Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

JoAo366 24/01/2024

Gostei
Achei um ótimo livro considerando que foi o primeiro do autor (ou um dos primeiros). Por mais que seja um obra de terror a leitura é bem fluida e cativante. O livro é formado por diversas estórias que se conectam, prendendo o leitor por diversos capítulos.

joanna.tell 24/01/2024

Nova Jaguaruara
Eu achei lindo como as histórias se cruzaram e se interligaram, a leitura bem fluida para mim e não é um livro com apego a personagem, pelo menos para mim, eu senti isso, esses personagens ali numa cidadezinha apenas para fazer a história acontecer, e deu certo!
queria ter sentindo o medo das partes assustadoras, mas não aconteceu, ainda deixei para ler apenas de noite, não aconteceu, infelizmente.:(
esperei algo arrebatador no final, algo sinistro, mas é um final simples e que deixa claro que o mal sempre está a espreita.
Sabrina 20/02/2024minha estante
Livro sem apego é triste

joanna.tell 21/02/2024minha estante
pois é, acontece?

deysi 21/01/2024

Assustadoramente perfeito
Que história excelente!! No inicio da pra se perder um pouco com a quantidade de personagens e diferentes historias que vão se conectando e nos fazendo entender o que aconteceu na cidade e com aquelas pessoas. Não saber o "tempo" em que esta passando cada história me chateou no início mas dá um ar de mistério maior, no fim das contas.

Faz você sentir um medinho do escuro e uma aflição terrível ?
Amei!!

Thalissa15 19/01/2024

Um bom suspense
Gostei do livro e da forma como a história dos personagens se conectam. É um livro cheio de suspense, terror sobrenatural e superstições.
É um bom livro, mas não achei que tive grandes surpresas na leitura, nada inesperado, mas a estória é bem escrita e nos prende do início ao fim.
Possui muitos gatilhos, cenas de violênci@ e est*pr*. Só recomendo para quem gosta de terror, se não gosta não vai conseguir ler.

daphnemerces 19/01/2024

Muito bom!
Que livro booommm!!!! Amei a escrita e a forma que a história era contada, se interligando sempre passado e futuro.

Tive que ler só no ônibus pq não tive coragem de ler a noite :s

é viciante, a escrita é ótima, os personagens são otimos, mesmo pulando histórias e indo passado pro presente, consegui me apegar a eles (ex: Bonifácio) e que interessante ver o início de tudo isso!! E achei que nenhum nó ficou perdido.

Quero ler o galinheiro :)

gfb_04 19/01/2024

O homem tem pressa e se vicia em soluções práticas para seus problemas.
Assim como no outro livro, o único problema foi o seu tamanho, algumas historias seriam bem melhores se fossem reduzidas.

Crisvity 17/01/2024

Você tem medo do escuro?
Olha eu adoro O Galinheiro… mas esse aqui é diferenciado. Essa foi uma leitura muito diferente pra mim em diversos sentidos.Nesse livro somos apresentados a uma cidade aparentemente pacata, mas com um grande segredo protegido pelos moradores,onde todos os dias quando o relógio marcar 00:00 toda a cidade é engolida pela escuridão por um minuto inteiro.

O livro brinca com um medo inconsciente comum a todos: o medo do escuro. A sensação de que enquanto você dorme tem alguém ou alguma coisa te observando. O medo ligado à ignorância de não saber o que você pode esperar que saia dali. O medo primordial do desconhecido. Isso é de fato perturbador.

Em alguns momentos a leitura fica um pouco menos fluida e até confusa, porque vai caminhando entre passado e presente, então em um núcleo acontecem coisas interessantes e no outro coisas não tão interessantes assim, mas a medida que o livro vai avançando esse aspecto se torna um dos seus pontos mais positivos.

O jeito que as situações vão sendo apresentadas de pouco em pouco, acontecimentos do início do livro que só vão fazer sentido no final da história. É maravilhoso de ler cada peça se encaixando perfeitamente. Tudo ficando mais bizarro a cada momento chegando na finalização que é um grande ensaio de loucura macabra.

É um livro consideravelmente longo então você acaba passando muito tempo nessa realidade com esses personagens, e você enxerga o sofrimento de cada um e seus medos. Bonifácio é o ponto de virada do livro, ele marca a maior oposição contra o mal desta cidade, mas também o seu declínio. Todos os envolvidos parecem estar em uma luta constante contra o mal…. ou seria contra o mal que existe dentro de cada um?

Quanto ao final, senti que ficaram algumas coisas em aberto referente a alguns personagens e acontecimentos que poderiam ser mais explorados e explicados.

No geral é uma leitura incrível, cheia de acontecimentos marcantes e que podem ficar na sua mente por muito tempo, principalmente quando for noite, naquele horário que todos deveriam estar dormindo, e você olhar para aquele canto escuro que sempre te incomoda.

Bela 15/01/2024

Bom, mas poderia ser melhor
A história tem potencial, mas quando o leitor começa a criar interesse pelo personagem, ele literalmente SOME.

No mais, não se tem apego aos personagens, então o que acontece fica como um ?tanto faz? para o leitor.

A história gira em torno de uma viagem em grupo para uma cidadezinha que tem uma igreja e coisas bizarras acontecem. Genérico, né?

Mas é interessante e o terror foi bem ambientado.
Muito triste

Valentin 13/01/2024

Após ler ?O Galinheiro? do autor e diversas recomendações pra ler a Jaguaruara, a curiosidade ficou aguçada.

O livro é contado em diversos tempos. Achei a escrita um pouco artificial em vários pontos, principalmente nas falas da criança (muito incompatível com a maneira que uma criança falaria).

Alguns momentos me deixaram tensos, o que reforçou muito o terror proposto pelo livro. Entretanto, achei a linguagem de modo geral muito novelesca, o que me desanimou um pouco.

De tudo, não é um livro ruim. Tem muitas partes de terror e o enredo é envolvente, te deixando curioso na medida que a leitura avança.

CInt_lo 13/01/2024

Quando comecei a leitura estava esperando algo mais parecido com um thriller por já ter lido Galinheiro que é um dos meus livros favoritos de 2023 do autor.
Porém aqui encontramos algo mais sobrenatural com uma luta de bem e mal. Acho que por conta disso não gostei tanto da leitura. MAS devo ressaltar que a escrita, seleção de palavras e enredo foi trabalhando
Com muita habilidade.

?Não acredito nele.?Vicente aproveitou um momento em que ele olhava para fora e desligou o ar condicionado. Precisava fazer um teste. O vento lá fora continuava a soprar e o sol a bater no para-brisa.?Fala de Deus??disse voltando-se para ele.?Você tem que sair de cima do muro, meu caro. Não pode negar os dois lados para sempre. Ele existe! E a prova disso é que eu estou aqui. Agora sejamos francos um com o outro. Acreditar nele ou não, não faz diferença. Ele nem está aqui mesmo.?O que quer dizer??Exatamente o que ouviu. Uma criança que faz um castelo de areia e depois vai embora pra casa. Só isso.
Amo sobrenatural

Guga 11/01/2024

Cuidado com oque almeja
Bom, comecei o ano com uma leitura que tinha certeza que não teria como dar errado, uma vez que, adorei o segundo livro do autor e esse também era bem falado (e com razão).

Em ?Nova Jaguaruara? Iremos viajar para o Ceará, em uma pequena cidade, cujo nome ja foi citado no título. Tal cidade é assombrada: a meia noite todas as luzes se apagam e coisas obscuras acontecem. Um grupo de amigos vai a cidade tentar resolver este ?problema de energia? e junto com eles vamos conhecendo o mistério da cidade, enquanto em outros capítulos também vemos sua origem.

A escrita do autor com certeza melhorou no segundo livro mas aqui ela também está ótima, os capítulos se conectam de maneira incrível, é assombroso, tem gatilhos, dá um pouco de medo e te deixa curioso da primeira página até a ultima.

Minhas criticas vão apenas para o fato de ter muitos personagens (fiquei perdido com tantos nomes) e também achei que teria mais medo igual tive no segundo livro do autor. Mas nada que deixe o livro menos incrível do que é.

Amei.

Thi 11/01/2024

Surpreendente
? ? Não tenho mais medo. Você ainda tem? ? Da morte? Hoje não mais. O tempo prepara a gente para cada fase da vida.

Caramba, um turbilhão de acontecimentos bizarros e aterrorizantes, no final se encaixou com maestria. Recomendo ?