Entre Irmãs

Resenhas - Entre Irmãs

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata 06/05/2022

ENTRE IRMÃS

Originalmente publicado como A costureira e o cangaceiro, o romance foi cedido para produções de teledramaturgia, o que gerou, após o lançamento nas telas, a mudança do nome do livro.

A obra de Frances de Pontes Peebles tem uma escrita cativante e um enredo muito envolvente. Situada no Brasil dos anos 30 do século passado, em Pernambuco, relata a história de duas irmãs: Luzia e Emília. Órfãs, eram criadas pela tia, no interior pernambucano. Embora sem muitas perspectivas, tia Sofia tenta dar uma boa educação para as sobrinhas, que frequentaram escola, catequese e faziam curso de corte e costura. Mesmo com limitação, não passariam fome. Sabendo ler e escrever e tendo uma profissão, não estariam apenas à mercê da sorte.

As irmãs são muito unidas, embora tenham temperamentos completamente diferentes. Emília é sonhadora e romântica, dona de um bom gosto e senso de estética, faz planos para o futuro e tem o desejo de morar na capital. Luzia é reservada e calada, com um espírito prático, tem muita perspicácia. Ela sofrera um acidente quando criança, que a deixara com uma pequena limitação física e uma aparência em um dos membros que lhe originou um apelido, o qual ela detesta. Apesar de muito bonita, ela sabe que é rejeitada por essa deformação, o que não lhe traria oportunidades de casamento.

A cidade de Taquaritinga do Norte, no sertão, sofria com a seca e a falta de oportunidades, o que era muito comum em todo o nordeste brasileiro. Apenas as capitais apontavam possibilidades, o que gerava nas pessoas jovens vontade de se aventurarem longe de casa.

Taquaritinga é visitada por um grupo de cangaceiros da região e Luzia acaba integrando o bando chefiado por Antônio, vulgo Carcará. A costureira junta-se a eles sem expectativa nenhuma, fugindo da rejeição e do preconceito, sem saber o que lhe reservaria aquela escolha. Logo após a morte da tia e sem notícias da irmã, Emília também sai da cidade e vai morar em Recife, casada com um rapaz rico que aparecera em visita a um amigo.

Os destinos das irmãs não se cruzam mais, como linhas costuradas paralelamente que jamais se tocarão. No entanto, elas acompanham suas trajetórias por meio dos jornais recifenses. Uma encantada com a nova vida, tem um casamento de aparências e, apesar de todo conforto e requinte, não é feliz. A outra é visitada pelo amor, que a surpreende de uma forma nunca imaginada, mas vive sem conseguir fazer planos, sobrevivendo à caatinga um dia de cada vez.

Percebe-se que a autora fez um belo trabalho de pesquisa, pois retrata com talento o cangaço nordestino. Aborda a luta dos cangaceiros em oposição ao governo, seus hábitos na caatinga, sua rotina, a violência e os valores pelos quais lutavam, além disso, faz um panorama do momento político do Brasil: a época de Vargas, o voto feminino, a transformação social e a modernização de Recife e de outras capitais brasileiras, a construção da Transnordestina, a seca intensa da década de 30 que causou o êxodo dos retirantes para a cidade.

Como uma costura, essa trama é traçada com alinhavos e fios costurados, em zigue-zague e linhas retas, bordados e remendos. Uma obra que fica em nosso pensamento mesmo depois de finalizada a leitura.
Pensem num livro fascinante!!! Por ora, é para mim um dos melhores lidos em 2022!
É imperdível!

Recomendo demais!

Renata Saraiva @falo.leio.escrevo

Ana Gouvêa 27/02/2022

Gostei e não foi pouco!
Ali no final, quando a gente acha que a história já trouxe reflexão e contexto histórico suficientes, vem um trechinho sobre gênero que mega me representa!

Leidiane58 03/02/2022

Comecei a leitura sem grandes expectativas. Mas me surpreendi. Livro muito bem escrito, cativante, rico em detalhes históricos. Retrata um período real de forma simples.

Pedro 24/01/2022

Impecável
As descrições dos personagens, dos cenários, especialmente a caatinga, e dos costumes regionais da época, longe de ser maçante ou piegas, nos imiscui na história de uma forma que conseguimos vislumbrar com nitidez os ambientes e o psicológico das pessoas retratadas.
Patty 06/02/2022minha estante
Eu vi o filme e gostei muito! Já leu "em tempo de graça, em tempo de dor"?

Pedro 06/02/2022minha estante
Patty, eu cheguei a comprar por ter gostado demais da escrita da autora. Está na minha lista de metas e devo começar na próxima semana!

Patty 06/02/2022minha estante
Legal! Eu também comprei, mas não li ainda. Me avise se gostar!

Rafaelyrds 10/01/2022

Fantástico
Essa é a palavra que define esse livro. Rico em cultura e extremamente envolvente. Recomendo a todos!

Marcianeysa 21/11/2021

Perfeito
Fui ler esse livro sem grandes expectativas e eis que me deparei com uma história maravilhosa. O livro narra a vida de Emília e Luzia, duas irmãs que vivem no interior de Pernambuco, nos anos 20/30.
As duas irmãs são narradoras e história de ambas se completa e se cruza várias vezes.
A autora tem uma linguagem sensível e fluida, que nos leva a embarcar no tempo na qual se passa a história e a sofrer com os personagens.
Melhor livro que li em 2021.
Edson 21/11/2021minha estante
Nossa! Parece muito bom mesmo esse livro! Autora brasileira, nordestina, livro super premiado. Uma pena não ser muito divulgado. Me parece que "Torto Arado" segue mais ou menos essa linha, não? Eu também ainda não li Torto Arado. Bela dica de leitura!

Marcianeysa 22/11/2021minha estante
Isso, lembrou muito torto arado, só que achei a história melhor.

Edson 22/11/2021minha estante
Já entrou pra minha lista desde já!

driliotti 24/10/2021

Eu demorei mais que eu esperava pra terminar esse livro. Mas valeu a pena a demora.
A história das duas irmãs é incrível de boa.
A escrita é cheia de detalhes, da pra imaginar tudo com riqueza.
Eu torci por alguns personagens. Achei o conteúdo histórico sensacional.
Achei a construção da história em partes muito boa, mesmo que parasse na parte da Luzia, os acontecimentos continuavam corretamente na parte da Emília, achei isso um ponto muito bom.
Achei detalhes fortes na história, coisa que aconteceram em 1930, mas poderia tranquilamente ter acontecido em 2021.
Tiveram partes que foram arrastadas, mas valeu muito a pena a leitura.
Ao passo que uma irmã foi viver na caatinga, e a outra na cidade grande, era de se esperar que a irmã que foi pra cidade grande se "deu bem", quando na verdade ela acaba vivendo uma vida cheia de regras, e meio sem graça.
A irmã da caatinga já não, viveu "aventuras", conheceu mais amor que a outra, apesar de na minha concepção a relação Costureira X Carcará, não ter nada de romântica.
Eu tive MUITA compaixão pelo Degas, porque eu imagino de verdade que a história dele era muito recorrente na época de 30.
Odiei profundamente cada personagem que ou culpava a Emília pelas atitudes do Degas, ou julgava a Costureira como criminosa cruel, só porque ela era mulher.
No geral, a história é incrível. Exige tempo e atenção. Mas é boa.
Eu só não dei 5 estrelas pra esse livro, porque ele realmente foi um tanto difícil de ler, mas isso foi pra mim claro.

Cah. 10/10/2021

Vale a pena ler esse livro ...
Demorei a ler esse livro por ser grosso e fui intercalando com outras leituras mas finalmente terminei. \o/

É um livro sobre duas irmãs nascidas no sertão e as dificuldades vividas no início do século 19 , Emília e Luzia. Porém Emília sonha em se casar e ter uma vida diferente da que leva, enquanto Luzia após cair de uma árvore ficou com uma deficiência no braço o que levam as pessoas a fazerem chacota dela e apelidarem de Vitrola, mas seu destino muda quando se encontra com os caganceiros o temido Carcará, ela faz uma escolha abandonar sua tia e irmã e partir com o bando para viver em meio a caatinga.

Acompanhamos essas duas irmãs em vidas totalmente diferentes ...

Eu fiquei triste pelo fim de Luzia, mas poderia ter tido um destino pior.

O que não gostei muito foi toda a política mencionada no livro, se tem um assunto que acho chato é a tal da política.
... 13/12/2023minha estante
Que engraçado, já eu acho que não te como escrever esse livro sem falar de política. Política tá em tudo. Sem o contexto socio-politico da época não haveria cangaço, não haveria a rodovia, os militares, o modo que Emília tem que se portar...

Natália 03/10/2021

Outro livro que tinha começado a ler uns anos atrás e acabei abandonando, mas decidi retomar. É uma boa leitura, o enredo é incrível, apesar de meio fantasioso demais. Destaco como ponto forte a narrativa centrada em Emília, quando mudava para a parte de Luzia, achava um pouco cansativo.

Tainara.Mello 10/09/2021

Não assisti ao seriado que passou na tv inspirada no livro , o livro é incrível . Uma história sobre cangaçeiros que te prende .

Mila Gomes 18/08/2021

Um realismo que impressiona
Ambientado no sertão e na capital de Pernambuco, o livro conta a história de duas irmãs, Emília e Luzia, que tiveram seus destinos separados drasticamente.
É impressionante a forma como a autora conseguiu deixar cada personagem dessa trama bem construído e com uma lição a nos trazer.
O enredo também muito bem construído, deixando os leitores bem a par dos acontecimentos históricos da época.
Recomendo para quem está em busca de uma história brasileira, realista e bem escrita.

Carolina 16/08/2021

Cangaço
O livro trata sobre temas como a seca do nordeste, os cangaceiros, a vida dos retirantes e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres mesmo em lugares totalmente opostos. O que mais me chamou a atenção foi a riqueza de detalhes sobre a vida no cangaço, mesmo já tendo lido sobre os cangaceiros, o livro me surpreendeu muito. Para alguns, eles eram considerados herois, para outros, assassinos sanguinários. Essa dicotomia é retratada de forma muito impactante ao longo da história. Valeu a leitura!

mavi47 06/08/2021

mesmo tendo demorado muito para terminar de ler eu ameeeei, sem palavras
me emocionei muito
muito bomm

Núbia Cortinhas 25/07/2021

Uma aventura pelo nordeste durante a dec. 30
Um livro emocionante que traduziu a saga das duas irmãs num misto de emoções variando da adrenalina ao sofrimento, superação e amadurecimento das personagens diante de tantas dificuldades e nós aqui rindo, chorando e sofrendo junto com essa história muito bem escrita por essa autora. E já quero ler mais os livros dela!
Elaine 06/05/2022minha estante
Quero muito ler este livro e fiquei feliz que depois da série exibida na Globo eles retornaram a publicar este livro.

Núbia Cortinhas 06/05/2022minha estante
Oi Elaine! O livro é muito bom, eu não lembro se foi no filme ou na série que eles colocaram certas coisas que não estava no livro, e detalhes que estavam no livro não colocaram nas telinhas... por isso prefiro o livro é mais rico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5