A princesa salva a si mesma neste livro

A princesa salva a si mesma neste livro Amanda Lovelace

Resenhas -

Lais.Fernanda 15/03/2022

Um relato pessoal e profundo
Esse livro de poemas conseguiu me fazer sensibilizar e não querer parar de ler.
É interessante que, no momento que a escritora decidiu escrever os poemas meio que os "classificando" em três etapas metafóricas da vida de uma mulher (de princesa para donzela para rainha) ela construiu uma narrativa! A evolução da personagem (sendo engraçado falar isso, pois os poemas parecem seguir um teor de relato pessoal, praticamente um desabafo) fica evidente.
Amei a escolha de palavras da autora; tornou tudo mais rico e significativo ao ler. Ela abordou poeticamente descobertas, pensamentos e até críticas com um jogo de palavras que só flui! Assim, percebi temáticas como gordofobia, machismo, sexismo, lgbtqia+, anorexia, ansiedade, conflito familiar, feminismo, luto etc.
Lalis 16/03/2022minha estante
Sabia q vc iria gostar kkkk

Lalis 16/03/2022minha estante
Te falei q era fluido, e quando começa n tem como n terminar kkkk

yas. 18/01/2022

"eu deixei a mim mesma saber que minha vida não precisa acabar apenas porque a delas terminou & fui em frente & pintei o sol de volta no meu céu."

Não sou de ler poesia, mas do nada senti vontade de ler esse livro porque já tinha ouvido falar dele e me pareceu interessante. Leitura super fluida, terminei rápido e me apeguei demais a essa protagonista. Um turbilhão de sentimentos MESMO, não esperava esse tanto de tema sensível e adorei a forma de como tudo foi evoluindo até o final feliz. Vou ler os outros dessa série com certeza.
Kei 19/01/2022minha estante
EU AMO ESSEEEEE. LE A BRUXA NÃO VAI PRA FOGUEIRA NESTE LIVRO!

yas. 19/01/2022minha estante
VOU LERRRR

Gabriela 30/06/2020

Péssimo!
Parece que se tornou muito fácil vender livros e se dizer poeta. Com frases que parecem retiradas de páginas no instagram e algo que claramente não pode se chamar poesia, esse livro fez sucesso. Parece que as pessoas estão com preguiça de ler e acabam acolhendo algo vazio, com frases curtas e que não exigem reflexão. Peguei o livro achando ser algo marcante e feminista, mas me deparei com frases curtas e prontas, sem emoção e muito menos poesia.
ghost cookies 30/06/2020minha estante
adorei a review! kkkkkk disse tudo o que sempre pensei

Gabriela 30/06/2020minha estante
É muito ruim! Eu terminei na base do ódio porque esse livro fez muito sucesso e não tem nenhuma poesia marcante.

Ana Alice | @soprodepaz_aa 12/11/2021

Forte
Livro forte, muito bem escrito! Me prendeu do início ao fim. Me tornei fã da Amanda e quero ler mais obras dela.

Acho que por ser baseado na vida dela, ler esses poemas teve muito mais peso pra mim. Me senti acolhendo uma amiga, ouvindo-a atentamente.

Indico a todos (desde que verifiquem a classificação, por favor!)
maísa 12/11/2021minha estante
li esse e "a bruxa não vai para a fogueira neste livro", gosto mt dos livros dela

Ana Alice | @soprodepaz_aa 12/11/2021minha estante
Dei esse de presente pra minha prima e já quero pegar emprestado kkkkk

Khah 24/11/2021

Frases impactantes da internet, prontas para viralizar quando postarem foto.

Pelo título achei q seria uma estória, quando vi que era poesía esperava algo mais profundo
Clicia.Dayane 24/11/2021minha estante
Tive o mesmo sentimento e fiquei decepcionada.

Fluorescentbnny 24/11/2021minha estante
Concordo 100%

Bruu 03/11/2021

era uma vez? ??
Primeiro livro que eu li da autora e já amei demais!! ??

Adorei a escrita e estou realmente gostando muito de ler livros nesse estilo, pq além de serem super rápidos de ler, também são maravilhosos e o conteúdo em si é perfeito!?

Em ?A princesa salva a si mesma nesse livro?, Amanda Lovelace relata, em forma de poemas, acontecimentos da sua própria vida de uma forma incrível. Além disso, o livro também conta com uma parte mais dedicada ao leitor que foi simplesmente tudo pra mim!?

Recomendo MUITO esse livro (assim como outros nesse estilo) e, inclusive, pra quem já ama a Amanda Lovelace recomendo também os livros da Rupi Kaur que eu particularmente sou apaixonada também???

??Cuidado com os gatilhos ao ler esses livros, é sempre bom dar uma procurada antes!!
xelaoloc 03/11/2021minha estante
adorei esse livro e sua resenha?

Bruu 03/11/2021minha estante
A rainha das resenhas falando né (o livro é mto bom msm)??

Camila Da Rós 01/11/2021

Delicado
Ele fala de assuntos delicados de uma forma leve, mas com um significado profundo. Li em 30 min, e por isso, senti muita falta de uma boa história além das poesias. Gostei como livro me deixou refletindo sobre alguns temas?
Lara Pessoa 06/11/2021minha estante
meu orgulho ?

Camila Da Rós 06/11/2021minha estante

helo 04/11/2021

era uma vez uma princesa que desvendou a sí mesma
Foi o primeiro livro de poesia que li e achei tão bom que com certeza vão ter muitos outros.

Toda a história por trás é bem tocante e os poemas me transmitiram uma emoção tão real que foi como se eu estivesse passando por tudo aquilo. Acho que sou incapaz de descrever como me senti lendo.
Lyta @lytaverso 04/11/2021minha estante
Que profundo, que bom que gostou da experiência!

Bruu 04/11/2021minha estante
Lindo né? comecei a ler livros nesse estilo agr e tô amando tbm

anacecilean 04/12/2021

Não é um livro que me tocou muito, mas da pra ver q ela botou a alma dela em cada linha e tanta coragem pra mostrar pro mundo sua história. Ainda é um livro q recomendo para mulheres pq não me tocou mas pode tocar você. O livro trata sobre feminismo, disturbio alimentar, pressão social, problemas com a mãe, morte e aceitação.
adson 06/12/2021minha estante
pare de ser básica

anacecilean 06/12/2021minha estante
Não.

Julia 19/10/2021

Eu pessoalmente não gostei muito, pra mim parece frases pronta de internet, tudo muito óbvio, coisas que já saturou de ler... Enfim, tem 2 poemas bons. Os poemas parecer apenas frases genéricas, em que cada palavra tem um ?enter? e as vezes ficava sem nexo.
Paulo 20/10/2021minha estante
Essa é a intenção, tem que entender o contexto para compreender oq ela quis passar

Julia 20/10/2021minha estante
Oi Paulo, eu entendo a dinâmica que ela quis fazer com as poesias, mas pessoalmente além de não ser meu estilo favorito de poesia, ela traz frases muito genéricas, frases que a cada 5 minutos aparece no twitter, eu entendi a história da autora, ela é uma guerreira mas sobre a obra mesmo eu achei muito muito genérica e a dinâmica dela não funcionou comigo :/

Luísa 01/03/2019

Feminismo de mercado
A princesa salva a si mesma neste livro é um livro que se propõe a ser empoderador. Porém não é. Para começo de conversa, ao contrário do que o título sugere, a "princesa" não salva a si mesma. Na realidade, ela só se sente "salva" depois que começa a namorar o "príncipe", antes disso, ela é amargurada e infeliz.

Sobre esse relacionamento, ele reforça estereótipos nada libertadores, na verdade bastante clichês, como a ideia de que a garota precisa do garoto para ser feliz. Além disso, o que ela expressa em relação à primeira experiência sexual do casal é simplesmente ridículo, reforçando uma ideia de que a virgindade é um dote que a mulher concede ao belo príncipe uma vez que o ama muito. Como se não bastasse, a perda dessa virgindade é uma experiência doce e maravilhosa, apesar de resultar em sangramento por parte da mulher. Isso não me parece nada empoderador.

Além dos problemas da narrativa construída nesse livro (que vão além dos que eu mencionei aqui), a escrita deixa muito a desejar, ela é imatura e não parece ter passado por muita reflexão. A impressão que fica é que a autora selecionou uma série de tweets e separou-os em várias linhas de forma aleatória. Não me pareceu que a separação em versos foi pensada ou que a linguagem dos poemas foi bem trabalhada.

De forma geral, esse livro é um belo exemplo do feminismo de mercado, que não propõe transformações de fato, apenas muda a aparência da opressão.
Jess 14/06/2019minha estante
Li o outro livro dela (a bruxa não vai para a fogueira neste livro) e achei a mesma coisa. Principalmente na parte de você diz que parace que a autora pegou vários tweets e separou em linhas. Achei bem superestimado e maçante a leitura.

Luísa 16/06/2019minha estante
Simmmm total superestimado, preguiça demais

Jaqueline Silva 08/04/2021

Muita gente não gostou mas eu amei
Li esse livro a um tempo e esqueci de colocar, mas não esqueci quão bom era, muito profundo e envolvente. Só pra quem sente intensidade acaba se tocando com ele ??
dani 08/04/2021minha estante
Também amei esse livro ?

Jaqueline Silva 08/04/2021minha estante
Ele é incrível mesmo foi um presente que eu amei ??

Ana 06/03/2022

A princesa salva a si mesma neste livro
Cada poema desse livro eu me identifiquei de uma forma diferente. Cada poema foi um tapa bem dado na minha cara.
Dani 08/03/2022minha estante
Sim. Eu sai desse livro refletindo tudo

Ana 08/03/2022minha estante
Eu saí chorando

sah_bornelli 04/01/2022

Uma experiência diferente
Esse foi o meu primeiro livro de poesia, e eu definitivamente gostei da experiência e vou tentar continuar lendo mais. No começo achei os poemas meio básicos de mais mas conforme o livro ia avançando a história foi tomando forma e tudo foi fazendo sentido e alguns poemas quase me levaram a chorar. Amei o jeito que a escritora dá os títulos dos poemas, como se fossem parte dele.
Nih 04/01/2022minha estante
menina vc já leu dois livros e eu não li nenhum ainda KSKDKDKD

sah_bornelli 04/01/2022minha estante
KKKKKKKK mas livro de poesia é bem rapidinho de ler né

eusounana 09/01/2022

Eu amo este livro
Ele com certeza é um dia meus livros favoritos na face da terra, foi um dos primeiros livros de poesia que li e percebi o quão gostoso é a leitura.
marcos 09/01/2022minha estante
esse livro faz parte de uma série ou tudo bem ler avulso?

terryrich 09/01/2022minha estante
muito pitico