H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Larissa.@estantedalari22 17/05/2023

Gostei!
??NÃO TEMA O DESCONHECIDO!

? ?Não está morto aquele que jaz na escuridão.?

H.P LOVECRAFT trás uma coletânea de contos aterrorizantes que irão nos render um misto de sentimentos, e nos fazer questionar se o sobrenatural é ou não real.

E eu pude ter o prazer de ouvir "As Treze Lendas dos Mythos de Cthulhu" em uma produção sensacional feita pelo @tocalivros, com duração de 7h51min, narrado por Alexandre Mercki, Fernando Victorino, Leo Raoni e Thiago Ubaldo.

Neste áudiolivro somos apresentados a uma coletânea onde reúne as principais histórias relacionadas a entidade cósmica criada por H.P. Lovecraft em 1928, que aparece inicialmente no conto "O Chamado de Cthulhu", que é nada mais nada menos do que uma entidade enorme, meio humana meio dragão e polvo, que provoca muito medo em quem se aproxima.

As histórias presentes são muito interessantes e desperta muita curiosidade ao decorrer da leitura, apesar de alguns contos serem arrastadas e um pouco perdidos, eu gostei muito no geral da coletânea. Para quem ama esse gênero e curte um bom mistério e terror vai amar.

E não posso deixar de elogiar toda a produção da TocaLivros que como sempre está impecável, desde a narração viva e empolgante, como todos os efeitos sonoros que dão um ar incrível às histórias contadas.

?Gostou ? Acesse o site ou baixe o aplicativo para conhecer o acervo maravilhoso do TocaLivros, conheça os planos, assine e boa leitura!

?Eai já leram algo do autor ? Gostam de clássicos do terror ? Vamos conversar!

Tiago 11/05/2023

Universo fantástico, mas tenho minhas ressalvas
Os contos começam muito bem, Dagon, A cidade sem nome, foi em uma sentada só, muito boa as leituras fluidas, Herbert West reanimator é um dos meus preferidos ver toda aquela história de dissecação e a ambientação pesada que o autor insere nos contextos deixa essa história assustadoramente interessante mesmo tendo um assunto tão bizarro, enfim muito boa a leitura.
Minha ressalva vai para o conto Nas montanhas da loucura, cara aqui me pegou no contra pé, o conto se arrasta, é redundante ele descreve inúmeras vezes a mesma coisa e o problema aqui que ele nao descreve nada com sua escrita, o final do conto é o que salva porque ele deixa de lado tudo que falei ai e segue o barco e coloca a história para funcionar de novo, esse conto pra mim quase me fez parar de ler o livro de tanto que a qualidade caiu, porem o resto do livro segue muito bem elaborado e com qualidade, os extras da Darkside é um exemplo de editora. Essa é minha opinião sobre H.P Lovecraft.

Adryan.Reginaldo 07/05/2023

"Não está morto aquele que jaz na escuridão." H.P LOVECRAFT é simplesmente meu autor favorito, Sim o cara era Racista é até xenofobico eu sei, entretanto é inegável que suas obras são recheadas de detalhes minuciosos é de um fascínio indescritível pelo inimaginável e pelo Imcomprensivel, é não... minhas palavras nunca, jamais poderão descrever esta lenda literária.

@unirversoecafe 07/05/2023

Embora eu tenha gostado da escrita de Lovecraft, (dois contos me chamaram muito a atenção) achei bem repetitivo. Sempre são contos no cemitério e em escavações. Pelo menos neste livro, não encontrei uma ampla variação nas histórias. Mas reconheço o sucesso literário do autor.

Naldo.Vieira 06/05/2023

Lovecraft
Bom, esse livro é um misto de sentimentos, vai do bom ao ruim num estalar de dedos. A maioria dos contos são sensacionais, dois ali meio que se perde. Detalhe que lovecraft não sabe descrever um ambiente, que na minha opinião alguns contos isso pesou negativamente.
As curiosidades no fim foram interessantes, as histórias feitas a mão. Outra coisa positiva que a darkside colocou os contos em ordem de publicação, assim quando tem menção a outra história a gente já sabe onde foi. Dei 4,5 só pelos dois contos no final que foram muito enfadonhos, Nas Montanhas da Loucura podia ter parado no fim da história contada, tinha ficado sensacional, não precisava daquela parte mirabolante, e a outra A Sombra vinda do Tempo foi queda livre de nada a ver. Os demais são muito bons.

brunaentrelivros 04/05/2023

Não é muito minha praia, mas é interessante
A coletânea de contos "Medo Clássico vol. 1" nos apresenta a algumas das obras mais famosas de H.P. Lovecraft, onde todas as histórias lidam com o medo do desconhecido e a frequente sensação de não sermos os únicos seres conscientes nesse vasto universo. Esse foi um dos principais motivos que me trouxeram para essa leitura. Nunca fui muito chegada em livros de horror ou coisas com um teor mais "assustador", mas acabei me surpreendendo que nesse primeiro contato minha atenção fosse capturada tão rápido.

Devo admitir que consigo compreender como o autor ganhou tanta repercussão e inspira tantas obras na cultura pop até hoje, apesar do seu histórico. A criatividade de Lovecraft é admirável, assim como sua capacidade de descrever criaturas tão inimagináveis e universos inteiros de forma tão convincente.

Alguns contos prenderam minha atenção e foram lidos tão rapidamente que eu nem senti, como o meu favorito "A Cidade Sem Nome". Outros como "Nas Montanhas da Loucura" me deixaram curiosa para saber mais sobre aquele universo em particular, mas não desceram tão facilmente pela extensa repetição dos mesmos elementos narrativos.

Sua escrita completamente descritiva e adjetivada, que inicialmente me chamou atenção, se tornou um pouco cansativa do meio pro final da obra. O que somado as características gritantes de racismo e diversos preconceitos ao decorrer do livro, me fizeram perceber que não leria muito mais do autor apesar de não desgostar da sua obra.

laosmy 30/04/2023

Ler ou não ler, eis a questão
Quando eu assisti uns vídeos que abordavam sobre o horror cósmico e toda sua imersão, eu logo me interessei na proposta e fiquei curiosa com os contos de H.p lovecraft. Um horror com monstros "clássicos" mas extremamente profundos, integrados numa narrativa psicológica, na qual o leitor e os personagens "vitimas" se igualam (?). O leitor não tem a capacidade de contestar se as aberrações são reais ou não, visto sua característica de representar muito bem os medos humanos e suas alucinações da própria realidade, visto a imensidão do universo e do cosmos e a medíocre existência humana. Trata-se de uma ideia que sugere que deuses, aberrações divinas de outra proporção, nos monitoram e nos perseguem sem termos a consciência disso. Acidentalmente, porém, inúmeras vítimas (os protagonistas de lovecraft) acabam, de alguma forma, entrando nesse "universo paralelo" ou tendo contato com essa imensidão. São muitas ideias que até hoje são exploradas na cultura pop moderna.

Indo a fundo, eu descobri, na realidade, um passado extremamente deturpado e problemático, afinal esse autor possuía mentalidades racista, misogina e antissemita.
Confesso que em primeira instância eu fiquei receosa em ler suas obras e contribuir financeiramente, então, fugindo de uma reflexão ética moralista, peguei emprestado de um amigo meu.

Eu acho que cada pessoa deve ter sua própria experiência e interpretação com H.p lovecraft, obviamente consciente e ligado à tudo, pois o impacto causado pelas suas obras é diretamente relacionado à visão do mundo da pessoa e sua sensibilidade. O cara escreve bem, prende o leitor numa narrativa inquietante e cada vez mais obscura. Vale lembrar, porém, dos inúmeros comentários preconceituosos e ofensivos que o autor traz principalmente em outras obras, como em o horror em red hook (uma metáfora, analogia a seu pensamento xenofóbico). Esse tipo de pensamento não pode ser ignorado ou esquecido, pois o autor sim é esse nível de "f.d.p".

A real é que todos somos livres para fazermos o que quiser (até onde a lei e a moral vão, ao menos), mas cabe ao leitor, caso queria se aventurar nesse universo criativo, ter uma conscientização prévia e uma criticidade boa para se envolver com H.p lovecraft (assim como Monteiro de Lobato, no brasil)

Ah sim, não é a toa que o mito de cthulhu ganhou tanta repercussão, a história realmente fica na cabeça.

Luis0501 17/04/2023

De Volta ao Medo Clássico
Faz muito tempo desde que li Lovecraft pela última vez. Foi gostoso relembrar de alguns bons contos. Mas a experiência não foi tão boa quanto eu esperava (por isso a nota 3/5). A maior crítica que eu faço é pelo estilo do autor. Lovecraft não é um escritor de livros, ele é um escritor de contos. Todas as suas histórias são feitas da mesma forma: o protagonista que sobreviveu a algum tipo de terror e escreve uma carta ou depoimento relatando o ocorrido. Nenhuma história tem diálogos. São todas muito descritivas e narrativas. Isso funciona muito bem em uma história curta, mas em algo longo fica extremamente maçante e difícil de ler. Feita a crítica, vamos aos pontos positivos. Essa edição em especial tem seus pontos fortes, como uma introdução exclusiva da editora, um relato mostrando o quanto o autor influenciou (e ainda influencia) a cultura pop no geral, uma descrição de uma viagem pela cidade natal de Lovecraft, numerando os lugares que serviram de inspiração para diversas de suas histórias e, o mais importante, uma capa gloriosa que fica linda na estante.
Já que o livro é uma coletânea, vou fazer uma breve resenha de cada conto, sem spoilers:

Dagon: Uma das primeiras histórias escritas por Lovecraft. Conta sobre um náufrago que acaba em uma ilha recém criada pela ação na natureza e lá se depara com a criatura que dá nome ao conto. Ela me parece um protótipo do que seria o horror cósmico do autor, com criaturas horrendas que enlouquecem uma pessoa apenas aparecendo diante delas e civilizações mais antigas que a história como conhecemos hoje. Eu gostei.

A Cidade Sem Nome: Um pesquisador vai até ruinas no meio do deserto, lugar esse considerado amaldiçoado pelos nativos da região. É uma história simples. E sabe disso. Ela entrega o que promete: mistério e o horror causado pelo desconhecido na medida certa.

Herbert West - Reanimator: Um dos mais famosos contos do autor (já virou trilogia no cinema) conta sobre um cientista que tenta descobrir a fórmula da ressurreição. Obviamente sem sucesso. Esse é um pouco longo, mas é bom do começo ao fim. Só não gosto muito de como ele termina, o final é meio fraco depois de toda a expectativa que a história gera.

O Depoimento de Randolph Carter: Esse eu não conhecia. É um relato de um pesquisador sobre o desaparecimento de seu parceiro quando ambos foram investigar algumas ruinas. Meio lento no começo, mas o terror escalona rapidamente, tendo um final que pode dar pesadelos.

O Cão de Caça. Também não conhecia. Dois jovens idiotas fazem besteira e pagam o preço por isso. Sendo sincero ele nem parece um conto de Lovecraft. Ao invés de criaturas cósmicas ele fala sobre uma maldição. Mas é bom.

O Chamado de Cthulhu: Sem dúvida o mais famoso conto do autor. Marinheiros encontram uma cidade no meio do mar e nela mora nosso cabeça de polvo preferido. Eu gosto dela. Mas não consigo imaginar Cthulhu sendo derrotado da forma como ocorreu no conto. É estranho.

Nas Montanhas da Loucura. Um grupo de arqueólogos investigando o solo do Ártico descobre estranhas ruinas de uma civilização muito antiga. O ponto baixo do livro é esse conto. Ele é gigantesco (tem quase 130 páginas) e muito, mas muito arrastado. O autor fica muito tempo descrevendo a escavação em si, os pormenores e o funcionamento dela. E ele tenta fazer um suspense que em momento algum funciona, porque fica óbvio desde o começo do que vai acontecer. Mas ela não é inteiramente ruim. Aprofunda (pouco, mas aprofunda) sobre as diferentes raças cósmicas que habitavam a Terra.

A Sombra Vinda do Tempo: Um homem sofre uma estranha amnésia perdendo alguns anos de sua vida e tenta investigar o que ocorreu nesse período. Também é muito longo, mas não tanto quanto o anterior. Ele não fede nem cheira. Tem uma premissa muito boa, mas a ideia logo se perde na clássica "investigação de ruinas antigas".

A História do Necronomicon: O título é autoexplicativo. Não é bem um conto, é uma carta que Lovecraft enviou a um amigo relatando a história do Necronomicon, um livro maldito que aparece em diversas histórias do autor.

Wilber.Lacerda 09/04/2023

Imperdível para quem ama terror
Esse foi o primeiro contato com a obra desse incrível autor. Há contos que você lê e precisa de um tempo para processar o que leu. É muito imersivo todo o ambiente da leitura. Um conto melhor que o outro.

Marcos 06/04/2023

Meu deus que 🤬 #$%!& foi essa
Eu abandonei esse livro da primeira vez que eu li, mas resolvi dar uma segunda chance.

Não funcionou, continuou completamente confuso e sem nexo. Talvez eu precise ler outros livros de terror cósmico antes de tentar ler esse aqui novamente.

Cecii.Dori 05/04/2023

O pai do horror cósmico
O livro é uma antologia, contendo uns 8 contos (não lembro de cabeça agora kkk), cada um variando em tamanho de texto. Algumas histórias foram beeem criativas (ex. A sombra vinda do tempo), mas a maioria dos contos seguem uma fórmula que fica fica batida depois de um tempo. Foi uma leitura bem cansativa, Lovecraft usa muitos termos científicos e as vezes parece que ele fala, fala, e no final não fala nada. Eu quis ler esse livro por amar horror cósmico, amo o medo do desconhecido, de seres além de nossa compreensão, que nos levariam a loucura apenas ao olhar para eles, mas achei meio xoxo? É basicamente, "era algo inominável" repete, repete e repete de novo. Agora, falando parte mais polêmica: o racismo. Lovrecraft era extremamente racista, e claro que isso seria refletido em seus contos. É bem desconfortável, nojento e chegou a estragar o prazer e o suspense que eu estava sentindo em ler os contos. Por fim, o livro é de uma qualidade excelente! Todo decorado, com desenhos, páginas decoradas e tudo mais. Darkside entregando como sempre, eles são muito caprichosos!

Hickenbick 04/04/2023

Horror Cósmico
Uma coleção de contos de Horror Cósmico, pelo mestre do horror. HP Lovecraft é sem dúvidas uma leitura obrigatória para fans desse tipo de leitura,faz vc sentir o medo do desconhecido e do inimaginável.

Jean Silva 01/04/2023

Se tem uma coisa perfeita nesse livro é o capricho da Darkside, a edição é muito bonita e contêm conteúdos extras que vão além dos contos, como alguns manuscritos do autor.
Sobre as histórias em si, eu entendo que o modo como Lovecraft escreve pode ser muito desgastante, altas descrições que na maioria das vezes falam muito e nada ao mesmo tempo, acho que gostar ou não dessa forma de escrita depende de cada um, particularmente, sempre tenho dificuldade com os contos do Lovecraft, mas gosto bastante mesmo assim. Terror cósmico me agrada muito, a ideia do homem como um simples ser no universo, rodeado por monstros inimagináveis e gigantes, é basicamente o plot da maioria das histórias desse livro, fico muito impressionado com o autor por ser o percursor dessa temática na literatura de terror.
No geral é um bom livro, claramente alguns contos são melhores que outros, mas isso era de se esperar.

nacarolinga0 29/03/2023

Os contos de Lovecraft são realmente muito inovadores pra sua época, e até pra época atual. Falar sobre quão insignificante o ser humano é perante todo o universo e suas possibilidades, ao invés do "medo comum" foi uma jogada de gênio.
Gostei bastante de como HPL utilizou de diversos dados científicos para contar suas histórias, o que, para um fã da ciência, é algo realmente animador.

ca ;) 26/03/2023

Vou confessar que eu não entendi muita coisa da história não. Algumas partes são extremamente confusas, e eu não gostei do estilo literário. Fui pensando que era algo mais relacionado com terror ?verdadeiro? mas no final eram apenas monstros muito doidos com histórias estranhas. Não me agradou muito não, mas pra quem gosta de fantasia+horror, pode gostar.