H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Bruno 03/10/2022

5 de 10
Como edição a nota é a máxima. Como coletânea de contos, nem tanto. Não contém os contos mais famosos, nem os apresenta em uma ordem cronológica ou algo do tipo. Mesmo assim, o autor de mundos oníricos nunca decepciona.

Rita 01/10/2022

Gostei da mitologia, dos monstros e toda a base criada aqui. Mas não gostei dos vários trechos preconceituosos e da maior parte da estrutura dos contos.

Não é o tipo de escrita que gosto de ler. Me deu sono.

Mas como meu interesse é conhecer a mitologia na base, foi ok.

Ótimos extras e bela edição da Darkside.

kaká 27/09/2022

Uma experiência.
Sendo Lovecraft um dos maiores nomes do terror, e eu com um interesse crescente pelo gênero, decidi ler esta obra.

Infelizmente, minha vontade de ler foi diminuindo com o passar do livro. Meu veredito sobre Lovecraft é: realmente, diálogos fazem muita diferença em textos. Em contos menores (como Dagon e O Cão de Caça) isso não me incomodou muito, mas a falta disso deixou textos maiores ainda mais maçantes (Nas Montanhas da Loucura e A Sombra Vinda Do Tempo são exemplos disso). A escrita dele também é bastante floreada: o que ao mesmo tempo que deixa parágrafos mais belos, também cansa.

Também não podemos esquecer do racismo explícito presente em sua obra: em Herbet West: Reanimator eu provavelmente li a coisa mais preconceituosa que já li e lerei em toda a minha ? segundo o próprio Lovecraft ? pequena, desprezível e miserável existência. Em outros contos, o racismo infelizmente também está presente.

Entretanto, gostei dessa visão do autor sobre como a existência humana é apenas mais um grão de areia na imensidão do espaço-tempo do universo.

Sobre a edição: ela é extremamente bonita e me agradou muito, entretanto, não recomendo ela para quem está conhecendo Lovecraft, já que é muito longa e detalhada. Ela é ótima para aqueles que já conhecem o autor e, para aqueles que querem conhecer, eu recomendaria edições menores e com menos contos.

No geral, creio que foi uma experiência que valeu a pena: por mais que em alguns momentos da leitura eu estivesse a ponto de desistir do livro, gostei de conhecer o trabalho do autor. Porém, não tenho vontade de ler outros textos dele ? pelo menos não agora.

Aggie 22/09/2022

Cara... É muito bom. Mas as vezes passava uma raiva que queria furar o livro na base do soco.

Terror clássico e pesado. Na medida certa.

Mawe 20/09/2022

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo."
Alguns dos contos de H. P. Lovecraft reunidos em diversos modos de nos mostrar o cósmico.

Eu senti dificuldade em ler, até porque foi escrito a um século atrás, com até menções racistas incluidas. Diferenciando a obra so autor, eu adorei alguns contos e me senti criativo após ler!
Indjeans 22/09/2022minha estante
Também tive que ignorar o contexto do autor pra ler a obra. Foi uma leitura densa até me acostumar com a escrita. Confesso que esperava algo diferente e um pouco mais de ação. Porém, gostei muito de alguns contos e os achei geniais de verdade.

Mawe 22/09/2022minha estante
Eu esperava a estranheza, e recebi de mãos abertas. KKKKKKKKK.

Biaah345 19/09/2022

Esplêndido
Esse livro é pra quem gosta de se aventurar em algo diferente e sombrio
Leiam vcs iram amar tanto, quanto eu amei ?

Corolla rebaixado 08/09/2022

Chato e interminável
Eu sou um grande fã de obras inspiradas pelo Lovecraft, por isso decidi ler esse livro. Por mais que ele tenha algumas ideias boas e alguns contos como Herbert west ou Dagon sejam interessantes, a maior parte do livro foi uma tortura sem fim. Uma escrita arrastada e histórias que tinham potencial para serem melhores

Ana 05/09/2022

Essa coletânea de contos do H.P é bastante completa, incluindo contos já bem conhecidos do público e outros nem tanto assim. Aqui temos, no exemplo dos mais conhecidos, os famosos Dagon, Ele, A música de Erich Zann, Os gatos de Ulthar, etc.
Dentre os menos conhecidos (ao menos para mim) podemos citar: Erros antigos, Polar, A transição de Juan Romero, Doce Ermengarde (que me surpreendeu, pois não parece ser o tipo de coisa que ele escreveria), etc.
Bem. Nem tudo são flores, confesso que essa edição está capenga mesmo, com erros tensos de revisão e dá para perceber em alguns momentos que a tradução está grotesca. Capricharam tanto na capa, mas... e no resto?
Fora isso, vi que os contos são geniais ao menos pelo que deu para entender, e nota-se que possuem a marca criativa do autor.
Os contos que mais gostei: Azathoth, que trata da existência do ''deus cego idiota'' que tem o nome do título. De acordo com a mitologia de Lovecraft, Azathoth fica no centro da existência, adormecido com um bando de incontáveis outros deuses exteriores que tocam música horrível e caótica e dançam ao redor dele. Essa música é tocada justamente para manter Azathoth dormindo, pois toda a existência não passa de um mero sonho do monstro cego. Se ele acordar, não haverá mais nem mundos nem deuses, e todos seriam o próprio Azathoth. Vejam só a genialidade do autor!
Outro que também curti: Os gatos de Ulthar, conto maravilhoso, uma homenagem a esses felinos também maravilhosos; Nyarlathotep, conto sobre o caos rastejante; A desgraça que veio para Sarnath, que fala de seres estranhos que voltam do limbo depois de terem sido expulsos por invasores de suas terras;
O templo, que me pareceu ser um conto sobre as origens de Atlântida ou algo do tipo; O pântano da lua, que fala sobre nativos de um local que tentam avisar o proprietário de um castelo sobre os perigos de se mexer no terreno, profanando-o; O festival, que é um folk horror sensacional, e outros. Na verdade eu gostei de quase todos os contos, com raras exceções, mas se eu falar de todos, não sobrará espaço aqui. Enfim, se você curte Lovecraft e horror cósmico, apenas leia sem medo.

casadelfos 03/09/2022

o livro é lindo, as artes e observações são perfeitas. um dos livros mais bonitos que tenho.
que o lovecraft era racista todo mundo já sabe, mas no momento que você se depara com uma frase racista, a vontade de ler vai de 80 pra 8. os contos são bons mas os maiores tu tem que ter paciência de mãe pra conseguir terminar, extremamente detalhado e com informações variadas sobre assuntos que tu nunca pensou na vida.
o suspense realmente não decepciona, essa parte sou obrigada a admitir, me fez suar frio em vários momentos.
bom.

Mateus.Silva 30/08/2022

Alguns contos muito bons...
Embora já conheça Lovecraft e seu terror cósmico de outras mídias, esse é o primeiro livro que leio com seus textos.

Ele desenvolve o clima de terror e insignificância humana muito bem (embora nem todos os contos sejam realmente assustadores).

O que me incomodou em mais de um conto foi a sua descrição detalhada e prolongada de cenário ou momentos que não levam a lugar algum e se tornam maçantes (o conto que mais me pegou nisso foi o "Nas montanhas da Loucura". Foi um sacrifício terminar de ler esse). A impressão que passou foi que ele realmente queria mostrar o quanto entendia de geologia (por exemplo no conto que citei).

Mas de forma geral. Achei a leitura muito produtiva e pretendo sim, ler mais contos do autor, afinal de contas, o mundo criado por ele continua sendo muito envolvente.

Maluzo 01/08/2022

? Medo Clássico
Alguns contos podem acabar sendo um pouco maçantes e lentos mas rendem uma boa história, os visuais nem preciso comentar, como sempre a Darkside faz o seu trabalho belíssimo.

?? Conto Favorito: Dagon

Loba Literária 27/07/2022

Uma boa coletânea, ainda que alguns contos sejam muito melhores do que outros. Meu primeiro contato com Lovecraft, gostei bastante.

Infelizmente, vários erros de gramática (a famosa crase) na edição.

Candido Neto 18/07/2022

Bobajada
Numa frase de dez palavras, quatro são adjetivos.
Para Lovecraft o único sentimento, pensamento ou necessidade humana é a curiosidade, ah, curiosidade acadêmica.
Coroa infantilizado elitista, misantropo e racista brincando com a ciência de seu tempo.

Morkalby 11/07/2022

Detalhista ao extremo.
Contos ricos em detalhes, é como se tu tivesse dentro do livro e vivendo a aventura junto com os personagens da história, da para sentir o arrepio do medo, e o cheiro das coisas! E apesar da escrita arcaica, não é muito difícil entender! Com certeza, o pai do horror...

dlucenad 10/07/2022

Um clássico
Lovecraft tem um estilo de escrita muito bom e algumas das histórias nesse livro conseguem ser bem aterrorizantes.