Como Parar o Tempo

Como Parar o Tempo Neil Gaiman
Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

Fany 06/03/2023

Eu adorei a história, eu estava com expectativas pro livro, e adorei, atendeu ao que eu esperava.
acompanhar o Tom na jornada de vida longa dele foi muito bom. o livro é contado alternando entre o presente e o passado, e eu me vi ansiosa pelas duas partes.
como a gente sempre acaba aprendendo algo com a leitura, independente do tema, o que tirei dessa aqui é que devemos ter calma, desacelerar e tocar a vida com o nosso próprio ritmo, aproveitando cada minuto, vivendo o agora e não se preocupando com o que se esperar do futuro. se o Tom conseguiu, eu também consigo.

a escrita desse cara aqui é sensacional, eu me vi lendo o livro pelo fascínio que dá de ler o que e como ele escreve

diliterando 26/02/2023

Mediano pra bom
" Eu fui pessoas que odiei e pessoas que admirei. Fui divertido e chato e feliz e infinitamente triste. Já estive do lado certo e do errado da história. Pará resumir, eu me perdi."
Conhecemos o Tom Hazard um professor de história em Londres, aparentemente comum, mas ele guarda um segredo ele tem uma condição genética chamada anageria que não o deixa envelhecer. Ele tem 490 anos com aparecendo de 40.???
Ele faz parte da Sociedade Albatroz que protege pessoas com essa condição, de perigos e experimentos de laboratório. Com a condição de nenhum dele se apaixonar e sempre mudar de cidade a cada 8 anos.
Vamos acompanhando a trajetória de Tom e seu sofrimento por ser dessa forma. Ele vai passando pelo tempo e pela história narrando vários momentos. ( achei interessante). A perseguição e morte da sua mãe, como bruxa por ele não envelhecer.
Tom se apaixona por Rose e decidem viver juntos apesar do perigo que correm. Acabam tendo uma filha a Marion, porém logo eles são atacados e Tom resolve deixa-las para proteger.
Tempos depois ele descobre que sua filha herdou sua condição. Então sua meta é encontra-la
O livro intercala o passado com presente de Tom. Na escola atual que da aulas ele conhece a Camille e tenta se manter afastado. O romance é quase nulo entre os dois.(+ até entendo que não seja o foco).
? Eu gosto muito de Haig, mas esse livro não me prendeu infelizmente ?. O ponto alto foi todas as regência história feitas e reflexões sobre como o tempo interfere em nossa vida e nossas decisões. Como se ter muitos anos de experiência pode se tornar torturante, em confusões de pensamentos.
É um livro bem característico de Haig, boa premissa, com pontos negativos + no geral vale a pena a leitura. ????
Obs tenho tentado ler mais obras dos autores que gosto... depois de ler A Biblioteca da Meia Noite eu quero ler sempre suas obras.
" Eu me mudava de lugar para lugar e de época para época, como uma flecha imune a gravidade."

Alessandra.Werneck 26/02/2023

Apesar da leitura ter sido um pouco arrastada para mim, o livro foi simplesmente maravilhoso. Como apenas o autor sabe fazer, esse livro nos traz muitos conselhos e mensagens sobre a vida. É um verdadeiro sopro pra gente acordar e respirar fundo, sabe, e vê que viver não é tão ruim. É uma leitura tocante que vale muito a pena, te faz rever as coisas e ve de outra perspectiva.

Harveyly 17/02/2023

" o futuro é você"
As minhas expectativas pra esse eram bem grandes por ser do mesmo autores de biblioteca da meia noite e ter uma nota do autor de good omens,mas a verdade é que não me pegou. Eu tive o mesmo problema com " Você ligou para o Sam",eu pulei muitas páginas porque tinham muitas e descrições e algo particular desse: eu pulei pra acabar logo. Não é de todo mal, é bonzinho e tudo. Mas não te fisga

Bruna 04/02/2023

Confesso que levei tempo para me situar no andar do tempo durante o livro. Penso que o final poderia ter sido de outra forma, mas gostei do livro.

@quoteslidos 01/02/2023

Superou minhas expectativas
Que eu sou apaixonada e fã de carteirinha de ?a biblioteca da meia-noite? todos sabem e não é segredo algum. Mas após ler o segundo livro do autor me sinto ainda mais apaixonada pela escrita do mesmo. O livro fala sobre tempo, o personagem principal é Tom e ele tem aparência de um homem de 40 anos, porém? entretanto? todavia? ja viveu 438 anos. Mas imagina só ver as pessoas morrerem e você não envelhecer, passar os dias e você continuar fisicamente a mesma pessoa, parece bom né?! Mas Tom pode dizer ao contrário? indico a leitura, faz muito o leitor refletir.

Alessandra.Grasel 31/01/2023

Demorei pra engrenar na leitura. O início muito devagar, bem enrolado. Começou a engrenar mesmo depois da metade. Achei razoável.

Sandra99 31/01/2023

Como parar o tempo
Última leitura do mês , um livro que comecei amando e terminei achando muito ruim , tinha tudo pra ser perfeito, a partes históricas ,personalidades e fatos mencionados me pegou de jeito , eu achei super interessante e tal , mas quando ia pra o presente um fiasco.
Mas como não foi uma leitura que me desagradou totalmente vou favoritar porque tinha potencial pra muito mais.
Enfim favoritando pela parte histórica !!!

Marcianeysa 31/01/2023

Fofo
Leitura muito fluida, cheia de ensinamentos. Somente do meio pro final, a história se apressa e alguns momentos são "forçados".

Anyta 31/01/2023

Péssimo
Parecia super bom , tinha um mega potencial e até pra fazer algo de diferente nessas histórias de imortal/não envelhece , mas o resultado foi um livro mal escrito, os eventos são simplesmente jogados , tentou fazer um efeito de passado vs futuro mas só cortou a continuidade dos acontecimentos, aí quando a possível cena lá no começo se mostrava super UAU de acontecer , quando acontecia era morno , não tinha emoção. Fora as frases e ensinamentos genéricos sobre o tempo , muito basiquinho. E as poucas vezes que consegui achar bom , principalmente na parte histórica, ia pro plot dos albas que tbm, super jogado ,e teve uma resolução péssima.

PattyCezar 29/01/2023

Tempo...
Já imagino ter uma vida cujo tempo é infinito?
Parece uma benção, mas não seria na realidade uma maldição?
Ver o tempo passar para todos mas para você não...
Ver todos que você ama partirem, e você ficar...
Que solitário...
Viver sem ter raízes, sem criar laços, sem amar...
Apenas passar pela vida, não viver...
Nascer, crescer e morrer, tudo no seu tempo, nada a mais nada a menos...

cibelle.canto 26/01/2023

Como Parar o Tempo
O Tom envelhece muito lentamente e essa condição o coloca em perigo, ele tem quase 500 anos e amargura luto, perdas e danos.

É encontrado por uma sociedade que o abriga e coloca em uma condição de refazer a vida a cada 8 anos. Com a promessa de que encontrarão a sua filha Marion que tbm tem essa condição.

É um livro muito introspectivo, que caminha entre o presente e o passado. Me fez ler de uma forma rápida e lenta ao mesmo tempo. Eu senti muitas coisas e me colocou frente a frente com meus processos de luto e minha ansiedade acerca do futuro.

É um livro muito bom, mas um pouco obscuro e muito introspectivo, por isso não é um livro pra todo mundo.

Nattacha.Iank 25/01/2023

Filosófico, mas...
Sempre gosto de leituras que abordam sobre o tempo, prefiro àqueles que o retratam de uma forma não convencional. Após ler Biblioteca da Meia-Noite e ficar devastada, minha amiga Juli resolveu me dar mais uma facada metafórica: Como Parar o Tempo.
O livro fala sobre o tempo? Sim. Mas acredito que o fator decisivo é como lidamos com ele. Com as perdas, os amores, o luto, a falta de esperança, a solidão. É o caso do Tom, um homem atemporal, fadado a ver seus amores indo, enquanto ele fica com sua maldição, a permanência. Tive muitos trechos de reflexão, grifei vários diálogos e fiz longos debates comigo mesma e quem me conhece sabe que gosto de coisas que impactam, então não poderia dar uma nota menor, porque a leitura conseguiu me tirar da zona de conforto.
Sobre o desenrolar da história e pela magnitude na qual o livro iniciou confessor que esperava por um final mais adequado, mais impactante. Foi muito simples, como se estivesse faltando, vejam só, tempo para finalizar. De modo geral não decepciona, mas deixa com uma sensação de poderia ter me entregado mais, visto o tanto que me entregou até aqui.
Sentimentalmente falando, gostei muito da delicadeza para retratar a arte ao longo dos séculos, um toque de charme e de comédia ao caracterizar alguns "personagens" da história. Sem contar da delicadeza com a música, principalmente com o alaúde (não pude deixar de pensar em como o instrumento é poético).
Deixo aqui o trecho mais marcante pra mim:
"Existi por anos sem ela, mas foi apenas isto: existência. Um livro sem palavras."