H.P. Lovecraft

H.P. Lovecraft H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Renan 30/07/2023

Difícil e chato
Lovecraft criou uma mitologia incrível que influência muito a cultura pop, mas o livro é ruim. Apesar de alguns contos serem bem legais, a maior parte do livro é muito difícil de ler, são página e páginas do protagonista nos enrolando e descrevendo coisas sem falar nada. Parece que não acontece nada nas histórias e quando chega o momento da revelação, é bem abaixo do que foi propagandeado.

Micaela 14/07/2023

Leitura interessante para compreender a inspiração para grandes histórias de terror atual. No entanto, a discriminação de autor em relação a alguns grupos populacionais, mesmo que velado, me incomodou durante a leitura.

GabrielCohen 07/07/2023

Rapaz?
Esse livro foi uma? pérola.
Algumas das histórias foram, de fato, ótimas e aterrorizantes - algumas foram ... uma decepção absoluta e totalmente entediante. Completar os mitos de Cthulhu de Lovecraft foi uma ÓTIMA conquista para mim este ano. E foi CONQUISTA DIFÍCIL. Depois de um começo lento com contos mais curtos como Dagon, The Nameless City e The Hound - que foram ÓTIMOS - Lovecraft recomeçou com The Call of Cthulhu e usou essa história como uma forma de começar a conectar seu universo.

E deixe-me dizer a você ... "ritmo" NÃO estava no dicionário deste homem! Puta merda, eu queria arrancar meus olhos enquanto lia esta incrível, ultra, suprema porcaria cheia de bosta. POR QUE DIABOS VOCÊ PRECISA REPETIR A MESMA COISA DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO

DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E (passei a ideia p vc?!)

Este homem parece ter o dom de torturar o leitor repetindo a mesma merda indefinidamente - sério, me dê novas informações! Eu já sei que Danielfodasenaolemnr MORA EM FODASETAMBEMNAOLEMBRO. JESUS. Suas histórias eram ótimas até que ele decidiu que deveriam ter 100 páginas!

Eu sei eu sei. Como eu poderia falar assim de algo tão clássico?! ABSURDO! - SIM, PORQUE VOCÊ NÃO LEU ? #$%!& :)
H. P. Lovecraft reconhecidamente tem algumas ideias muito legais e interessantes. Fico feliz que esses elementos tenham continuado a afetar nossa cultura mesmo nos dias modernos. Eu diria que eles fazem isso apesar de seu estilo de escrita.

Ele tem ideias legais, sim, mas é adepto de enterrá-las sob uma pilha frustrantemente grande de porcaria. Quero experimentar o horror existencial, ler conhecimentos proibidos, não ler descrições excessivas, secas e repetitivas de paisagens sombrias e desoladas. Não gosto de ler monólogos longos e desinteressantes, às vezes escritos em dialetos muito difíceis de decifrar. Não quero medições constantes de cada edifício ou forma de vida que os personagens encontram.

Lovecraft também era completamente INCAPAZ de escrever um verbo ou substantivo sem COLAR A FORÇA algum advérbio ou adjetivo nele. Metade dessa coleção foi muito chata e entediante? a outra metade foi boa. E eu nem mencionei os elementos racistas nojentos que todos conhecem hoje em dia. Existem autores que fazem o terror Lovecraftiano muito melhor do que Lovecraft.

O ponto forte de Lovecraft está no worldbuilding e decididamente não no ofício narrativo.
Gabriel1994 26/08/2023minha estante
Interessante sua opinião, estou estudando autores clássicos do horror, fantasia etc. E resenhas de outros leitores sempre nos ajudam a enxergar as coisas por outros prismas, mas você poderia matar a minha curiosidade de quais contos você mais percebeu essas características do autor? Eu já li mais de 60 contos do Lovecraft e acho que o racismo é bem perceptível na grande maioria das obras, porém essa espécie de "amadorismo" que você citou, pedantismo, repetição cansativa, eu só percebi em pouquíssimos contos do autor, aqueles que foram feitos sobre encomenda de certas revistas sensacionalistas no caso, em que ele foi "obrigado" a escrever nesse estilo. Fiquei curioso em saber se você e eu ficamos com essas visões diferentes por causa, talvez, da tradução ou da leitura de diferentes contos... Sei lá. :P

LuAsa125 27/06/2023

O que eu achei do livro:
Nao foi um livro 5 estrelas por causa da leitura complexa e difícil, mas já esperava isso, outro problema foi o racismo descarado no livro, esses foram os dois principais motivos que também foram responsáveis por me fazer nao gostar tanto da história, e tambem n desfrutar dela.
Ele é uma coletânea de contos do Lovecraft, por mas que ele n é principal referência para o gênero terror deu para ver o por que ele se destacou, histórias incríveis.Meu capitulo favorito foi o cão de caça.

Luana.Walery 27/06/2023

Finalmente terminei
Sem dúvidas um dos livros mais cansativos que já li. Tive um bloqueio enorme, não conseguia imergir na história de jeito nenhum, tentei muito, mas não consegui. O que mais me bloqueou em gostar dos contos, foi o fato do R4c1sm0 do autor, me deixou mal em vários momentos. Queria realmente ter gostado, mas esse motivo me tirava a vontade de ler.
Os únicos contos que gostei foram o Cão de Caça, e A Sombra Vinda do Tempo, os outros, não achei nada demais.

letisia 21/06/2023

Lovecraft é bem difícil de se ler, talvez por isso não tenha gostado tanto. mas gostei da história de todos os contos no geral, mas várias vezes me vi perdida em relação a que parte eu estava, ou onde eu me perdi. mas a questão é que você se perde justamente quando ele começa a detalhar tuuudo, coisa por coisa. então ao mesmo tempo que você tá lendo um bocado de coisa, você não saiu do lugar.
ranking dos contos:
3 - o chamado de cthulhu
2 - herbert west reanimator
1 - a sombra vinda do tempo

Davi606 18/06/2023

"Morto não é o que está eternamente a jazer"
A darkside entrega aqui uma coletânea de 9 contos de horror cósmico direto da mente perturbada de H.P. Lovecraft.

Dagon, o cão de caça e a cidade sem nome são contos de rápida leitura, sendo mais diretos e fugindo da descrição extensa reservada às outras obras. Enquanto que o estilo e capacidade criativa de descrever, explorar e traçar mundos fora da capacidade humana brilha em "A sombra vinda do tempo", "Nas montanhas da loucura" e "O chamado de Cthulhu". Tem-se um destaque no conto do Reanimator, que explora a velha trama do morto-vivo num suspense e terror mais apalpavel do ponto de vista daquele que toca e opera o proíbido.

Pessoalmente eu concordo que a extensiva descrição e uso de muitas vezes , expressões repetitivas para descrever o "impossível" e "inimaginável" acaba por cansar o leito em contos mais longos como Nas montanhas da loucura, mas ao mesmo consegui me encontrar imaginando aquela ilha de pilares titânicos, o acampamento e montanhas nevadas e muito dos buracos estreitos da cidade perdida por essa própria descrição exaustiva, é uma maneira de sentir o sufoco e incompreensão diante do alienígena e terrível mundo além dos limites da humanidade, o Cosmos.

Quanto ao autor em si, fica claro por cartas e registros históricos que Howard Philips foi um homem amargurado e apegado a ideologias de ódio, o que fica claríssimo numa passagem descrevendo um homem negro em Reanimator e nos momentos que descreve povos tribais,ciganos/estrangeiros. Ainda assim ao contrário do que aqui afirmam muitos, a obra dele não se sustenta e nem trabalha para afirmar essas idéias, o homem transtornado e infeliz da suas caras em algumas linhas mas quem prevalece é o escritor de terror,suspense.

H.P. Lovecraft não foi um homem pleno e saudável, e como Poe, seu mentor de outra era, também se entregou às perversidades da vida. Porém um leitor mais atencioso poderá encontrar em sua obra as qualidades de um verdadeiro mestre do terror, que sim, ama enrolar e andar em círculos, mas não desaponta no suspense, universo e mundos de outro mundo.

leticia 15/06/2023

H. P. Lovecraft
é bom mas não é como se fosse a melhor coisa do mundo e tivesse mudado a minha vida, teve contos que gostei bastante e outros que achei cansativos, mas reconheço o impacto do lovecraft na literatura.

Cris 11/06/2023

Não me convenceu
Esse livro foi bem difícil de ler e sinceramente eu não via a hora de acabar. O autor se destacou nesse gênero por vários motivos, mas com a leitura maçante tudo isso me desanima. Ele segue padrões em seus contos, como um comentário que vi dizendo que ele mostra que o humano está sempre em busca de respostas, o que é normal e comum na minha opinião eles terem algum tipo de padrão em seus livros, mas claro que pra mim a pior coisa é o racismo escancarado neles.

Wababoi 11/06/2023

HP LOVECRAFT
HP. Lovecraft, um dos mais importântes nomes para o terror o qual influência até os dias de hoje. Esse livro é uma coletânia de varios contos escritos por Lovecraft, com um bônus de alguns manuscritos( fotos ) originais nas páginas finais. Os contos de lovecraft são extrememente cativantes, e conseguem realmente passar um temor e horror perante as criaturas cosmicas e a visão da insignificancia da humanidade. O horror cosmico é extremamente bem feito e é incrivel ver como relamente pode ser reflexivo e hediondo ao mesmo tempo.
O livro é bem descritivo e adota uma linguagem bem arcaica, oque adimito me cansou bastante durante a leitura, porem sem esses elementos não teria o mesmo impacto. O livro propositalemte tem essa linguagem e nivel de descrição por que seu sentido, sentimentos transmitidos e impactos não seriam os mesmos tais elementos.

Sem duvida, é uma leitura que apesar de poder ser cansativa para muitos , vale a pena ser feita e é extremamente rica em cultura

Porem vale destacar que o livro possui alguns trechos desconfortaveis e incovinientes , devido ao racismo neles presentes. Vale sim lembrar que para a epoca esse tipo de pensamento era comum mas mesmo assim não eh muito agradavel a leitura desses trechos.Apesar disso tudo , o livro eh interessante

Jonas 08/06/2023

Bom livro ... coleção de algumas histórias de Lovecraft ... com todo suspense e paisagens assustadoras que o tornaram um mestre do gênero.

Vinicius.Davanzo 30/05/2023

Complicado
Uma leitura que se arrastou durante anos até ser completada, contos interessantes e bem escritos. Meu problema com o autor é o excesso de descrições, em diversos pontos eu me via perdido sobre oq estava acontecendo porque o autor passava passagens inteiras descrevendo nada.
Um ponto q devo ressaltar é a escrita explicitamente racista do autor, que é muito agressiva e com certeza tira o leitor da atualidade se mantenha afastado desse livro

Leonam.Loureiro 26/05/2023

Hipérbole
Eu tenho certeza que, mesmo você nunca tenha ouvido falar desse autor, já consumiu alguma obra que foi inspirada no trabalho dele. Lovecraft é tido como o pai do ?Horror Cósmico?. Mas, ora, o que é isso? O Horror Cósmico é um subgênero caracterizado por enfatizar o terror do desconhecido, do incompreensível, do profano. Sabe aquele medo que temos quando imaginamos o que pode estar no fundo do oceano? Ou quando sentimos um arrepio ao olhar a imensidão do espaço? Ou até mesmo quando tomamos noção de que a humanidade é um capítulo muito recente da história da Terra? Bem, isso aí é terror cósmico. Recomendo o livro à quem curte o gênero ou quer explorar novos medos. Os maiores problemas são uma escrita que, às vezes, é maçante e extensa, além de um conteúdo que assume caráter racista e xenófobo em muitos momentos.