Entre Irmãs

Entre Irmãs Frances de Pontes Peebles

Resenhas - Entre Irmãs

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tigronna 22/07/2021

Eu adorei a história de Luzia e Emília, irmãs que mesmo separadas fisicamente permaneceram unidas em pensamentos. Ambas sofreram, lutaram, sorriram, choraram e principalmente mostraram, cada uma a seu modo, a força das mulheres num mundo opressor, mais opressor do que nos dias de hoje.
O livro se passa durante a era Vargas, no nordeste brasileiro, terra que ainda não tive oportunidade de visitar, mas quero muito conhecer, eu tenho paixão pela cultura de lá, pelo sotaque, pelas festas, pelos cordéis, pelas histórias, em especial as de cangaceiros, não que eu aprove a criminalidade, mas gosto das aventuras. Nesse livro teve tudo isso, foram 576 páginas de riquezas, a única coisa que me pegou de surpresa foi o final, gente, eu não estava preparada para esse tipo de final... Mas okay, valeu demais ter lido! Recomendo muito!

Sami 25/06/2021

Esse é tipo de livro que eu indicaria até o papa se tiver a oportunidade. Simplesmente maravilhoso. Consegue abordar diversos temas de forma fluida , sem perder a essência da história. O foco é nós destinos divididos de suas irmãs, nascidas e criadas no sertão pernambucano, em que uma se uniu a um bando de cangaceiros e outra se casou e foi para o litoral. A história aborda desde sofrimentos com a seca, era Vargas, até temas como empoderamento feminino, mulheres como líderes. Também conta como era que lidavam com a homossexualidade nessa época. Simplesmente maravilhoso o livro. Estou indo agora assistir o filme, mas sei que nada irá me tirar a sensação de aprendizado que eu consegui ter com esse livro.

nothalia 08/06/2021

"Luzia sabia que o tal encontro era uma armadilha e, mesmo assim, foi até lá. O que a teria levado até aquele açude, coragem ou orgulho?"

Elisangela 11/04/2021

Profundo, sensível, esclarecedor
Livro conta a historia das duas irmãs Emília e Luiza, duas costureiras do interior do Pernambuco que segue. Por caminhos diferentes. O livro tem um pano de fundo político do Brasil na de cada de 30 que pra mim foi muito esclarecedor e que me deixou interessada em aprofundar a pesquisa a respeito, por outro lado trouxe também a história dos cangaceiros, afastando o misticismo e trazendo a realidade da caatinga e da luta do povo do sertão diante da seca. Simplesmente encantada com a leitura.

@wesleisalgado 03/03/2021

Costura com o avesso perfeito
Luzia e Emília são duas irmãs em Taquaritinga do Norte no sertão de Pernambuco dos anos 20, que são separada e seguem caminhos diferentes após um ato do destino.
Imersão é a palavra que me vem à cabeça quando penso em falar desse livro. Tudo é tão rico de detalhes, que é como se eu estivesse vivendo tudo aquilo ali. E a disparidade da visão de cada personagem é gigantesca. Do lado delicado temos a Emília, sonhadora, sempre idealizando o encontro do marido perfeito e sua partida da cidade, daí vem a opulência de Recife, eu conseguia sentir os gostos das comidas, ver os brilhos nos talheres e cristais, o requinte das festas. Do lado bruto Luiza, a moleca da duas, com uma deficiência no braço após um acidente na infância se vê conformada com a vida de costureira e solidão, até encontro com o bando de Carcará. Exatamente do mesmo modo eu pude sentir o calor da caatinga, o cheiro de putrefação das carnes dos animais e da sujeira dos cangaceiros. Incrível a escritora narrar dois ambientes tão díspares e críveis ao mesmo tempo. Tudo isso mergulhado na história política brasileira, com direito a embates contra o governo de Getúlio Vargas e a criação da transnordestina. É impecável e muito rico, você vê no primeiro capítulo o quanto afiada de conhecimento a autora tinha que estar ao escrever esse livro. A estrutura dos capítulos são lineares entre Emília e Luiza, sempre em frente no tempo mostrando também o quanto de certeza havia na história que queria ser contada.
Só elogios, eu não consigo pensar em nenhum ponto negativo para ser citado. Já estou com saudades de Recife, do Sertão, do Velho Chico.
OBS [1]: Comecei a assistir no globoplay em formato de minissérie para perder menos da história. E mesmo assim, o livro é muito denso e rico por seus detalhes, apesar do tempo maior que a duração do filme, muito fica a desejar em comparação ao livro. Marjorie Estiano e Nanda Costa são a personificação de Emília e Luzia na minha cabeça, perfeitas!
OBS [2]: Resenha nº 20 do desafio skoob 2021.

Nine 20/02/2021

Triste e maravilhoso
Uma historia intensa. As aparencias inganaram, no meu ponto de vista Emília, teve uma vida mais triste, solitária e quase sempre sem escolha.
Luzia que era as partes mais movimentadas, foi guiada sempre por suas escolhas certas ou nao.
Muito bem escrito, desenvolvido e redondinho.

Julia 19/02/2021

Me fez amar ainda mais a caatinga
O livro é maravilhoso, principalmente para quem gosta de saber o contexto da região e ajuda a entender um pouco da realidade de quem vive nesse bioma e principalmente, um pouco do que ocorreu com esse povo em meados dos anos de 1930. Para quem gosta de detalhes, a autora fala da caatinga de uma forma maravilhosa, expondo tanto os pontos positivos quanto os "negativos" da região. Só não dou 5 estrelas, por que em alguns momentos senti o texto um pouco cansativo, mas fora isso, valeu muito a pena, principalmente sobre o aprendizado que carrega, de fatos históricos que até o momento eu desconhecia. Comprei o livro por acaso e acabou se tornando meu xodó.

Tai 16/01/2021

Sensacional!
Intenso, detalhista e envolvente!
A evolução das personalidades das personagens principais é surpreendente.

Rosa Daré 25/11/2020

?Nos anos 1920, as órfãs Emília e Luzia são as melhores costureiras de Taquaritinga do Norte, uma pequena cidade de Pernambuco. Fora isso, não podiam ser mais diferentes.
Morena e bonita, Emília é uma sonhadora que quer escapar da vida no interior e ter um casamento honrado. Já Luzia, depois de um acidente na infância que a deixou com o braço deformado, passou a ser tratada pelos vizinhos como uma mulher que não serve para se casar e, portanto, inútil. Um dia, chega a Taquaritinga um bando de cangaceiros liderados por Carcará, um homem brutal que, como a ave da caatinga, arranca os olhos de suas presas. Impressionado com a franqueza e a inteligência de Luzia, ele a leva para ser a costureira de seu bando.
Após perder a irmã, a pessoa mais importante de sua vida, Emília se casa e vai para o Recife. Ali, em meio à revolução que leva Getúlio Vargas ao poder, ela descobre que Luzia ainda está viva e é agora uma das líderes do bando de Carcará. Sem saber em que Luzia se transformou após tantos anos vagando por aquela terra escaldante e tão impiedosa quanto os cangaceiros, Emília precisa aprender algo que nunca lhe foi ensinado nas aulas de costura: como alinhavar o fio capaz de uni-las novamente.?

Frances de Pontes Peebles nos presenteia com duas protagonistas que são verdadeiramente heroínas, cada uma a seu modo: Luzia, a Vitrola ? alcunha que ganhou após sofrer um acidente que deixou um de seus braços defeituoso, torto como uma vitrola, ? E Emília, uma jovem inconformada com sua condição social, uma matuta nas palavras da irmã, que deseja a todo custo ir para a cidade e ser como as mulheres que ela vê impressas nas páginas de sua revista favorita.

Tia Sofia me ensinou que eu não devo desperdiçar as minhas lágrimas. Luzia mostrou que as mulheres são ainda mais fortes do que imaginam. Emília me fez perceber que é preciso ter muita determinação para não ser levada pela maré das coisas tidas como fáceis, previsíveis.
Ari 25/11/2020minha estante
Eu vi a série que fizeram do livro, é interessante!

Rosa Daré 20/03/2021minha estante
Quero ver

Marina 27/09/2020

Entre irmãs
Sabe aquele livro que você termina de ler e continua pensando na história e nos personagens por dias e dias? Pois é!

Este livro provoca um misto de emoções, sentimentos e sensações: em um momento você sente raiva e fica inconformado, para logo em seguida sentir como se tivesse levado um tapa na cara e no momento seguinte um quentinho no coração!

Protagonizado por Emília e Luzia, duas irmãs que tem suas vidas separadas e unidas de formas que jamais poderiam imaginar.

Um drama envolvente permeado pela temática do Cangaço e da costura, é ambientado em Pernambuco, retratando também a história do Brasil entre as décadas de 20 e 30 (e o início da Era Vargas).

Nessa história não tem vilão, não tem herói, mas tem o retrato do lado bom e ruim de todos personagens, assim como nós somos!

Um livro sobre o ser humano, sobre a vida, sobre as relações humanas, sobre as transformações das pessoas...

A narrativa me surpreendeu do começo ao fim. Sugiro que se deixe ser surpreendido também: leia sem expectativas, despretensiosamente...

Impactante e impecável, com Certeza entra para os favoritos da vida!!!

Nandda 19/09/2020

Entre irmãs foi um livro que me surpreendeu desde o início pela narrativa da autora e pelos assuntos que ao longo da história só aumentaram a minha curiosidade para descobrir o final.
Frances de Pontes Peebles é uma autora brasileira (embora o livro não tenha sido escrito em português) e como escritora brasileira é claro que ela fez uma grande pesquisa para contar a história de duas irmãs de uma pequena cidade do Interior de Pernambuco chamada Taquaritinga do Norte.
Emília e Luzia são as irmãs. Tem uma grande amizade entre elas , mas também uma grande
diferença no temperamento e aspirações de cada uma.
O sonho de Emília era ter uma família, casa , roupas bonitas e todo o luxo que ela imaginava na cidade grande. Luzia não tinha sonhos, em parte porque tinha um defeito no braço causado por uma queda ainda na infância e também porque não conseguia imaginar a própria vida longe daquela Cidade.
Como eu disse, a autora dez uma pesquisa sobre o período que a história se passa : temos acontecendo as invasões dos cangaceiros e entre outros acontecimentos a Era Vargas e muitas questões envolvendo a sociedade pernambucana no período.
A autora é muito descritiva,mas não é cansativa. A maneira que ela conta a história de Emília e Luzia é muito emocionante . Tem um filme baseado no livro.

Ana Caturelli 26/08/2020

Histórico
Que livro maravilhoso, além da história ser envolvente, relata fatos históricos do nosso país.

1 | 2 | 3 | 4 | 5