H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Jhow 20/01/2023

Muito bom!
Um compilado de contos que de forma excepcional trazem a essência e a genialidade do autor.
Uma escrita bem poética, com muita adjetivação e altamente descritiva, os contos demonstram a indiferença do universo perante nossas vidas, além de mostrar a fragilidade da mente humana para assimilar coisas além de seu espectro de conforto e compreensão.
Dos nove contos, apenas dois achei fracos em comparação ao demais, sendo eles O Depoimento de Randolph Carter e A História do Necronomicon (este por ser muito curto e apenas uma clarificação cronológica).
Para os entusiastas e adoradores do tema, vale muito a pena conhecer esse pioneiro.

Alex 18/01/2023

Boa coletânea
O horror cósmico da obra do autor, os protagonistas que caem em desgraça e loucura após se deparar com o desconhecido: criaturas monstruosas, ângulos impossíveis e resquícios de outras eras, tudo isso cria uma atmosfera incrível.

A obra reúne contos de diferentes fases da escrita do autor, indo de contos curtos como "A cidade sem nome" e outros grandes como "Nas montanhas da loucura".

Pessoalmente adoro os contos "Dagon", "O Depoimento de Randolph Carter" e "A Sombra Vinda do Tempo". Também contém o famossísimo "O Chamado de Cthulhu".

Especie.estranha 03/01/2023

A mente desse cara é assustadora. Cada monstro, cada história é assustadoramente tenebrosa. O horror do desconhecido com certeza é o maior dos terror.

Vanessa.Rafaela 31/12/2022

H.P Lovecraft Vol.1
Comecei sem muitas expectativas, já havia lido algumas histórias do Poe e resolvi dar uma chance a Lovecraft.
As histórias possuem um plano de fundo bastantes interessante, vários mitos e lendas, tudo bem escrito. Eu particularmente não tenho costume de ler esse tipo de livro, então peguei minha mente várias vezes vagueando e tinha que voltar para reler o parágrafo.
O livro possui uma escrita mais, digamos, "diferente", mais "antiga" o que dificultou no foco, por mais que eu estivesse interessada na história não conseguia ler várias páginas de uma vez, sempre tinha que parar para fazer outra coisa antes de voltar a ler, pois sempre pegava minha mente começando a ficar entediada e cansada, então tinha que parar para que eu pudesse tomar o foco.
Li especialmente pelo conto de cthulhu, sempre ouvi o nome em várias lugares diferentes e achei bem interessante.
Pra quem não tem o costume com o gênero, como eu, sugiro ler com calma, pausando depois de algumas páginas, e lendo quando tiver vontade, forçar a leitura só vai fazer com que fique mais chato e monótono podendo levar ao abandono da leitura.
Mas de qualquer forma, deixo minha recomendação.

Thalles 31/12/2022

Grandes clássicos da literatura mundial, serviram de base para muita coisa que veio depois; horror, terror, sci-fi. Vários contos incríveis nessa coletânea.

bborges 28/12/2022

Pois então
Preciso dizer que li esse livro em dois anos, porque sinceramente odiei a experiência. Não querendo comparar, mas prefiro mil vezes Poe.
Beijos

Ordis 13/12/2022

Razoável.
Foi minha primeira leitura, à princípio não foi maçante, talvez por ter acabado de entrar no mundo dos livros, a maioria dos contos tem algo que me incomodou mas ao mesmo tempo gostei, Lovecraft faz questão de deixar um "corte seco" no fim do conto, mas não antes de jogar em nossa cara que somos insignificantes perante os possíveis horrores cósmicos, assim como um grão de areia ante o deserto.

Não posso deixar de citar os preconceitos do autor em alguns contos, como em "Herbert West Reanimator", o meu conto favorito, porém teria sido MUITO melhor se não houvesse uma passagem claramente racista e desnecessária no conto.

A escrita de H.P Lovecraft pode ser muito cansativa de ser acompanhada em alguns contos, senti esse impacto na novela "Nas Montanhas da Loucura", é extremamente detalhista e demorado, o que não o torna ruim, apenas cansativo.

Lovecraft resumiu muito bem a mensagem que passa através de seus contos no começo de "O Chamado de Cthulhu":

"A coisa mais misericórdia do mundo, penso eu, é a inabilidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo. Vivemos numa ilha plácida de ignorância em meio a mares negros de infinitude e não somos destinados a ir muito longe."
Marcus 19/01/2023minha estante
Bem zuado isso do racismo e preconceito que está presente em vários contos dele. Porém tbm acho importante não alterar a forma com que foi escrita por mais que seja errada até vejo isso como uma oportunidade de aguçar o senso crítico do leitor. A darkside colocou notas de esclarecimento muito boa quanto isso nos dando oq se esperar nesse sentido.

Joao.Gabriel 12/12/2022

Chato chato chato
Cara deixei de ler 3 dos contos, não estava entendendo nada. Acabei finalizando o livro com o último conto msm e já era e sem falar de mts frases racistas q plmds.

Aline.menck 10/12/2022

Sempre tive curiosidade um ler algo de Lovecraft, este foi o meu primeiro contato com a sua obra posso dizer que gostei muito, não vejo a horade ler mais textos desse autor.
Marcus 19/01/2023minha estante
Digo o mesmo ??! Muito bommmm

Lustoza 10/12/2022

H.P lovecraft livro 1
O livro é bom, contém alguns contos de lovecraft, alguns deles que por terem sido publicados na época em edições de jornais separadamente, ficam com algumas partes repetitivas, como se fosse aquele ( anteriormente em ...) que vemos em séries. A leitura foi boa porém EU achei muito descritiva e rebuscada em algumas partes. Mas recomendo a leitura. Ler clássicos é sempre bom.

A Leitora Compulsiva 29/11/2022

O universo te fez. Ele também pode te desfazer.
?Pois essa é a similaridade final ? Poe e Lovecraft são nossos dois gênios americanos da fantasia, comparáveis um com o outro, mas incomparavelmente superiores a todos que seguiram seu rastro.?

Preciso começar essa resenha com essas últimas palavras do editor do próprio livro porque é verdade.

Lembro que meu primeiro contato com um livro do Lovecraft foi lá em meados de 2016-17, em que propus uma leitura conjunta com um amigo do WhatsApp.

Nós começamos a ler Nas Montanhas da Loucura com aquela preguiça desinteressada pelo modo polido do Lovecraft escrever, mas me lembro muito bem que da metade do livro em diante, não parávamos de ler e teorizar o que poderia acontecer. E no final, ficamos escandalizados com a história.

Isso foi o suficiente pra eu me tornar uma grande fã do tio Craftinho; nunca na história da minha vida nenhum autor em particular me despertou tanta ansiedade lendo.

Depois de Nas Montanhas da Loucura, mergulhei em outros contos curtos dele que me deixaram igualmente chocada e tendo pesadelos horríveis. Talvez eu era sensível demais na época, vai saber. O ponto aqui é que ele conseguiu me marcar como eu não tinha sido marcada até o momento.

Agora, quase 5 anos depois, volto para ler um compilado completo do autor, a importância de cada uma dessas obras e a influência que o Lovecraft deu ao mundo, e eu só posso dizer uma coisa: foi uma jornada incrível. A forma como esse homem ajudou a moldar a literatura do terror, a forma como influenciou outros autores... Lovecraft realmente merece esse posto de mestre do terror assim como tantos outros da história literária.

Deixo de fora qualquer comentário sobre as partes racistas em suas obras. Gosto de pensar que 1900 era uma época de pessoas com mente fechada, e que se as pessoas daquela época tivessem nascido na nossa época atual, talvez teriam pensamentos melhores em relação a pessoas estrangeiras e diferentes deles. É óbvio que não apoio nenhum dos trechos claramente ofensivos que li, mas entendo que a época era dessa forma e não há nada que podemos fazer sobre isso. Lovecraft está morto. Da mesma forma, está suas crenças e valores.

E por último, gostaria de ressaltar que lendo esse compilado de histórias do Lovecraft reunidas pela Darkside, só me deu maior vontade ainda de mergulhar em outros contos que o mestre tenha feito. Esse horror abismal, essa insignificância humana diante do universo e a forma como Lovecraft nos faz lembrar que somos muito pequenos para o desconhecido lá fora... É simplesmente surreal e verdadeiro.

?São personagens que nos ajudam a lembrar da nossa condição, a olhar para o abismo e trazer à tona o medo primordial que nos garantiu a sobrevivência até aqui: o medo do desconhecido.?

Basicamente, o Tio Lovecraft nos bota em nosso lugar, apontando: "Tá vendo esse universo aí em cima que o sol e a lua atravessam todos os dias? Um dia, ele pode destruir a nós. Coisas sombrias e desconhecidas habitam os éons de escuridão sem fim que aguardam lá fora, apenas esperando o momento certo para intervir. Por isso, não pense nem por um segundo que você é superior a nada ou que está a salvo; ninguém está."

E ele nunca errou.

Obrigada, de verdade, Howard Phillips Lovecraft. A mensagem foi recebida com sucesso; eu nunca me deixarei esquecer.
Emerson Meira 29/11/2022minha estante
Ótima resenha! ?????

A Leitora Compulsiva 30/11/2022minha estante
Eu tentei meu melhor, eu juro :3 ??

Adriano.Fonseca 23/11/2022

Uma verdadeira viagem ao cósmico
Se você achar que é um mero livro de contos independentes, estará totalmente enganado, pois se trata de um compilado de histórias ligadas levemente em um universo coeso e criativo dos Mythos desse magnífico autor. Cada leitura te prende definitivamente, querendo explorar mais desse universo a cada conto seguinte, num fascínio pelo horror inominável criado pelo autor. Em um primeiro momento, a forma de escrita poderá lhe causar certa estranheza, devido ao uso de muitas palavras bem arcaicas, mas logo tu contextualiza e fica acostumado.

Emanoel 17/11/2022

A pequenez do Ser Humano e o medo do desconhecido
Meu interesse em começar a ler Lovecraft, começou a partir do momento em que eu vi ramificações de sua obra - livros, jogos, histórias em quadrinhos, etc.

Depois da leitura, eu dei graças à qualquer ser cósmico (por mais que eles nos odeiem) por outros autores darem novos significados à obra de Howard Phillips Lovecraft; pois, dito isso, porque não é tudo que me agradou.

Claro que devemos reconhecer que a obra dele é responsável pela influência em diversas outras obras. Evil Dead (meu filme de horror preferido) e o famigerado livro Necronimicon, jamais estariam juntos se o escritor não o tivesse inventado.

Eu já tinha ouvido falar que o autor tinha crianças racistas, xenofobicas e anti-semitas. Realmente. Isso é presente em quase todos os seus contos - inclusive no famoso O Chamado de Cthulhu.

Talvez tudo isso seja porque ele viveu numa bolha durante parte de sua vida em Providência (Nova Inglaterra)? Provavelmente. Diz-se, também, que com o amadurecimento, Lovecraft teria abandonado essas crenças. Por essas e outras, a reinvenção de sua obra mostra-se vital.

Não foram todos os contos que me prenderam. Na verdade, Nas Montanhas da Loucura foi o conto que eu mais arrastei. Apesar de ser um pouco interessante, não deixa de ser cansativo.

O Chamado de Cthulhu, O Cão de Caça e ReAnimator são contos que me agradaram bastante e que, inclusive, viu tentar ler novamente!

No geral, a leitura vale. Só é preciso um pouco de paciência em alguns trechos.

Gabriel.Paschoareli 12/11/2022

Não curti o H.p
Li todos os contos e curti uns dois no máximo, mediano talvez não seja minha pega mas foi bom tentar outros livros

Eli 06/10/2022

Uma experiência diferente.
Alguns contos foram muito bacanas, em especial o "Herbert West: Reanimator", "O Cão de Caça" e "O Chamado de Cthulhu". Mas no geral, a leitura foi bem maçante, e alguns elementos bem repetitivos em alguns contos. Sem contar os comentários altamente racistas que me deixaram extremamente incomodado.
O que posso dizer é que foi uma experiência ok.