H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Debora.Rosa 09/07/2022

Detalhista demais
Esse é o título que dou! Lovecraft é extremamente detalhista e fantasia demais nos detalhes, o que torna a leitura muito cansativa. Perdi o número de vezes que caí no sono lendo. Só dou 3 estrelas porque ao menos uma vez na vida todos tem que ler Lovecraft na minha opinião e ter esse livro pois essa edição está linda demais! Sem falar no meu conto preferido e que realmente amei: O REANIMATOR e O CÃO DE CAÇA. O resto li chorando infelizmente ?

Lucas.Eduardo 30/06/2022

Muito superestimado
Eu estava com as expectativas altas demais pra esse livro, principalmente por causa das referências que tem dele em outros lugares, mas deixou muito a desejar. Acho que só dois contos se salvam nele, o do Hebert West (que infelizmente é o que tem um trecho mais explicitamente racista, muito paia essa parte do racismo do autor) e o nas montanhas da loucura por mais que tenha uma leitura bem arrastada e descritiva de se ler, pelo menos parte dos pinguins prendeu bem minha atenção. Não achei um conto com um final interessante nesse livro.

Leitor H 06/06/2022

Tem seus momentos, mas no geral não é bom. Me pareceu seguir algumas mesmas estruturas repetidamente.
P. 06/06/2022minha estante
comendo o cu do lovecraft ao vivasso

sofianves 04/06/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Lovecraft ? ?
Gostei muito da escrita e do eixo temático do autor. Que esse seja o primeiro de muitos livros de Lovecraft que lerei!
São contos que nos ajudam a lembrar da nossa condição, a olhar para o abismo e trazer à tona o medo primordial que nos garantiu a sobrevivência até aqui: o medo do desconhecido.

Como diz na edição da DarkSide:
Um dos maiores escritores americanos de terror e "ficção estranha" (Weird Fiction) do século XX, Lovecraft foi responsável por disseminar o cosmicismo, que explora a insignificância humana diante da imensidão do tempo e espaço, criando entidades que atravessam as esferas da realidade e se manifestam indiferentes em relação a nossa existência, causando todo tipo de calamidade. Com seu gigantismo blasfemo e quase onipotência, elas nos fazem sentir o medo ao encararmos nossa absurda irrelevância perante o universo.

E como disse o próprio Lovecraft:
"A coisa mais misericordiosa do mundo, penso eu, é a inabilidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo. Vivemos numa ilha plácida de ignorância em meio a mares negros de infinitude e não somos destinados a ir muito longe. As ciências, cada uma delas se estendendo em sua própria direção, nos causaram pouco dano até o momento; mas algum dia a reunião do conhecimento dissociado revelará paisagens tão terríveis da realidade e de nossa pavorosa posição nela que ou enlouqueceremos com a revelação ou fugiremos da luz mortífera em direção à paz e segurança de uma nova era das trevas."

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade
é o medo.
E o mais antigo e mais forte de todos os medos
é o medo do desconhecido."

- H. P. Lovecraft

Luiz 26/05/2022

Loucura loucura
Lovecraft, um autor conhecido por seus contos serem baseados na maioria das vezes no medo do desconhecido, um terror psicológico sobre algo que as vezes nem existe e a loucura.

Sua mitologia realmente muito boa, com certas características únicas e divindades criativas, tanto em "aparência" quanto em personalidade. Lendo os contos e tendo uma mente bastante criativa da pra melhorar o ambiente de um certo conto.

Alguns são realmente arrastados, como "Nas montanhas da loucura", cheio de detalhes e certas repetições que enjoam no decorrer da leitura. A base pra maioria é sempre a mesma as vezes, um cara tá normal na vida e no fim acha um bicho estranho e fica maluco, mas, tem outros que se sobressaem.

Recomendo bastante se vc curte uns bicho bizarro, um ou outro conto provavelmente vai ser difícil de engolir mas terminando da uma sensação de alívio ??

Ps: Alguns contos são ligados ?

Chester 14/05/2022

Algumas toneladas de peso psicológico
Não é à toa que Lovecraft, junto ao mestre Poe, é considerado um dos mestres do horror. Sua maneira de escrever sobre criaturas cósmicas, sentimentos inexplicáveis e aberrações psicológicas fez e ainda faz história.
Várias referências são vistas até hoje através da música, cinema, TV, literatura, jogos virtuais e de RPG, etc.
Alguns contos são longos porque o autor não se preocupa em enchê-los de detalhes e descrições. Senti-me um pouco cansado em alguns momentos mas talvez minha mente seja pequena. (risos)

Ane 13/05/2022

É de fato um clássico, mas Lovecraft era abertamente preconceituoso, o que deixa seus contos um pouco difíceis de engolir

Misfits 10/05/2022

Imaginar o inimaginável
Introdução

Lovecraft se aventura em um mundo totalmente hediondo e louco que faz a gente questionar até mesmo a nossa importância. É notável como o mesmo explora a insignificância humana, criando diversas criaturas que fazem os seres humanos nos contos serem pequenas formigas diante de gigantes aberrações.

Racismo

O racismo é algo extremamente presente nos contos de lovecraft, alguns sendo ?escondidos? e vários bem escancarados. Lovecraft era racista com praticamente qualquer um que não fosse de sua etnia, sendo extremamente preconceituoso com negros, poloneses,mexicanos e até judeus. No conto reanimator é notório o racismo em diversas frases.

Leitura arrastada

A leitura arrastada foi com certeza um dos maiores problemas que eu encontrei em alguns contos. No conto nas montanhas da loucura é notável o quão arrastada e as vezes até chata a leitura acaba ficando, pelo fato de repetir as mesmas características de mesmas coisas várias vezes, como por exemplo características geológicas, acaba parecendo mais um livro de ficção científica do que um horror cósmico. O problema disso é que a gente acaba perdendo o medo e a aflição que poderíamos estar tendo caso fosse ao contrário. Também no conto a sombra vinda do tempo eu notei a mesma coisa mas esse ainda é muito mais tranquilo de ler do que o anterior citado.

Como foi a experiência de leitura

Particularmente a leitura me prendeu muito, creio eu porque eu gosto bastante de terror e percebi que realmente gosto muito do horror cósmico usado por lovecraft. A minha experiência estava sendo extremamente agradável até chegar no conto nas montanhas da loucura que eu realmente só queria que acabasse pois estava muito longa e arrastada. Eu realmente gostei do livro mas a experiência de leitura pode ser um pouco desgastante para alguns.

Conclusão e considerações finais

Enfim, para ler esse livro é bom ter algumas coisas em mente: lovecraft era extremamente racista então isso pode fazer com que muita gente nem queira ler. A leitura pode ficar extremamente arrastada e chata em algumas partes então é bom dar uma pausa quando isso acontecer. É um livro que eu recomendaria para qualquer um com uma imaginação fértil e é claro que esteja ciente desses problemas.
gionana0 10/05/2022minha estante
genial, inovador e revolucionário.

Caio.Henrique 04/05/2022

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."
H.P. Lovecraft

A frase citada acima resume toda a obra do autor, ao sermos apresentados a um mundo no qual o ser humano sente sua pequenez diante da imensidão do desconhecido. Com descrições malditas, monstros inomináveis e cidades blasfemas, os contos seguem um padrão incrivelmente horripilante, onde até os grandes cientistas da história se aterrorizam com os elementos que transcendem tempo, espaço e a própria existência. Diante disso, entende-se o grande valor do nome H.P Lovecraft para o terror cósmico e a cultura pop atual, pois seus contos são de uma estrutura genial. Dando-se destaque para o monstro Cthulhu, é concluído que são contos espetaculares(e macabros).

Clari.Monise 01/05/2022

Cansativo demais
As história são bem legais e cheguei até ter pesadelos por conta do livro, coisa que nunca me aconteceu, mas ele se arrasta tanto, coloca tantas palavras pra intensificar as frases toda hora que cansa muito. E os "éons"?? Kkkkkk
Então a nota baixa é por isso, histórias muito interessantes mas difíceis de ler, aí perde a empolgação. Uma pena.

Star 11/04/2022

Eu confesso... O lovecraft escreveu os melhores contos na minha opinião. Amei muuuuuito!! Simplesmente perfeito

Thayane Andrade 08/04/2022

Primeira vez que leio algo do Lovecraft e no geral gostei bastante, pretendo ler mais dele no futuro.
Apesar de esperar mais do conto O Chamado de Cthullu, achei bom. O conto do Reanimator foi interessante, já havia assistido o filme há uns anos atrás. Nas Montanhas da Loucura achei a história muito interessante, mas infelizmente a leitura é muito cansativa e repetitiva, achei longo demais. A Sombra Vinda do Tempo achei bom e até que prendeu a minha atenção, mesmo que em alguns momentos achei cansativo.
E essa edição é linda demais, adorei as ilustrações!

Brenner.Resende 29/03/2022

Bom, porém enjoativo
Como não é meu primeiro contato com o autor, muito do encantamento e deslumbramento que a mitologia cósmica de Lovecraft nos instiga não é possível ser alcançada com a mesma potência. Na verdade, esse reencontro serve apenas para deixar seus pontos fracos como autor em evidência. O uso excessivo de uma adjetivação que não diz nada, na tentativa de criar uma atmosfera de medo supremo, serve apenas para deixar a leitura cansativa após nos habituarmos com esta. Claro que Lovecraft tem seus méritos por conseguir criar uma mitologia própria tão profunda e coesa, mas a maneira como essa mitologia é explorada é sempre a mesma, a estrutura de roteiro é a mesma, os personagens são os mesmos, até os adjetivos são sempre os mesmos, de modo que se torna até difícil entender a qual raça cósmica de seres ancestrais ele se refere. Em resumo, Lovecraft é um autor criativo mas de capacidade literária reduzida.

Dree 24/03/2022

Poderia ser melhor
tipo bacana, mas poderia ser melhor, talvez por culpa de não estar habituado a leitura, tenha sido mais chato do que deveria