H.P. Lovecraft

H.P. Lovecraft H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft




Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition


376 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


A Leitora Compulsiva 29/11/2022

O universo te fez. Ele também pode te desfazer.
?Pois essa é a similaridade final ? Poe e Lovecraft são nossos dois gênios americanos da fantasia, comparáveis um com o outro, mas incomparavelmente superiores a todos que seguiram seu rastro.?

Preciso começar essa resenha com essas últimas palavras do editor do próprio livro porque é verdade.

Lembro que meu primeiro contato com um livro do Lovecraft foi lá em meados de 2016-17, em que propus uma leitura conjunta com um amigo do WhatsApp.

Nós começamos a ler Nas Montanhas da Loucura com aquela preguiça desinteressada pelo modo polido do Lovecraft escrever, mas me lembro muito bem que da metade do livro em diante, não parávamos de ler e teorizar o que poderia acontecer. E no final, ficamos escandalizados com a história.

Isso foi o suficiente pra eu me tornar uma grande fã do tio Craftinho; nunca na história da minha vida nenhum autor em particular me despertou tanta ansiedade lendo.

Depois de Nas Montanhas da Loucura, mergulhei em outros contos curtos dele que me deixaram igualmente chocada e tendo pesadelos horríveis. Talvez eu era sensível demais na época, vai saber. O ponto aqui é que ele conseguiu me marcar como eu não tinha sido marcada até o momento.

Agora, quase 5 anos depois, volto para ler um compilado completo do autor, a importância de cada uma dessas obras e a influência que o Lovecraft deu ao mundo, e eu só posso dizer uma coisa: foi uma jornada incrível. A forma como esse homem ajudou a moldar a literatura do terror, a forma como influenciou outros autores... Lovecraft realmente merece esse posto de mestre do terror assim como tantos outros da história literária.

Deixo de fora qualquer comentário sobre as partes racistas em suas obras. Gosto de pensar que 1900 era uma época de pessoas com mente fechada, e que se as pessoas daquela época tivessem nascido na nossa época atual, talvez teriam pensamentos melhores em relação a pessoas estrangeiras e diferentes deles. É óbvio que não apoio nenhum dos trechos claramente ofensivos que li, mas entendo que a época era dessa forma e não há nada que podemos fazer sobre isso. Lovecraft está morto. Da mesma forma, está suas crenças e valores.

E por último, gostaria de ressaltar que lendo esse compilado de histórias do Lovecraft reunidas pela Darkside, só me deu maior vontade ainda de mergulhar em outros contos que o mestre tenha feito. Esse horror abismal, essa insignificância humana diante do universo e a forma como Lovecraft nos faz lembrar que somos muito pequenos para o desconhecido lá fora... É simplesmente surreal e verdadeiro.

?São personagens que nos ajudam a lembrar da nossa condição, a olhar para o abismo e trazer à tona o medo primordial que nos garantiu a sobrevivência até aqui: o medo do desconhecido.?

Basicamente, o Tio Lovecraft nos bota em nosso lugar, apontando: "Tá vendo esse universo aí em cima que o sol e a lua atravessam todos os dias? Um dia, ele pode destruir a nós. Coisas sombrias e desconhecidas habitam os éons de escuridão sem fim que aguardam lá fora, apenas esperando o momento certo para intervir. Por isso, não pense nem por um segundo que você é superior a nada ou que está a salvo; ninguém está."

E ele nunca errou.

Obrigada, de verdade, Howard Phillips Lovecraft. A mensagem foi recebida com sucesso; eu nunca me deixarei esquecer.
Emerson Meira 29/11/2022minha estante
Ótima resenha! ?????


A Leitora Compulsiva 30/11/2022minha estante
Eu tentei meu melhor, eu juro :3 ??




Adriano.Fonseca 23/11/2022

Uma verdadeira viagem ao cósmico
Se você achar que é um mero livro de contos independentes, estará totalmente enganado, pois se trata de um compilado de histórias ligadas levemente em um universo coeso e criativo dos Mythos desse magnífico autor. Cada leitura te prende definitivamente, querendo explorar mais desse universo a cada conto seguinte, num fascínio pelo horror inominável criado pelo autor. Em um primeiro momento, a forma de escrita poderá lhe causar certa estranheza, devido ao uso de muitas palavras bem arcaicas, mas logo tu contextualiza e fica acostumado.
comentários(0)comente



Emanoel 17/11/2022

A pequenez do Ser Humano e o medo do desconhecido
Meu interesse em começar a ler Lovecraft, começou a partir do momento em que eu vi ramificações de sua obra - livros, jogos, histórias em quadrinhos, etc.

Depois da leitura, eu dei graças à qualquer ser cósmico (por mais que eles nos odeiem) por outros autores darem novos significados à obra de Howard Phillips Lovecraft; pois, dito isso, porque não é tudo que me agradou.

Claro que devemos reconhecer que a obra dele é responsável pela influência em diversas outras obras. Evil Dead (meu filme de horror preferido) e o famigerado livro Necronimicon, jamais estariam juntos se o escritor não o tivesse inventado.

Eu já tinha ouvido falar que o autor tinha crianças racistas, xenofobicas e anti-semitas. Realmente. Isso é presente em quase todos os seus contos - inclusive no famoso O Chamado de Cthulhu.

Talvez tudo isso seja porque ele viveu numa bolha durante parte de sua vida em Providência (Nova Inglaterra)? Provavelmente. Diz-se, também, que com o amadurecimento, Lovecraft teria abandonado essas crenças. Por essas e outras, a reinvenção de sua obra mostra-se vital.

Não foram todos os contos que me prenderam. Na verdade, Nas Montanhas da Loucura foi o conto que eu mais arrastei. Apesar de ser um pouco interessante, não deixa de ser cansativo.

O Chamado de Cthulhu, O Cão de Caça e ReAnimator são contos que me agradaram bastante e que, inclusive, viu tentar ler novamente!

No geral, a leitura vale. Só é preciso um pouco de paciência em alguns trechos.
comentários(0)comente



Gabriel.Paschoareli 12/11/2022

Não curti o H.p
Li todos os contos e curti uns dois no máximo, mediano talvez não seja minha pega mas foi bom tentar outros livros
comentários(0)comente



Eli 06/10/2022

Uma experiência diferente.
Alguns contos foram muito bacanas, em especial o "Herbert West: Reanimator", "O Cão de Caça" e "O Chamado de Cthulhu". Mas no geral, a leitura foi bem maçante, e alguns elementos bem repetitivos em alguns contos. Sem contar os comentários altamente racistas que me deixaram extremamente incomodado.
O que posso dizer é que foi uma experiência ok.
comentários(0)comente



Bruno 03/10/2022

5 de 10
Como edição a nota é a máxima. Como coletânea de contos, nem tanto. Não contém os contos mais famosos, nem os apresenta em uma ordem cronológica ou algo do tipo. Mesmo assim, o autor de mundos oníricos nunca decepciona.
comentários(0)comente



Rita 01/10/2022

Gostei da mitologia, dos monstros e toda a base criada aqui. Mas não gostei dos vários trechos preconceituosos e da maior parte da estrutura dos contos.

Não é o tipo de escrita que gosto de ler. Me deu sono.

Mas como meu interesse é conhecer a mitologia na base, foi ok.

Ótimos extras e bela edição da Darkside.
comentários(0)comente



kaká 27/09/2022

Uma experiência.
Sendo Lovecraft um dos maiores nomes do terror, e eu com um interesse crescente pelo gênero, decidi ler esta obra.

Infelizmente, minha vontade de ler foi diminuindo com o passar do livro. Meu veredito sobre Lovecraft é: realmente, diálogos fazem muita diferença em textos. Em contos menores (como Dagon e O Cão de Caça) isso não me incomodou muito, mas a falta disso deixou textos maiores ainda mais maçantes (Nas Montanhas da Loucura e A Sombra Vinda Do Tempo são exemplos disso). A escrita dele também é bastante floreada: o que ao mesmo tempo que deixa parágrafos mais belos, também cansa.

Também não podemos esquecer do racismo explícito presente em sua obra: em Herbet West: Reanimator eu provavelmente li a coisa mais preconceituosa que já li e lerei em toda a minha ? segundo o próprio Lovecraft ? pequena, desprezível e miserável existência. Em outros contos, o racismo infelizmente também está presente.

Entretanto, gostei dessa visão do autor sobre como a existência humana é apenas mais um grão de areia na imensidão do espaço-tempo do universo.

Sobre a edição: ela é extremamente bonita e me agradou muito, entretanto, não recomendo ela para quem está conhecendo Lovecraft, já que é muito longa e detalhada. Ela é ótima para aqueles que já conhecem o autor e, para aqueles que querem conhecer, eu recomendaria edições menores e com menos contos.

No geral, creio que foi uma experiência que valeu a pena: por mais que em alguns momentos da leitura eu estivesse a ponto de desistir do livro, gostei de conhecer o trabalho do autor. Porém, não tenho vontade de ler outros textos dele ? pelo menos não agora.
comentários(0)comente



Aggie 22/09/2022

Cara... É muito bom. Mas as vezes passava uma raiva que queria furar o livro na base do soco.

Terror clássico e pesado. Na medida certa.
comentários(0)comente



Mawe 20/09/2022

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo."
Alguns dos contos de H. P. Lovecraft reunidos em diversos modos de nos mostrar o cósmico.

Eu senti dificuldade em ler, até porque foi escrito a um século atrás, com até menções racistas incluidas. Diferenciando a obra so autor, eu adorei alguns contos e me senti criativo após ler!
Indjeans 22/09/2022minha estante
Também tive que ignorar o contexto do autor pra ler a obra. Foi uma leitura densa até me acostumar com a escrita. Confesso que esperava algo diferente e um pouco mais de ação. Porém, gostei muito de alguns contos e os achei geniais de verdade.


Mawe 22/09/2022minha estante
Eu esperava a estranheza, e recebi de mãos abertas. KKKKKKKKK.




Biaah345 19/09/2022

Esplêndido
Esse livro é pra quem gosta de se aventurar em algo diferente e sombrio
Leiam vcs iram amar tanto, quanto eu amei ?
comentários(0)comente



Corolla rebaixado 08/09/2022

Chato e interminável
Eu sou um grande fã de obras inspiradas pelo Lovecraft, por isso decidi ler esse livro. Por mais que ele tenha algumas ideias boas e alguns contos como Herbert west ou Dagon sejam interessantes, a maior parte do livro foi uma tortura sem fim. Uma escrita arrastada e histórias que tinham potencial para serem melhores
comentários(0)comente



Ana 05/09/2022

Essa coletânea de contos do H.P é bastante completa, incluindo contos já bem conhecidos do público e outros nem tanto assim. Aqui temos, no exemplo dos mais conhecidos, os famosos Dagon, Ele, A música de Erich Zann, Os gatos de Ulthar, etc.
Dentre os menos conhecidos (ao menos para mim) podemos citar: Erros antigos, Polar, A transição de Juan Romero, Doce Ermengarde (que me surpreendeu, pois não parece ser o tipo de coisa que ele escreveria), etc.
Bem. Nem tudo são flores, confesso que essa edição está capenga mesmo, com erros tensos de revisão e dá para perceber em alguns momentos que a tradução está grotesca. Capricharam tanto na capa, mas... e no resto?
Fora isso, vi que os contos são geniais ao menos pelo que deu para entender, e nota-se que possuem a marca criativa do autor.
Os contos que mais gostei: Azathoth, que trata da existência do ''deus cego idiota'' que tem o nome do título. De acordo com a mitologia de Lovecraft, Azathoth fica no centro da existência, adormecido com um bando de incontáveis outros deuses exteriores que tocam música horrível e caótica e dançam ao redor dele. Essa música é tocada justamente para manter Azathoth dormindo, pois toda a existência não passa de um mero sonho do monstro cego. Se ele acordar, não haverá mais nem mundos nem deuses, e todos seriam o próprio Azathoth. Vejam só a genialidade do autor!
Outro que também curti: Os gatos de Ulthar, conto maravilhoso, uma homenagem a esses felinos também maravilhosos; Nyarlathotep, conto sobre o caos rastejante; A desgraça que veio para Sarnath, que fala de seres estranhos que voltam do limbo depois de terem sido expulsos por invasores de suas terras;
O templo, que me pareceu ser um conto sobre as origens de Atlântida ou algo do tipo; O pântano da lua, que fala sobre nativos de um local que tentam avisar o proprietário de um castelo sobre os perigos de se mexer no terreno, profanando-o; O festival, que é um folk horror sensacional, e outros. Na verdade eu gostei de quase todos os contos, com raras exceções, mas se eu falar de todos, não sobrará espaço aqui. Enfim, se você curte Lovecraft e horror cósmico, apenas leia sem medo.

comentários(0)comente



casadelfos 03/09/2022

o livro é lindo, as artes e observações são perfeitas. um dos livros mais bonitos que tenho.
que o lovecraft era racista todo mundo já sabe, mas no momento que você se depara com uma frase racista, a vontade de ler vai de 80 pra 8. os contos são bons mas os maiores tu tem que ter paciência de mãe pra conseguir terminar, extremamente detalhado e com informações variadas sobre assuntos que tu nunca pensou na vida.
o suspense realmente não decepciona, essa parte sou obrigada a admitir, me fez suar frio em vários momentos.
bom.
comentários(0)comente



Mateus.Silva 30/08/2022

Alguns contos muito bons...
Embora já conheça Lovecraft e seu terror cósmico de outras mídias, esse é o primeiro livro que leio com seus textos.

Ele desenvolve o clima de terror e insignificância humana muito bem (embora nem todos os contos sejam realmente assustadores).

O que me incomodou em mais de um conto foi a sua descrição detalhada e prolongada de cenário ou momentos que não levam a lugar algum e se tornam maçantes (o conto que mais me pegou nisso foi o "Nas montanhas da Loucura". Foi um sacrifício terminar de ler esse). A impressão que passou foi que ele realmente queria mostrar o quanto entendia de geologia (por exemplo no conto que citei).

Mas de forma geral. Achei a leitura muito produtiva e pretendo sim, ler mais contos do autor, afinal de contas, o mundo criado por ele continua sendo muito envolvente.
comentários(0)comente



376 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |