os pés nas águas do cristianismo e, mais, nos instigam a uma verdadeira imersão. Também são oferecidas inúmeras outras que nos advertem sobre um comportamento anti-ético, nos fazem refletir sobre o perdão e até nos relembram a importância de estudar/trabalhar duro, mesmo em momentos sensíveis na conjuntura mundial (em seu segundo sermão O Aprendizado no Período de Guerra, ele nos alerta sobre alguns inimigos do erudito em momentos assim: o entusiasmo, a frustração e o medo, fazendo uma sequência de encadeamentos lógicos que comparam o período de aflições terreno com a trajetória cristã). Esse último aconselhamento o representa como o entusiasta do conhecimento que o autor foi durante sua vida.
Seu sermão inicial e homônimo ao título do livro, nos dá uma noção do inimaginável: Como será glorioso nos despojarmos do que vivemos para uma eternidade infinitamente superior; retirados os corpos de carbono e amoníaco acontecerá a substituição por um corpo de glória, um corpo que será glorificado por refletir a própria glória do Glorificador. Essa ideia imprime em em nossa mente uma imagem tão fantástica que nos maravilha, embora o próprio autor nos advirta que o que imaginamos é apenas como a visão bidimensional de uma figura tridimensional: Nada se compara com o porvir.
Ainda em suas exortações, C.S. não se estaciona em uma crítica vazia de nossos costumes, como alguns insistem em fazer, para além disso ele nos dá esperança: Nos aponta uma solução para nossa moralidade duvidosa vinda do alto, lugar onde não há falha.
Sua escrita se vale principalmente de estudos da bíblia sagrada, como um grande escritor apologético deve proceder; embora não deixe de se usar como fontes complementares teólogos, escritores seculares e até mitologia grega, essa especialmente utilizada em suas vastas explicações comparativas que nos estimulam o espírito e o intelecto.
Se você não for cristão, com certeza admirará o mérito literário do livro, uma escrita feita com método rigoroso e muito esmero; caso você seja um, encontrará ânimo para prosseguir a caminhada. De qualquer forma você se sentirá satisfeito.

Paulin 16/06/2020

Bela porta de entrada
Simplesmente maravilhoso. Cada capítulo é um assunto diferente, um pensamento muito bem construído e um raciocínio forte, seguro e extremamente convincente. Deus usou demais o Lewis aqui. Fico pensando... se amei esse livro, que não está na prateleira mais alta das obras dele, imagina quando ler Cristianismo Puro e Simples ou Cartas de Um Diabo? Hahaha!
Álexx' 16/06/2020minha estante
Esse tá na minha TBR tb. Cartas ao diabo é um livro muito louco, mas bem legal. E cristianismo puro e simples, sem comentários

Paulin 16/06/2020minha estante
To ligado na fama do Cartas, sei que definitivamente não é um livro comum hahaha, mas to muito curioso. Talvez até por causa disso mesmo.

Nubia Aguila 15/06/2020

Servo bom e fiel!
O que Deus pensa em nós é infinitamente mais importante, devemos ser apreciados da parte Dele. Se Deus está satisfeito com a obra, a obra pode ficar satisfeita consigo mesma.

Wanessa Rastoldo 09/06/2020

Creio que este seja o melhor livro do CS. Lewis que já li, até o momento. Creio que era uma leitura que eu precisava fazer e calhou de ser no momento ideal da minha vida. Não sei se tivesse lido antes teria tido a mesma reação nos seus 9 sermões.

Cada sermão aborda um tema diferente que no final, todos apontam para o mesmo alvo, a eternidade. Foi um leitura lenta, onde eu fazia como forma de devocional e foi incrível a leitura.

Com certeza é uma leitura que irei fazer novamente.

Amanda 08/06/2020

?Para um jovem, que está na fase inicial de sua vida adulta, o mundo parece estar cheio de ?interiores?, cheio de intimidades e confidencialidades agradáveis com as quais ele deseja se envolver. Contudo, se ele seguir esse desejo, não obterá ?interior? algum que de fato valha a pena. A verdadeira estrada está numa direção completamente diferente. E como a casa em Alice através do espelho.?

??O presente é o único tempo em que algum dever pode ser cumprido ou alguma graça recebida ?

Amanda 08/06/2020