A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Anna1341 11/08/2023

Não é para todo mundo
Bom, sinceramente a história é lenta, cheia de detalhes, citações, 393948 personagens e às vezes tem diálogos em outra línguas que não são traduzidos então tudo isso deixa a leitura MUITO cansativa, fora que eu não sou uma pessoa que entende metáforas, coisas escondidas e ficar analisando o que o autor quer dizer com cada palavra. Dito isso, o livro é bom, os personagens são cativantes, e tem uma personalidade muito marcante o que te faz se sentir dentro da história, mas eu já estava louca para terminar esse livro.

asacire 15/02/2022

Um dos meus favoritos, claramente
Chega ser absurdo o quanto eu fui envolvida por esse livro! Não conseguia superar após terminar a leitura, e demorei para conseguir ler normalmente após ele. Acho que ele pode ser um dos meus livros favoritos facilmente.
É importante ter em mente que o livro de trata muito mais do desenvolvimento de personagens do que um plot em específico. Somos apresentados a visão e perspectiva do Richard, e muitas vezes sabemos tão pouco quanto ele. O fascínio que ele sente pelo restante do grupo muitas vezes se confunde com o que eles são em sua realidade, sendo esse efeito com mais intensidade a respeito do Julian, do Henry e da Camilla. Tenho muito a dizer e ao mesmo tempo quase nada, só dêem uma chance ao livro, mesmo com o começo mais lento ele acaba sendo muito bom.

lidopormaria 09/08/2022

Esse livro parece que começa como mais uma história ali e outra aqui de repente você já tá colocando a mão na cabeça e pensando "que loucura?" " Como eu vim parar aqui?" E isso deixa tudo ainda melhor! Mesmo que eu não entenda as nunces filosóficas e profundas do livro ainda foi uma boa leitura. Me lembrou bastante o Grande Gatsby em diversos sentidos

Carol.Dalegrave 19/02/2022

Fãs de dorian gray, leiam a história secreta
Esse livro superou minhas expectativas. Embora o fechamento da história seja meio sem noção e confuso, como se a autora não soubesse desenvolver uma conclusão para aquela situação Poderia ter sido melhor nesse quesito, e as últimas 50 páginas foram arrastadas. Fora isso, a escrita da donna é cativante e fez com que eu entrasse em conflito com diversos parâmetros morais. Amei a estética que ela construiu sobre a ambientação e caracterização dos personagens.

Karol 21/02/2022

Maçante
O mistério é muito interessante, até metade do livro.

Na segunda parte do livro a narrativa ficou lenta, surgiram capítulos, na minha opinião, desnecessários.

O final me decepcionou, comecei a ler com grandes expectativas e só acabei me frustrando.

Isa 21/08/2023

?Beleza é terror.?
?Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle? Soltar as amarras do ser por um instante, estraçalhar a estrutura de nossos egos mortais? ?

Talvez daqui um tempo eu consigo realmente ter uma opinião pra esse livro. Claro que amei, favoritei, e li como se minha vida dependesse dessa leitura para sobreviver. Mas o misto de emoções que sinto logo após terminar, é indescritível.
Posso começar com o básico: é uma leitura que te prende do começo ao fim. Logo no começo, no prólogo, já somos apresentados ao personagem que foi assassinado, e ao decorrer da primeira parte, conhecemos esse seleto e incomum grupo de seis estudantes de grego, liderados por um carismático professor, que é visto como uma divindade para eles.
Apesar de ser narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de apenas um, você consegue visualizar e entender (?) todos os outros personagens. A escrita da autora é instigante, não deixa você parar de ler, e a maneira poética é o toque perfeito. Donna Tartt é uma autora acima da média, faz com que você se veja parte do grupo de amigos, que você está presente naquela história de algum jeito. Você sente as angústias, as emoções, os medos, anseios, os momentos bons e ruins, não apenas como espectador, mas como um protagonista.
A partir da segunda metade, após as explicações de como chegou ao assassinato, vemos as consequências do ato. Os sentimentos de remorso e arrependimento, o desespero, devaneios e loucuras dos cinco que sobraram é palpável. Você sente tudo junto com eles.
No final do livro, a autora conseguiu surpreender ainda mais. Não acho que posso chamar nenhum personagem daqui de herói, são todos completamente anti-heróis, são personagens cinzas, e não branco ou preto. Mas as atitudes finais de alguns foram dignos de heróis de tragédias gregas. São acontecimentos que ninguém prevê, pelo menos pra mim, me deixaram em choque.
Nas últimas trinta páginas, minha cabeça só sabia tocar ?Skyfall?, da Adele. São tantos segredos, em um emaranhado tão grande, que a qualquer momento do livro, todos poderiam ter a glória, ou encontrar a perdição juntos.

Clara 14/03/2022

Meu deus!!!! Que montanha russa.
Maravilhoso. Me surpreendeu demais e não consegui largar o livro depois que engatei.
Confesso que ele arrasta um pouco as vezes mas vale a pena cada página.
A parte do funeral mesmo sendo longa demais na minha opinião é surreal! Consegui sentir o mesmo mal estar que eles sentiram, me deixou extremamente desconfortável. Isso num bom sentido, quando a escrita faz a gente sentir coisas tão intensamente é porque valeu a pena.
Na minha casa servimos Donna Tartt!

Julia 21/07/2022

"A beleza é áspera"
A História Secreta não é um livro que deveria ter hitado no TikTok. Digo isso por que o ponto principal do livro não é o assassinato, o mistério, o plot. Para falar a verdade não tem mistério quase nenhum, você começa o livro já sabendo o clímax. O importante aqui é: quem são essas pessoas? O que motivou elas a cometer esse crime? Como elas reagiram a ele?

Por isso é tipo de livro que exige mais de você, você precisa se conectar a todos os personagens. Isso porque só temos a narração do Richard, que não é necessariamente fiel aos fatos, já que muitas vezes ele foi deixado de fora dos acontecimentos. Assim como os outros, Richard também manipulou e foi manipulado.

É um livro realmente difícil pra ler, e não é pra todo mundo, pode ser pesado e maçante e por isso digo que ele não deveria ter hitado. Mas também é um livro muito bom, com potencial de te deixar obcecado por dias a fio!! Eu gostei muito

Priciliana0 28/02/2023

A beleza é áspera
Donna Tart me pegou de jeito! E eu amei, claro.

Sempre que favorito um livro e o classifico como uma das "melhores leituras do ano", é porque a trama cumpriu todo os requisitos observados e apreciados por mim. Então, geralmente falo pouco sobre ele em resenhas, prefiro expressar meu encantamento nos grupos de leitura.
Preciso falar!
E se fosse dizer tudo, não caberia aqui.

Mas preciso ressaltar que a construção psicológica dos personagens, o arco dramático, suspense e montagem fenomenal dos fatos; foram escritos de forma absurda de tão bons que são. Eu quero muito, mas muito mesmo, ver a adaptação dessa maravilha.

Duda 20/06/2022

A História Secreta
Eu nem sei por onde começar quando se trata de falar desse livro. Um livro incrível, eu acho. Cheio de detalhes e reviravoltas com personagens muito bons (principalmente o Henry). Eu não quero falar do final.

Virou um dos meus favoritos. Com certeza um dos melhores livros que eu li.
"Beleza é terror."

ju missena 21/06/2022

"Perdoe-me por todas as coisas que fiz, e principalmente por aquelas que não fiz".

definitivamente, se tornou meu livro favorito!

iltibi 24/06/2022

maravilhoso
A primeira coisa que quero elogiar é a escrita muito bem pensada, e a história muito bem calculada, eu não sabia pra que direção ia, me surpreendeu muitas vezes com coisas que eu não teria imaginado. Esse livro reúne tudo que há de interessante: um grupo de personagens com suas peculiaridades cada, mistério, um assassinato, um pouco de grego e muitas surpresas, teorias e segredos, é uma história que prende do começo ao fim e definitivamente uma das melhores que já li.

Fiz essa leitura com a Jay e a Nina (05/06-24/06)

Dri - @leiturainsone 28/06/2022

Um livro sobre a condição humana
Você aí, fã de Dark Academy, não leia esse livro.

Infelizmente, ou não, o subgênero Dark Academy pegou os elementos mais superficiais da obra de Donna Tartt pra compor a essência de suas histórias: a ambientação mais obscura, num clima mais dark (outono/inverno), estudantes como protagonistas, pessoas ricas e intelectuais.

Acontece que a obra fundadora desse subgênero é muito mais do que isso. É um livro sobre a condição humana, como todas as histórias da autora. É uma narrativa mais devagar, contemplativa, com muitas questões sobre como algumas ações afetam os personagens, além de muitos parágrafos descrevendo bétulas e afins.

Se vc leu a contracapa e viu um comentário sobre o livro ser um bom thriller, esqueça tb. De novo, esse livro não é sobre isso. Tem um crime e tem certo mistério. Mas a essência do livro é saber como tudo aquilo afetou nossos protagonistas intelectuais do grego clássico.

Recomendo, sim, essa leitura. Mas vá com a cabeça aberta e despido das expectativas que criou por ser a obra fundadora desse ou de outro sub gênero, apenas dê uma chance pra um livro singular. E termine querendo matar todos os personagens!

Essa foi a segunda vez que li esse livro, gostei mais na primeira leitura, mas continua 4. Foi bom reler e conseguir pegar referências literárias que antes não tinha sido capaz por conta da minha bagagem menor como leitora. Agora vou reler as outras duas obras dessa autora incrível q é uma das minhas favoritas da vida

Blue.Vargas 03/04/2023

Finding friends with the same mental disorder as you is priceless ?
francis eu vou te proteger do mundo

brenda 09/04/2023

Talvez minha opinião sobre esse livro seja meio impopular, mas definitivamente não era o que eu esperava que fosse.
Demorei muito para entender qual é o verdadeiro ponto do livro, pode ser que seja só mostrando jovens ricos, esnobes e universitários achando que podem fazer o que quiserem e tudo bem, mas mesmo assim, não me satisfez muito.
Gostei da escrita, e estou considerando que o livro só não foi para o meu gosto mesmo.