O Cavaleiro da Morte

O Cavaleiro da Morte Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Cavaleiro da Morte

Sparr 25/01/2021

Aqui foi: eu, Deus e Rivotril. Que livro!!
Fiquei dias sem saber o que escrever, que descrevesse com exatidão tudo o que senti durante a leitura. Narrado em primeira pessoa, sei que não posso confiar em tudo o que Uhtred se lembra. (Isso não é Spoiler, tá na quarta capa) Ainda assim, Uhtred tem alguma coisa, que eu confio. Ele diz: Vai dar certo. Eu tô: Com certeza que vai.
Portanto, sofro. Heheheh
A descrição perfeita do cenário da batalha, os sentidos e a visão da parede de escudos. As perfeitas e exímias descrições de estradas, expedições, invasões e lugares, me fizeram enxergar com nitidez o todo. Achei isso mágico.
O tanto que chorei em algumas das perdas pelo caminho, não está escrito. Uma em específico, eu fechei o livro sentindo o gosto ácido de perder alguém querido, e fui obrigada a me lembrar que É FICÇÃO. Foi difícil me ater nisso.
A grande batalha contida neste volume, foi simplesmente INCRÍVEL!!

Então porque retirar meia estrela? Porque algumas coisas na tradução me incomodaram. Não tem sentido traduzir Alfred para Alfredo ou Charles para Carlos, e deixar outros nomes exatamente como são. Sabe, o esforço para tentar ler um nome complexo como Aethwolfh é muito maior do que o esforço de ler Alfred. No mínimo, demandaria o mesmo trabalho. Esse incômodo vale também para localidades.
Tirando isso, gostei da construção narrativa, da ambientação, de acompanhar toda a jornada pelos olhos do Uhtred tentando descobrir a que lado pertence e a que lado deve pertencer. Ver o seu coração querendo dividir lealdade e descobrindo que ninguém consegue servir a dois senhores, ainda que os ame igualmente. Essa parte da trajetória foi maravilhosa, triste, pesada, dura e sem dúvida, eletrizante.

Saio da leitura querendo avançar para o próximo quase de imediato. Ou seja, senhor Bernard faz tudo. Serviu!!

Carine 17/01/2021

Briga de egos e brutalidade desnecessária
Após iniciar os livros percebi que a série de tv suavizou muito a violência da trama...

Em cavalheiro da morte houve muitos assassinatos e estupros, gatilhos pessoais meus, e devido a isso a leitura não foi muito agradável.

A trama mais gráfica e muito mais violenta gerava uma cena de estrupo a cada 30 páginas sendo descrita com naturalidade e indiferença pelo nosso principal... Nossa! Isso foi bem difícil pra mim. E sendo bem sincera, houve momentos que pensei em largar o livro e a série literária...

Uthred também apresentou seu lado mais egoísta e mimado nesse segundo volume, ele foi literalmente um babaca em 90% do livro. E augusto não estava muito atras, dois prepotentes com birras infantis (augusto chega ser cego pela religião e Uthred pela vaidade... Que ódio!).

Tenho melhores expectativas com o volume 3, que devo iniciar apenas mês que vem, vou precisar de uma pausa depois de passar tanta raiva com esse livro.

O volume 3 será decisivo na minha decisão de continuar a leitura da serie literária ou abandonar...

Erik.Borella 13/01/2021

Tão incrível como o 1°
Não tem muito o que dizer, quem já leu o 1° livro já vai estar bem familiarizado com o estilo do livro.
A história é ótima, com várias batalhas e duelos, viagens pelos reinos saxões e britânicos e várias intrigas entre os personagens

C.F. 31/12/2020

Muito bom.
Já havia lido Bernard na saga de Arthur, onde ele conta a história do ponto de vista de um personagem bem diferente, e embora eu tenha gostado muito da trilogia nunca tinha voltado a ler Bernard, e percebi o quanto eu perdi em ter demorado a revisitar as obras do autor.
Esta saga(que pelo que vi já mais em mais de 11 livros) está me encantando, uma leitura não tão simples, mas que pega o leitor e te faz querer saber o que vai acontecer a cada capitulo.
No livro 2, vemos nosso protagonista ainda indeciso dos rumos da sua vida, e temos o prazer as maquinações e manipulações que ele se envolve em busca de vingança e de retomar o que é seu.

Nathalya.Trento 26/12/2020

Sensacional!
Para os amantes da história e da literatura, Cornwell une ambas as coisas com uma pitada de ficção e narrativa de qualidade, uma maestria sem igual. Em "O Cavaleiro da Morte", rimos e choramos junto com Uhtred, odiamos e (talvez) amamos Alfredo. Descrição de uma importante batalha para a história da Inglaterra, acontecimentos cruciais que só em Crônicas Saxônicas para nos despertar tantos sentimentos.

Edreira 26/12/2020

Alfredo cancelou o primeiro Brexit.
Confesso que fiquei surpreso em, agora, passar a gostar mais de Alfredo.

É fácil ter simpatia por Uthred, tirando o rolê dele com a sua esposa, porém ele é o contador da história, então o pessoal que está "contra" ele acaba sendo o grupo dos malvados.

Na verdade, não há malvados na história.

Os Dinamarqueses não são vilões porque estavam invadindo Wessex. Assim como Alfredo fala pra Uthred: "Será que Deus está usando os Dinamarqueses para nos punir porque nossos ancestrais roubaram a Inglaterra dos Bretões?"
Uthred, dessa vez, foi mais esperto que o rei e explicou que isso não fazia sentido, pois se Deus estava punindo os Anglo-saxões por isso, seria muito mais lógico Deus ter feito isso através dos próprios Bretões, os donos legítimos daquela terra.

Não tem vilão, nem herói. Era somente o mundo do século IX.

Agora, depois deste livro, fiquei mais curioso para saber como Alfredo, o personagem bem odiável no primeiro livro, vai transformar um reino em frangalhos e mais três reinos destruídos em um reino rico e poderoso.

Thaís Almeida 17/12/2020

Mais um livro magnífico!
Bernard consegue nos transportar para batalhas como ninguém! Nesse livro vemos um pouco do amadurecimento do Uthred assim como suas perdas...Tem algumas passagens que te fazem rir e ficar tenso! Ansiosa pelo terceiro livro!
Max | @maxwelllalex 18/12/2020minha estante
ai tenho maior interesse em ler. Amo a série apesar dos pesares.

Thaís Almeida 18/12/2020minha estante
Super recomendo viu! Os livros são muito imersivos :)

Renan 05/12/2020

Vikings vs cristãos
O segundo volume da série Crônicas Saxônicas amplia ainda mais a história das guerras entre dinamarqueses e saxões. Uma aventura cativante com guerras mto bem descritas num contexto histórico bem adaptado.

Jackson 21/11/2020

As várias faces da morte em uma batalha
"Era  um  homem  inteligente,  talvez  um  dos  mais  inteligentes  que  já  nasceu,  mas  não entendia  de  batalha." (P. 232)

nymeria 11/11/2020

ah o uhtred
Tive um pouco mais de problemas com esse livro do que com o primeiro. Primeiramente, umas coisas que o Uhtred fez me deixaram bem incomodada mas eu entendo que é um costume da época, e até mesmo da atualidade. Segundo, até os 30% desse livro, é um pouco parado e depois que começa a ficar mais legal.
O Uhtred é um personagem que eu gosto bastante, e ele entrou para a minha lista de favoritos. Ele é um guerreiro nato, e as estratégias (se é que podemos chamar de estratégias) são ótimas.
Gosto dos livros principalmente para entender mais sobre o contexto daquela época, e o Bernard faz um trabalho incrível conseguindo nos transportar para o meio da batalha.
A Iseult merecia mais.
O Alfredo, o que falar do Alfredo?

Liah 01/11/2020

O Cavaleiro da Morte
Um livro excelente que possuí uma escrita maravilhosa. É realmente incrível ver os acontecimentos da série TLK por outro ângulo e por outra descrição. Se você gostar da série da Netflix os livros são um prato cheio pra você. Recomendo muito.

Alex708 31/10/2020

#desafioSKOOB2020
Não sei se sou eu, mas essa escrita mais direta que o Cornwell usa me incomoda, gosto de como ele mostra as batalhas, mas na construção da trama não ajuda muito. Gosto muito das histórias vikings e vou continuar lendo a saga.

Lucas.Cibillo 19/10/2020

O destino é inexorável
O livro é muito bom, dando continuidade a história de Uhtred vale muito a pena ler as crônicas.

Alê Guimarães 14/10/2020

Dá para sentir o gosto de sangue das batalhas
A saga de Uthred e dos saxões segue num ritmo intenso e as batalhas ficam mais ferozes nesse livro. É incrível como Cornwell consegue ser imersivo nas descrições das batalhas e os personagens crescem nessa narrativa ágil e empolgante.

Lyanna Moser 11/10/2020

Mais do mesmo, Bernard?
A forma de escrever do escritor é muito interessante mas, ao mesmo tempo, muito linear. Se eu pudesse descrever esse livro em uma palavra seria "linear". É como se o escritor seguisse uma receita de bolo e só alterasse alguns elementos.
Ainda assim, a história em si tem seu valor. O autor é extremamente preciso e inteligente ao narrar os fatos. E não tem como não se apaixonar pelo protagonista e por sua história. Quando chegamos ao final e descobrimos como os fatos do livro se conectam a história da Inglaterra, nos vêm um sentimento de admiração.
Ainda não decidi se continuarei a ler os outros livros da série. Por um lado, quero descobrir mais sobre a história e os personagens. Mas por outro, são muitos livros e a escrita não parece que vai mudar muito.