H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Rapha 25/03/2023

O tempo da vida do homem não é nada comparada com a idade das estrelas.
Lendo H.P. Lovecraft, você sente uma bipolaridade de sentimentos; você o odeia por usar palavras rebuscadas e estar sempre sendo repetitivo nos jargões e conceitos; muito sinônimos para descrever um sentimento, "inominável", "íons atrás"; dar vontade de dizer "pô Lovecraft, eu já sei que a parada é antiga, não precisa ficar toda hora repetindo isso"; mas você também o ama por nos revelar a verdade por trás do véu que chamamos de "realidade", nós mostrar o quanto somos pequenos perante o universo e que com certeza existem coisas que nosso limitado intelecto humano não consegue processar; até hoje ninguém sabe como se fala "CTHULHU".
Ler esses contos e adentrar em um mundo que está além das quatro dimensões que conhecemos, é mergulhar em águas complexas de um homem que quando escreveu essas histórias estava além de seu tempo, um homem que influenciou o mundo e a maiorias das manifestações de cultura e arte que vieram depois dele. Mas que é muito difícil de ler.
Caroline Gonçalves 03/11/2023minha estante
Menino, tu descreveu exatamente o que eu sinto quando leio ele. Só a parte do escrita rebuscada que não concordo muito,mas vai de cada um achar isso haha eu entendo ser uma escrita simples até,de fácil compreensão, porém, por ele ser detalhista demais,pode ser que isso afaste muitos leitores. Eu gosto até,mas sinto que tem muita coisa repetitiva mesmo. Mas gosto dos contos dele.

theus26 10/03/2023

Um segundo contato com a origem do horror cósmico.
Esse foi meu segundo contato lendo algo de terror cósmico e todas as expectativas, que foram criadas por mil e umas referências da cultura pop feitas à essas histórias, foram atendidas com sucesso. Os contos curtos, que foram maioria, são rápidos de se ler e criam uma tensão real, foram os mais dinâmicos de se ler, eu podia ler três vezes seguidas e ainda não acharia eles enjoativos. Os contos longos por sua vez, tinham uma exploração de universo e contexto, além de descrições perfeitas, mas tinham o fator do tamanho contra, em certos momentos eu sentia estar lendo a mesma coisa em parágrafos diferentes e eles nunca acabavam de se repitir, mas ainda assim são contos incríveis que tem um brilho e mistério essenciais para qualquer história de terror. Sobre o autor dos contos, sofreu foi pouco.

Fernanda G 08/03/2023

Não consigo nem escrever uma resenha decente. Minha nota é apenas pelos contos "Herbert West: Reanimator" e "A sombra vinda do tempo", que foram os únicos contos que não me deixaram em total desespero e horror por estar me maltratando a ponto de me fazer ler esse livro insuportável. Foram éons de coisas indescritíveis e inimagináveis seguidas de duzentos adjetivos inúteis que colaboraram para que eu terminasse a leitura em incríveis dois anos e meio.
Perdida_nas_Estrelas 20/03/2023minha estante
Descreveu tudo em poucas linhas haha ??

Perdida_nas_Estrelas 01/03/2023

Enfim, terminado!
Gente, eu entendo o que as estórias do Lovecraft influenciaram praticamente tudo do horror que vemos hoje, muuuita coisa tem suas referências, a atmosfera cósmica, o inominável e afins, mas pqp os contos longos tem muitas passagens desnecessárias, me pareceu que o autor tinha acabado de aprender sobre geologia e queria mostrar isso dentro de seus contos, sem falar naquela expectativa que a gente vai gerando pra não vir nada no fim; já os contos curtos tem o problema oposto: quando vai ficar bom, acaba!
Minha experiência não foi boa, viu?! Foi ok, acho que vale muito a pena conhecer por ser clássico e até vou me arriscar a ler o segundo volume algum dia, mas não me agrada, é melhor ver os filmes que foram inspirados no contos, são fantásticos!
Eu li a edição da Darkside Books, a qual dizem que a tradução é mais "moderninha", pois imagine se não fosse?! Eu teria dormido 10x mais lendo isso, e olha que dormi muuuuito.

RACISMO: o autor é muito racista e muito xenofóbico, dá nojo. Talvez isso tenha piorado minha experiência mas tenho certeza que o tédio seria o mesmo.

Por fim, eu dei nota 3/5 por ser um precursor de tantos subgêneros do horror e de muita coisa da cultura pop. Vale a experiência de saber quem foi e como escrevia o tal do H. P. Lovecraft.

P.s.: a edição da Darkside é lindíssima e vale obter pra enfeitar a estante, foi muito caprichada

Rahel0 26/02/2023

Criatividade
Essa é a palavra que acredito definir melhor Lovecraft. Os seres que ele imaginou, os mundos criados por ele são absolutamente fantásticos. Foi a primeira vez que vi/li algo dele e gostei muito. Estranhei um pouco de início, porque não tenho costume de ler livros desse gênero, mas rapidamente me adaptei e peguei gosto pela leitura. O único conto que odiei com todas as forças foi Nas Montanhas da Loucura. Essa edição Darkside é impecável na estética, muito linda, no entanto achei o conteúdo extra bem fraco/chato. Meu ranking dos contos (do melhor ao pior, na minha opinião):

1 - Herbert West: Reanimator
6 - O Cão de Caça
7 - Dagon
8 - Nas Montanhas da Loucura

Oranian.Anjos 26/02/2023

Resenha de um universitário da miskatonik
Tem contos bons, mas alguns você quase dorme com as descrições de "obras ciclopicas", mas vale a pena se curte o gênero.

SandyOlii 26/02/2023

Sem palavras!
H. P. Lovecraft, é, obviamente, um genio do terror. Me entristece saber que seus conto só ficaram conhecido como são hoje depois de sua morte.
Guilherme 26/02/2023minha estante
Lovecraft é um ótimo escritor (quando deixamos de lado as polêmicas), mas acho ele um pouco repetitivo.

Mateus 25/02/2023

Terror cósmico, racismo e mais
Falar de Lovecraft é pisar em ovos, são tantas coisas que norteiam o autor que dificilmente é possível fazer a separação obra/autor, diria que no caso é até sem sentido, ao meu ver (e de muitos) os monstros de Lovecraft são constructos dos seus próprios preconceitos e da mente perturbada do autor que era constantemente assolada pela sua genialidade e por seus pesadelos.

Dito isso vou me privar somente as histórias em si, mesmo tendo consciência de tudo do que já disse.

Poucas coisas me dão medo como a insignificância do homem diante do universo, tema principal do Terror cósmico, onde a figura humana é retratada como um grão de areia diante da imensidão do universo e além, misturando a crença em seres atemporais e divagações científicas sobre o papel da humanidade.

E Lovecraft fez isso com maestria, não é um livro para estômagos fracos, esteja ciente de que vai estar entrando num terreno construído para despertar o mais visceral e primitivo dentro de você. E claro, botar em cheque suas crenças.

Lucca33 24/02/2023

Achei todos os contos muito legais e até interessantes de ler, alguns demoram pra te prender ali mas até que valem a pena.
Agora um conto que me deixou realmente PUTO foi o ?Nas montanhas da loucura? o único do livro que não consegui terminar por motivos de: TODA PÁGINA PARECE A MESMA!
Tem algumas partes do conto que se você pulasse 10/15 paginas, não ia fazer a menor diferença ou iria agregar algo na história.
Realmente parecia que quem estava ?Nas montanhas da loucura? era eu.
Rahel0 25/02/2023minha estante
SIIIIM MDS que conto insuportável. Fiz histórico dele de leitura recentemente. Que ódio que eu fiquei. Assumo que pulei umas 3 ou 4 páginas, que claramente não fizeram diferença nenhuma. Muita informação inútil como latitude e altitude tal, coisas que eram desnecessárias pra narrativa. Extremamente cansativo. Terminei ele há alguns dias já e estou em A Sombra Vinda do Tempo, que por sinal está sendo um puta conto bom, em comparação com o anterior que era essa bomba das Montanhas da Loucura

belagrc 22/02/2023

Achei um ótimo livro, a leitura pode se tornar pesada dependendo do seu costume, mas, por se tratar de diversos contos (de um mesmo autor) não tem pressão pra acabar, eu gostei bastante justamente por ser bem interessante. Super recomendo!!

Jóia 07/02/2023

Rei do horror cósmico
Estes livro é o primeiro que leio que possui contos de horror e devo dizer que foi uma ótima escolha. Me apaixonei pelo livro tendo contos incríveis como as montanhas da loucura e o clássico o chamado de cthulhu, além de mostrarum pouco sobre o autor e sua influência na cultura pop e em outros autores. Recomendo muito esse livro

Vitor_book 03/02/2023

Terror Cósmico - HP. Lovecraft
Criador do gênero de Terror: "Terror Cósmico", Lovecraft é aclamado como uns dos maiores escritores desse estilo, abordando contos que despertam o maior medo do ser humano: "o medo do desconhecido", podemos perceber diversas referências de suas criaturas na cultura atual, desde filmes, séries, desenhos etc.

Mais uma edição da darkside, esta com um adicional de um aplicativo que podemos baixar, que gera uma animação quando apontada a câmera para a capa do livro, um diferencial bobo, mas divertido de se fazer ao menos alguma vez. Fora isso a qualidade excelente, além de algumas lindas artes feitas antes do início das histórias.

Vitor_book 03/02/2023

Terror Cósmico - HP. Lovecraft

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 28/01/2023

Pequena resenha de O Chamado de Cthullu
No conto "O Chamado de Cthullu", um jovem herdeiro investiga um secreto culto a uma besta demoníaca. As circunstâncias lhe causam incredulidade, impregnando de terror e loucura sua debil mente diante dos segredos guardados pelo culto à Cthullu, este, uma entidade cósmica morta a éons esperando ser revivida para reestabelecer seu reinado sobre a terra e cuja presença ainda é lembrada em susurros profanos e sonhos delirantes ignorados pela incauta civilização.

Dessa maneira, a narrativa de Lovecraft apresenta uma estupenda alusão ao medo humano do desconhecido. Os segredos das estrelas, do passado, e da morte incomodam os sentidos humanos e os rendem ao reconhecimento de sua própria pequenez diante do cosmos incognoscível.

BJekyll0 26/01/2023

Éons
Eu realmente fiquei saturada de tanto ler essa palavra.

Lovecraft e o universo não é desconhecido, mesmo para quem nunca leu, é um autor de grande visibilidade que se inseriu de forma única na cultura popular. Seus contos fantásticos de terror serviram como inspiração não só para cultos deturpados, músicas e claro, os meus favoritos, jogos.
Inclusive um dos meus jogos favoritos - Bloodborne - é todo inspirado na estética de Lovecraft.

A Darkside como sempre surpreende nos quesitos editoriais. A obra é belíssima. As ilustrações são sublimes, não gostei muito do final do livro que tentou de forma superficial falar do necronomicon e criar um paralelo entre o Lovecraft e o Poe. Mas é uma bela obra.
Vale destacar que dos contos presentes neste volume meu top 3:
1. O chamado de Cthulhu (sou clichê)
2. Nas montanhas da Loucura (amo pinguins)
3. A cidade sem nome