H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Eduarda.Silva 15/01/2022

Lovecraft, o pai de todos os monstros...
Essa edição da Darkside é simplesmente sensacional, a lombada brilha no escuro, as cores são lindas e traz alguns desenhos no intervalo de um conto para o outro.

Nos contos de Lovecraft, não existe um Deus, não há nada que se importe com os seres humanos, a existência é um breve sussurro.

Porém, a humanidade não está sozinha no universo (seria melhor se estivesse kk), somos apenas uma das várias espécies inteligentes que já passaram pela terra.

Lovecraft sempre mostra que o planeta/universo pertence a seres colossais, e nós, humanos ao ter um breve contato, enlouquecemos porque é impossível compreender esses seres.

Nessa edição temos os contos: Dagon, A cidade sem nome, Herbert West: Reanimator, O depoimento de Randolph Carter, O cão de caça, Nas montanhas da loucura, A sombra vinda do tempo e A história do Necronomicon.

Dentre todos esses contos, o meu favorito foi "Herbert West: Reanimator".

Lovecraft nunca teve a saúde muito boa, desde pequeno precisou estudar em casa, e por conta de suas dores/doenças, teve muitos pesadelos, e essa foi a inspiração de seus contos.

Essa edição da Darkside traz notas sobre a influência que Lovecraft teve na cultura pop, achei isso muito interessante, eu não sabia que ele era o "pai dos monstros modernos" e que influenciou o "It: A coisa" de Stephen King.
isa 15/01/2022minha estante
Meu sonho ler esse livrooo ?

Pedro 15/01/2022minha estante
Excelente resenha, Eduarda.
Eu sempre questionei a inexistência de um Deus no universo de Lovecraft. Se Deus não existe nesse universo, o que impede os Antigos de dominarem tudo, inclusive a raça humana? Achei isso muito contraditório na obra do autor.
Por falar em King, o livro Revival foi inspirado em Frankenstein e nas obras de Lovecraft. É um livro muito bom, mas tem esse mesmo problema do meu questionamento.

Eduarda.Silva 16/01/2022minha estante
Sim, é bem estranho mesmo, talvez esses monstros colossais prefiram ficar em paz por um tempo p dominarem tudo depois, Lovecraft poderia ter esclarecido esse ponto kkk daria para discutir sobre isso a noite inteira, imagine as teorias que seriam criadas...

Pedro 16/01/2022minha estante
Eu não vejo lógica nisso. Se os Antigos querem escravizar a humanidade, a única coisa capaz de impedi-los é uma força maior, ou seja, um Deus, visto que os humanos são incapazes de enfrentá-los.
Acho que Lovecraft errou nesse ponto. O mal só é parado diante de uma força maior do que a dele.

Kowa 13/01/2022

O livro em si, é super bem acabado com diagramação excelente. Porém não é tipo de leitura que gosto.
Os contos terminam sem um fim satisfatório.

Alessandra.Dias 10/01/2022

Meu primeiro contato com lovecraft, adorei! Escrita incrível, histórias fascinantes e aterrorizantes.
Este livro me prendeu do início ao fim, foram poucas as partes maçantes.

Leanderson 06/01/2022

Lovecraft era dono de uma imaginação fascinante e extremamente vasta, e sua forma de escrita evoluiu com o tempo, apesar de exigir muitas vezes um esforço extra do leitor para acompanhar seu ritmo cadenciado e descritivo nos mínimos detalhes. A parte mais interessante é o exercício que ele nos força de imaginar e vislumbrar as louças descrições e conceitos que ele passa através de seus contos. O conto "A sombra vinda do tempo" foi um dos melhores que já li, é menos cansativo que "Nas montanhas da loucura" e também se trata de uma história incrivelmente fascinante, quando você para imaginar toda aquela situação descrita, e com um final realmente inesperado. Ainda estou aqui a conjecturar as coisas que o ocorreram nesse último conto

Helena.Melo 02/01/2022

Edição linda!!
Nada a acrescentar sobre Lovecraft! Essa edição é linda demais!!!! Darkside arrasando mais uma vez, nessa edição com RA na capa, e um material extra sensacional!

Leanderson 06/01/2022minha estante
Nas Montanhas da Loucura é uma ótima história, mas bastante arrastada de se ler, descritivo e laboroso até demais sobre o ambiente, cenários, formas geométricas do gelo e etc. Mas o conto seguinte, A sombra vinda do tempo, foi excepcional e pra mim o melhor conto do livro

feehbmb 30/12/2021

Última leitura do ano?
Diante de tantas resenhas positivas decidi comprar essa edição e ler alguns contos do autor, mesmo sabendo das inúmeras polêmicas também.
Que Lovecraft era racista, homofóbico, antissemita, preconceituoso, não gostava de gente pobre e apoiava o nazismo, não é novidade pra ninguém.
Quem consome Lovecraft precisa saber disso. É necessário colocar o dedo na ferida sim, debater e absorver o que há de bom e ruim.
Existe horror cósmico e racismo nas obras do autor, isso é nítido. Mas independente de tudo, aproveite o horror cósmico e reflita sobre o racismo de Lovecraft.
Precisei grifar em meu livro várias falas racistas do autor. Pra quê? Pra eu nunca esquecer da sujeira que li, pra deixar marcado em meu precioso livro que por trás de um escritor incrível, existia uma pessoa horrível.

Bruno 28/12/2021

É ruim mas é bom
Eu gostei mais do conceito das histórias do que das histórias em si. Eu achei a leitura bem complicada, mas mesmo elas sendo assim, me deixaram bastante impactados.

Tassiaperesf 23/12/2021

Cansativo
Linguagem muito rebuscada, extremamente cansativa, muitas vezes me perdia na leitura por causa disso. Mas os contos são bons.

Ariane 18/12/2021

Estava muito ansiosa para ler Lovecraft, esse ícone da cultura pop. E me decepcionei. Mais por questões pessoais mesmo, pois odeio textos detalhistas demais e Lovecraft para tudo que está fazendo para descrever minuciosamente um grão de areia que tava ali no chão, por exemplo. Ele tem uma escrita bem formal e não sei até que ponto essa tradução da darkside foi fiel e boa mesmo. Me empolguei mesmo só no último conto. Não me instigou a ler mais de Lovecraft.

Paulo 17/12/2021

Lovecraft
Edição linda e foram minhas primeiras leituras no universo de Lovecraft. Depois vou atrás de ler o volume dois da darkside.

Fernando 17/12/2021

Melhor livro que li no ano
O nível de suspense, ansiedade e o terror que se senti são indescritíveis. Cada história é melhor do que a outra. Eu me pergunto como uma mente concebeu histórias tão fantásticas.

Joyce 14/12/2021

Clássico sim, medo nem tanto
É fato que a influência de Lovecraft sobre a cultura pop e as produções de terror é massiva e definitiva. Honestamente, eu não gostei muito da leitura per se, acho a escrita do autor muito inferior à de Poe, por exemplo. A meu ver, o grande mérito de Lovecraft é a percepção de que o desconhecido é a coisa mais amedrontadora possível, apesar de parecer um pouco infantil em algumas partes do texto.

A minha análise pode ser um pouco enviesada, já que tenho dificuldades em ?separar o autor da obra?. Meu profundo repúdio ao pensamento eugenista de Lovecraft pode ser um fonte de viés, meu maior pavor lendo o livro foram as falas racistas do autor. Acredito que a editora poderia adicionar uma nota antes do início dos contos avisando e repudiando essas manifestações.

Kamilla 05/12/2021

Edição lindíssima! Repleta de extras, comentários, ilustrações. Mas confesso que a leitura foi meio difícil, muito descritiva e não muito fluida. As histórias são maravilhosas, com certeza, somente a fluidez do texto que foi difícil.

Paulie 02/12/2021

A definição de superestimado
Lovecraft está entre os grandes nomes da ficção e terror, mas eu sinceramente não entendo muito bem a razão. Tudo que ele tem de bom, foi o que saiu de suas referências, pois claramente foi um leitor voraz que devorou diversos livros, incluindo os ícones Edgar Allan Poe, Lord Byron, os clássicos gregos e por aí vai. Tirando isso, era um homem deveras insignificante e inegavelmente racista. Por si só isso deveria bastar para seu cancelamento.
Mas então porque dar 3 estrelas? Primeiro que o hype de Cthulu é maravilhoso e o personaem ganhou vida própria. Segundo que essa edição é linda de morrer.
Pra não ser de todo injusta, o conto "A sombra vinda do tempo" é muito bom. Agora "Nas Montanhas da Loucura" é de fazer pirar o cabeção mesmo, mas pela chatice e repetitividade socorro!
Andre.Oliveira 08/12/2021minha estante
Nas montanhas da loucura é difícil msm viu kkkkk só teve uns 2 contos desse livro que realmente gostei, de resto é tudo um drama super exagero e descrições repetitivas.